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10 Dicas Indispensáveis de Marketing no Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, são mais de 1 bilhão de usuários ativos. É bastante gente!

Por isso, se sua empresa está nesta rede, é de suma importância que você elabore estratégias de marketing no Instagram.

Você não pode publicar fotos ou vídeos de qualquer jeito em sua conta, pois assim não irá atrair mais seguidores.

Mas se publicar o conteúdo certo, você verá a diferença que pode causar. Com o marketing no Instagram a imagem de sua empresa será fortalecida perante o público.

Neste artigo, irei apresentar a você 10 dicas de Marketing no Instagram para que saiba a melhor forma de utilizar essa rede social e ter um melhor engajamento.

Continue comigo e aproveite este conteúdo exclusivo para você que tem um negócio no Instagram e precisa aumentar a visibilidade de sua marca.

 

 

1. Perfil Comercial

 

De início, você deve verificar se sua conta está aberta para o público e se ela está com o perfil comercial ativado.

Com este modo ativo, você pode analisar as métricas que só um perfil empresarial tem a oportunidade de verificar.

Outro dica é: não misture conteúdo pessoal com profissional, mas irei falar sobre isso mais a frente.

Agora, verifique como está a sua biografia.

 

2. Biografia

 

A biografia precisa conter o básico, mas essencial, como: nome da marca, telefone, e-mail, localização (se tiver loja física ou escritório, caso não tenha, coloque somente o estado e país), site (se tiver).

Assim, quem entrar em seu perfil saberá de cara quem é você e o que você faz. Além disso, o visitante também verá como poderá entrar em contato.

Outra sacada importante é o Destaque.

 

3. Destaque

 

Você pode usar o destaque para falar um pouco da sua marca através de “slideshow”, que ficará disponível para quem navegar pelo seu perfil e desejar saber mais sobre o seu negócio.

Então, é recomendado que faça um “quem somos nós” e deixe fixado no destaque.

No destaque você pode deixar fixado “novos lançamentos” e eventos que vai promover em sua loja física.

A Faber Castell, por exemplo, coloca um “você sabia?” contando algumas curiosidades sobre os seus produtos ou sobre a empresa, entre outras ideias.

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Use sua criatividade!

 

4. Conteúdo do Feed

 

Você não deve postar qualquer foto ou vídeo em seu feed, principalmente se estiverem com baixa qualidade.

Quando me referi a qualquer, é a algo que não tem ligação a sua marca ou algum conteúdo pessoal.

Como eu disse no primeiro tópico, não é bom que misture profissional com pessoal, principalmente, em seu perfil comercial.

Se for postar algo pessoal em seu perfil comercial, poste algo que tenha ligação e sem se expor muito.

E falando em expor, vamos para o stories.

 

5. Use o stories

 

Use e abuse do stories! Isso mesmo que você leu. O stories é uma ótima ferramenta para fazer com que o público se sinta mais próximo de você ou de sua marca.

Algo interessante que você pode fazer é filmar os bastidores de sua empresa, mostrar o pessoal que trabalha com você e conversar com eles. Você não sabe a diferença que isso faz.

Faça vários stories e observe, a partir das métricas, qual teve mais engajamento com seu público, para assim, melhorar a cada dia.

O bom é que se um de seus primeiros stories teve um melhor alcance e você não se recordar como fez, pode ir até “itens arquivados”.

Lá terão todos os vídeos e fotos que publicou na sua história desde o princípio. Pode até ir nas configurações, clicando nos “…” que tem no canto superior direito e criar destaques com estas mídias arquivadas.

 

6. Aumente seu alcance com a Hashtag

 

Você pode criar hashtag para que seja facilmente encontrado nas buscas. Com isso, seu alcance irá aumentar, principalmente, se a tag criada ‘viralizar’.

Mas se não tiver com vontade de criar um tag ou não quiser iniciar por este caminho, você pode começar por outro que é usando tag que tem uma busca alta, mas que seja ligada ao seu conteúdo.

Pois não adianta usar qualquer hashtag. Afinal, quando as pessoas forem buscá-la, acabarão encontrando posts que nada tem a ver com o tema procurado.

Por exemplo, você usa a tag #refrigerante, mas seu conteúdo é de chá e você só usou essa hashtag porque, em seu post, falou que refrigerante faz mal e achou conveniente usar. Porém, isso não foi uma boa sacada.

Então, só use a hashtag se for realmente relacionado ao seu produto ou serviço, para que quando o seu tipo de público, que não te conhece, procure por essa tag encontre seu conteúdo e consequentemente, seu perfil.

Será mais vantajoso para você!

 

7. Faça seu público interagir

 

São várias estratégias que podem ser usadas para fazer com que seu público interaja com você.

Uma delas é um bom call-to-action na legenda. Sempre termine a legenda perguntando algo ou dizendo “marque um amigo que faz tal coisa”.

É dito e certo para a interação acontecer!

Você também pode usar sua legenda para direcionar as pessoas ao seu link bio, onde elas podem conferir um novo produto ou postagem no blog. Apenas lembre-se de alterar o link para que corresponda ao seu post mais recente.

Inclua uma geotag (localização). Você sabia que as postagens marcadas com um local apresentam um envolvimento 79% maior? Adicionar uma georreferenciação oferece aos usuários outra maneira de encontrar seu conteúdo, o que pode levar a um melhor e maior engajamento.

Outra estratégia é o sorteio. Divulgar uma premiação para seus seguidores aumenta, e muito, o engajamento de seu perfil. Principalmente, se nas regras de participação do sorteio você diz “marque um a três amigos nos comentários”.

Funciona muito bem! Mas antes de tudo, é preciso escolher um produto ou serviço que vai sotear que você saiba que seus seguidores querem muito. Não adianta colocar qualquer coisa, está bem?!

 

8. Ofereça exclusividade

 

E uma dica de marketing no Instagram para fazer seu público interagir também, mas de outra maneira, é oferecendo exclusividade.

Como fazer isso? Simples. Publique algo como “os 100 primeiros que seguirem o perfil do meu amigo e parceiro @fulano ganharão um kit exclusivo do produto tal”.

Nossa! Isso dá muito certo, pois as pessoas adoram se sentir exclusivas, ainda mais quando é para ganhar algo.

Além desse tipo de estratégia favorecer a você e ao seu parceiro, que é outro método muito importante.

 

9. Siga a concorrência

 

Outra dica para sua estratégia de marketing no Instagram é seguir todos os seus concorrentes diretos e indiretos, para acompanhar o que eles produzem e ficar por dentro das novidades de seu negócio.

Não ache que seguir os concorrentes é somente observar se ele está fazendo algo melhor que você ou “roubando” seus seguidores ideias. Este tipo de coisa ficou no passado.

Inspire-se e acompanhe! Veja o que ele está fazendo de bom e que da certo para o negócio dele e faça algo semelhante em seu negócio. Não copie e nem deixe ser copiado, trocar experiências é o melhor caminho para os negócios da mesma área.

10. Automação para o Instagram

 

Se você deseja impulsionar seu perfil e aumentar seu engajamento de forma orgânica, o uso de uma plataforma de automação para o Instagram pode te ajudar nisto.

Você pode fazer um teste de 5 dias gratuitos com o Gerenciagram, sem compromisso algum e acompanhar seus resultados.

A plataforma realiza ações de seguir, deixar de seguir, curtir, enviar mensagem automática no Direct para seus novos seguidores, agendamento de postagem para que tenha tempo de acompanhar outras métricas.

É muito completo! Ainda tem muitas outras funções que você pode observar quando for testar seus 5 dias gratuitos.

Aproveite!

 

Se você deseja saber como vender através do Instagram, este vídeo dá ótimas dicas para você:

 

Agora que já sabe as 10 dicas de marketing no Instagram, você vai usá-las para impulsionar ainda mais seu negócio?

Espero que tenha gostado deste artigo e que use as dicas para alavancar seu negócio no Instagram.

Aproveita que está aqui e deixa sua avaliação. Não vale menos que 5 estrelas, ein rsrs

Ah! E comenta se você já usou alguma dessas dicas em seu perfil e deu certo. Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

21 de dezembro, 2018
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Mísia Karoline
Mísia Karoline
21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.
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