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estratégias de social media

8 Passos para você criar uma estratégia de Social Media

Social Media é o responsável por cuidar das redes sociais de empresas e/ou artistas. Ele é o profissional por trás da criação de estratégias de conteúdo de páginas em que administra, a fim de gerar engajamento e autoridade.

 

estratégias de social media

 

Uma estratégia de Social Media é um apanhado de tudo o que você planeja fazer e deseja alcançar nas redes sociais.

Ela que te vai te orientar e permitir saber se você está indo bem ou não.

Lembrando que todos os posts, curtidas e comentários devem ter um propósito.

Quanto mais específica, mais eficaz será a execução da sua estratégia.

Mas lembre-se, mantenha o pé no chão.

Não faça planos inalcançáveis.

Apresentarei, neste post, oito estratégias de Social Media que vão te ajudar a se tornar uma grande referência.

 


Passo 1: Alinhe suas metas de negócios às estratégias de Social Media

 

Sem metas, você não terá como medir os investimentos nas mídias nem o seu retorno e sucesso.

Suas metas devem ser:

  • Específicas
  • Atingível
  • Relevante
  • Tempo determinado

Essa é uma estrutura importante para garantir que suas metas resultem em efeitos comerciais reais.

 


Passo 2: Conheça o seu público

 

Saber o que o seu público quer ver na internet é fundamental para criar conteúdos relevantes, pois são os seus seguidores que irão curtir, compartilhar e comentar nos seus posts.

Quanto mais envolvimento você tiver com o seu público, mais afinidade você terá com eles.

E sabemos que é muito mais fácil vender algo para as pessoas com as quais temos maiores relacionamentos.

Conhecer os seus seguidores permitirá que você saiba quais os desejos e necessidades deles, te dando clareza na hora de oferecer algo para eles.

 



Passo 3: Acompanhe as métricas

 

Lembre-se de que, embora existam as métricas de vaidade, aquelas que mostram seus grandes likes e grandes números de seguidores, os dados mais importantes são aqueles que mostram o real valor para o seu negócio: seu engajamento e seu poder de gerar leads.

Foque em taxas de conversão, leads e referências na internet.

Esse tipo de análise, fornece uma série de informações sobre quem são os seus seguidores:

  • Onde moram
  • Qual o gênero
  • Idade
  • Horário em que mais interagem
  • Dias mais atuantes

A partir disso, você conseguirá, de forma facilitada, realizar as suas estratégias para os posts no feed e os anúncios nas redes sociais.

 


Passo 4: Pesquise a concorrência

 

É muito provável que os seus concorrentes estejam usando as redes sociais, não é mesmo?

Mas você sabia que dá pra aprender muito com eles?

A análise da concorrência permite que você entenda quem são as pessoas que estão no mesmo negócio que você e o que elas estão fazendo de diferente que está dando certo (ou não).

Com isso, você terá uma boa ideia do que é esperado no seu nincho e que te ajudará a montar as suas metas.

Por exemplo, seu concorrente pode ser muito mais ativo no Facebook e não fez nenhum esforço para se dar bem no Instagram e no Twitter.

Logo, você pode realizar as suas estratégias em torno das redes sociais que não são atendidas pelo seu concorrente.

À medida que você acompanha os perfis dos seus adversários e as palavras-chave relevantes do seu nincho, você conseguirá notar o que eles estão fazendo que não esteja dando certo para as redes sociais e, a partir disso, montar o seu plano estratégico a fim de superá-los.

 


Passo 5: Defina quais as redes lhe convém usar

 

Ao decidir quais as redes sociais usar, você precisará definir estratégias para cada uma delas.

Por exemplo, a gerente de mídia da Benefit Cosmetics, Angela Purcaro, disse à eMarketer que eles usam o Instagram Stories para falar sobre moda, enquanto o Twitter serve para atendimento ao cliente.

Crie estratégias distintas para cada rede social e, caso você não consiga definir especificidade para alguma delas, convém refletir se vale à pena continuar nela.

 


Passo 6: Configure e melhore os perfis existente

 

Depois de escolher quais as melhores redes para o seu negócio, é hora de alinhar os seus perfis existentes a sua estratégia.

Use as palavras-chave na sua bio ou no seu nome de usuário para que você esteja sempre presente nas buscas das pessoas.

Lembre-se, tenha todos os seus perfis em modo comercial, pois dessa forma você deixará tudo mais profissional e com cara de negócio.

 


Passo 7: Crie um calendário de atividades

 

Publicar bons conteúdos é essencial, mas é muito importante também ter um plano para obter o máximo de resultados.

Seu calendário de conteúdo listará as datas e os horários que você publicará e os tipos de posts em cada rede. Esse cronograma garante que as suas postagens sejam publicados no horário ideal.

Inclusive, você pode investir em plataformas que agendam e que postem para você. Fizemos este artigo falando sobre a importância desse assunto e te mostramos as melhores ferramentas para fazer isso.

Seu calendário das atividades que serão exercidas nas redes precisa levar em conta o tempo gasto interagindo com o público.

 


Passo 8: Teste, avalie e, se necessário, ajuste a sua estratégia

 

A sua estratégia é um documento importantíssimo para o seu negócio e você não pode achar que vai dar certo logo de cara.

Existem casos e casos, certo?

Ao por em prática todos os seus planos, você pode descobrir que nem tudo o que foi planejado vai funcionar tão bem quanto você esperava, enquanto outras partes da estratégia deram super certo.

Por isso é muito importante que você teste, avalie e ajuste o que precisa ser mudado.

Os testes vão permitir que você entenda o que funciona e o que não funciona em cada rede social.

Inclusive, uma boa tática, é perguntar diretamente para o seu público sobre o que eles desejam receber de conteúdo. Além de ser uma ótima forma de interação, é também outro jeito de você se adaptar as necessidades dos seus seguidores.

 

Empresas que investem em estratégias de Social Media

 

Segundo um levantamento do Linkedin, em 2016, o Social Media ainda era uma das profissões menos compreendidas aqui no Brasil, e, hoje, em pleno 2018, esse profissional ainda é deixado de lado por grande parte das empresas.

Contudo, algumas grandes marcas já perceberam a importância de ter um responsável pelas suas redes e dão um show em suas páginas.

 

  1. Netflix

A Netflix é um grande exemplo no quesito redes sociais.

Além das inúmeras felicidades que ela nos proporciona com o seu vasto catálogo de filmes e séries, a empresa faz o seu público dar ótimas risadas na internet também.

Sua estratégia de Social Media é totalmente voltada a conteúdo, atendimento ao cliente e interação com o seu público.

Inclusive, a Netflix tem muitos seguidores que nem são assinantes.

Além do seu sucesso no Instagram, a marca tem bastante popularidade e admiração também no Twitter.

 

  1. Prefeitura de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba é um ótimo exemplo de que dá pra humanizar uma instituição séria sem que ela perca toda a sua credibilidade.

E isso deu tão certo que o seu perfil ganhou o selo de verificado do Twitter.

As suas estratégias de social media enaltecem a capivara, símbolo da capital paranaense.

Até quem não mora na cidade se diverte com as suas publicações.

 

  1. Nubank

A rede de cartões de crédito é bastante engajada nas suas redes sociais.

Respondem comentários, usam memes e dão sempre um jeito de agradar todo mundo por lá.

Conseguimos notar também que há uma estratégia de fixação da marca através do roxo, cor oficial da marca.

 

  1. Gerenciagram

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A função da persona é para ajudar as empresas na hora de produzir e direcionar sua comunicação e serviços🗣 É basicamente informações mais aprofundadas do seu público-alvo🎯 ⠀ É uma estratégia mais assertiva para converter clientes e aumentar os lucros💰 É bem melhor construir e manter um relacionamento quando se sabe qual a dor e desejo do seu cliente, não é mesmo❓💞 ⠀ É por isso que quando uma empresa tem suas personas bem definidas, seu sucesso não demora❗️ ⠀ Para você definir sua persona, é preciso realizar algumas pesquisas para saber sobre seu publico-alvo, como: Idade; Sexo; Localização; Classe social; Formação educacional, etc. 👀 ⠀ Quando falamos de Persona, as informações serão ainda mais específicas: estilo de vida; critérios de decisão de compra; hábitos; como você poderia resolver algum problema deles; quais mídias eles preferem; quais são suas maiores frustações no contexto do seu nicho; seus desafios; hobbies e outros. 😄 ⠀ Espero ter te ajudado com mais um assunto que só vai fazer seu negócio decolar 🚀 Que tipo de conteúdo gostaria de ver aqui❓ Comenta pra gente👇

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Nunca que eu vou perder a oportunidade de vender o meu peixe, afinal nos preocupamos bastante quando o assunto é o conteúdo que entregamos para você, seja aqui no blog ou através do nosso perfil no Instagram.

O nosso Social Media, elaborou uma estratégia de postagens diárias, com conteúdos diferentes em cada dia da semana.

Por exemplo, às terças-feiras, o post do dia é dedicado a algum artigo aqui do blog, com legendas chamando para o link do artigo.

 

E aí, gostou das dicas de como fazer a melhor estratégia de Social Media?

 

Espero que você tenha entendido sobre a importância do Social Media e comece a pôr em prática todas essas dicas.

Me conta aqui nos comentários quais são as suas estratégias e o que você faz para manter os seus perfis atualizados e organizados.

Não esquece de me dizer qual tipo de conteúdo você quer ver por aqui, tá bem?

Muito obrigado e até qualquer hora.

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Tiago Mascarenhas

Tiago Mascarenhas

Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.

8 comentários

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