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Marketing Pessoal: 8 Lições e exemplos usados pelos famosos

O que você acha que dá pra aprender sobre Marketing Pessoal com os famosos no Instagram?

Famosos no Instagram: fotografia do momento da selfie que ficou famosa no Oscar 2014

Beyoncé, Neymar, Selena Gomez, Taylor Swift e, claro, não podemos esquecer do clã Kardashian-Jenners,  fazem parte da lista de perfis que dominam a rede social.

São eles que possuem os posts mais curtidos e comentados, além de serem as pessoas mais seguidas da plataforma.

Com isso, podemos concluir que a celebridades mandam muito bem na Internet, dão um 7×1 nas marcas, sem sombras dúvidas.

Mas o que será que os famosos têm que as marcas não têm – não estou falando de fama, tá bom?

Pois eu vou te responder essa pergunta neste artigo, onde vou te apresentar 8 lições de Marketing Pessoal que todo artista bem engajado faz e que dá muito certo para sua imagem.

Não se esqueça de que são dicas tiradas dos perfis mais bombados da rede.

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  1. As celebridades são humanas na Internet

A Internet é um ciberespaço enorme, cheio de pessoas diferentes e que se expressam de maneiras muito distintas. E isso tudo faz parte da cultura da Internet.

Exceto pelo humor.

Em geral, a Internet e, em particular, as mídias sociais possuem um senso de humor mais particular – uma série de memes, hashtags e trocadilhos inteligentes que se misturam com certa nostalgia.

Contudo, pegue um monte de piadas autodepreciativas e você terá a cultura da Internet em suas mãos.

E é exatamente essa questão que faz com que os famosos se saiam muito melhor nesse mundo do que as marcas.

Por exemplo, Taylor Swift possui uma certa fama nas redes sociais por conta de uma briga envolvendo o raper norte-americano Kanye West e sua esposa Kim Kardashian. Essa confusão lhe gerou um apelido de “cobra”, que perdura até hoje.

Sabe o que ela fez?

Usou isso ao seu favor e fez uma linda jogada de marketing para lançar o seu sexto álbum, Reputation.

Faz alusões a cobras em seus vídeos e, nos momentos de divulgação do novo trabalho, postou inúmeras referências a cobras no seu Instagram.

Sem contar nas serpentes gigantescas que fazem parte do cenário do seu palco na Reputation Tour.

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🐍😊 @gettyentertainment

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Isso que é saber brincar com a própria reputação.

  1. Celebridades sabem reconhecer seu passado

Além de um humor invejável, os famosos sabem reconhecer a jornada que os levaram até a fama.

Em outras palavras, o famoso #tbt (ThrowBack Thursday/Quinta-feira do retorno).

Eles reconhecem que o seu público amam referências das fases antigas de suas carreiras ou de suas vidas.

Como esse da Kelly Key com as atrizes Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine, lá em 2008.

Isso é muito relevante para o público.

Porém, toda essa familiaridade vai além de tanta nostalgia. Toda essa identificação diz respeito ao compartilhamento de momentos que são menos glamourosos do que um grande tapete vermelho.

As grandes celebridade perceberam que elas podem controlar, através das mídias, o que outrora estava nas mãos do Paparazzis: sua imagem.

Além de evitar toda a perseguição, eles se deram conta de que postar sobre eles mesmos pode gerar muito mais familiaridade do que uma foto de um “momento real” em um site de fofoca.

A realidade faz com que eles consigam se conectar com os seus fãs.

Sejam eles nos momentos de “cara limpa”…

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Hiiiiiiiee 👋🏼

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Ou na selfie no banheiro ou no quarto bagunçado…

Sem contar naqueles momentos fora dos holofotes, sendo pai, mãe, filho… pessoa gente como a gente.

  1. Eles entendem a importância de ter uma boa legenda

Não podemos negar que os famosos têm fotos incríveis.

Ótimas edições, iluminações e ângulos que a gente tenta copiar o tempo todo.

Mas não são apenas as fotos que fazem deles grandes referências no Instagram.

Você já prestou atenção nas legendas deles? São sempre frases engraçadas, com mensagens fortes ou só coisas aleatórias, mas que fazem a gente deixar aquele velho cometário.

As legendas são tão importantes quanto o conteúdo a ser mostrado em uma imagem.

E pra explicar melhor, vou usar como exemplo o Instagram da Fernanda Gentil, jornalista esportiva da Rede Globo.

Será que sem essa legenda as pessoas teriam comentado tanto nesse post?

Podemos concluir que, sem esse texto, essa sequência de fotos seria algo comum e que teria apenas alguns comentários a elogiando de forma genérica.

Quando as marcas postam no Instagram, suas legendas são geralmente muito curtas e sem nenhuma chamada para interação, sem personalidade, coisa que as grandes celebridades têm de sobra.

E quando se trata de redes sociais, mostrar autenticidade vale muito a pena.

  1. O Instagram como o principal meio de comunicação para anunciar novidades

As celebridades entendem que o Instagram é a melhor rede social para disseminar uma grande novidade.

Beyoncé fez isso com a sua gravidez.

Além da cantora, a socialite Kylie Jenner também quebrou o mistério em torno da sua gravidez através do Instagram, o que inclusive lhe rendeu o posto de dona da publicação com mais curtidas na plataforma.

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stormi webster 👼🏽

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Até a Disney caiu nessa e soltou em primeira mão o trailer de Star Wars no Instagram.

E tem a cantora Ariana Grande, que fez um pefil novo na rede social só pra divulgar o seu novo CD, Sweetener.

  1. O Marketing Pessoal não os deixa fugir da responsabilidade social

Estamos vivendo momentos de grandes responsabilidades sociais.

Estamos falando de assuntos que, há um tempo, não poderiam ser debatidos abertamente.

As celebridades, como pessoas formadoras de opinião, influenciadoras e gente de confiança, começaram a se mobilizar a respeito de assuntos sociais.

Tais Araújo, Giovanna Ewbank e Beyoncé são uns grandes exemplos de artistas que se posicionam em relação a assuntos que envolvem questões sociais e, no caso delas, o racismo.

Nesse post da atriz Tais Araújo, ela faz referência a polêmica envolvendo o YouTuber Cocielo, que durante um jogo da copa, fez um comentário racista em seu perfil no Twitter.

Além de questões raciais, outros temas também são tratados pelos famosos, gerando muito engajamento, confiança e humanização aos seus perfis.

  1. Eles investem em feeds harmônicos

É quase impossível de achar um feed de artista que não seja todo organizado.

Claro que têm aqueles que não ligam muito – inclusive são os que possuem menos seguidores e engajamento.

Esses perfis possuem personalidade e autenticidade e é por isso que são tão atrativos.

Sejam eles todo preto e branco, com cores vibrantes, mais branquinhos ou os organizados em uma série de três fotos relacionadas.

marketing pessoal: perfil da pabllo vittar

Dá um conferida neste artigo com as melhores dicas para organizar feed no Instagram.

  1. Eles conversam entre si

É sempre muito bom ver aqueles artistas que a gente gosta muito interagindo um com o outro, né?

Mostrar que você tem relacionamentos é muito importante, mesmo que você seja uma marca.

Mencionar outros perfis também é uma forma de humanizar a sua imagem.

Que nem a Reese Whiterspoon, que postou uma foto com Jennifer Aniston lá da época em que gravaram alguns episódios para a série Friends.

Além de exibir uma amizade, fez o #tbt, que já falamos sobre sua importância.

Tem também o Neymar postando foto com o Coutinho.

Essa também é uma forma de atrair novos seguidores, pois, às vezes, quem segue o Whindersson Nunes não faz a menor ideia de quem seja o Carlinhos Maia ou o Tirulipa.

  1. Eles entendem que todo o sucesso que possuem é por conta dos fãs

Os artistas só são artistas por causa dos seus fãs.

Tudo bem que tem a questão do talento e tudo mais, porém, se eles não tiverem pessoas para apoiá-los e disseminar o seu trabalho, nada terá tanto efeito na carreira.

E quem é fã ama saber que o seu ídolo reconhece a sua importância.

Assim como faz a cantora norte-americana Selena Gomez, que não perde uma oportunidade para agradecer aos fãs.

Reconhecer que as pessoas compram, investem e acreditam no seu trabalho é lindo e te torna ainda mais próximo dos consumidores.

Portanto, como marca, interagir, seja curtindo ou comentando fotos relacionadas ao nincho, fazer sorteios, realizar ações voltadas aos clientes, pode fazer com que a sua identidade seja reforçada e aclamada pelos consumidores.

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E aí, notou a diferença?

Quer você concorde ou não, as marcas têm muito a aprender sobre Marketing com as celebridades.

E eu quero saber o que você acha sobre esse assunto.

Concorda? Tem alguém que você acompanha e se inspira? Conhece marcas que seguem o mesmo padrão dos famosos?

Me conta aqui nos comentários.

Aproveita e deixa sugestões de temas aqui pro blog, tá bem?

Muito obrigado e até qualquer hora ??‍♂️

2 de agosto, 2019
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Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
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