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Aprenda o que é Persona e seja o melhor amigo do seu público!

Conheça sua Persona! Ela pode mudar sua forma de fazer negócio, aumentando significativamente sua relevância para o seu público!

 

Você deve estar se perguntando “O QUE É ISSO?”

Calma, irei explicar tudo que você precisa saber sobre Persona para ter sucesso na sua empresa!

Sabe aquele ditado “Diga com quem tu andas e eu direi quem tu és”? Parece loucura, mas ele pode aumentar o valor de identificação da sua empresa!

Vamos aplicá-lo em marketing digital:

Imagine que a sua marca é uma pessoa e, como ser social, possui amigos. Quem seriam esses amigos? Como eles seriam?

É exatamente assim que você irá se aproximar do seu público!

Um ótimo jeito de criar este vínculo é sabendo como usar o Instagram para negócios.

Transforme seus consumidores em seus amigos, logo você irá saber quem você é, ou seja, quem é sua persona.

 

O que é Persona?

 

Persona é o cliente ideal.

Mas calma aê, não confunda persona com público alvo!

Para traçar o seu público alvo, ou target, você pega informações básicas, como características demográficas, sociais e econômicas.

Já para a sua persona é preciso conhecimento profundo de comportamento do seu público.

Vamos ver como funciona em um exemplo:

A empresa de João tem como público homens e mulheres, de 25 a 35 anos, solteiros, com ensino superior completo, renda média mensal de R$3.000,00, que pretendem desenvolver na carreira e buscam conhecimento.

Realizando algumas pesquisas, analisando respostas e conversando com o seu público, foi possível traçar a Persona dessa mesma empresa.

A Persona da empresa de João é Marcos, um jovem adulto de 26 anos, recém-formado que pensa em investir em uma pós-graduação e está buscando oportunidades de emprego em grandes cidades, entende que é hora de crescer individualmente, sendo assim quer ganhar o mundo.

Ficou claro?

A Persona e Público alvo são partes que se completam. Conhecer sua persona é saber o que motiva seu cliente, ser íntimo!

 

Para que serve a Persona?

 

Esta é uma das ferramentas mais poderosas para o marketing digital!

No ambiente web, as pessoas estão mais propícias a terem um diálogo mais intimista, o que abre espaço para você conhecê-las melhor.

Ter a persona bem definida proporciona melhor desenvolvimento da comunicação da empresa, gerando maior proximidade com o público e, consequentemente, tendo maior poder de persuasão sobre elas.

É uma técnica eficaz para conquistar novos clientes e encantar quem já consome seu produto ou serviço.

Aristóteles, filósofo grego, acreditava que todos somos seres sociais e por isso vivemos coletivamente.

Se levarmos isto em conta, percebemos que o ser humano recebe muita influencia do meio que vive.

Esta é a sua oportunidade de fazer parte das influencias do seu cliente!

Entenda quem é sua persona e você saberá melhor como montar suas estratégias de marketing e alcançar seus objetivos com mais facilidade, para quem direcionar seu conteúdo e quais os melhores assuntos.

 

Montando a sua persona

 

Se interessou, né?

Tenha em mente que, entender quem é a sua persona, é humanizar a sua marca!

Ela precisa ter hábitos, vícios, linha de pensamento, desejos, dores, causas sociais, hobbies e estilo.

Escute seus consumidores, anote características específicas e pessoais deles!

Pegue os dados demográficos e socioeconômicos que você já tem da identidade do target e se coloque no lugar de quem você quer impactar.

Imagine a história da vida dele e responda algumas questões como se fosse ele:

  • Qual o seu primeiro pensamento quando acorda que te faz levantar da cama e se preparar para o dia?
  • O que te faz seguir em frente?
  • Quais os seus objetivos profissionais e pessoais?
  • Qual o seu maior sonho?
  • O que te impede de realizá-lo?
  • Quais suas maiores preocupações?
  • O que você gosta de ler, de assistir, de comer?
  • O que você seria se não fosse o que é agora e pudesse ser qualquer outra coisa?

É um exercício de empatia.

Assim você saberá exatamente os pontos fortes e fracos do seu público!

Logo, criar uma Persona é ir além dos números e características genéricas e criar uma personalidade.

 

Tipos de persona

 

Baseando-se nos tipos de negócio, existem dois tipos simples de persona.

Conheça B2B e B2C!

 

  • B2B

Business to Business, ou empresa para empresa, é quando uma organização comercializa seus produtos ou serviços com uma outra.

Pode ser uma revenda ou uma terceirização, por exemplo.

É uma relação mais prática, focando na funcionalidade e redução de custos.

 

  • B2C

Business to commerce, ou empresa para comércio, é quando uma empresa se volta para pessoas físicas.

Este é o modelo mais tradicional e busca entender o funcionamento interno e burocrático do negócio.

Neste tipo, a estratégia é para as massas e tem como objetivo bom relacionamento e conversão de vendas.

 

Marcas com personalidades bem definidas

 

É fácil identificar marcas com posicionamento bem definido.

Posso te provar!

Humanize as marcas em sua cabeça e tente adivinhar qual marca poderia se apresentar dessa forma:

“Sou menina, cheia de empatia e tenho fama de devorar seu tempo livre, o que é muito injusto! E você está louca se não concordar comigo, querida,  porque quem cancela o rolê com o coleguinha é você!”

Conhece?

SIM! É a lindíssima que fala tudo, a Netflix!

A estratégia dela é incrível!

A interação com o público nas redes sociais gera cada vez mais engajamentos e um crescimento intenso no mercado.

É uma jovem super antenada nas atualidades e memes, assim ela conquista com muito carisma e humor.

Ela até disponibilizou um atestado para quem faz maratona de filmes e series durante o fim de semana e se sente muito cansado para trabalhar na segunda-feira.

Isto é análise de comportamento!

Repare que o tempo todo ela se posiciona de acordo com o público.

Outra marca, que faz isso muito bem, é a Giraffas.

Viu que é fácil?

Basta manter um diálogo aberto com seus seguidores.

Acompanhe estes e outros perfis nas redes sociais, você irá se inspirar bastante e se entreter também!

 

Dicas extras

 

Por ultimo, mas não menos importante, anote essas dicas para você criar sua persona…

  1. Não imprima a sua personalidade na sua marca, você não é o seu público!
  2. Saiba diferenciar profissional do pessoal
  3. Contrate um social midia ou algum profissional de publicidade e propaganda
  4. Esteja por dentro das notícias do momento

 

E, então, gostou do conteúdo?

Já tinha observado o posicionamento das marcas antes?

Me conta nos comentários!

É isto! Até a próxima conversa! 🙂

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Geovana Moura

Geovana Moura

Oi, pode me chamar de Geo, tenho 21 anos de idade, sou redatora copywriter aqui do GG, apaixonada por neuromarketing e piadas sem graça.

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