Gerenciagram
como divulgar seu negócio usando videos nas redes sociais

Como divulgar seu negócio utilizando videos nas redes sociais

videos nas redes sociais: teste grátis no gerenciagram

Para se ter um negócio de sucesso não basta apenas uma boa ideia. É importante ter um bom planejamento e, claro, uma boa estratégia de divulgação.

O marketing digital, em sua constante crescente, possibilita a divulgação para públicos bastante qualificados e em vários canais de comunicação diferentes.

Aliado ao poder das redes sociais, os vídeos têm o poder de potencializar ainda mais resultados das suas estratégias de marketing. Os vídeos são conteúdos atrativos e, além de chamarem mais público, também possuem um alto potencial de engajamento e re-compartilhamentos.

Saber como utilizar os vídeos para divulgar seu negócio pode ser o diferencial para o seu sucesso.

Confira algumas dicas e veja como aproveitar ao máximo o potencial dos vídeos nas redes sociais em suas estratégias de marketing.

 

Marketing digital

 

O marketing digital é uma excelente ferramenta para negócios, empreendedores e influencers hoje em dia. Com a expansão do acesso a internet, a ampla variedade de redes sociais e as novas ferramentas voltadas para negócios, empreendedores encontram um terreno fértil nas redes sociais para divulgarem seus negócios, seus cursos online e seu conteúdo em geral.

Uma das vantagens mais atraentes do marketing digital é que há uma participação bem ativa do público. Diferente do marketing e da publicidade tradicionais – comerciais em televisão, por exemplo -, o marketing digital promove uma comunicação de mão dupla.

Isso significa que o público não é apenas passivo que recebe as informações, ele tem muito mais controle do conteúdo que consome e, inclusive, tem possibilidade de um canal de comunicação direto com as empresas das quais são clientes.

Como estamos na era da personalização e da inovação, esse contato mais próximo com clientes – e até mesmo futuros clientes – é essencial para fortalecer a sua marca e fazer o seu negócio crescer de forma exponencial.

 

As redes sociais e o marketing digital

As grandes aliadas do marketing digital atualmente são as redes sociais. Pense nas pessoas que você conhece, elas estão em, pelo menos uma rede social, certo?

É muito raro encontrar uma pessoa desconectada desses ambientes hoje em dia. Isso quer dizer que pode ser muito mais fácil achar novas oportunidades de negócio nessas redes.

Dependendo do segmento do seu negócio, algumas redes sociais podem ser mais ou menos adequadas para sua mensagem, por isso, é importante ter um bom entendimento do seu público e, claro, dos hábitos de compra deles.

Um outro aspecto importante a se considerar em relação às redes sociais é que elas também passam por grandes mudanças constantemente. O Instagram, por exemplo, hoje já é muito mais utilizado por uma determinada faixa etária do que o Facebook, que, há alguns anos, era líder absoluto de público.

No próprio Instagram, a premissa inicial era compartilhamento de fotos, mas pense no quanto ele já mudou. Os diferentes formatos de postagens – stories e feed -, as ferramentas voltadas para negócios e até mesmo lojas conectadas às contas já estão disponíveis.

Então, é também essencial se atentar para as mudanças nessas redes e se adaptar a elas.

Uma das maiores mudanças é, de fato, o uso de vídeos. Antigamente, os vídeos eram pensados e criados apenas para entretenimento, canais de humor no Youtube, por exemplo, mas hoje já são bastante versáteis e utilizados em muitos contextos.

Cada vez mais pessoas buscam se especializar nos vídeos online, por exemplo, montando um curso online – o mercado de EAD cresce muito com a expansão das vídeos aulas -, revolucionando a comunicação interna nas empresas e, claro, os vídeos já vêm sendo muito utilizados no marketing digital e na divulgação de negócios.

Para ter sucesso de vez nesse mercado, confira algumas dicas importantes para utilizar vídeos na sua estratégia de marketing!

 

1 – Conheça bem o seu público

O primeiro passo para qualquer plano de marketing é conhecer bem o seu público e os hábitos de compra dele.

Dessa forma, você vai conseguir adaptar a sua mensagem para ele das melhores formas possíveis. Dependendo do público, ele vai utilizar uma rede social diferente e vai precisar de um tipo de postagem diferente para alcançá-lo.

Então, se você ainda não sabe exatamente para quem você quer vender, o primeiro passo é estudar esse ponto.

 

Adapte sua mensagem

Quando você conhece melhor o seu público fica mais fácil adaptar a mensagem para ele. Por exemplo, um negócio com um público algo mais jovem pode utilizar um tipo de postagem mais despojada, talvez com algumas gírias do momento, ou até mesmo os tais memes.

No caso de um público mais maduro, como no caso de B2B por exemplo, esse tipo de mensagem já não seria tão efetiva. Então, conhecer o seu público fará com que você saiba qual a melhor forma de transformá-lo em clientes.

Outra questão importante para se atentar é a mensagem/linguagem mais adequada para a rede social que você irá utilizar.

Pense só: uma postagem para Instagram pode não ser tão efetiva no LinkedIn, afinal, são redes com públicos e, mais importante ainda, propósitos bem diferentes. Atente-se a isso e garanta que a mensagem chegará às pessoas adequadas da forma mais adequada.

 

2 – Grave vídeos com boa qualidade

O segundo passo pode parecer óbvio, mas nem sempre é. O cuidado com a qualidade dos vídeos – de imagem e de áudio – é essencial para o sucesso de uma campanha de divulgação utilizando esse tipo de conteúdo.

Se você utilizar um vídeo com baixa qualidade, com uma imagem ruim ou um áudio cheio de ruídos, dificilmente chamará a atenção de forma positiva.

Os vídeos podem ser muito atrativos, mas se utilizados de forma errada podem levar a um marketing bastante negativo da sua empresa.

 

Imagem

O cuidado com a qualidade da imagem é primordial. Imagine aquelas fotos ou vídeos que chamam atenção instantaneamente pela qualidade?

É isso que fará com que as pessoas realmente parem e olhem para o seu vídeo com tantos outros estímulos ao redor competindo pela atenção delas.

Escolha uma boa câmera e dê o primeiro passo na direção dos vídeos com ótima qualidade de imagem.

 

Áudio

Não só imagem, mas o áudio também é um fator extremamente importante para o sucesso de uma estratégia de divulgação por meio de vídeos online.

Um áudio com muitas interferências externas ou ruídos exagerados atrapalham, desviam a atenção da mensagem principal e, além disso, deixam o vídeo um tanto quanto irritante, não é mesmo?

Então, invista também em um microfone externo para suas gravações, pois até mesmo nas melhores câmeras, os microfones embutidos não conseguem desempenhar tão bem as gravações.

 

3 – Velocidade da fala/narração

Se você for aparecer em frente às câmeras nos seus vídeos, uma outra dica bem importante é tomar cuidado com a velocidade da fala ou da sua narração.

Quando estamos em uma conversa informal, é normal que falemos um pouco mais rápido, mas, em vídeos, é importante desacelerar um pouco o ritmo.

Como a pessoa não está na sua presença, a compreensão de uma fala mais rápida pode ser um pouco mais difícil.

Então, fale um pouco mais pausadamente, sobretudo se o vídeo for narrado e a pessoa que estiver falando não aparecer na cena.

 

4 – Utilize legendas

Você sabia que 85% dos conteúdos do Facebook são assistidos sem áudio? Esse dado importantíssimo foi disponibilizado pelo próprio Facebook e mostra a importância de se utilizar legendas para passar sua mensagem com sucesso ao maior público possível.

Adicionar uma legenda no seu vídeo aumenta a chance dos usuários realmente pararem e prestarem atenção no seu conteúdo.

 

5 – Utilize vídeos como ‘isca’ para outros conteúdos

Por último, que tal utilizar os vídeos nas redes sociais como ‘isca’ para outros conteúdos? Se você quiser direcionar o público das redes sociais para o seu site ou blog, por exemplo, você pode criar um vídeo teaser e, nele, convidar os usuários a conhecerem o seu negócio melhor ou conferir o restante do conteúdo.

Mas atenção, nesse tipo de vídeo, é importante também levar valor ao usuário. De fato compartilhe dicas ou dados legais e não faça propagandas enganosas do conteúdo, ok?

Isso faz com que a confiança do público diminua muito e você corre risco de um marketing bastante negativo.

 

E aí? Gostou das dicas de como usar vídeos nas redes sociais nas suas estratégias de marketing?

 

Aproveite e comece agora a ver, na prática, o potencial dos vídeos para divulgar o seu negócio e conquistar mais clientes.

Não se esqueça de deixar o seu comentário, caso tenhas maiores dúvidas, beleza?

Avalie este artigo
Total: 2 Média: 5
Débora Gomes

Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba Tech. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Inserir comentário

Gerenciagram, Atraia Seguidores, Ganhar Seguidores, Instagram Seguidores, Vender Pelo Instagram, Automação Para Instagram, App Seguidores, Comprar Seguidores