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Instagram até os dias atuais

 

Antes de qualquer coisa, eu te faço essa pergunta…
Instagram

Pois, eu mesma não consigo me recordar de como era minha vida antes  do Instagram. 

Mas, hoje, quem não conhece ou quem não tem um perfil no Instagram?

Você já deve saber que o Instagram é a rede social mais famosa e mais usada em todo o mundo.

Porém, será que você sabe quando ela foi lançada, quem criou, onde foi criada?

Esses pequenos detalhes passam despercebido por nós, entre outros mais.

E para você que trabalha usando o Instagram ou apenas usa como um passatempo, eu digo a você que essas pequenas e grandes coisas são importantes saber.

Eu mesma fico curiosa sobre várias coisas, como quem inventou o notebook e como ele era logo quando foi lançado e para que propósito de fato o criou.

São tantas perguntas que me faço e em meu notebook, posso dar um Google e saber praticamente tudo e, assim, responder minhas próprias perguntas.

E eu, hoje, sou uma das respostas do Google para você.

Por isso, irei te apresentar tudo sobre o Instagram.

 

Índice do que irei te apresentar ao longo deste artigo:

O que é Instagram?
Quando foi criado?
Quem criou?
Cronologia das funcionalidades
Instagram Badges
Instagram Desktop
Instagram Direct
Hyperlapse
Boomerang
Explorar
Direct
Visualização de vídeos
Instagram Insights
Instagram Stories
Destaque
Melhores Lançamentos e Atualizações 2018
IGTV
Música no Stories
Shopping no Instagram Stories
Vídeo Chat no Direct
Canais de Tópico do Explorar
Faturamento do Instagram
Influência do Instagram no Mercado Digital
Stories Insights

 

 


O que é Instagram?

Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários, que permite aplicar efeitos, cortes, fotos múltiplas como um álbum e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.


Quando foi criado?

A primeira versão do Instagram foi lançada para o mundo em 2010 por dois grandes amigos que tinham um sonho, e 25.000 pessoas se inscrevem no primeiro dia.


Quem criou?

Os co-fundadores do Instagram Kevin Systrom e Mike Krieger.

Eles foram homenageados com anúncios de 40 em 40 da Fortune e 25 em 25 em listas da Business Insider, respectivamente.

Um ano depois de seu lançamento Kevin e Mike divulgaram o Instagram para o público, e nesse período a comunidade do Instagram se tornou uma rede de mais de 12 milhões de pessoas compartilhando pequenos momentos da vida através fotos móveis.

A equipe ficou muito orgulhosa de ver seus fundadores reconhecidos por liderar uma equipe que está tentando mudar a aparência do celular e estão animados com o futuro do Instagram.


Cronologia das funcionalidades

Em 2011 o Instagram foi disponibilizado na Apple Store e ganhou o prêmio de aplicativo do ano pela Apple.

Hoje, o Instagram está disponível para Download no Play Store, Microsoft Store e App Store.

Em 2012 ocorreu uma grande parceria com o Facebook, onde a grande empresa comprou o Instagram.

O Facebook e o Instagram se juntaram pensando assim que seria uma ótima parceria, onde um ajudaria o outro, e hoje, depois de 4 anos, podemos dizer que se encaixaram perfeitamente bem.

Neste mesmo ano, foi disponibilizado o Instagram Badges.

Instagram Badges

Você que tem um blog, site ou uma conta no tumblr há muitos anos deve saber do que estou falando.

São aqueles símbolos do Instagram para inserir em sua página, assim, quem queria conhecer seu perfil no Instagram poderia clicar nesse símbolo e ser facilmente encaminhado para a sua conta.

Tinha vários tamanhos e você podia escolher qual melhor combinava com sua página.

Instagram Desktop

Segundo os criadores, a intenção de ter o Instagram para desktop existe desde a sua criação, mas só foi implantado no inicio de 2013.

Foi pensando nos usuários que foi apressada a disponibilidade do Instagram Web, para uma melhor visualização das imagens que eram postadas via móvel.

Neste mesmo ano já tinha mais de 100 milhões de pessoas usando o Instagram todo mês.

Instagram Direct

Quando foi divulgado o lançamento do Direct, no fim do ano de 2013, já eram mais de 150 milhões de usuários ativos.

Foi pensando na interação e comunicação visual que o Direct foi criado. Podendo assim, compartilhar algo que viu no feed de algum perfil e mostrar para um amigo seu pelo Instagram mesmo, com o Direct, isto ficou mais fácil.

Hyperlapse

A funcionalidade Hyperlapse ou como é mais conhecida, Time-Lapse, ganhou seu aplicativo a parte do aplicativo Instagram em 2014.

Criada com o objetivo simples de criar vídeo com essa característica de modo rápido seja feito para diversão ou para trabalho.

Pensando em usuários do Instagram que precisavam desse tipo de ferramenta, pois equipamentos que fazem vídeos com time-lapse são bastante caros, os desenvolvedores do Instagram pensaram que assim poderiam facilitar a criação de vídeos para muitas pessoas.

Foi bem aceita, prova disso é que está presente até hoje, assim como outras funcionalidades.

Neste mesmo ano, o Instagram teve o orgulho de anunciar que já tinham mais de 300 milhões de usuários do Instagram e 70 milhões de fotos e vídeos eram compartilhados por dia.

Boomerang

Em 2015 foi lançado o aplicativo do Boomerang a parte do Instagram.

Como eu posso explicar o Boomerang? Não é imagem e não é GIF, simplesmente, é um Boomerang.

A proposta do Instagram para com esta funcionalidade era capturar momentos divertidos com os amigos e parece que deu certo, pois continua disponível para Android e iOS.

Explorar

Na metade do ano de 2015 foi laçado o Explorar.

Aquela função que nos permite ver as fotos e vídeos de outras pessoas que não seguimos, mas que suas postagens pode nos interessar e, também, para que possamos ver o que acontece no mundo do Instagram a nossa volta.

Foi implementado as Tags e Localização, para ficar mais fácil de encontrarmos aquela hashtag ou localização que desejamos.

E neste mesmo ano, o Instagram celebra 400 milhões de usuários ativos e já nesta época, o Brasil estava entre os países que mais possuía usuários ativos no Instagram.

Direct

O Instagram lançou o Direct em 2013 como uma maneira de compartilhar momentos com uma pessoa ou um grupo menor.

2 anos depois de seu lançamento, mais de 85 milhões de pessoas usam o Direct todos os meses para enviar memes, vídeos de humor, fotos de alguma celebridade e outros momentos destinados apenas a um punhado de pessoas.

Por isso, foi incluindo mensagens encadeadas e enviando conteúdo do seu feed como uma mensagem direta.

A privacidade funciona da mesma forma. Fotos e vídeos enviados usando o Direct são visíveis apenas para pessoas que já puderam vê-los.

Se o proprietário de uma foto ou de um vídeo tiver sua conta definida como particular, somente as pessoas que seguirem a conta poderão visualizá-la se ela for enviada como uma mensagem no Direct.

O Direct tem agora o status online, você pode ver quem de seus seguidores está online ou não, ou aquele crush para poder puxar um assunto no momento certo.

Visualizações de Vídeos

Em 2016 foi atualizada a opção de vídeos, onde antes poderia visualizar as curtidas, agora é visto as visualizações.

As visualizações são a forma de feedback mais amplamente esperada no vídeo. É por isso que agora você ver a contagem de visualizações abaixo dos vídeos, onde antes você normalmente veria as curtidas.

Instagram Insights

É uma ferramenta dentro do próprio aplicativo do Instagram que permite que você obtenha dados sobre:

– Impressões;

– Alcance

– Cliques no site

– Visitas no Perfil

– Seguidores

Instagram Stories

2016 foi o ano das grandes atualizações e lançamentos, fez o Instagram mudar totalmente sua cara.

Foi assim, que em agosto desse mesmo ano foi lançado uma das ferramentas mais famosas e mais utilizadas, se não a mais usada, do Instagram, o Stories.

O Stories foi uma sacada que deu tão certo que hoje pode se fazer de tudo um pouco nessa funcionalidade, de compartilhar algo pessoal a negócios.

Vídeos de 15 segundos ou começar uma transmissão ao vivo para todos os seus seguidores e se seu perfil for aberto, então, até quem não te segue pode assistir a transmissão também.

Se você não sabe como usar ou como funciona exatamente o Stories, vou te ensinar:

Para ver a história de alguém, basta tocar na foto do perfil dela.

É fácil visualizar as histórias no seu próprio ritmo: toque para voltar e avançar ou deslizar para pular para a história de outra pessoa.

Se você quiser comentar algo que vê, pode tocar e enviar uma mensagem privada para essa pessoa no Instagram Direct.

Ao contrário dos posts comuns, não há curtidas ou comentários públicos.

Sua história segue as configurações de privacidade de sua conta. Se você definir sua conta como particular, sua história será visível apenas para seus seguidores.

No entanto, também é possível ocultar facilmente toda a sua história de qualquer pessoa que você não queira ver, mesmo que ela siga você.

Ao assistir sua própria história, deslize para ver quem viu cada foto e vídeo.

Você pode até optar por incluir uma parte específica da sua história postando-a no seu perfil.

Hoje, o Stories tem a função do Boomerang, Mãos Livres, Ao Vivo, Texto, Normal, Rebobinar, Superzoom, além das Máscaras e efeitos.

Tem ainda as edições que pode fazer depois que faz o vídeo ou tira a foto, que é mencionar o perfil de alguém, inserir link (para quem tem a partir de 10k de seguidores), inserir a localização, inserir um GIF, uma hashtag, fazer uma enquete, colocar emojis.

São muitas funções que se tem com o Stories, não é atoa que é tão utilizado.

No Brasil é tão utilizado e tão visto o Stories que no ranking mundial de Stories mais vistos, quem está no top 3 é um brasileiro.

Foi pensando nisso e por conta de seu sucesso que foi criado o destaque.

Destaque

O Stories dura apenas 24 horas para que possa ser visualizado, muitos perdiam momentos incríveis que tinham registrado por lá e salvar tantas fotos e vídeos na galeria enchia a memória e pesava demais o celular.

Hoje, o Instagram deu a você a opção de Destaque. Todas as fotos e vídeos que você postar no Stories e quiser deixar guardado em seu Instagram, você agora pode.

Depois que postou no Stories você tem a opção de “Destacar”, que fica no canto inferior direito do Stories que postou.

Clicando ali ele da a você a opção de criar uma pasta nova para os destaques que deseja pôr ali ou colocar em uma já existente.

Se não tem nenhuma, você irá criar em “Novo”.

Com isso, seus Stories ficaram disponíveis para você e seus seguidores verem e reverem quantas vezes desejar, basta ir em seu Feed que estará lá em uma barra especial para Destaques.

Você tem a alternativa de editar o nome da pasta de destaques e até de colocar uma foto de capa para seu destaque.

Em 2017 o Instagram passou o número de 700 milhões de usuários ativos e chegou com muitas novas atualizações para Direct e Stories.


Melhores Lançamentos e Atualizações 2018

Neste ano, 2018, o Instagram permitiu compartilhar o post do Feed de qualquer perfil em seu Stories e alcançou o número de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Da para acreditar nessa conquista? É um número surpreendente para uma rede social, mas não vamos negar que a equipe do Instagram fez por merecer.

IGTV

Neste mesmo dia que divulgaram o alcanço dessa conquista de 1 bilhão de usuários, lançaram o IGTV: uma nova funcionalidade para assistir vídeos verticais de formato longo.

Embora exista um aplicativo IGTV independente, você também poderá assistir a partir do aplicativo do Instagram para que todos os usuários dessa rede possa usá-lo desde o início.

O IGTV é diferente de algumas maneiras.

Em primeiro lugar, ele é criado para o modo como você realmente usa seu telefone, portanto, os vídeos são em tela cheia e verticais.

Além disso, ao contrário do Instagram, os vídeos não são limitados a um minuto. Em vez disso, cada vídeo pode durar até uma hora.

Também foi simplificado algumas coisas. Assim como ligar a TV, o IGTV começa a tocar assim que você abre o aplicativo.

Você não precisa pesquisar para começar a assistir ao conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses.

Basta você deslizar para cima para descobrir mais – alterne entre “Para você”, “Seguindo”, “Popular” e “Continuar assistindo”. Você também pode curtir, comentar e enviar vídeos para amigos no Direct.

Também como a TV, o IGTV tem canais. Mas, no IGTV, os criadores são os canais.

Quando você segue um criador no Instagram, o canal IGTV deles é exibido para você assistir. Qualquer pessoa pode ser um criador de conteúdo – você pode enviar seus próprios vídeos IGTV no aplicativo ou na Web para iniciar seu próprio canal.

O IGTV inicia um novo capítulo de vídeo no Instagram.

Está disponível o app do IGTV para download no Android e iOS, caso deseje experimentar essa nova funcionalidade.

Música no Stories

Agora você pode adicionar uma trilha sonora à sua história que se encaixa a qualquer momento e ajuda você a expressar como está se sentindo.

Quando toca para adicionar um sticker a uma foto ou vídeo no Stories, verá agora um ícone de música.

Toque para abrir uma biblioteca de milhares de músicas – você pode procurar por uma música específica, navegar por humor, gênero ou o que é mais popular e tocar no botão de reprodução para ouvir uma prévia.

Depois de selecionar sua música, você pode avançar e retroceder na faixa para escolher a parte exata que se ajusta à sua história.

Você também pode escolher uma música antes de capturar um vídeo.

Quando você abrir a câmera, passe para a nova opção “Música” no botão de gravação.

Procure uma música, selecione a parte exata que você deseja e grave um vídeo enquanto a música é reproduzida em segundo plano.

Quando seus amigos assistem à sua história, eles ouvem a música tocando enquanto visualizam sua foto ou seu vídeo. Eles também verão um adesivo mostrando o título da música e o nome do artista.

O Instagram está adicionando novas músicas à biblioteca de música todos os dias.

O adesivo de música agora está disponível como parte da versão 51 do Instagram em alguns países, e a capacidade de escolher uma música antes de capturar o vídeo está disponível apenas no iOS, com o Android em breve.

A música pode ter um papel importante na maneira como você compartilha seus momentos e se expressa com amigos, por isso, o Instagram está trabalhando bastante para trazê-los para a comunidade global no futuro.

Já estava mais que na hora dessa funcionalidade ser lançada, não é mesmo?

Pois eu também acho, a parte ruim é que até o momento que escrevo este artigo, essa funcionalidade ainda não foi liberada no Brasil, e seu lançamento foi há dois meses.

Mas, pacientes que somos – espero que você seja, pois não depende de nós – aguardamos até ser liberado aqui para nosso país.

Shopping no Instagram Stories

O Instagram não é apenas um lugar de inspiração, é também um local de ação e sabemos que a inspiração pode vir de qualquer lugar.

No Instagram Stories, quando você vê um adesivo com um ícone de sacola de compras, toque nele para ver mais detalhes sobre esse produto.

Da Adidas e da Aritzia à Louis Vuitton, as pessoas puderam comprar de suas marcas favoritas em todo o mundo, e agora você pode comprar dessas empresas no Instagram Stories.

Os compradores no Instagram são experientes. Eles visitam o Instagram procurando as últimas tendências e estilos.

Com 300M usando o Instagram Stories todos os dias, as pessoas estão cada vez mais encontrando novos produtos de marcas que amam.

Em uma pesquisa recente, os Instagrammers disseram que costumam assistir a reportagens para se manterem informados sobre as marcas nas quais têm interesse, obter uma visão privilegiada dos produtos de que gostam e descobrir novos produtos que são relevantes para eles.

As marcas sempre foram as primeiras a adotar as histórias, elas criam alguns dos conteúdos mais vistos e atraentes na plataforma.

Agora, você pode comprar de marcas selecionadas no Stories, e o Instagram promete trazer muito mais novidades.

Vídeo Chat no Direct

Agora, você pode bater papo por vídeo no Instagram Direct, seja com apenas uma pessoa ou um grupo.

O bate-papo por vídeo oferece a você a experiência de vídeo em tempo real em um espaço privado e ajuda você a se sentir próximo e conectado aos amigos quando não estiver junto.

Seus amigos, clientes, conhecidos já estão no Instagram e, com o bate-papo por vídeo, você pode se conectar facilmente em iOS e Android e sem um número de telefone.

Olha que maravilha!

Foi pensando na praticidade e conectar quem está longe que o Instagram trouxe essa inovação para seu app.

Vou te ensinar como usar, caso você ainda não saiba.

Para iniciar um bate-papo por vídeo, deslize para sua Caixa de entrada direta e abra qualquer tópico da mensagem.

Toque no ícone da nova câmera no canto direito e o bate-papo com vídeo tocará nos telefones dos seus amigos para que eles não percam.

Enquanto estiver no bate-papo por vídeo, você pode minimizar o vídeo e realizar multitarefa no Instagram, enviando mensagens e fotos em Direct, navegando em seu feed, postando uma história e muito mais.

O bate-papo por vídeo é perfeito para grupos. Você pode bater papo por vídeo com até quatro pessoas por vez, e o vídeo se expandirá à medida que mais amigos participarem.

Se houver um bate-papo por vídeo ativo em um segmento de grupo, o ícone da câmera ficará azul. Basta tocar na câmera para participar da diversão.

Você pode bater papo por vídeo com seus amigos o quanto quiser.

Quando você estiver pronto para sair do bate-papo por vídeo, toque no ícone do telefone vermelho na parte inferior.

Você pode bater papo por vídeo com qualquer pessoa com quem você tenha um Direct ativo.

Se você bloquear uma pessoa, ela não poderá mais bater papo por vídeo.

Você também pode silenciar uma pessoa se não quiser receber notificações dela.

Para atualizar suas notificações de bate-papo por vídeo, toque no ícone de roda dentada no perfil e encontre o novo controle de bate-papo por vídeo em Notificações.

Canais de Tópico do Explorar

Os canais de tópicos no Explorar oferecem novas formas de descobrir seus interesses no Instagram.

Mais de 200 milhões de pessoas visitam o Explorar todos os dias para descobrir novas ideias e encontrar inspiração.

Agora, é ainda mais fácil navegar pelas postagens que você deseja ver e pelas contas que deseja seguir.

Com os canais de tópicos, você pode ser mais especifíco sobre como navegar nas postagens no Explorar.

Ao abrir a página, você verá uma bandeja na parte superior com canais personalizados. Isso inclui um canal “Para você”, que tem uma mistura de postagens adaptadas aos seus interesses.

Você também verá canais sobre tópicos que você pode gostar, como Arte, Esportes, Beleza ou Moda, além de uma lista de hashtags, que oferece mais formas de explorar seus interesses.

Agora, quando você quiser se inspirar com as últimas tendências da moda ou descobrir um novo destino de viagem, poderá encontrar facilmente as postagens que deseja e seguir essas contas ou hashtags.

Também estamos oferecendo melhores maneiras de controlar o que você vê no Explorar.

Você pode navegar por diversos interesses deslizando da grade para a grade ou pode se aprofundar em um interesse específico tocando em um canal e rolando para cima.

Se você quiser remover um canal de tópicos, mantenha pressionado o canal e selecione “Mudo” no menu. Isso envia o canal para o final da bandeja, oferecendo a opção de ativar o som a qualquer momento.


Faturamento do Instagram

Segundo a agência de notícias Bloomberg Intelligence, o Instagram tem um valor de mercado estimado em 100 bilhões de dólares.

Depois de sua parceira com o Facebook em 2012, o site informou que aumentou em mais de 100 vezes o valor de mercado do Instagram.

E em 12 meses irá crescer em quantidade de usuários, que atualmente, é de 1 bilhão, e seu faturamento se superará cada vez mais.

Você irá ouvir falar sobre o Instagram por muitos anos ainda, principalmente, se continuar inovando e lançando novas funcionalidades como tem feito nos últimos anos, como mostrei ao decorrer deste post.


Influência do Instagram no Mercado Digital

Não tem como falar em vendas online hoje e não pensar no Instagram ou, até mesmo, reparar em como o mercado da automação para o mesmo – Instagram – cresceu bastante do ano passado para cá.

São muitos negócios sendo realizados através do Instagram, muitas lojas online sendo abertas e trazendo lucro através do mercado digital para muitas pessoas.

Instagrammer virou uma profissão para muitos que usam do seu poder de influência na rede social para vender e divulgar produtos de outras marcas em seu perfil.

Abaixo segue uma lista de pessoas que fazem sucesso e são influentes hoje através do Instagram:

@carlinhosmaiaof é do interior do nordeste, vem de uma família humilde e começou a fazer muito sucesso com seus stories no Instagram. Hoje, seus stories são o segundo mais visto no mundo. Só perde para Kim Kardashian. Carlinhos soube aproveitar muito bem o seu sucesso e nunca negou suas raízes. Possui quase 10 milhões de seguidores.

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Um pouco de Medo de menino Mogle ?

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@lelepons veio do Vine, começou fazendo sucesso por lá, com seus curtos vídeos humoristicos, migrou para o Instagram continuando com seus vídeos, porém, depois de tanto sucesso, ela soube inovar para conquistar novos públicos. Hoje, Lele dança, atua, está investindo na carreira de cantora, entre muitas outras coisas, mostrando que sabe agradar a todos os públicos. Possui mais de 28 milhões de seguidores.

 

@thaynaraog começou no SnapChat fazendo vídeos de humor, falando de seu cotidiano. Depois que migrou para o Instagram fez muito mais sucesso. Hoje é convidada para inúmeros eventos renomados e é bastante influente. Possui mais de 3 milhões de seguidores.

 

Mas não é só digital influencer que nasce e faz sucesso através do Instagram. O @browniedoluiz é um exemplo de empreendimento alimentício que deu muito certo. O Luiz resolveu investir na rede social para divulgar seu negócio e hoje faz um sucesso enorme no Brasil todo. Possui mais de 88 mil seguidores no Instagram.

 

E só para fechar, vou apresentar a vocês mais um Instagram de sucesso. Não é brasileiro, é fracês, mas creio que você pode se inspirar bastante, assim como eu me inspiro sempre que lembro da história deles. O @muesliboys perceberam a dor e desejo de seus clientes e insvetiram nisso, criando produtos saudavéis que, hoje, fazem grande sucesso em Paris e região. Um de seus produtos são granola e chá em lata de vários sabores.

 

Espero que tenha gostado de saber um pouco sobre esses perfis e que você se inspire em seu negócio, caso possua um, se não possui, pode se inspirar para criar o seu.

Voltando para os sites de automação, como você deve saber (se não sabia, agora sabe haha) o Gerenciagram têm ajudado muitos negócios a crescer e muitas marcas a se tornarem referência no mercado, por conta da visibilidade que trazem para o perfil de cada um que utiliza este tipo de ferramenta.

O Instagram, sabendo de seu poder de influência, vem se reinventando e adaptando-se para melhor atender seu público.

Foi por isso que criou o Instagram para negócios ou Perfil Comercial, para separar os perfis pessoais dos perfis de negócio.

Além das vantagens, como as métricas para analisar alguns dados de seu perfil.

Métricas como: quantas pessoas viram o seu perfil nos últimos sete dias, quais dias da semana são melhores para postar, com base nos dados que lhe é fornecido sobre os dias da semana que seus seguidores estão mais usando o Instagram, qual o melhor horário, quem visualiza mais seu feed: homem ou mulher.

Stories Insights

São muitas métricas, não só para feed, mas para Stories também, para você que utiliza bastante o Stories em suas vendas visualiazar as métricas é essencial para seu negócio.

Os usuários do Instagram com um perfil comercial podem visualizar insights sobre suas histórias efêmeras.

O Instagram, no entanto, não oferece tais análises para vídeos ao vivo.

Para ver as informações da sua história, comece por visitar o seu perfil.

Em seguida, na parte superior, toque no ícone do gráfico de barras, que o levará às informações gerais do seu perfil.

Role para baixo até a seção “Histórias” e você poderá ver insights de histórias antigas, bem como aquelas que ainda não expiraram.

As métricas do Stories Insight são:

  1. Impressões;
  2. Alcance;
  3. Respostas;
  4. Saídas;
  5. Toca para frente;
  6. Toca para voltar;
  7. Deslize para fora.

Dentro do insight do Stories você tem acesso a essas sete métricas detalhadas.

 

Agora que você já sabe tudo sobre o Instagram, você é um expert nesta rede social!

Espero que tenha gostado desse artigo completo sobre o Instagram e que tenha aprendido e descoberto mais sobre algumas funções que sabemos que existe, mas, geralmente, não sabemos para que serve e acabamos não usando.

Agora você é quase um especialista sobre a rede social mais famosa do mundo!

Deixe-me saber o que você achou desse post comentando aqui abaixo.

Eu sempre quero saber sua opinião =D

 

 

 

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Mísia Karoline

Mísia Karoline

21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.

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