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Saiba como criar Stories que vendem e atraem novos clientes todos os dias

Não importa qual seja o seu negócio, tenho certeza de que
você deseja aumentar suas vendas, não é mesmo?

Por isso, ao buscar maneiras alternativas de promover a sua
empresa, você precisa saber que é necessário estar onde as pessoas interessadas
nos seus produtos ou serviços estão.

Dessa forma, não é surpreendente descobrir que, atualmente, mais de 71% das empresas usam o marketing de mídias sociais para atingir suas metas.

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos todo mês, o
Instagram se tornou a plataforma preferida da galera que almeja ter bons
resultados online.

São inúmeras as funcionalidades que põem o Instagram como a
rede social do futuro, uma vez que é quase impossível não estar presente
naquele “web espaço” tão vasto e cheio de oportunidades.

Entre os atrativos deste fenômeno, está o Instagram Stories,
criado em 2016, que foi o grande responsável pela extinção do SnapChat.

São mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias no recurso que pode te ajudar a engajar o seu público de forma assertiva.

Mas como tirar proveito dessa grande oportunidade de
negócio? Como vender através do Instagram Stories?

Descubra a resposta para essas e outras perguntas, aqui,
neste artigo.

Vamos lá?!

Como usar o Instagram Stories para vender cada vez mais

Por que dar tanta atenção ao Instagram Stories?

Você sabia que mais de um terço dos stories mais vistos no
Instagram foram criados por empresas?

Tudo isso devido ao seu formato rápido, feito perfeitamente
para a praticidade dos aparelhos celulares.

Além disso, o Instagram Stories é divertido, tanto de
consumir quanto de criar, e o formato instantâneo torna a experiência menos
formal.

Separei uma lista de coisas que podem te deixar mais animado
com este recurso:

  • Uma base de usuários ativa: há mais de 500 milhões de usuários diários de
    histórias;
  • Histórias de criação sem esforço: enquanto as postagens do Instagram exigem
    iluminação, ângulos e hashtags perfeitas, uma boa história requer apenas uma
    ideia rápida ou um momento interessante e algum insight criativo;
  • Um campo de testes para ideias: as histórias do Instagram não são tão expostas
    quanto as postagens normais do Instagram, e isso as torna ótimas para testar
    ideias. Se elas forem bem recebidas (respostas positivas e as pessoas
    assistem a história inteira sem pular), você pode considerar postá-las
    novamente como um vídeo permanente no feed;
  • Um arsenal de recursos:  existem  ferramentas para
    desenhar, colocar adesivos, adicionar filtros de realidade aumentada e
    muito mais;
  • A oportunidade de gerar tráfego: adicione links para suas histórias, anuncie
    seus produtos com tags de compra e aproveite o recurso mais recente do
    Instagram: fazer compras no Explore. Isso faz com que a descoberta de
    produtos e o alcance de novos públicos seja muito mais fácil do que antes.

As histórias do Instagram permitem que você mantenha contato com seus
seguidores, sem “poluir” o feed, com várias postagens por dia.

Lembrando sempre que o seu conteúdo não precisa ser perfeito, mas deve
ser criativo para que consiga prender a atenção de quem está consumindo.

Tipos de Stories que vendem

Para começar, podemos trazer o pensamento do guru do SEO, Rand Fishkin. Para ele, a melhor maneira de vender algo é não vender nada. Você deve conquistar a consciência, o respeito e a confiança daqueles que podem comprar de você.

Dessa forma, pensamos, também, em vários tipos de stories que te
ajudarão a conquistar a confiança da sua audiência e que, consequentemente,
aumentarão o reconhecimento da sua marca, gerando novas conversões e vendas.

Perguntas e
respostas

Não importa qual seja o seu produto ou serviço, você conhece todos os
seus recursos de cabo a rabo e pode apresentar todos os benefícios com a maior
precisão possível. É você o especialista.

Seus clientes podem ter dúvidas sobre o que você está oferecendo antes
tomar a decisão final de compra.

Por isso, fazer uma sessão de Perguntas e Respostas é uma ótima maneira de humanizar sua marca e ter um maior contato com os compradores.

É a sua grande oportunidade de fazer com que o seu público conheça e
comprove que o seu produto funciona e vale a pena.

Ah, clique aqui para saber como se tornar um grande vendedor.

Ouça seus seguidores e entregue o que eles realmente precisam.

Lançamento
de produtos ou atualização de serviço

Se você está lançando um novo produto ou atualizando um que já existe,
parabéns, pois isso significa que a sua marca continua evoluindo, oferecendo
novidades para os seus clientes.

Mas existem aquelas pessoas que ainda não te conhecem tão bem ou nem
fazem ideia do que você faz, não é mesmo?

Portanto, o Instagram Stories pode causar um ótimo burburinho em torno
da sua empresa. A ferramenta causará expectativa no seu público.

Vale ressaltar que a promoção de uma novidade não tem que ser chata e,
por isso, usar o recurso é uma forma mais do que comprovada de apresentar o
lançamento de uma maneira mais descontraída e original.

Oferta de
produtos ou serviços

Quando as pessoas veem ofertas, elas começam a tomar decisões baseadas
em seus emocionais, seja para curar uma dor ou suprir um desejo.

Assim, a maioria dos profissionais de marketing sabe que as vendas atraem a atenção dos leads. Dessa forma, para que mais pessoas sejam convertidas, é necessário garantir que todo mundo veja o que você oferece.

Por isso, venda através dos stories. No ano passado, o Instagram
disponibilizou uma atualização que permitiu que marcas coloquem adesivos de
compra no story.

Nós explicamos como fazer isso em um passo a passo completo. Clique aqui para saber como marcar produtos no Instagram.

Além das tags de compra, você também pode incluir links nos stories, mas,
para isso, é necessário que você tenha 10 mil seguidores no Instagram.

Dicas de como vender pelo Instagram Stories

Tenha um
planejamento

Não é porque as histórias não ficam visíveis para sempre que você não
deve se preocupar com um planejamento para elas.

Você, como marca, deve pensar no que será publicado assim como faria em
qualquer outro canal.

Um planejamento te ajudará a criar uma experiência mais imersiva e consistente para quem te assiste.

Por isso, conheça seu público, analise as métricas, veja o que dá certo e o que não funciona.

Faça lives

O Instagram tende a priorizar os vídeos ao vivo. Não é à toa que você
logo recebe uma notificação quando alguém você segue começa alguma live.

Ao analisarmos os motivos que tornam este recurso tão importante,
chegamos a seguinte conclusão: ele conecta as pessoas.

É um momento real, sem edições e totalmente humanizada, em que você está
de peito aberto, pronto para receber todos os comentários que chegarão ali.

É a sua grande oportunidade de bater um papo com os seus seguidores,
mostrar o seu dia a dia, sanar dúvidas e apresentar novidades (lembra do que eu
falei lá em cima sobre lançamento de produtos? Pois bem!).

Além disso, você também poderá transmitir uma palestra, eventos, aulas,
viagens ou qualquer outro momento que possa ser legal de compartilhar com o seu
público. 

Uma vez que uma marca usa recursos para compartilhar experiências de valor com a sua audiência, ela humaniza a comunicação e consegue aumentar um dos elementos mais importantes do Instagram: o engajamento.

Afinal, telespectadores engajados em um vídeo ao vivo trazem opiniões, curtem, fazem perguntas e interage com o que está sendo mostrado.

Use
adesivos, hashtags e geotags

O uso de todos os recursos que o Instagram Stories disponibiliza deixará
seu conteúdo ainda mais completo.

Hashtags e localização, por exemplo, levarão suas histórias para mais
pessoas, inclusive aquelas que ainda não te seguem.

A marcação da sua localização nas postagens te colocará na página
específica daquele local e qualquer usuário poderá te encontrar.

As hashtags seguem por essa mesma linha, principalmente agora que elas
possuem a opção de serem seguidas.

Para saber mais sobre como usar as hashtags no Instagram, clique aqui.

Já os adesivos darão mais opções de engajamento ao seu conteúdo, como o
Perguntas e Respostas, enquetes, bate-papo em grupo, etc.

Mostre o
seu dia a dia

As histórias pedem um conteúdo mais leve e
pessoal. Por isso, mostre como é o seu dia-a-dia, faça com que os seus
seguidores sintam que estão próximos a você.

Dessa forma, você estará dando à sua marca
uma história real, fazendo com que os seus seguidores saibam como tudo funciona
nos bastidores.

Filme parte do processo de produção, sua
equipe em situações espontâneas e tudo o mais.

Mas cuidado para não se exceder, tá bem?
Existe um limite do que deve e pode ser mostrado. Além do mais, como são vídeos
mais despojados, você não pode cair na besteira de fazer vídeos simples demais
e sem conteúdo.

Eles devem fazer sentido e estarem aptos a
serem consumidos pelo seu público. 

Treine muito e nunca deixe de aprender

Se você já assistiu a saga Harry Potter, com certeza, sabe da história da Hermione Granger.

Diferente dos outros alunos da Escola de Magia e Bruxaria de
Hogwarts, ela não nasceu no mundo dos bruxos, mas se esforçou, aprendeu tudo o
que podia e devia e conquistou aposição de melhor aluna da escola.

E essa é
uma grande lição para você: nunca deixe de aprender.

O
conhecimento não é uma qualidade que passamos a ter da noite pro dia. Isso
requer tempo para desenvolvimento. São anos de pesquisa, checagem, erros e acertos,
crescimento pessoal, autorreflexões, até que se tenha o resultado esperado.

Além do
mais, existem alguns processos que facilitam o sucesso das suas vendas nos
Stories.

O Digitaliza Negócios, por exemplo, a empresa mãe do Gerenciagram, disponibilizou um curso incrível que te ajudará a vender muito mais através dessa ferramenta tão importante e necessária para todos nós.

O conteúdo
desse treinamento é repleto de ações que realmente funcionam. Tudo o que foi
ministrado nele está baseado em pesquisas e impactos positivos e reais de
clientes e parceiros da nossa empresa.

Para saber mais sobre o Fábrica de Stories, clique aqui.

Saiba como usar o Instagram Stories para vender mais

E aí, pronto para vender cada vez através do Instagram Stories?

Me diz aqui
nos comentários quais são as suas maiores dificuldades em usar o Instagram
Stories da sua empresa.

Não se
esqueça de avaliar este artigo e de deixar sua sugestão de pauta pra gente, tá
bem?

Muito
obrigado e até qualquer hora.

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22 de agosto, 2019
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Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
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