Escolha a fonte mais
confortável pra você:

Ative o modo noturno:

o que é engajamento no instagram

O que é engajamento no Instagram? 4 Dicas para ter sucesso!

Uma marca engajada com seu público tem mais chances de ter sucesso no mercado e ainda atrai muito mais pessoas para conhecer tudo o que tem a oferecer.

Com a chegada da internet e com o avanço da tecnologia digital, a forma de conquistar pessoas não é mais a mesma desde muito tempo atrás.

Depois, com o advento do Instagram, formas mais inovadoras de se conectar com um público-alvo também surgiram, uma ótima oportunidade para quem procura para negócios.

O Instagram é a plataforma que mais cresce no quesito empreendedorismo digital e é muito fácil criar um perfil de negócios através desta rede social.

Mas será que você conhece tudo sobre ela? Sabe dos termos que podem te ajudar a alavancar as suas estratégias de conteúdo?

Sem mais delongas, neste artigo iremos apresentar o que é engajamento no Instagram, para que entenda melhor sobre a importância deste termo.

Depois, daremos algumas dicas de como bombar o seu perfil do jeito certo. Então, continue por aqui e aproveite!

 

 

O que é engajamento?

 

Segundo o site de sinônimos, engajamento é: atrair, seduzir, cativar, induzir, comprometer-se, dedicar-se, investir.

Todos essas palavras similares se encaixam muito bem nas estratégias que devem ser usadas para promover sua marca no Instagram.

Engajamento, relacionado ao marketing, quer dizer, também, interação, comprometimento. Acima de tudo, deve haver uma dedicação e investimento para seduzir e atrair seu público para que o seu engajamento para com seus seguidores aumente.

Por isso, quando há todos – ou quase todos –, esses quesitos em seu negócio, quer dizer que o público está engajado, comprometido com sua marca. Há um relacionamento ocorrendo entre ambas as partes, o que é bom para você.

Portanto, é importante focar nessa estratégia e aplicar em seu negócio. Mas por que aplicar? Não se preocupe, iremos falar sobre isso no próximo tópico.

 

Engajamento no Instagram é importante por quê?

 

Agora que você já sabe o que é engajamento no Instagram, precisa entender por quê é importante usar essa estratégia em seu negócio online.

Para que você tenha uma noção do impacto que o engajamento no Instagram tem, a Socialbakers, especializada em marketing de mídia social, fez uma pesquisa comparativa com o Facebook.

Ela separou 144 mil postagens do Facebook e 40 mil do Instagram e descobriu que o engajamento e alcance do Instagram foi de 25% e do Facebook foi de apenas 7%.

Veja a diferença na quantidade de publicações coletadas pelo Socialbakers e o impacto que o Instagram causa. É surpreendente, não acha?

Por isso, criar estratégias para o seu negócio no Instagram é o caminho mais seguro a se percorrer nos dias atuais.

Além disso, é muito importante que você entenda melhor sobre os algoritmos do Instagram, pois há algumas regras que fazem com o seu engajamento seja ainda maior.

Para entender melhor sobre como funcionam os códigos do Instagram, clique aqui.

 

Dicas de como ter um maior engajamento no Instagram

 

Publique na melhor hora

Todo perfil comercial no Instagram possui uma métrica que apresenta os dias e horas que seus seguidores mais estão presentes na rede social.

Então, para que realize uma postagem onde a maioria da pessoas que o segue veja é bom verificar em suas métricas quais são os melhores momentos para você.

Porém, há dias e horários da semana padrões que servem para a maioria das pessoas obterem um maior alcance, que são:

  • Segunda-feira é o melhor dia para postar;
  • Segunda à sexta são os melhores dias da semana;
  • Melhores horários são de 2h às 8h da manhã e 17h;
  • Pior horário para postar é às 15h.

Mas, claro, isso são horários que funcionam com a maioria dos perfis, por isso, é quase um padrão. O seu pode não dar certo com todas essas métricas. Por isso, observe e analise os seus gráficos para ter um melhor alcance.

 

Interação

A interação que me refiro não é somente responder direct ou comentários, mas, sim, usar suas postagens para conversar com seu público e fazê-los interagirem também.

Outro método é fazer lives no Stories, pois lá o alcance é bem grande e a interação pode ser feita de maneira mais visível.

Faça perguntas nas legendas de suas publicações, os instiguem a marcar amigos, deseje saber o que eles estão pensando ou achando de algo que você está fazendo — isso funciona com enquetes no stories.

 

Stories

Hoje, o Instagram Stories conta com mais de 500 milhões de usuários ativos, mais da metade de todos os usuários cadastrados na rede social. Então, use-o da maneira correta.

Com os stories, você tem tudo nas mãos para engajar ainda mais seus seguidores, seja com boomerangs, vídeo dos bastidores de sua empresa, apresentação de um produto novo, realizando lives com a equipe ou webnários.

Apresente novos conteúdos, ofereça novidades que os interessem. Se você possui mais de 10k de seguidores, você já pode inserir link nos stories, o que é bom para direcionar para seu site, canal no youtube ou página de vendas.

Outra forma de atrair um público maior e que ainda não conhece o seu perfil, é usando hashtag. Mas não use qualquer tag, somente as que tiverem relação com seu nicho.

 

Tenha uma rotina de postagem

As pessoas precisam saber que você está presente, produzindo conteúdos interessantes e relevantes para elas. Por isso, é bom que tenha uma rotina de postagens.

Publique a cada três ou quatro dias, crie conteúdos de qualidade e agende suas publicações em uma plataforma online, caso não tenha tempo ou seja uma pessoa que esquece muito fácil das coisas.

Tendo essa rotina, tanto o Instagram quanto seu público saberá que você se importa com eles e deseja apresentar-lhes o melhor que você tem a oferecer.

 

Agora que você já sabe o que é engajamento no Instagram, não perca tempo e aplique essas dicas em seu perfil.

Espero que tenha gostado desse artigo. Aproveitando que está aqui, que tal deixar sua avaliação? Não vale menos que 5 estrelas, hein rsrs

Ah! E comenta aqui embaixo se você já usou algumas dessas dicas em seu perfil do Instagram. Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

6 de março, 2019
Avalie este artigo
Total: 11 Média: 4.2
Mísia Karoline
Mísia Karoline
21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.
Ver todos os posts