Escolha a fonte mais
confortável pra você:

Ative o modo noturno:

o-que-e-storytelling

Aprenda o que é Storytelling e como usá-lo para aumentar suas vendas

storytelling: teste grátis no gerenciagram

Storytelling é um termo em inglês, que significa contar história (“Story”: história; “telling”: contar). Esta é uma técnica que vai além de uma mera narrativa, afinal, grandes roteiristas e escritores usam dela para criar mensagens inesquecíveis.

Ter ideias brilhantes e mirabolantes pode ser incrível, mas se você não souber como transmiti-las da melhor maneira, nada adiantará.  Sua audiência continuará baixa e fria.

Vivemos em uma era em que estamos submetidos a todo tipo de conteúdo 24h por dia e, por isso, é preciso apresentar um diferencial logo de cara, para que você não se torne apenas mais um nesta grande imensidão.

Sua forma de escrever pode não ser tão cativante ainda e tudo bem, pois a de grandes escritores também não era antes de se tornarem referências.

Tudo o que você precisa é encontrar a sua voz, desenvolvendo habilidades e aprendendo a contar histórias capazes de encantar milhares de pessoas.

Sendo assim, você precisa aprender sobre uma das melhores técnicas que existem: o Storytelling.

Neste artigo, vou te mostrar como usar as palavras para atrair mais audiência ao seus projetos.

Vamos lá?!

O que é Storytelling na prática?

o que é storytelling

Eu tenho um primo que adora contar histórias, na verdade, ele sempre tem algo a dizer sobre quase tudo.

Isso pode parecer um pouco irritante porque ele não para a boca, mas juro que é hipnotizante a forma como ele envolve os ouvintes.

Ele é guia turístico na cidade onde mora e, certa vez, fui visitá-lo. Ele me levou para fazer uma trilha incrível e é claro que isso rendeu boas histórias.

Caminhamos por, aproximadamente, 2h e meia enquanto ele narrava tudo e falava de coisas que haviam acontecido com ele pelo nosso caminho, acabou que ele fez o percurso parecer que durou apenas meia horinha.

Sabe como ele conseguiu isso?

Sem que eu percebesse, ele me convenceu de que a trilha não seria cansativa e fazia parecer que já estávamos chegando e o final foi recompensador.

É exatamente isso que você deve fazer com o seu público alvo!

Envolva sua audiência com uma narrativa relevante e entregue algum conteúdo ao final, como uma recompensa, uma troca, a garantia de que ela não tenha perdido tempo prestando a atenção ao que você diz.

Use recursos simples, mas eficazes, para conquistar o ouvinte ou leitor.

O tom da comunicação precisa ser condizente com a sua persona, ou seja, as palavras, vícios de linguagem, moral, etc.

Essa tática de compartilhar conhecimentos não surgiu de agora, já vem sendo utilizada há milênios, pois é uma característica forte e cultural do ser humano.

Servindo assim como uma forma de expressão da mente, sempre seguindo uma lógica básica de linearidade para facilitar o entendimento.

Importância do Storytelling para os negócios

o que é storytelling

Se ainda não ficou claro, eu vou esclarecer…

Tenha em mente um fato importante SEMPRE, o Instagram é uma rede social, sabe o que isto significa?

Os mais de 1 bilhão de usuários ativos do Insta buscam conexões, ou seja, mesmo que você tenha um perfil para negócios, é preciso investir em comunicação.

Interagir com seus seguidores é o jeito mais eficaz de conquistar uma audiência fiel e fortalecer a sua autoridade como marca.

Saber o que é Storytelling e exercitar o conceito faz toda diferença na hora de estreitar o relacionamento com o público, divulgar suas ofertas, ter maior visibilidade e ainda melhorar os resultados de suas estratégias de marketing.

Óbvio que cativar o público não é uma tarefa fácil, que surte efeito em 24h, é uma construção, visto que as abordagens tradicionais já não funcionam tanto assim.

Portanto, aprenda e pratique o que é Storytelling para criar vínculos reais entre empresa e cliente.

Como fazer um bom Storytelling?

o que é storytelling

Antes de qualquer coisa, até mesmo do conteúdo, um bom contador deve ter a lábia de um bom vendedor, sempre combatendo objeções de vendas.

Sendo assim, é importante que se tenha a resposta para algumas perguntas, tais como:

  • O que falar?
  • Para quem falar?
  • Por que falar?
  • Onde falar?
  • Quando falar?
  • Como falar?

As pessoas não se interessam em comprar produtos ou serviços, elas almejam um desejo realizado.

Isto é, soluções surpreendentes que se atrelem a uma percepção de valor que vai além do preço.

Logo, para montar um Storytelling que funcione, você precisa ser cativante.

O modelo AIDA pode ser bastante útil, pois ensina a atrair, gerar interesse, fortalecer o desejo e impulsionar a ação de compra.

Apesar de não existir uma fórmula mágica, lembre-se da linearidade que comentei aqui, mais acima, neste artigo.

Sua narrativa deve conter início, meio e fim.

3 Dicas para colocar tudo que você aprendeu sobre o que é Storytelling em prática

1. Saiba em que ponto você quer chegar

Toda narrativa deve ter um ponto crucial, o qual se você perde o fio da meada tudo desanda.

É como quando você tinha que fazer redação para vestibular e tinha medo de fugir do tema.

Portanto, não coloque informações desnecessárias no decorrer da sua trama, pois isso pode atrapalhar o entendimento da sua mensagem principal.

Ah, sim, também não abuse da duração do seu Storytelling, encaixe-o da melhor forma possível e capriche no envolvimento.

2. Seja real

É importante priorizar narrativas reais, porque, quando o público sente veracidade no enredo, passa a se identificar e se inspirar.

Desta forma, também surge um forte sentimento de empatia com os personagens envolvidos, tornando o processo profundo e fugindo de personificações genéricas.

Este sentimento está diretamente ligado a forma com que o seu público se identifica com a linguagem abordada.

Portanto, humanize seu atendimento e dê sentimentos reais.

3. Ensine algo

Você tem muito a aprender sobre empreendedorismo com as fábulas, sabe por que?

As fábulas possuem perfil recompensador, sempre com um ensinamento empírico envolvendo o leitor.

Para envolver e engajar o seu público, este é o segredo, além de entreter claro.

Portanto, não esqueça de objetivar a comunicação e deixar evidente qual a interpretação que o leitor deve ter, direcione-o.

E aí, já sabe o que é Storytelling?

Tem alguma dúvida ou dica? Deixa nos comentários!

Não se esqueça de avaliar este artigo caso ele tenha sido útil para você!

Até a próxima conversa!

19 de julho, 2019
Avalie este artigo
Total: 4 Média: 4
Geovana Moura
Geovana Moura
Oi, pode me chamar de Geo, tenho 21 anos de idade, sou redatora copywriter aqui do GG, apaixonada por neuromarketing e piadas sem graça.
Ver todos os posts