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Instagram para publicitários: 9 Dicas que vão fazer de você uma grande referência no mercado

Instagram para publicitários: você sabia que o seu perfil pode ser a sua maior vitrine de projetos e trabalhos?

E que dá pra atrair muitos seguidores e transformá-los em clientes através dessa plataforma?

Imagem vetorizada sobre instagram para publicitarios

Acabou isso de achar que Instagram foi feito apenas para fins pessoais.

Hoje, essa é a rede social que cresce de forma disparada no meio dos negócios – inclusive a melhor para empreendedores. Por isso, a plataforma investe cada vez mais em recursos para empresas.

Devido ao seu crescimento (e auge), o Instagram se torna cada vez mais a rede social preferida dos publicitários e marqueteiros, tanto pra fazer novas campanhas quanto para ser sua vitrine de trabalhos e projetos.

O Instagram (para publicitários) pode servir como um grande mostruário do seu portfólio.

Agora toma essas perguntas:

  • Quer ser reconhecido no meio profissional?
  • Quer conseguir mais clientes? 
  • Quer ser referência na sua área de atuação?

 

Se as respostas forem “sim!”, continua lendo este post que eu vou te dar dicas essenciais, dadas por grandes empresas, para você criar o perfil publicitário certo no Instagram.

  1. Dê personalidade ao seu perfil

Pra começar, você precisa elaborar como será o perfil.

  • Qual sua identidade?
  • Qual o seu diferencial?
  • O que você tem a oferecer?

São essas as perguntas que devem estar nessa primeira parte do projeto todo.

O seu perfil precisa ter a sua cara. Os seu seguidores/clientes precisam sentir verdade no que você vai estar passando.

Por isso, você precisa de um nome de usuário massa, né?

Pense em um nome fácil e que tenha a sua cara profissional.

Depois elabore uma biografia que vai prender e fazer qualquer pessoa parar pra ver um pouco do seu trabalho.

Uma boa dica é colocar de onde você é, além de uma outra forma de contato.

Vale usar uma ótima copy!

Em seguida, coloque sua melhor foto de rosto ou da sua logo, mas, como estamos na era da humanização das relações, aconselho uma imagem sua mesmo.

Essas são as primeiras impressões do seu perfil e, por isso, você deve investir nisso da melhor forma possível.

  1. Seu perfil precisa estar em modo comercial/empresa

Este é um dos passos principais do seu perfil, pois será desta forma que as pessoas vão reconhecer a sua conta como profissional.

Para isso, você vai precisar vincular sua conta a alguma fanpage do Facebook.

Caso você não tenha, terá que fazer, porque só será possível ter um perfil comercial no Instagram se a sua conta for vinculada a uma página do Facebook.

  1. Seu Instagram para publicitários precisa ter bons conteúdos

Agora você precisa pensar no seu conteúdo.

O que será postado no seu perfil?

Você quer ter tom humorístico, apenas de trabalho, pessoal… Como será?

Tudo isso precisa ser planejadopara que seu perfil siga uma linearidade e não seja tudo bagunçado.

E nem preciso dizer que o seu conteúdo tem que ter qualidade, né?

Bons posts tendem a terem mais engajamento, além de ser melhor para o próprio Instagram reconhecer a qualidade do seu perfil.

  1. Mantenha a frequência das postagens

Ter uma frequência nas suas postagens é mais do que importante para todo engajamento dar certo.

Os algoritmos do Instagram dão mais visibilidade aos perfis que estão sempre ali na plataforma postando ou interagindo com outras contas.

Ou seja, quanto mais você posta, mais familiaridade com seu público você terá.

Faça com que os seus seguidores/clientes se acostumem com a sua presença. Assim, ficará muito mais fácil para eles saberem quem escolher na hora em que precisarem do tipo de serviço que você oferece.

Uma boa dica, também, é agendar posts para você nunca esquecer ou ficar com preguiça. Leia este artigo que vai te ajudar nessa questão.

 

  1. Faça parceiros

Será que Os Vingadores teriam dado um jeito no Thanos se não estivessem unidos?

Eu acho que não!

A união faz a força, lembra?

Faça amigos no meio. Não veja o outro como concorrência/inimigo.

Olha o mundo da música, onde todo mundo faz música com todo mundo a fim de fisgar novos ouvintes.

Às vezes, quem escuta Justin Bieber sequer sabe quem é Luis Fonsi e, por isso, lançaram o icônico single Despacito.

Essa é uma ótima forma de tornar o seu negócio/perfil muito mais conhecido.

Sem contar que é bom ter um pouco de humildade pra pedir ajuda em algo que você não sabe, por exemplo.

  1. Abuse de todos os recursos que a plataforma proporciona

Se há uma coisa que o Instagram vem fazendo de forma única e eficaz, com certeza, é o aperfeiçoamento dos seus recursos.

Melhorias no Direct do Instagram, como curtir e comentar, facilidade para postagens, etc.

Por isso, use-os da melhor forma possível.

Veja algumas dicas de como explorar melhor desses artifícios:

Imagens

TODAS com qualidade, tá bom?

Se você for mostrar seus projetos e trabalhos no seu perfil, tenha ciência de salvá-los no formato específico para o Instagram.

O mesmo vale para fotografias feitas por você. Preste atenção na iluminação, no enquadramento e se vai harmonizar com o seu perfil.

Lembre-se também de colocar boas legendas, usando uma linguagem mais informal, mas que combine com a imagem.

Vale ressaltar que usar hashtags é um fator que pode favorecer a sua visibilidade. Mas nada de usar 300 delas. Escolha duas ou três, específicas, que casem com o seu perfil.

Vídeos e GIFs

Os GIFs valem para os momentos mais descontraídos, enquanto os vídeos para os momentos em que você queira explicar algo mais detalhado, onde será melhor falar do que digitar (serve pra mostrar umas gracinhas de vez em quando também).

Você pode postar vídeo de até 1 minuto no seu Instagram. Dá pra gravar vídeos curtos de dicas, mostrar melhor os seus projetos e trabalhos, etc.

Stories

Os stories do Instagram servem para você humanizar o seu perfil, para deixar mais comunicativo e próximo do seu público.

Use-o para mostrar o seu dia-a-dia, os bastidores da sua rotina de trabalho… Enfim, o que você achar melhor para interagir com o seus seguidores.

Direct do Instagram

Eu nem vou falar muito desse aqui, sabe por quê?

Porque você vai ler este artigo que eu fiz inteirinho sobre este recurso incrível.

Pode clicar!

Analise as métricas

Este recurso é importantíssimo para você ter noção de como está indo na rede social, além de servir como um guia que vai te mostrar os melhores dias e horários para você postar e interagir.

É ele que vai te dizer também quem é o seu público, como:

  • Homem ou mulher
  • Faixa etária
  • País, estado e cidade
  • Engajamento, alcance, número de curtidas e comentários

E outras coisas.

Mas lembre-se, ele funciona APENAS para os perfis que estão com o modo comercial ativado.

  1. Busque gerenciamento

As plataformas de gerenciamento foram feitas para você que não tem tempo de sobra para fazer, manualmente, as ações de seguir, curtir, deixar de seguir, pois são elas que farão todo esse trabalho.

Além disso, será possível ainda agendar posts e stories e ter acesso a outros tipos de métricas exclusivas.

Já vendendo meu peixe, que não sou besta, o Gerenciagram faz todas essas ações, além de possuir chat online para melhor atender as suas demandas (obrigado, Geo!).

  1. Cerque-se de inspirações

Todos nós sabemos que muitas vezes não conseguimos ter qualquer ideia para criar algo novinho.

Por isso, é muito importante estar atento ao nosso mercado e as novidades que outros profissionais trazem.

Dê um start a sua criatividade toda vez que você achar que está sem recursos mentais para fazer o seu conteúdo.

E pra ficar ainda melhor, separei alguns perfis incríveis que para você seguir no Instagram que vão te ajudar a se inspirar sempre.

Comunicadores

O pessoal do Comunicadores trabalha há mais de 8 anos no mercado, atua também como blog e frisa as tendências de Publicidade, Marketing, novas mídias e tecnologia.

Dão dicas na área de comunicação visual, usam memes e, o mais importante, mostram como anda o mercado publicitário em todo o mundo para inspirar seus seguidores.

Plugicitários

Conhecida pelo tom de humor em suas postagens, a página do Plugcitários pode servir com uma grande fonte de inspiração (e risadas).

Além do blog e de todos os post voltados à área publicitária, esse perfil traz também grandes exemplos de fotografia, games, músicas, filmes, etc.

B9

Como eles mesmos dizem, o B9 é um posto avançado de comunicação, cultura digital, inovação e negócio.

Reúnem grandes conteúdos para inspirar seus seguidores através de fotografias, artes, memes e dicas na área de marketing e publicidade.

Universitário Publicitário

Além de um blog incrível e superinterativo, voltado para a área de publicidade, o perfil da Universitário Publicitário no Instagram dá dicas pra quem tá começando usando um humor único e saudável.

Vale ressaltar que eles foram o primeiro canal de Publicidade no YouTube, onde mostram o mundo da propaganda do nosso país.

  1. Mantenha-se atualizado

A dica acima, sobre seguir perfis que te inspiram, serve justamente para este tópico.

Manter -se rodeado de informações e atualidades te dará o start criativo que você precisa para criar novos trabalhos e dar continuidade àqueles que você não consegue tirar do papel.

Por isso, busque sempre estar ciente do que está acontecendo no mundo publicitário.

Veja matérias, vídeos, podcast e artigos de toda parte do mundo.

Isso fará também com que você esteja à frente das pessoas que estão acostumadas com o agora.

Esteja no futuro!

Agora beba um café, anote tudo e ponha em prática todas as dicas acima, beleza?

Ah, e volta aqui pra me contar o que você faz de diferente no seu perfil, quais os métodos que você mais gosta e deixa dicas de perfis que você se inspira.

Outra coisa, pode deixar sugestão de temas pro blog também. O que você quer saber?

Muito obrigado e até mais!

20 de junho, 2018
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Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
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