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O que é buyer persona

O que é buyer persona na prática: 5 Cases de sucesso no Instagram

Não é novidade que o conhecimento é transformador, mas você não poderia imaginar que saber o que é buyer persona transformaria os seus consumidores, afinal, isso melhoraria seu desempenho estratégico.

Através das personas, você pode criar conteúdos personalizados, ajudando o seu time de vendas a se basear em um público específico para montar argumentos de persuasão.

Este conceito, se aplicado da maneira correta, gera clientes fiéis e mais seguros, ou seja, mais oportunidades de negócios, visto que se identificarão com sua marca.

Leia até o final e surpreenda-se!

 

O que é buyer persona

 

O que é buyer persona?

 

O que é buyer persona

Buyer persona, ou apenas “Persona”, é o que podemos chamar de evolução do conceito de público-alvo.

A persona representa uma personificação aprofundada de quem seria o seu cliente ideal.

Sua principal funcionalidade é garantir com que grandes e pequenas empresas saibam para quem direcionar as estratégias de comunicação e, assim, converter mais clientes e aumentar os níveis de lucratividade.

Atrelando o Inbound Marketing ao Marketing de conteúdo, tem-se o segmento que defende a produção de conteúdo como principal forma de atração para o consumo, portanto, saber o que é buyer persona é exatamente o diferencial das marcas.

Pensa comigo, não é um conceito difícil de entender e nem de se aplicar, até porque estamos falando de ter conhecimento sobre a sua própria empresa para compreender as ações de seus próprios clientes.

Quando um determinado negócio tem a persona bem delimitada, significa que o potencial dele de se tornar uma empresa de sucesso, ou alcançar seus objetivos e metas, é muito maior.

Para isso, é preciso descrever detalhadamente o comprador ideal, ou seja, aquela pessoa que, com certeza, compraria o produto, serviço ou ideia que você vende.

Primeiramente, você precisa realizar pesquisas, colher dados sobre seu público e conversar abertamente. Experimente fazer mais perguntas no Instagram, por exemplo, a fim de alimentar debates relevantes.

Por isso, existem 3 pilares importantes pra te nortearem:

 

1. Público-alvo: considere as seguintes características para conhecê-los

  • Idade;
  • Sexo;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Formação educacional;
  • Renda mensal familiar.

 

2. Promova diálogos com base nas informações que você já tem

Vamos supor que você tenha uma conta no Instagram para vender brigadeiros gourmet.

O que você pode fazer para entender melhor quem compra seu produto?

Dê dicas, fale sobre os ingredientes que você usa, compartilhe como você cria, pergunte sobre preferências de sabor, descubra em quais ocasiões seus brigadeiros são bem-vindos e muito mais.

Estas ações são importantes para que você deixe de enxergar seus clientes como números de seguidores, métricas e dados para transformá-los em pessoas reais.

 

3. Persona, considere as seguintes características para conhecê-los

  • Critérios de decisão de compra;
  • Momento da jornada de compra em que se encontra;
  • Hábitos;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias prefere;
  • Quem os influencia;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação.

 

Persona x Público alvo

 

O que é buyer persona

Buyer persona é um personagem criado, com base em um estudo descritivo acerca de um conjunto de características de determinado grupo, imprimindo personalidades reais.

Isso inclui particularidades psicológicas e representatividade social. Então, não confunda persona com público-alvo.

Público-alvo, ou target, é uma definição ampla de possíveis pessoas que possam comprar seus produtos, sem uma referência específica de indivíduo e seu hábitos.

Enquanto isso, entender o que é buyer persona significa que você terá uma definição específica do seu consumidor ideal, tendo todo um detalhamento de hábitos pessoais, profissionais, culturais, sociais, psicológicos e mais.

 

5 perfis do Instagram que entendem bem a respectiva persona

 

1) Nubank

O Nubank é um cartão sem ponto físico de atendimento, 100% digital, e uma das empresas mais queridas da internet.

A sua característica mais marcante, depois da comunicação moderna, é a cor roxa, por isso ele é conhecido como roxinho. Então é claro que o feed do Instagram Nubank tinha que ser harmonizado em roxo, não é mesmo?

Ela está sempre inovando na web, através de uma linguagem divertida, sútil e objetiva, educando seus consumidores e sendo um case de sucesso.

 

2) Airbnb

O Airbnb é uma plataforma de hotéis, pousadas, casas, etc, disponíveis para hospedagem.

A sacada do perfil do Instagram deste aplicativo é perceber o que realmente seu público procura, que é conforto e beleza.

Todas as publicações no perfil são de lugares incríveis, atrelando a funcionalidade de uma rede social movida pela imagem com o desejo de sua persona.

As fotos trazem a atmosfera da localidade e despertam a vontade de viajar em quem as vê.

 

3) Do bem

A Do Bem é uma marca de sucos que, mesmo com pouco tempo de mercado, já conquistou a simpatia de muitas pessoas.

Esta jovem empresa publica seus produtos e defende os animais, sabendo se posicionar perfeitamente em causas sociais, o que qualifica ainda mais a persona da mesma.

 

4) Approve

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🔥Picon’s🔥

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A Approve é uma marca de roupas criada pelo influencer Léo Picon, que praticamente pode ser considerado a persona da empresa.

O forte da Approve é justamente entender seu público-alvo, utilizando sempre do humor. Ela consegue passar a mensagem em seus anúncios de maneira objetiva e funcional.

Costumam usar a imagem de muitos influencers digitais e atingem em cheio a proposta da empresa.

 

5)Frooti

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Bullseye! Right in the Mango! #theFrootiLife

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A Frooti é uma marca indiana de sucos de manga. Até aí nada novo sob o sol, mas quando você entra no perfil do Instagram desta empresa, tudo muda.

Ela usa cores vivas, brinca com animações e explora o aspecto do humor, o que resulta em um feed incrivelmente colorido e chamativo.

Uma ótima pedida para estudar persona e se divertir.

 

E aí? Gostou de saber o que é buyer persona?

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Geovana Moura

Geovana Moura

Oi, pode me chamar de Geo, tenho 21 anos de idade, sou redatora copywriter aqui do GG, apaixonada por neuromarketing e piadas sem graça.

2 comentários

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