Gerenciagram
O QUE SIGNIFICA SEO

O que significa SEO e quais estratégias usar?

Você sabe o que significa SEO? Sabe quais as melhores estratégias para ranquear seu site ou blog? Não? Então, você está no lugar certo para descobrir tudo isso.

Usar ferramentas de SEO é essencial para quem deseja ter um bom tráfego e saber se os conteúdos gerados estão com qualidade. Além disso, é também um ótimo meio para montar estratégias para ganhar dinheiro na internet.

Já imaginou se tudo fosse aleatório? Pesquisar algo no Google e não vir exatamente o que queria? Pois é, por um tempo foi assim, mas o Google sempre buscou oferecer ao público exatamente o que é desejado.

Por isso, hoje, seus algoritmos fazem um monitoramento mais rigoroso e ter um site com base no SEO, ajuda quem produz conteúdos digitais a pensar não só em ranqueamentos, mas também em criar boas publicações para nosso público.

E é isso o que você quer, certo?

Por isso que estou aqui, para ajudar você a criar boas estratégias para conseguir bons resultados com o seu site ou blog.

Vamos lá?!

 

O que significa SEO?

 

SEO é a sigla em inglês para “Search Engine Optimization”, que em português significa “Otimização para Mecanismos de Busca”.

O SEO realiza um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos nos sites de busca.

Mas não adianta apenas saber o que significa SEO e não saber seus benefícios. Por isso, antes de vermos as estratégias para aplicar em seu negócio, vou apresentar as vantagens de usar este recurso.

 

Benefícios de usar o SEO

 

O tráfego de SEO é o verdadeiro negócio

O tráfego de SEO é o verdadeiro negócio porque as pessoas que visitam seu site não estão lá por diversão. Estão em busca de uma resposta para suas dores e desejos. Eles têm problemas reais.

Eles estão procurando respostas e clicaram no seu site porque acham que você pode encontrar e dar essa resposta a eles através de sua empresa.

Contanto que você agregue valor e compreenda seus clientes, você terá muito sucesso com SEO. Por isso, busque entender o que precisam e dê o que eles desejam e o que acham que querem.

 

SEO pode dobrar, triplicar ou quadruplicar seus negócios

Estratégias de SEO podem literalmente dobrar, triplicar ou quadruplicar seus negócios. O SEO expõe você a todo o mercado, pessoas procuram por seu negócio.

Sua empresa pode se expandir em mais cidades, estados, ou outras partes do mundo com uma estratégia eficaz de SEO. O mundo se torna seu mercado com uma estratégia eficaz. Pense nisso!

Quanto mais seu tráfego aumentar, quanto mais seu site ficar no topo do Google, suas vendas irão crescer drasticamente. Pessoas estarão de olho em sua marca. Isso será resultado das palavras-chaves que usar para atrair seu público. Mas, lembre-se, não se acomode.

 

SEO ajudará você a ganhar mercado

Alcançando o topo do Google, você tem grandes chances de ganhar participação de mercado por ser o primeiro.

Pois, se você é a primeira opção, seus clientes nunca saberão das centenas de alternativas que eles ainda possuem, a menos que eles rolem até a página 10 do Google.

Entretanto, sabemos que isso é bem difícil de acontecer, não é mesmo?

Por quê? Porque 75% dos usuários nunca percorrem a primeira página dos resultados de pesquisa, quem dirá até a décima.

 

Estratégias:

 

1. WordPress

Para ser breve, o WordPress é um software que você pode usar para criar seu próprio site, blog ou até mesmo um aplicativo.

Desde o seu lançamento em 2003, o WordPress amadureceu em um “sistema de gerenciamento de conteúdo” altamente flexível.

Hoje, ele movimenta mais de 27% de toda a Web, incluindo alguns dos websites mais populares dos quais você provavelmente já ouviu falar.

O WordPress permite que você crie e gerencie seu próprio site completo usando apenas o seu navegador da Web sem ter que aprender a codificar.

Na verdade, se você já usou um editor de texto como o Microsoft Word, você se sentirá em casa com o Editor do WordPress.

Além do mais, esse software é totalmente gratuito. Então, você não precisa se preocupar em desembolsar para obter acesso a plataforma.

 

2. Palavra-Chave

Depois que você criar seu blog ou site no WordPress, você precisa de palavras-chaves para poder escrever seus posts.

A palavra-chave que vai ajudar seu blog a subir no conceito do Google, fazendo com que você ranqueie nas primeiras páginas dos buscadores. Por isso, saber sobre o que escrever é importante.

Mas como eu vou saber o que escrever? É simples! Você pode usar algumas ferramentas para encontrar a palavra-chave certa, como:

Planejador de palavra-chave do Google Ads:

Essa ferramenta precisa que você tenha um anúncio do Google ativo em seu blog para que possa ver os resultados de sua busca. Mas, mesmo assim, o Google Ads ainda é uma ferramenta de fases. Quer dizer que só apresenta o que quer quando quer.

Mas não se preocupe, ainda tem como você conseguir boas palavras-chave através dele e gerenciar bem seu site ou blog.

Answerthepublic.com:

O Answerthepublic é uma ferramenta gratuita que mostra para você resultados de busca e ainda dá ideias de palavras-chave que pode usar em seu texto para o blog. Por isso, por não ser paga, é muito vantajosa. Mas se você deseja algo mais preciso, veja a próxima opção.

SemRush:

Caso queira levar seu blog para outro patamar, você pode pagar para ter uma ferramenta super completa e que te apresente dados precisos de palavras-chave e ranqueamento. O SemRush vê a taxa do posicionamento geral, a distribuição das keywords pelo ranking, o desempenho individual de cada palavra-chave, entre outras funções. Se você deseja investir bem, pode usar essa ferramenta, pois vale a pena.

 

3. Regularidade

É bom que você realize postagens regularmente. Quando digo isso, não quer dizer que você precisa manter seu site ou blog atualizado todos os dias, porém, deixar dias padrões que você irá publicar algo.

Por exemplo, aqui no Digitaliza, nós postamos 3 vezes na semana. Na segunda, quarta e sexta ao meio-dia. Se você nos acompanha já deve ter percebido e já até criou um costume de nos ver sempre nesses dias e horário, não é mesmo?

Pois é, é isto que você deve fazer com seu público. Sempre lhe oferecer coisas novas, com palavras-chaves de seu interesse, mas com uma rotina que ele não canse.

 

4. Atualize seus textos

Algo que pode melhorar seu ranqueamento no Google é a atualização de seus textos já postados, pois o Google está sempre atualizando e alterando a sua forma de monitoramento dos algoritmos.

Portanto, depois de um tempo que você publicou seu post, procure-o novamente no Google, se ele ainda não estiver na primeira página, edite-o para que possa subir no ranqueamento, seja alterando a palavra-chave ou mudando a estrutura do texto.

Pense nisso! Se você deseja que suas publicações tenha um ótimo posicionamento, essa é uma boa estratégia.

 

5. Adapte seu site para versão mobile

As pessoas hoje acessam muito pelo celular também. É mais pratico e acessível para muitos, por isso, você precisa adaptar seu site para a versão mobile também.

Já pensou, se seu leitor deseja entrar em seu site pelo celular e não consegue, porque só há para a versão para desktop (computador)? Isso é ruim para você.

Por isso, não se esqueça de deixar seu site acessível para todos os dispositivos móveis, seja computador, celular ou tablet.

Até porque, atualmente, o celular é mais usado do que o computador. Segundo pesquisa do IBGE, o smartphone estão presentes em 80% das casas, enquanto o computador está presente em 76%.

 

6. Gere conteúdo de qualidade e não somente para ranquear no Google

Entendo que você queira que seu site fique na melhor posição do Google e que fará qualquer coisa para isso (ou não). Mas, se fizer, pense também em gerar conteúdos de qualidade pensando em seu público e não somente a fim de ranquear seu site.

Seu público precisa de conteúdo importantes, que o interesse e seja proveitoso e não apenas de um texto desconexo e com muitas palavras-chave que deixam sua publicação sem sentido. Ninguém irá querer ler algo que não faz sentido, não é mesmo?

Portanto, ter equilíbrio nessas horas é ideal para que seu site tenha um bom engajamento, tanto para seu público quanto para o Google, que é o mais importante, já que ele pretende posicionar melhor os conteúdos de qualidade.

Então, se você autoridade para falar sobre determinado assunto porque você trabalha na área, fez um curso, workshop ou tem experiência na prática, se jogue e aborda sobre esse assunto.

Quanto mais autoridade você tiver, quanto mais você inserir dados comprovados de sites confiáveis, mais as pessoas confiarão em você e até o Google lhe dará credibilidade.

Mas, claro, isso começa aos poucos, não é de uma hora para outra. Para dar certo, as coisas precisam começar do zero, com planejamento e foco. Se você tiver esse compromisso para com seu negócio, o sucesso tem maiores chances de chegar.

Por isso, não pense somente na quantidade (de pessoas), mas na qualidade (de seu conteúdo).

 

7. Tenha um blog voltado para um tipo de público

Já pensou você cria um blog e não sabe do que vai falar, para que público quer falar? Isso não pode acontecer. Se você quer ter um bom posicionamento, você precisa ter uma boa URL e saber para qual público irá escrever.

Fica até mais fácil encontrar palavras-chave se você souber essas duas coisas: o que quer falar e para qual público-alvo direcionará seu conteúdo.

Então, é bem melhor que tenha um blog ou site voltado para um tipo de público. Facilite sua vida e o monitoramento do Google.

Como eu enfatizei no tópico anterior, você precisa ter autoridade sobre o que irá publicar. Quanto mais você focar em assuntos que você domina, mais chance do seu público confiar em você.

Por isso, é importante, antes de mais nada que saiba para qual tipo de público deseja falar para que não aborde assuntos aleatórios e que não interessa a quem está acompanhando você.

Enfatizo mais uma vez para finalizarmos por aqui, que use ferramentas adequadas de SEO para procurar palavras-chave de acordo com o público que está seguindo seu site/blog.

 

Agora que você já sabe o que significa SEO e quais as melhores estratégias para ranquear seu site, você não vai perder tempo e vai usar essas dicas, certo?

Espero que tenha gostado deste artigo. Aproveita que está aqui e deixa sua avaliação de quanto acha que merece. Não vale menos que 5 estrelas, hein rsrs

Ah! E comenta aqui embaixo se você já usou alguma dessas estratégias e se tem alguma que você acha importante e que eu acabei não inserindo neste artigo. Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

Avalie este artigo
Total: 8 Média: 4
Mísia Karoline

Mísia Karoline

21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.

12 comentários

Gerenciagram, Atraia Seguidores, Ganhar Seguidores, Instagram Seguidores, Vender Pelo Instagram, Automação Para Instagram, App Seguidores, Comprar Seguidores