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Instagram Insights: o que é, como usar e como analisar?

Acompanhar as métricas nunca foi tão fácil com a função Instagram Insights. Os dados ajudam você a entender seu público. Mostra de forma prática como analisar cada função, descobrir quem é seu público e quando estão online.

Quando se trata de mídia social, nosso apego aos dados não some. É por isso que gostamos de análises e insights – ou, deveríamos gostar.

As métricas ajudam você a avaliar o impacto de seus esforços de marketing em diferentes canais para ver se há algo que você precisa fazer de forma diferente para melhorar.

Como segmentar um público diferente, postar em um determinado horário ou experimentar um novo formato de conteúdo.

Mais uma razão para mudar sua conta para um perfil comercial no Instagram.

Vou te apresentar um pouco sobre como é o Instagram Insights, como funciona, como usar, o que quer dizer cada função, entre outros recursos, como a nova plataforma de análises, Analisegram.

Gostou da última novidade? Então, continue por aqui e aproveite para saber mais!

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O que é o Instagram Insights?

É uma ferramenta dentro do próprio aplicativo do Instagram que permite que você obtenha dados sobre:

  • Impressões;

  • Alcance;

  • Cliques no site;

  • Visitas no Perfil;

  • Seguidores.

Como posso ter?

Para usar as funcionalidades do Instagram Insights você precisa ter um perfil público e ativar o perfil para negócios, pois é nessa função que está disponível esta ferramenta.

Caso você não tenha ativo, basta ir em configurações do seu perfil (botão com o símbolo de uma ferramenta) e selecionar a opção “Mudar para o perfil comercial”.

O Instagram irá pedir que conecte com sua conta do Facebook, caso não tenha uma conta no Facebook, o Instagram irá direcionar você a criar uma.

Depois disso, é só alterar qualquer informação de contato na página “Configurar seu perfil comercial” e toque em “Concluído”.

Feito isso, já pode desfrutar do Instagram Insights!

Como usar o Instagram Insights?

Para visualizar informações sobre sua conta geral do Instagram, comece visitando seu perfil e no canto superior direito da tela tem um gráfico, você clica nele para ter acesso às métricas.

Instagram Insights

Como analisar cada métrica?

A partir daí, você verá algumas informações gerais sobre como as pessoas estão interagindo com seu perfil, como quantos seguidores você ganhou ou perdeu na última semana.

Instagram Insights

Em seguida, entraremos nas informações de perfil mais específicas que você pode explorar.

  1. Impressões

Essa percepção representa quantas vezes seus anúncios apareceram nas telas dos usuários. 

  1. Alcance

Essa percepção reflete o número de usuários únicos que viram suas postagens no Instagram. 

  1. Cliques no site

Essa percepção reflete o número de vezes que todos os links incluídos no perfil da sua empresa foram clicados.

  1. Visitas de perfil

Essa percepção reflete o número de vezes que seu perfil foi visualizado. 

  1. Seguidores

Essa percepção reflete quantos seguidores você ganhou ou perdeu na última semana.

Bem como, os horários médios do dia em que seus seguidores estão usando o Instagram – dados que podem ser altamente benéficos ao planejar postagens.

Como usar o Instagram Post Insights

Para visualizar insights sobre uma postagem específica do Instagram, comece visitando seu perfil.

Toque na postagem que você gostaria de analisar e, em seguida, clique em “Ver Informações” abaixo da imagem.

Instagram Insights

Você também pode ter promovido certa postagem – se for esse o caso, um ícone de seta que se parece com isso será exibido.

Para essas postagens, você pode ver informações sobre a versão original da postagem ou sobre as específicas da promoção.

Para o último, toque em “Promoção”.

Em seguida, entraremos nos insights de postagem mais específicos que você pode explorar.

  1. Like: Este fala por si e reflete o número de usuários que curtiram sua postagem.
  1. Comentários: Assim como nos curtir, essa percepção reflete o número de comentários deixados em sua postagem.
  1. Salvos: O número de usuários ou contas exclusivos que salvaram sua postagem ou clicaram no ícone semelhante a um favorito que apareceu abaixo dela nos feeds.
  1. Interações: Esses insights indicam o número de ações que os usuários realizaram em seu perfil como resultado da visualização de sua postagem, como acessar seu perfil e realizar uma ação, como clicar no link do site ou seguir você.
  2. Descoberta: Como o nome pode sugerir, esses insights indicam onde sua postagem foi vista – ou descoberta -, incluindo quantas contas ainda não estavam sendo exibidas quando eles viram a postagem pela primeira vez.

Esta seção inclui métricas em Impressões, que refletem o número de vezes que sua postagem foi descoberta em um lugar específico no Instagram, como o feed inicial do usuário, uma pesquisa, seu perfil, uma tag de local ou uma hashtag.

Os insights de descoberta também incluem dados no alcance de uma postagem – o que reflete o número de contas exclusivas que viram sua postagem.

Como usar o Instagram Stories Insights?

Por fim, os usuários do Instagram com um perfil comercial podem visualizar insights sobre suas histórias efêmeras.

O Instagram, no entanto, não oferece tais análises para vídeos ao vivo.

Para ver as informações da sua história, comece por visitar o seu perfil.

Em seguida, na parte superior, toque no ícone do gráfico de barras, que o levará às informações gerais do seu perfil.

Role para baixo até a seção “Histórias” e você poderá ver insights de histórias antigas, bem como aquelas que ainda não expiraram. Em seguida, entraremos nos conhecimentos mais específicos da História que você pode explorar.

  1. Impressões

Essa percepção representa quantas vezes sua história foi vista.

Ao visualizar essas informações, lembre-se de que você pode adicionar várias imagens ou vídeos à sua história.

Quando você faz isso, cada parte do conteúdo visual da sua história é contada como uma única foto ou vídeo em sua postagem.

Digamos que você adicione seis fotos à sua história. Se alguém visualiza apenas um ou visualiza todos os seis, o Instagram conta apenas toda a sua História, tendo recebido uma impressão.

O mesmo vale para o conteúdo da história que foi visto por um único usuário mais de uma vez.

O Instagram ainda conta apenas essa interação, já que toda a História recebeu uma impressão.

     2. Alcance

Essa percepção reflete o número de usuários únicos que viram sua história. 

     3. Taps Forward

Essa percepção reflete o número de vezes que um usuário toca sua foto ou vídeo da história para pular para a próxima mídia. 

     4. Taps Back

Essa percepção reflete o número de vezes que um usuário toca sua foto ou vídeo da história para voltar à mídia anterior. 

     5. Respostas

Essa percepção reflete o número de vezes que os usuários enviam mensagens por meio da caixa de texto “Enviar mensagem” em sua história. 

     6. Deslize para fora

Essa percepção reflete o número de vezes que os usuários passam para passar para a próxima história da conta. Isso não deve ser confundido com “Taps Forward”, o que reflete o avanço dos usuários para sua próxima mídia Story. 

     7. Exits

Essa percepção reflete o número de vezes que um usuário sai da seção Histórias para retornar ao feed inicial.

Analise algumas métricas de seu perfil fora do aplicativo do Instagram

Achou que conseguiria analisar todas as métricas de seu perfil dentro do próprio Instagram? Pois se enganou!

Agora você tem a oportunidade de analisar métricas a mais e comparar seu perfil com o de outros através do Analisegram.

Analisegram é uma plataforma completa, nela há informações básicas, como número de seguidores, número de posts e, a melhor parte, taxa de engajamento de seu perfil.

A taxa de engajamento nada mais é do que a média de curtidas somada a média de comentários dividida pelo número de seguidores.

Você pode verificar esses números separadamente e já com o cálculo. Além de acompanhar o crescimento de seguidores em seu perfil.

Outros recursos importantes são top 3 de posts mais curtidos, hashtags mais usadas e perfis mais marcados em suas fotos.

O melhor de tudo é que esta plataforma é 100% gratuita para que você possa ter o maior crescimento de engajamento em seu perfil do Instagram. Não é demais? Então aproveite bastante!

Espero que tenha aprendido e gostado de saber sobre o Instagram Insights e algumas de suas funcionalidades.

E se você gostou deste artigo não esquece de avaliá-lo, tá bem?! Ele não vale menos de 5 estrelas. rsrs

Compartilha comigo se você usa essa função e se serve para você, eu quero muito saber!

Até breve! =D

10 de outubro, 2018
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Mísia Karoline
Mísia Karoline
21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.
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