Gerenciagram
marketing de conteúdo para o instagram

Veja as melhores dicas de Marketing de Conteúdo para o Instagram

A forma de fazer marketing no século 21 mudou. Antes eram realizadas formas massivas que empurravam o produto ao cliente a qualquer custo.

Não existia concorrência e a TV, rádio, revistas e jornais eram os veículos mais cotados para propagandas de diversas marcas.

Felizmente a tecnologia avançou e o marketing avançou junto. Hoje, além da mídia tradicional, existe a internet e as mais variadas mídias sociais.

A concorrência aumentou, a forma de vender mudou e ao invés de empurrar o produto e permanecer no “compre, compre, compre”, o empreendedor deve se desdobrar para vender o seu peixe conquistando o cliente.

Agora eu, você, todos os nós, somos os reis, com o poder de escolha, e as empresas são nossos súditos, que chegam com as suas especiarias de toda a parte do mundo, tentando nos convencer a comprar.

Existe outro lugar que tem ganhado fama nos últimos anos e que a estratégia de Marketing de Conteúdo é usada a todo vapor. E esse lugar seria o Instagram, claro!

Marketing de conteúdo para o Instagram é a sensação do momento, mais de 80% das empresas estão com uma conta nessa rede social, procurando sempre novas formas de inovar para atrair o cliente.

Portanto, para te ajudar, iremos dar algumas dicas de Marketing de Conteúdo para o Instagram. Aprenda também como ter um perfil engajado na rede social que mais cresce no mundo.

Continue por aqui e aproveite!

 

marketing de conteúdo para o instagram

 

O que é Marketing de Conteúdo?

 

Marketing de conteúdo é o processo de criação e entrega de conteúdos relevantes e personalizados para o seu cliente, com o intuito de gerar relacionamento e criar audiência. De todas as redes sociais o Instagram é uma das mais humanizadas. Logo, para que haja conexão entre você e o seu público, primeiramente você deve mostrar que além de entender do assunto, você aplica em sua própria vida. Distribuir o conteúdo mesclado com o compartilhamento de momentos do dia a dia é a melhor forma de desenvolver um público fiel.

– Matheus Penna, gerente de afiliados do Gerenciagram.

Com essa definição simples e objetiva sobre o que é marketing de conteúdo por nosso gerente de afiliados, creio que você já consegue ter uma base do que iremos apresentar hoje sobre esse tipo de marketing que é o mais utilizado hoje com o advento das redes sociais.

Mas para que não fique apenas nisso, claro, vamos apresentar a você algumas dicas importantes sobre marketing de conteúdo para que suas redes sociais atraiam ainda mais clientes para você.

 

Dicas de Marketing de Conteúdo para o Instagram

 

Desenvolva um roteiro para sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Nada que deseja alcançar um objetivo de sucesso a longo prazo se começa sem um roteiro. Quando você viaja para um lugar desconhecido, você precisa do GPS, certo?

Para começar um negócio, mesmo online, você também precisará de um GPS, uma direção para seguir, assim, você não corre riscos de se perder no meio do caminho. Por isso, fazer um roteiro é o primeiro passo.

Depois que fizer o roteiro, estipule metas, saiba onde deseja chegar e quais são seus objetivos. Dessa forma, você conseguirá ter um negócio de sucesso em qualquer âmbito, principalmente, no Instagram.

Por isso, vamos analisar melhor como seria o passo a passo para dar mais valor ao seu negócio e por onde começar. E nada melhor do que começar pelo início, certo?

 

Perfil Comercial

Para início de conversa, depois que fez o roteiro, você precisa ativar o perfil comercial em sua conta do Instagram. Assim, você mostrará logo de cara qual é o seu tipo de negócio e que o seu perfil é empresarial.

Caso não sabe como ativar o perfil comercial, veja neste link um passo a passo sem complicações.

Com o perfil para negócios ativo você consegue ter acesso a dados métricos, como:

  • Dias da semanas em que os seus seguidores mais estão ativos;
  • Número de visitas em seu perfil;
  • Localização de onde seus seguidores são;
  • Faixa etária do seu público;
  • Gênero predominante.
  • E muito mais!

São muitas os detalhes métricos, mas citei aos mais importantes para que você entenda como é bom mensurar todos esses dados para poder administrar melhor seu perfil comercial.

 

Biografia

É importante preencher a biografia para que as pessoas que seguem seu perfil saibam informações valiosas sobre você.

Você pode inserir na biografia o e-mail da marca, telefone (e escolher receber SMS ou ligação), site de compra, localização, hashtag (para o cliente poder marcar quando tirar foto com o seu produto, por exemplo).

Caso prefira, você pode inserir uma frase que represente sua marca, como “Te vestir bem nos representa”. Não precisa ser uma frase longa, algo curto, com objetivo e significado.

Para saber como criar a bio perfeita para o Instagram, clique aqui e veja o nosso guia completo.

 

Compartilhe conteúdo de qualidade e conheça sua persona

Quanto mais o perfil for de qualidade, mais seu negócio será atrativo para o cliente. E isso significa que quanto mais atrativo, mais engajamento, logo, mais resultados para as suas estratégias.

Sabe aquele acessório que você olha e somente pela imagem já fica com vontade de comprar? Pois então, esta é a sensação que você deve passar ao cliente, independente do seu nicho de mercado.

Mas, para saber exatamente quais são as dores e desejos de seu cliente, você precisa criar uma persona e focar somente nela para poder alcançar seus objetivos.

Essa é uma das evoluções do marketing do século 21, como disse lá em cima. A antiga forma de vender, empurrando o produto ao cliente não funciona mais, principalmente, na internet.

Por isso, é preciso atrair pessoas, gerar leads, e isso só será possível se a sua persona estiver bem delimitada. Ao desenvolver o conteúdo, seja o mais específico possível. Seja conciso, relevante e útil.

Forneça valor ao seu público, em vez de tentar vender o tempo todo. Como apresenta o príncipio de Pareto, conhecido também como regra 80/20, que diz que 80% dos seus esforços tem apenas 20% de resultados.

Por isso, é melhor fazer menos, mas com qualidade, do que fazer muito e não ter valor algum para quem está acompanhando você.

Não saber quem é a sua persona é um erro gravíssimo que resultará em muita energia, tempo e dinheiro desperdiçados.

 

Legendas

Você sabia que uma legenda tem o poder de dar o real sentido da sua publicação? Nem sempre uma foto, ou um vídeo, vai conseguir passar o que você quer dizer sem um auxílio.

No entanto, criar uma boa legenda, que atraia o cliente e combine com a publicação, é um trabalho que nem todos sabem fazer.

Na maioria dos casos, isso acontece por falta de prática. Uma dica muito importante sobre legendas: nunca se esqueça de usar uma call-to-action, seja para o seguidor curtir, comentar ou redirecioná-lo para outro web espaço.

Para saber mais sobre o poder das legendas no Instagram, clique aqui.

 

Interação

Interação? O que dizer sobre interação nas redes sociais? É o diamante do empreender, mas que não deve ser guardado, mas sim, lapidado.

A interação tende a diminuir se você parar de dar atenção, como num relacionamento amoroso, entende?

O contato entre cliente e empreendedor funciona como uma relação que deve ser conquistada aos poucos, assim como o namoro.

Há um momento do relacionamento em que ele fica mais intenso, certo? Porém, se houver um distanciamento de uma das partes, pode vir a esfriar e se ninguém for atrás para aquecer, a interação acaba e relação vai por água abaixo.

Por isso, mantenha uma relação sólida com seu público. Responda comentários, directs, e-mails, converse com seus seguidores através de lives nos stories, mostre que lembra daqueles que mais interagem e promova sorteios para agradá-los.

 

Os Stories cativam e dão um ar de proximidade

Muitas pessoas não davam nada para o Instagram Stories, quando foi lançado em 2017. Diziam que era uma imitação do SnapChat e que nunca usariam o novo recurso — sim, escutei pessoas dizendo isso, e creio que você também.

Hoje, é a função que faz mais sucesso, tendo 500 milhões de usuários ativos todos os dias. Mesmo que você não poste todos os dias em seu feed, é possível cativar o público através dos stories.

As pessoas gostam de ver e de se sentirem perto uma das outras através das redes sociais, afinal, esse é o grande objetivo desses canais de comunicação.

Os stories permitem uma maior proximidade frente ao público, com o objetivo de conversar com ele de forma mais humanizada e natural.

Por isso, aproveite os inúmeros recursos que a ferramenta oferece. Use os destaques para memorizar os melhores momentos e faça enquetes e perguntas.

Organize lives de eventos que está participando, conte novidades e mostre um pouco mais sobre você e sua marca.

 

Humanização virtual

As pessoas estão tão conectadas à internet que se esquecem da vida real, por isso, o mínimo de realidade que elas sentirem através de uma tela faz com que elas se sintam representadas.

Não é à toa que Carlinhos Maia possui os stories mais vistos do Brasil. Se você assistir aos stories dele, é capaz de se sentir amigo íntimo.

Então, a humanização virtual é isto, é dar um pouco de proximidade e naturalidade, como se estivesse cara a cara com as pessoas. Isso atrai e aumenta o engajamento de qualquer perfil no Instagram.

Mas saiba controlar para não mostrar muito e dar um tanto de intimidade que não possa controlar depois.

Estabeleça limites e mostre apenas o que não irá te prejudicar depois.

 

Preste atenção nas métricas

As métrica são cruciais para a mensuração dos resultados das suas estratégias. Uma campanha de Marketing de Conteúdo depende, na verdade, de estatísticas, pois você sempre precisará otimizar para, eventualmente, dimensionar seus esforços.

Com o tempo — e com consistência —, você notará resultados diferentes por meio das suas análises.

Frequentemente, você encontrará padrões de conteúdos “vencedores” e, em breve, saberá o que funciona e o que não funciona para poder duplicar o que deu certo.

Afinal, é testando que você começará a perceber o que mais tem a ver com o seu negócio, não é mesmo?

 

Agora que você já sabe quais são as dicas de Marketing de Conteúdo para o Instagram, seu engajamento irá melhorar bastante, certo?

Espero que tenha gostado deste artigo. Aproveitando que está aqui, que tal deixar sua avaliação? Não vale menos que 5 estrelas, hein rsrs

Ah! E comenta aqui embaixo se você tem alguma dúvida sobre Marketing de Conteúdo. Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

Avalie este artigo
Total: 9 Média: 3.6
Mísia Karoline

Mísia Karoline

21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.

Inserir comentário

Gerenciagram, Atraia Seguidores, Ganhar Seguidores, Instagram Seguidores, Vender Pelo Instagram, Automação Para Instagram, App Seguidores, Comprar Seguidores