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Moda no Instagram: 8 Passos para a sua própria Fashion Week

Moda no Instagram: ponha o seu melhor look e desfile comigo nestas dicas que vão fazer do seu perfil a própria Fashion Week.

moda no instagram: gif de Gisele Bundchen desfilando nas olimpíadas

A quantidade de conteúdo sobre moda que vemos hoje em dia no Instagram é incapaz de ser contado nos dedos.

Dificilmente abrimos a aba explorar e não nos deparamos com alguma coisa relacionada ao mundo fashion.

Milhares de empresas já estão no Instagram e vendem como uma loja física, pois, devido aos recursos que a plataforma vem proporcionando para os empreendedores, a compra e venda por lá está cada vez mais fácil.

Sobretudo, mais do que as empresas, muitos dos usuários estão usando a rede social para compartilhar fotos dos seus looks.

Fora que, 45% das pessoas usam o Instagram como inspiração antes de comprar qualquer peça de roupa.

O Instagram pode ser uma grande passarela para a sua marca. E o melhor tudo: este recurso está a um clique de distância. Basta ter força de vontade e planejamento do que deve ser feito.

Por isso, estou aqui para te ajudar a deixar a sua moda no Instagram ainda mais visísil e desejada por todos aqueles que não perdem tempo na hora de buscar por produtos e serviços que os deixem ainda mais lindos.

Vale lembrar que o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, sendo que o Brasil tem o segundo maior número de perfis conectados, perdendo apenas para o Estados Unidos.

 

  1. Tenha um perfil comercial

Quer dar um tom mais profissional para a sua marca? Ative o modo comercial.

Ter este recurso ativado libera meios e informações essenciais para as suas estratégias de conteúdo.

Através dele, você consegue verificar as métricas do seu perfil, alcance e engajamento, possibilita sticker de compra e permite que você anuncie na plataforma.

Ativar o perfil comercial é muito fácil e nós fizemos um post especial para você aprender mais sobre isso. Confira!

 

  1. A primeira impressão é sempre a que fica

Muita gente esquece disso na hora de montar o seu perfil.

Pensar em uma boa apresentação pode fazer uma enorme diferença na hora de atrair e fidelizar um público.

Por isso, se atente a:

 

  • Nome de usuário

Você precisa ter um nome de usuário de fácil reconhecimento e fixação.

Caso você já tenha perfil em outras redes sociais, considere ter o mesmo no Instagram, pois as pessoas podem estar acostumadas com a sua identidade.

Ter um nome fácil de ser gravado e reconhecido faz com que a busca por você se torne menos uma caça ao tesouro.

Pôr um nome que ninguém conseguirá gravar fará com que as pessoas jamais te encontre novamente, uma vez que te acharem por acaso.

 

  • Foto de perfil

A sua foto do perfil precisa ser igualmente de fácil reconhecimento, seja ela uma foto de rosto ou da sua logotipo.

Ter uma imagem sem qualidade vai passar para o seu público uma impressão de desleixo e não-profissionalismo.

 

  • Biografia

Essa é a sua chance de mostrar e explicar quem você é e o que você faz.

É a sua deixa para oferecer, logo de cara, simpatia e entusiasmo.

Nesta parte você conseguirá mostrar um pouco da sua personalidade e algum diferencial.

Se você quiser saber como escrever a melhor bio para o seu perfil, dá uma olhada neste artigo sobre.

 

  • Nome

Logo abaixo da sua foto do perfil, em negrito, terá o nome da sua marca – ou o seu.

Aqui você pode variar. É possível colocar nomes relacionados ao seu nicho, pois o seu perfil pode ser incluído nas pesquisas dos usuários relacionadas ao seu segmento.

 

  • Links

Essa é a sua oportunidade de usar um link de compra ou vitrine.

É possível que você sempre o atualize e monitore, através das métricas, quantas pessoas estão clicando nele.

Considere adicionar call-to-action, a fim de redirecionar o visitante a uma página de venda, recompensa online, site, blog e até mesmo outras redes sociais.

 

  1. Ninguém quer ver a mesma coisa o tempo todo

É sempre bom relembrar que a internet está entupida de conteúdo e muito deles já estão batidos, já que todo mundo fala sobre a mesma coisa de forma genérica e sem personalidade.

Você pode, sim, fazer posts incríveis sobre as semanas de moda do mundo, mas já pensou em fazer no seu estilo?

Por que você não monta os seus looks do São Paulo Fashion Week? É muito comum ver todo mundo postando foto das pessoas nas passarelas e nos tapetes vermelhos, mas, raramente, encontramos alguém montando a sua própria passarela.

Se você tem uma loja de roupas, use as suas peças e faça um ensaio incrível sobre os grandes eventos, mostrando como é o seu ponto de vista em relação aos grandes momentos.

Crie a sua própria personalidade.

  • Mostre para o seu público toda a sua autenticidade;
  • Mostre porque eles devem continuar seguindo você;
  • Mostre como valeu a pena ter interagido com você.

Rede social é pura conexão, o que nos leva ao próximo tópico.

 

  1. Se relacione com o seu público

Esse tópico é lindo e merece uma atenção especial.

Hoje em dia, as redes sociais são puro relacionamento. Elas foram criadas com este intuito: conectar as pessoas.

Só que muitas marcas se esquecem disso. Elas deixam de lado o fato de que, nos dias atuais, as pessoas compram por afinidade.

Quanto mais você se relaciona com o seu público, mais cativado ele será.

E você se torna eternamente responsável por aquilo que cativas, lembra?

Por isso, responda comentários, converse pelo direct e curta publicações relacionadas ao seu mundo.

Segundo a pesquisa do New Voice Media, cerca de 86% dos consumidores estão dispostos a pagarem mais caro para terem um bom atendimento.

Use o Instagram para se comunicar melhor com os seus parceiros e clientes.

 

  1. Mantenha a frequência nas postagens

Quanto mais você posta, mais os algoritmos do Instagram trabalharão ao seu favor.

Quanto mais você posta, mais o seu público irá se familiarizar com o seu conteúdo.

Manter uma frequência nas postagens é essencial para manter o seu perfil ativo e com mais possibilidades de o conteúdo ser entregue para o seu público.

Claro que você não deve postar uma foto a cada 50 minutos, tampouco publicar um look do dia a cada mês.

É necessário que você não esteja em nenhum dos dois extremos.

Para que todo o alcance e engajamento aconteçam, você precisará criar uma rotina de publicações, sejam eles nos stories ou no feed mesmo.

Você deve montar um calendário com os melhores dias e horários de acordo com a suas métricas. O próximo tópico será sobre elas.

Dessa forma, o Instagram vai entender que você está se esforçando para ser visto e te ajudará te dando mais visibilidade, seja ele através do feed ou da aba explorar.

 

  1. Acompanhe as métricas

Ter acesso às métricas é algo que pode mudar todo o curso do seu perfil – no drama.

Através deles, você consegue acompanhar o que está agradando ou não os seus seguidores. Isso faz com que  as suas estratégias sejam elaboradas em cima dessas informações.

Deixa tudo mais fácil, né?

Você precisa saber se as pessoas estão se importando com o conteúdo que você está entregando para elas.

Curtidas, seguidores, comentários, etc, representam informações essenciais para as suas estratégias.

Com elas é possível:

  • Analisar alcance
  • Analisar engamento
  • Analisar perda e ganho de seguidores
  • Analisar curtidas
  • Analisar comentários
  • Analisar quem é o seu público: homens ou mulheres, país, estado e cidade em que moram
  • Analisar os dias e horários de pico (importantes para saber quando postar)

 

  1. Invista em influenciadores (tutu pom?)

A gente sabe que, na verdade, quem dita moda hoje em dia são os grandes influenciadores.

“Oi, meninas, tutu pom? Eu comprei esse tênis lindo lá em Los Angeles e garanto que vai ser moda no Brasil muito em breve”.

Uma semana depois dessa declaração, metade da população brasileira está com esses tênis nos pés. Isso é fato!

Isso se dá por conta da relação de “amizade” que eles têm com o seu público.

Uma facilidade, invejada pelas marcas, em persuadir e falar com os seus seguidores.

Não é a toa que a puma tá dando pra Kylie Jenner 1 milhão de reais – por post – pra ela aparecer com um de seus produtos.

Por isso, se você quer ver os seus produtos bombarem na internet, considere investir em um influenciador digital que você sabe que pode falar diretamente com o seu público.

Confira nosso artigo sobre ser um digital influencer.

 

  1. Se inspire todos os dias

Às vezes a gente tá cheio de ideia, mas não sabemos como reproduzir tudo, sabe?

Por isso, sempre que eu to cheio de coisa na cabeça, procuro sempre algo que me ajude a externalizar tudo isso.

Se eu quero muito escrever sobre alguma coisa, penso em um trilhão de coisas ao mesmo, vou correndo no google, dou aquele search, leio e assisto o máximo de conteúdo que pode me inspirar naquele momento.

Nem sempre você precisa ver coisas relacionadas, pode ser aquela música, um filme ou uma série… Qualquer coisa que abra a sua mente para por em prática todas as suas ideias.

Mas, aqui, eu vou te mostrar alguns perfis do mundo da moda que você pode seguir e se inspirar sempre que dê uma doida.

 

Luisa Accorsi

Luisa é blogueira, YouTuber e especialista em moda e viagens. Acompanhar o seu canal no YouTube é uma ótima saída para saber de tudo o que tá acontecendo no mundo da moda.

A jornalista viaja para todas as semanas de moda do mundo e vloga tudo o que rola nas passarelas para o seu canal.

 

Camila Coutinho

Camila é uma das pioneiras no mundo dos blogs da internet. Começou muito cedo e, hoje, é um dos principais nomes do mundo fashion aqui no Brasil.

A blogueira também viaja para as semanas de moda de todo o mundo e tem sempre os melhores registros das marcas mais influentes da moda.

 

Melissa

Conhecida pela excentricidade em suas peças, a loja Melissa é ótima pra todo mundo que quer ter uma ideia de como ser original no Instagram.

Firmou sua identidade com suas fotos diferentonas, modelos que fogem dos padrões da sociedade e um feed harmônico e legal de acompanhar para se inspirar.

 

YouCom

A YouCom é uma loja de roupas e assessórios que vem fazendo muito sucesso devido à autenticidade que leva em suas peças.

Tem um dos melhores e-mails de marcas que já recebi e conta com um jeito peculiar – e incrível – de tratar o seu público.

 

E aí, vamos sempre falar sobre moda no Instagram?

 

 

moda no instagram: gif do filme o diabo veste prada

 

Agora que você já está no caminho certo para arrasar com sua marca no Instagram, preciso que você me conte o que achou das dicas.

Ficou alguma dúvida? Deixei passar alguma coisa?

Escreve aqui pra mim que a gente pode bater um papo depois.

Aproveita e me diz também quais tipos de conteúdo você quer ver por aqui, tá bom?

Muito obrigado e até qualquer hora.

17 de agosto, 2018
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Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
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