Escolha a fonte mais
confortável pra você:

Ative o modo noturno:

Instagram pode esconder o número de curtidas

Instagram pode esconder o número de curtidas das publicações compartilhadas na rede social

No início desta semana, uma notícia abalou o mundo dos criadores de conteúdo. De acordo com a especialista em engenharia reversa em apps populares, Jane Manchu Wong, o Instagram poderá lançar uma atualização que esconderá os números de likes nas publicações da rede social.

Através do Twitter, a jovem que descobre atualizações meses antes do lançamento oficial apontou que somente o dono das postagens poderá ter acesso a quantidade de curtidas.

Isso porque, hoje, o Instagram é um ambiente onde o senso de competição é altamente valorizado pelas métricas de vaidade.

Ao TechCrunch, o Instagram confirmou que a mudança está em fase de testes internos e que não há previsões se, de fato, a novidade será implementada. “Não estamos dando prioridade para isso no momento, mas explorar formas de reduzir a pressão no Instagram é algo que estamos sempre pensando”, disse um porta-voz da rede social.

Ainda em nota, o Instagram explica que pretende dar mais valor ao conteúdo postado, a fim de fazer com que os usuários se desprendam dos números de uma publicação ou perfil.  “Queremos que seus seguidores se concentrem no que você compartilha, não em quantos likes seus posts recebem”, afirmou.

Embora ainda não esteja confirmada, a novidade poderá afetar o valor dos perfis de digitais influencers e marcas que estão no Instagram. Tal contagem é a verdadeira medida de popularidade desses perfis.

Dessa forma, os criadores de conteúdo deverão lutar para mostrar seu engajamento através dos comentários, uma vez que esta seria a única maneira de verificar a autoridade do perfil, além do número de seguidores.

Instagram poderá passar a esconder o número de curtidas

 

Ambiente nocivo

 

Desde a divulgação maciça de pesquisas que comprovam a nocividade das redes sociais à saúde mental, o Instagram luta para perder o posto da mais agressiva à psique dos usuários, principalmente entre jovens mulheres.

“O Instagram leva facilmente meninas e mulheres a sentirem que se seus corpos não são suficientemente bons”, denuncia um jovem.

Outra afirma que se sente “absurdamente mal” quando uma foto não atinge um número alto de curtidas. “É quase um vício, se eu posto uma foto e ela não bomba eu excluo, pois, se eu deixar ela no meu feed, fico com vergonha e isso me deixa absurdamente mal”, contou.

Kevin Systrom, co-fundador do Instagram, disse em 2016 que a pressão da quantidade de likes foi ímpeto para o lançamento do Instagram Stories.

O lançamento oficial dessa novidade poderia colocar ênfase no verdadeiro sentido da rede social ao ser criada anos atrás: o compartilhamento de arte e autoexpressão através das publicações, sem a necessidade de tornar esse ambiente um concurso de popularidade.

As métrica de vaidade são, na maioria das vezes, um constante lembrete das hierarquias de status que surgiram a partir das redes sociais.

 

E aí, o que você acha do Instagram tentar esconder o número de curtidas das publicações?

 

Deixa aqui nos comentários o que você acha de toda essa polêmica. Acredita que o Instagram vai fazer o bem em esconder o número de curtidas das publicações?

Aproveita e deixa sua avaliação e sugestões de novos conteúdos, tá bem?

Muito obrigado e até qualquer hora.

23 de abril, 2019
Avalie este artigo
Total: 44 Média: 3.9
Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
Ver todos os posts