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Perfil comercial no Instagram: Tutorial, Vantagens e Impulsionamento!

Ter um perfil comercial no Instagram da sua empresa pode evitar crises econômicas e ainda atrair pessoas que ainda não conhecem seu produto ou serviço.

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, já passando da marca de 1 bilhão de usuários!

Com uma interface altamente intuitiva e visual, os usuários se sentem parte de algo maior, visto que as interações são quase que ilimitadas, o que gera oportunidades mensuráveis para empreendimentos alcançarem o sucesso na web.

Mas é preciso tomar alguns simples cuidados. Será que você realmente sabe o que está fazendo?

Vamos lembrar da época da adolescência um pouquinho… Personalidade ainda se formando, tantas descobertas, tudo era tão intenso e novo.

Calma, você já vai entender a relevância disso para o sucesso do seu comércio. Sabe quando alguém te interpretava de forma errada e era difícil de se explicar?

Esta é exatamente a crise de identidade de uma empresa sem perfil comercial!

É preciso separar o pessoal do profissional.

Invista no Instagram business e crie a sua a persona para aproveitar todas as vantagens que esta rede tem a oferecer.

Leia até o final e entenda como…

 

perfil comercial no Instagram

 

Vantagens de ter um perfil comercial!

 

Como eu já disse, separar pessoal do profissional é de extrema importância!

Ao ativar o modo de perfil comercial no Instagram, você passará a ter acesso a área Insights, que possibilita impulsionar publicações, conhecer seu público e analisar o comportamento do mesmo através das métricas.

Você terá acesso a dados importantes, tais como:

  • Acesso a métricas que te indicarão os posts com maior engajamento, sendo que ainda poderá filtrá-los e organizá-los para saber mais detalhes de cada um.
  • Número de visualizações do seu perfil no período de 1 semana, ainda tendo o comparativo com a semana anterior.
  • Número de impressões, ou seja, quantas vezes as suas publicações foram vistas.
  • Número de alcance, que quer dizer a quantidade de vezes que contas únicas viram suas publicações.
  • Cliques no site: quantidade de vezes que algum usuário clicou no link do site que você colocou na biografia.
  • Número de cliques nos contatos cadastrados (Email e telefone).
  • Gráfico pizza para quantificar em porcentagem o gênero e faixa etárias dos seus seguidores.
  • Localização por país e cidade de onde os seus seguidores estão.
  • Melhores horários e melhores dias para postar em seu perfil com base nos horários de pico em que seus seguidores costumam ficar online na rede.

Ou seja, todos os dados demográficos, além de métricas dos Stories, que você precisa para conhecer melhor o seu público-alvo e, obviamente, corresponder as expectativas dele o que aumenta a sua autoridade em vendas.

 

2 principais consequências para empresas com perfis comuns

 

1. Dupla personalidade

É fácil encontrar algum perfil pessoal com postagens desordenadas de alguma empresa.

Não confunda divulgação com apelação!

Um feed bem organizado é o convite de entrada aos usuários da plataforma e, por sorte, você pode aprender bem rapidinho a organizar seu feed clicando aqui.

Natural que quando se tem um negócio, o automático é querer divulgar ele em qualquer lugar, mas muito cuidado!

Nem todo lugar é bom para a imagem da sua empresa.

Atente-se ao público e lembre-se da persona.

Por exemplo, no Instagram aqui do Gerenciagram estamos sempre publicando novidades e dando conteúdos de qualidade que realmente fazem diferença para quem está querendo se destacar com uma loja virtual no Insta.

Inclusive, agora, além de taggear produtos com preços, você pode comprar ou vender direto da plataforma.

Nós fazemos anúncios regularmente, mas sabemos que não devemos abusar, até porque estamos em uma rede SOCIAL, o que significa que as pessoas procuram conexões reais.

Anunciar em todo lugar, o tempo todo e a todo custo pode saturar a imagem da marca e irritar seus seguidores.

Portanto, não dê dupla personalidade à sua empresa, do contrário, ela ficaria sem identidade!

 

2. Fraqueza

Neste segundo caso, a marca tem um perfil separado do(a) dono(a), tem identidade, mas não é uma conta comercial.

Este também é um problema dos grandes, pois é exatamente assim que se “amadoriza” uma marca!

Isto é, os seguidores não a enxergam o seu perfil como um negócio de peso e passam a dar menos valor a ele, gerando desinteresse e baixo engajamento!

Então…

 

Tutorial: 3 passos práticos para ter um perfil comercial no Instagram

 

É muito simples transformar sua conta num perfil comercial!

  1. Abra as configurações!

Assim como na imagem, você deverá abrir as configurações do Instagram que ficam em seu perfil.

Então selecione “Adicionar conta comercial”.

Para evitar problemas na hora da sincronização, certifique-se de que a conta não esteja em modo privado, até porque eu já falei em um outro artigo que manter a conta pública é a melhor estratégia, clique aqui e confira.

 

  1. Fã page

Em seguida, escolha qual página do Facebook você irá se associar.

Para isto você precisa ser administrador(a) de alguma page no facebook.

Caso você não tenha uma página no facebook, clique em ” Pular” e automaticamente o Instagram irá criar uma conta sem proprietário no Facebook.

 

  1. Finalização

Adicione seus contatos empresariais!

Ou seja, enderenço, email, telefone e qualquer outra mudança na descrição da bio e confirme a ação.

Enfim, modificação feita com sucesso!

 

Análise de métricas

 

perfil comercial

Analisar as métricas do seu perfil no Instagram é manter a atenção voltada para quem realmente importa, o cliente.

Afinal, de que outra forma você poderia melhorar sua estratégia para satisfazê-lo?

Qualquer ideia de comunicação que fuja dessa linha, em que o público é o foco, está fadada ao fracasso.

Todo visitante é um potencial seguidor, o que, consequentemente, o transforma em lead.

É preciso caminha lado a lado dos seus seguidores para que você o entenda e consiga alcançar seus objetivos de vendas.

Por isso, é de extrema importância que você incentive uma interação orgânica com publicações dinâmicas e legendas caprichadas.

Um artifício eficaz para melhorar seus resultados na análise de métricas diz respeito as edições finais antes de compartilhar algum conteúdo.

Claro que a pesquisa para o tema abordado é crucial, mas é justamente naquela aba antes de postar que a mágica acontece.

Este é o pontapé para um engajamento de qualidade, é como uma preliminar, é preciso envolver naquele momento, ou as pessoas perdem o interesse.

Portanto, adicione uma pergunta na legenda, use hashtags, faça marcações e nunca se esqueça da localização.

Após isso, você terá feedbacks relevantes para aumentar sua autoridade na rede social.

Para ter ainda mais detalhes sobre como anda o seu desempenho no Instagram, use o Analisegram, uma ferramenta totalmente gratuita que te diz exatamente onde você está errando.

 

E aí, foi fácil? Tô louca pra saber sobre as mudanças que você notou!

 

Tem alguma dúvida ou dica? Deixa nos comentários!

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Até a próxima conversa!

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Geovana Moura

Geovana Moura

21 anos de idade, redatora copywriter e apaixonada pela sétima arte!

2 comentários

  • Oi Geovana, obrigada pelo texto, bem esclarecedor. Estou pensando em criar uma segunda conta no insta para separar as postagens do meu blog. Vi que você comentou que transita entre a sua conta pessoal e a conta profissional – é fácil fazer isso usando o celular? Meu medo é que dificulte as postagens em uma ou outra conta.

    • Oi, Dani! Não tem problema algum! Dá para vincular até 5 contas no app do Instagram, então, para garantir que os posts sejam feitos no perfil correto, confirme se você está na conta certa antes de cada publicação. Obg pela atenção!

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