Escolha a fonte mais
confortável pra você:

Ative o modo noturno:

Google Adwords

Google Adwords: Entenda o que é e como utilizá-lo

google adwords: teste grátis no gerenciagram

O Google Adwords é a ferramenta de anúncios pagos do Google, uma das maiores empresas de informação do mundo. Por meio dela, uma organização consegue aumentar a visibilidade do seu site, e a cobrança por isso é feita de acordo com o acesso das pessoas ao seu anúncio.

A publicidade feita no Google Adwords é responsável por 95% da receita do Google, segundo dados divulgados pela Wishpond em 2018.

Isso mostra a importância dos diversos anúncios disponíveis em plataformas de comunicação, compostas por computadores, tablets e smartphones.

A ferramenta possibilita uma notoriedade maior para o seu site, e isso acontece em um curto período de tempo. Para entender ao certo o que são esses anúncios, podemos pensar em algo prático, pois você com certeza já viu algum deles quando estava navegando na internet.

Pense nas pesquisas que já fez! Ao procurar alguma coisa, por exemplo a palavra “mudança”, os primeiros resultados aparecem indicando a palavra anúncio antes do nome do site, já reparou alguma vez?

Essa é uma das formas de atuação do Google Adwords, pois, as empresas que aparecem no topo pagaram por aquela posição.

Por isso, diferentemente da busca orgânica (sites que conquistaram relevância na internet a longo prazo e sem pagar por isso), que posiciona os sites por meio de estratégias de programação e conteúdos, a otimização por SEO, os anúncios não demoram para alcançar o destaque, e ficam no topo enquanto o cliente estiver pagando a campanha.

Os anúncios do Google Adwords estão em diversos lugares na internet, e iremos conferir quais são esses locais a seguir:

 

Onde o Google Adwords é utilizado?

 

Os anúncios dessa ferramenta de publicidade funcionam da seguinte maneira: o Google Adwords expõe o link da empresa anunciante em alguns canais vinculados ao Google, considerando o assunto do anúncio com o tipo de público que deverá visualizar. 

Por isso, se achar que em algum momento um anúncio e ele estiver mostrando exatamente um produto que você deseja, como um tênis ou um smartphone novo, não se espante!

Essa é uma função desempenhada pelos algoritmos do Google. Essa ferramenta, que também é chamada de “Robô do Google” é os responsável pela seleção dos resultados das buscas sempre que você pesquisa, mostrando assim todos resultados orgânicos e pagos.

Por isso, se tiver a impressão de que o Google sabe o que você gostaria de ter, é porque realmente sabe. As pesquisas realizadas são processadas, e com isso, os anúncios proporcionados pelo Google Adwords apresentam algum produto que você já tenha pesquisado ou demonstrado interesse em algum momento.

Atualmente, as 4 formas de anunciar no Google Adwords são: 

 

Rede de Pesquisa

google adwords: gerenciagram

Entre todos, esse é o principal canal de divulgação de publicidade do Google. Se trata das páginas de resultado no buscador do Google, que é o mais conhecido do mundo.

Os primeiros resultados que aparecem antes da busca são anunciantes, e o custo para se manterem ali é baseado em cada clique ou vezes em que aparecem para alguém.

Por exemplo, se pesquisar a respeito de “lojas de tinta” e a primeira empresa que aparecer for um anúncio, o valor dele é cobrado a partir do momento que o usuário clicar para entrar ou simplesmente conseguir visualizar o seu site.

Para isso, os anúncios que aparecem lá precisam possuir relação com o que o usuário pesquisou. 

 

Rede de Display

Com a rede de display os anúncios são mostrados para os usuários por meio de outros sites e blogs que utilizem o formato da rede de anúncios do Google Adwords.

Os anúncios costumam aparecer quando você entra em alguma notícia na internet, ou está lendo algum conteúdo de blog, por exemplo. Um banner aparece com um anúncio, contendo informações de alguma empresa ou serviço.

Com isso, os anúncios desses lugares tem a finalidade de promover a marca e atingir o maior número de pessoas para a página do anunciante.

 

Youtube

google adwrods

O Youtube pertence ao Google e é o site de vídeos mais acessado do mundo. Por este motivo, ele também é usado para promover anúncios do Google Adwords.

Os anúncios do Youtube são feitos antes dos vídeos, com a condição de pular para o vídeo após uma breve introdução do anunciante.

Os primeiros 5 segundos são obrigatórios, no entanto, após isso o usuário pode pular e ir para o vídeo que desejava assistir.

Além disso, no Youtube alguns anúncios também aparecem durante os vídeos, assim como banners pequenos na parte inferior da tela, com o intuito de levar o público do vídeo para o site do anunciante.

 

Aplicativos

Um outro local que possibilita utilizar os anúncios do Google é o espaço destinado a isso nos aplicativos de smartphones e tablets.

Neles, as publicidades são exibidas quando o usuário usa algum aplicativo, como os jogos ou utilitários. Alguns são vídeos que aparecem enquanto usam o app, e outros, um banner que aparece e fica por um tempo limitado.

Geralmente, esses anúncios funcionam como uma espécie de “condição”. Os usuários podem ter o aplicativo gratuitamente, e só precisam assistir algumas dessas publicidades eventualmente.

 

Como, por que e quanto custa anunciar no Google Adwords?

 

Para dar o primeiro passo e utilizar a propaganda paga do Google, é importante entender como funciona: é uma espécie de leilão.

Por isso, os anunciantes sempre concorrem entre si para que as campanhas promocionais da sua empresa tragam maior visibilidade.

A diferença para um leilão comum, como o de carros, por exemplo, é que por mais que faça  a diferença manter lances altos, ter o maior lance não é garantia de visibilidade sobre os demais anunciantes.

Isso acontece porque a qualidade do anúncio também é levada em consideração para o ranqueamento do Google.  

A medição desse esse rank é feita com uma nota de 1 a 10, e leva em consideração as palavras-chave utilizadas de acordo com o segmento.

Por isso, alguém que pagar o dobro ou triplo do valor que você paga, não resultará necessariamente, que irá aparecer mais que o seu site.

Ou seja:

mesmo que um anunciante pague mais, seu anúncio ainda pode ganhar mais destaque por ser mais qualificado e estruturado corretamente.

Além disso, os resultados ao utilizar a ferramenta do Google Adwords aparecem mais rápido, pois, diferente do posicionamento orgânico que demanda pelo menos alguns meses e depende de uma boa estratégia para alcançar as primeiras posições nas buscas, o seu site se destaca assim que a campanha começar.

Além disso, outra vantagem do Google Adwords é o fato do anúncio não ser muito caro. Ele pode ser feito de acordo com a quantidade que você tiver disponível, e ao ser comparada com os investimentos em mídias tradicionais, como revistas, televisão ou rádio, custa bem menos.

Para isso, não existe um valor fixo para anunciar. O usuário paga por todas as vezes que é mencionado nos resultados da busca ou quando o usuário de fato entrar no site.

Esses são os chamados CPC (custo por clique), quando o cliente clica no anúncio e CPI (custo por impressão), que são as vezes em que o anúncio é exibido nas buscas de alguém.

 

Aproveite as plataformas do Google para ajudar seu negócio

 

O Google é a maior empresa da internet em todo o mundo, e o principal motivo é o seu mecanismo de busca. 

Por isso, o Google Adwords é uma maneira de conseguir visibilidade para a sua empresa, de uma forma rápida e por um baixo custo.

Existem 4 formas de se utilizar essa ferramenta, e são elas: a rede de pesquisas, a rede de display, o Youtube e os aplicativos de dispositivos móveis.

Em essência, o Google Adwords funciona como um leilão, no entanto, existe uma pequena diferença estratégica determinante, e por este motivo, pagar mais não significa maior visibilidade. A qualidade do anúncio em conjunto ao pagamento, sim.

Anunciar por meio dessa ferramenta, além de ser alcançável a um baixo custo, é uma forma de chegar ao seu público-alvo sem precisar dos veículos de propaganda tradicionais, como revistas, rádio e televisão.

Utilizar o Google Adwords depende de poucos investimentos e uma boa estratégia. Com isso, e por ser uma ferramenta prática e acessível, seu negócio consegue melhorar sua visibilidade na internet, atrair mais clientes e aumentar os lucros.

 

E aí, o que achou deste artigo?

 

Mas agora que entendemos o que é e como funciona o Google Adwords, o que acha de uma campanha para a sua empresa alavancar a imagem na internet?

Deixe suas dúvidas no comentários e não se esqueça de avaliar o nosso conteúdo.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

25 de junho, 2019
Avalie este artigo
Total: 7 Média: 2.7
Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
Ver todos os posts