Escolha a fonte mais
confortável pra você:

Ative o modo noturno:

qual a anatomia do post perfeito para o seu instagram

Qual a anatomia do post perfeito no Instagram?

Você já deve ter visto algum post em seu feed que te fez pensar: “nossa, que post perfeito!”, seja porque a publicação fez sucesso ou porque você realmente achou incrível. 

A primeira coisa que você deve se questionar ao pensar em fazer uma publicação para o Instagram é: será que é perfeito para o meu público? Eles irão gostar? Chamará a atenção deles?

Se você não se fizer essas perguntas, não conhecer o seu público, de nada vai adiantar um post bem feito, pois ele só será perfeito para você.

Por isso, iremos apresentar alguns dados que te ajudará a entender qual seria a melhor maneira de publicar um post.

Neste artigo, vou te mostrar qual a anatomia do post perfeito no Instagram. 

Sendo assim, continue por aqui e aproveite!

 

 

Preparativos para a criação do post perfeito

 

Antes de saber qual a anatomia do post perfeito no Instagram, você precisa conhecer alguns dados importantes de cada publicação, sejam sobre horários, formatos, legendas, entre outros.

Dessa forma, você entenderá melhor e analisará com cuidado enquanto cria o seu conteúdo.

 

Tipo de publicação

 

Se você acredita que a imagem é o tipo de publicação predominante no Instagram, você acertou!

Porém, você irá se surpreender quando eu disser que este não é o tipo de post que traz um maior engajamento e muito menos o que tem mais alcance no Instagram.

 

QUAL A ANATOMIA DO POST PERFEITO

 

Mesmo que as imagens ganhem em questão de quantidade, as postagens que dão maiores resultados de interação e engajamento são os vídeos.

Sendo assim, você pensa novamente “Então, em segundo lugar ficam as imagens?!”. A resposta é SIM! No entanto, não é aquela postagem de foto única, mas a de carrossel.

 

QUAL A ANATOMIA DO POST PERFEITO

Carrossel, para quem não sabe, são aquelas publicações que possuem mais de uma foto, como se fosse um álbum.

Esse tipo de postagem é bastante utilizada para mostrar uma sequência de imagens de algum evento, palestra ou ensaio fotográfico.

As pessoas gostam de ver uma história em apenas um publicação. É semelhante ao vídeo, pois o público para para ver e, consequentemente, acabam curtindo ou comentando.

Por isso, é bem mais prático se você parar para usar o carrossel, pois não precisa postar todas as fotos soltas e poluir seu feed com fotos semelhantes.

 

Melhor dia para postar

 

Você já deve ter dias específicos para postar durante a semana. Caso não tenha, não se preocupe!

Mesmo que você siga essas regras, pode agarrar essas dicas que daremos agora, pois o baixo engajamento de seu perfil pode estar ligado aos dias errados de postagem ou a falta de análise nos dados do Instagram Insights.

Por exemplo, você sabe quais dias da semana as pessoas mais usam o Instagram? Se é durante a semana ou final de semana? Quais são os horários específicos?

As pessoas gastam mais tempo no Instagram durante a semana, porém, o período em que elas mais interagem com os outros perfis é no fim de semana.

 

QUAL A ANATOMIA DO POST PERFEITO

Existem horários mais específicos para postar durante o dia e em determinado dia da semana, você pode analisar melhor neste artigo.

 

Ah, vale ressaltar que para que suas estratégias de postagens deem ainda mais certo, fique ligado nas métricas do seu perfil, que poderão ser consultadas a partir da ativação do seu perfil comercial.

Para saber mais, clique aqui.

 

Quantidade de palavras em uma legenda

 

Para muitas pessoas, a legenda pode ser um bicho de sete cabeças, não é à toa que existem inúmeros artigos ensinando ou dando legendas para todos os tipos de publicações.

Mas não precisa ser essa tarefa difícil que muitos pensam, até porque ela que ajuda a impulsionar ainda mais a publicação , dando ainda mais engajamento.

Há quem opte, também, por não escrever nada, deixar o espaço em branco ou colocar apenas um emoji.

Digo a você que isso pode até funcionar, mas vamos ver em dados qual é a satisfação da quantidade de palavras em uma legenda.

 

QUAL A ANATOMIA DO POST PERFEITO

As publicações de 1 a 50 palavras só perdem para as que não possuem nenhuma legenda, como você pode observar no gráfico acima.

Quanto menos palavras, maior o interesse em ler a legenda ou em apenas visualizar a postagem.

Outro ponto importante na legenda, caso não tenha ou não queira pôr um texto em sua publicação, é usar emojis. O uso de emojis não é corriqueiro, porém, segundo dados, é algo que pode converter muito bem.

 

QUAL A ANATOMIA DO POST PERFEITO

Realizar testes é um fator muito importante para quem deseja alcançar o sucesso em qualquer estratégia de mídias sociais.

 

Hashtags convertem, mas saiba usá-las

Há pessoas que usam de 20 a 30 hashtags em uma única publicação. Enchem a caixa de legenda com tags que, muitas vezes, não têm a ver com o conteúdo publicado.

Já outras não usam nenhuma hashtag, acham que não é importante ou não sabem usar.

Por isso, é sempre bom usar uma ferramenta para descobrir qual é a tag ideal para o seu nicho. Por exemplo, as mais utilizadas em nosso Instagram é #marketingdigital, #empreendedorismo e #marketing.

Nós temos um artigo completo que te ensina como usar as hashtags no Instagram da melhor forma possível, basta clicar aqui.

 

QUAL A ANATOMIA DO POST PERFEITO

 

Afinal, qual a anatomia do post perfeito no Instagram?

Finalmente chegou a parte que você tanto esperava, a estrutura perfeita para um post no Instagram. Vejamos agora qual seria essa anatomia ideal:

  • Legenda com 1 a 50 carácteres;
  • Usar de 1 a 10 emojis;
  • Usar de 3 a 5 hashtags;
  • Postar carrossel e vídeos em seu feed;
  • Publicar, também, aos finais de semana.

 

Claro que essa estrutura pode variar de acordo com seu público. Você pode usar esse método e pode não funcionar muito bem para você, porém, é bom que realize testes para ajustar de acordo com as suas métricas.

E nunca se esqueça, você deve dar uma atenção ainda maior para a qualidade de seu conteúdo, seja em imagem ou vídeo.

Essa é apenas a parte técnica da estrutura de um post. Não deixe de investir tempo e, quem sabe dinheiro, em conteúdos de qualidade e que atraia mais pessoas ao seu perfil.

 

Agora você já sabe qual é a anatomia do post perfeito para o Instagram, coloque todas as dicas em práticas e sucesso!

Aproveitando que está aqui, que tal deixar sua avaliação? Não vale menos que 5 estrelas, hein rsrs

Ah! E comenta aqui embaixo se, depois deste artigo, você ainda acredita que existe apenas um único modelo de post perfeito.

Até a próxima!

3 de maio, 2019
Avalie este artigo
Total: 24 Média: 4.5
Mísia Karoline
Mísia Karoline
21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.
Ver todos os posts