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Tipos de redes sociais: Veja qual é a melhor para a sua empresa

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Nunca foi tão fácil para as empresas firmarem relacionamento com seus clientes, alcançar leads e vender mais.

Com a ascensão da internet, ferramentas começaram a surgir e a fazer parte das nossas vidas cada vez mais.

Dessa forma, se você é um empreendedor, deve saber o valor que a internet tem para o seu negócio, principalmente as redes sociais.

Existem vários tipos delas e cada uma pode ser trabalhada de maneiras diferentes, basta conhecer o seu público, analisar o comportamento dele em cada uma das redes sociais e descobrir como conversar com eles.

No entanto, apesar de dividirem o mesmo objetivo de socialização, cada uma possui uma linguagem diferente e atinge as pessoas, também, de forma diferente.

Sendo assim, neste artigo, você vai ver os tipos de redes sociais e qual a melhor se encaixa no seu negócio. Além disso, verá também como inserir sua marca em cada uma delas.

O que são redes sociais?

Redes sociais são plataformas – ou lugares cibernéticos – de interações entre pessoas. Basicamente, são espaços onde há troca e compartilhamento de conhecimento e informação.

Esse mundo começou a conquistar popularidade há muito tempo, desde a época dos falecidos FotoLog, Orkut, MSN, Bate-Papo Uol (que ainda existe) e ganhou ainda mais força nos últimos tempos.

As relações começaram a ficar mais intensas e, de certa forma, mais reais.

Mas há quem diga que, na verdade, mesmo estando em um espaço feito para se relacionar, as pessoas estão cada vez mais solitárias.

Como explica o filósofo Zygmmunt Bauman, que afirma que as pessoas tendem a serem mais individualistas e que essa é uma das características mais marcantes da sociedade moderna.

Contudo, há ainda quem seja contra e afirme que os vários tipos de  redes sociais vieram para aproximar as pessoas e facilitar os relacionamentos entre elas.

As empresas, por exemplo, estão cada vez mais presentes nesses espaços e afirmam que suas imagens têm crescido mais através dessas plataformas do que em outros meios de comunicação em massa, como TV, rádio e revistas.

Portanto, podemos afirmar que os tipos de redes sociais surgem com o intuito de aproximar as pessoas, gerar mais familiaridade entre as inúmeras culturas e, como abordaremos neste artigo, gerar maiores relacionamentos e mais vendas para as empresas que as usam de forma correta.

Para você ter noção, cerca de 80% das pessoas que estão no Instagram, por exemplo, seguem, pelo menos, uma empresa.

São muitas as oportunidades de vendas e atração que podem ser garantidas nas mais diversas redes de relacionamentos.

Quais são os tipos de redes sociais?

Como podemos observar, existem vários tipos de redes sociais e quase sempre aparece uma nova.

E, talvez, você acredite que todas são iguais e que a mesma linguagem de uma pode ser usada em outra.

Só que não é bem assim.

É possível encontrar redes sociais distintas, que são divididas de acordo com o objetivo dos usuários. Contudo, uma mesma rede social pode conter mais de um tipo de linguagem.

As redes sociais podem ser caracterizadas em:

Rede social de entretenimento: seu principal objetivo é entregar conteúdo para os usuários. Como no caso do YouTube, maior plataforma de distribuição de vídeo, onde você pode assistir e enviar vídeos. Além disso, você também pode se relacionar com pessoas, se inscrevendo nos canais, comentando e dando likes e dislikes.

Rede social de relacionamento: todas as redes sociais foram criadas com o intuito de criar laços entre as pessoas. O Facebook, por exemplo, hoje, é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. Seu principal objetivo é aproximar as pessoas, dar oportunidades de aproximação e compartilhar conhecimentos e informações.

Rede social profissional: seu principal objetivo é criar vínculos profissionais entre os usuários. Um grande exemplo é o Linkedin, onde empresas podem se cadastrar para divulgar vagas de emprego, mostrar os valores da companhia e buscar melhores relacionamentos com o seu público, tanto interno quanto externo.

Rede social segmentada: seu objetivo é atingir públicos específicos, tanto em categoria profissional quanto interesse específico em comum. O TripAdvisor, por exemplo, conta com uma segmentação direcionada a turismo e gastronomia.

Quais são os principais tipos de redes sociais e como minha marca pode se sobressair em cada uma?

Como já foi dito, existem inúmeras redes sociais, com funções diferentes e públicos distintos.

Por conta disso, é preciso estar atento ao que cada uma tem a oferecer para que você não se perca na hora de inserir o seu negócio em uma delas.

Algumas redes sociais foram perdendo público e acabaram sendo desativadas, mas isso deu lugar para novas entrarem no mercado com ainda mais força e mais atrativas.

Veja abaixo quais são as principais redes sociais e quais são os seus grandes diferenciais.

Facebook

O Facebook conta com mais de 2,2 bilhões de usuários ativos mensalmente, sendo que 127 milhões estão no Brasil – pelo menos até a última pesquisa feita.

E é exatamente por causa da quantidade de pessoas usando a ferramenta que você deve pensar em estratégias de Marketing para ela.

Para isso, você pode começar criando a sua fanpage, caso ainda não tenha.

Leia este artigo sobre os benefícios de ter ou criar uma página para a sua empresa no Facebook.

Em seguida, descubra quem é o seu público-alvo. Pense em quem você quer atingir e estude como essas pessoas usam a plataforma.

Você pode ver mais informações sobre o seu público através do Facebook Audience Insights. Lá você tem acesso a dados importantes, como idade, onde vivem, sexo, qual área profissional e outras informações que podem te ajudar.

Explore todos os recursos que a rede social proporciona e crie sua identidade nela.

Instagram

Depois do Facebook, o Instagram é a maior rede social do mundo. São mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e 63 milhões deles estão no Brasil.

Se você pensa que esta plataforma serve apenas para postar fotos pessoais, você precisa saber que não é mais coerente pesar dessa forma.

É considerada a melhor rede social para promover negócios, com dados incríveis que enchem os olhos dos empreendedores.

Por exemplo:

  • 47% dos brasileiros preferem o Instagram do que qualquer outra rede social
  • 400% mais engajamento do que o Facebook
  • 30% dos usuários já compraram algo que conheceram no Instagram

E as vantagens não param por aí.

Se você quiser saber melhor como inserir a sua marca no Instagram e como fazer um planejamento de Marketing para ter sucesso na rede social, dê uma olhadinha nestes artigos:

 

Twitter

Apesar de o Twitter ser uma rede social pouco usada e que perdeu um pouco de sua força, ele ainda consegue atingir públicos específicos de um modo mais “certeiro”.

Muitas empresas usam a rede social para criarem um maior relacionamento com os seus seguidores, principalmente as marcas que atendem um público mais jovem.

No Twitter, existe uma maior liberdade para ser mais pessoal e informal.

Por exemplo, a Nubank e a Netflix conquistaram clientes fiéis por conta da linguagem divertida e descontraída que usam na plataforma.

Por isso, investir nesta rede social pode ser uma ótima saída para criar maiores relacionamentos com o seu público-alvo.

 

Linkedin

O Linkedin possui mais de 500 milhões de perfis profissionais em todo o mundo. Cerca de 28 milhões deles estão no Brasil.

E esses números só aumentam.

Através da plataforma, você consegue se conectar com inúmeros canais de mídias, construir relacionamentos com profissionais e mostrar grandes aspectos da sua empresa.

É a sua grande oportunidade de mostrar porque trabalhar na sua empresa é tão legal e porque os valores do seu negócio podem impactar na vida das pessoas.

É uma rede social feita para criar identidade e vínculos com pessoas mais específicas.

 

YouTube

Não é novidade pra ninguém que o YouTube pode ser, sim, a plataforma mais usada hoje em dia.

Seus bilhares de conteúdo atendem todo o mundo e de todos os gostos.

Não há restrições na plataforma.

Além da possibilidade de consumir qualquer tipo de conteúdo, a plataforma ainda possibilita que pessoas normais se tornem pessoas conhecidas mundialmente.

E isso pode ser a grande chance dos empreendedores que usam a ferramenta para promoverem seus negócios.

Contudo, você precisa elaborar a estratégia de Marketing Digital certa para esta ferramenta, pois a sua imagem estará no meio de campo.

 

WhatsApp

O WhatsApp chegou como um aplicativo mais pessoal, onde somente as pessoas que possuíam seu número de telefone tinham contato com você.

E isso ainda existe, mas compartilhar o seu número ficou cada vez mais comum. Principalmente para fazer negócios.

Nem todo mundo tem tempo e paciência para receber ligações e, por isso, a rede social pode ser a melhor saída para fechar negócios, já que a conversa com um cliente pode ser mais detalhada.

Por isso, em setembro de 2017, foi divulgado uma versão empresarial do app.

Segundo a nota de divulgação, esse novo meio de comunicação surge como um facilitador e mediador entre empresas e clientes.

“Sabemos que empresas têm necessidades diferentes. Como exemplo, sabemos que elas desejam ter uma presença oficial – um perfil verificado para que pessoas possam diferenciar uma empresa de um usuário comum – e uma maneira mais fácil de responder a um grande volume de mensagens”.

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Quais os tipos de redes sociais ideias para você?

Vimos que há vários tipos de redes sociais, não é mesmo? Mas qual é a ideal para o seu negócio?

É empreendedor? Usa algumas das plataformas citadas? Qual sua estratégia?

Deixa aqui nos comentários qual sua opinião sobre cada uma delas.

Aproveita pra avaliar o nosso conteúdo através dessas estrelinhas logo abaixo, tá bem?

Muito obrigado e até qualquer hora.

22 de julho, 2019
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Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
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