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Ganhar seguidores no Instagram: 13 Formas para bombar na rede social

Esse guia é pra você que deseja ganhar seguidores no Instagram. Sério!

Existem algumas formas de conseguir mais público, jeitos desonestos, como através da compra de seguidores.

Mas qual o seu objetivo? Aumentar o número de seguidores que realmente se interessarão pelo seu conteúdo e se envolverão com a sua marca?

Espero que tenha isso em mente, pois esse é o único pensamento que você deve ter ao criar estratégias que darão resultados reais ao seu perfil.

Pra te ajudar, vou mostrar 13 formas de ganhar seguidores reais no Instagram.

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  1. Tenha uma estratégia clara

Se você não tiver planos, tudo o que foi investido será desperdiçado.

Suas estratégias para o Instagram devem conter:

  • Quem é o seu público-alvo? Conhecendo sua audiência, você conseguirá encontrar a sua voz. Se você pode encontrar a sua voz, você pode atingir a sua audiência. Quantos anos eles têm? De onde são? Como eles usam o Instagram? Quais são as suas dores e necessidades?
  • Quais são os seus objetivos? Suas metas devem estar alinhadas aos seus objetivos de marketing. Com objetivos, você consegue traçar melhor o seu caminho.
  • O que você quer entregar? Talvez você queira mostrar os bastidores da sua empresa ou do seu dia-a-dia. Tenha em mente o que você pode e quer entregar para o seus seguidores. Lembrando que isso deve estar baseado na necessidade deles.
  • Estética da sua marca. Tenha uma aparência e uma personalidade consistente. Suas postagens devem ser facilmente reconhecidas pelo seu público.

Leia este artigo sobre como criar uma estratégia de social mídia em 8 passos fáceis.

 

  1. Seja atraente

Um bom conteúdo faz com que as pessoas interajam com você, seja curtindo, comentando ou marcando amigos. Dessa forma, você aumenta o seu alcance e ganhar mais seguidores.

A chave para ter um bom conteúdo é seguir o que eu falei logo lá no início: conheça o seu público.

A partir disso, você consegue entender o que eles querem ver no Instagram.

Invista em bons conteúdos e em legendas que chamem para uma ação.

 

  1. Se promova em todo canto

É importante ter um perfil totalmente detectável.

Se você já tem uma audiência em outras redes sociais, informe em todas elas sobre a sua presença no Instagram.

Compartilhe um link do seu perfil no Facebook, por exemplo, e faça a melhor call-to-action para as pessoas que ainda não te segue no Instagram visitarem seu perfil.

 

  1. Use hashtags relevantes

Usar hahstags tornará as suas postagens mais detectáveis para as pessoas que estão pesquisando pelo tipo de conteúdo ou serviço que você oferece.

Encontre e use as que são mais populares relacionadas ao seu segmento.

No Instagram, há uma função de pesquisa por hashtags, onde você consegue encontrar qualquer tag que desejar, ver quantas publicações existem em relação à determinados assuntos e até segui-las.

Você pode optar, também, por criar a sua própria hashtag, como no caso da GoPro, que criou a tag para as pessoas compartilharem os seus momentos usando uma de suas câmeras super resistentes.

Mas tome cuidado, usar muitas hashtags pode dar impressão de spam para quem está vendo o seu conteúdo.

 

  1. Dê mais atenção à aba explorar

O explorar do Instagram é aquela aba, com um símbolo de lupa, onde você encontra um  monte de publicações de perfis que você não segue, mas que tem muito a ver com as suas atividades na plataforma.

Além das fotos e vídeos, é possível ver stories também, como os principais da sua cidade, por exemplo.

Interaja com as publicações do explorar e considere pensar em criar estratégias para estar lá.

Temos um artigo completo mostrando como você pode aparecer nessa aba tão diversa. Clique aqui.

 

  1. Siga perfis relevantes

Não fique esperando que as pessoas venham até você. Encontre perfis relevantes para o seu conteúdo e siga todos eles. Isso vai fazer com que você apareça sempre nas sugestões do Instagram.

 

  1. Timing

Existe uma grande diferença entre sobrecarregar os seus seguidores e engajá-los. É por isso que ter controle é essencial.

Se você está sendo seguido, é porque as pessoas querem ver o que você tem a oferecer.

Seu público quer conteúdo. Conteúdo traz engajamento. Engajamento dá alcance. Alcance gera seguidores e leads.

Reflita.

 

  1. Descubra seu melhor momento

Você precisa saber qual é o horário ideal para você postar no Instagram.

Para saber isso, basta ver as suas métricas e descobrir quais os melhores dias e horários para você.

Após achar esses dados, crie estratégias para se manter sempre ativo nesses momentos.

Uma boa dica é agendar posts, pois pode acontecer de você não estar disponível naquele momento. Por isso, invista em uma plataforma que faça esse serviço por você.

Temos um artigo inteirinho sobre isso, confira!

 

  1. Tenhas as melhores legendas

Embora tudo pareça ser visual, as suas legendas podem fazer toda a diferença em um post.

Serão elas que vão fazer os seus seguidores interagirem ou não com você.

Por isso, tenha em mente:

  • Palavras mais importantes devem estar no início. Coloque as informações mais importantes sempre na primeira linha, se possível, pois, se você deixar para o fim, há um grande risco dessas palavras não serem lidas.
  • Faça perguntas. Isso faz com que o público sinta vontade de te responder e sabemos que quanto mais comentários, mais engajamento e alcance você terá.
  • Use emojis. Apesar de ainda serem vistos de uma forma negativa por muitas pessoas, os emojis são uma ótima saída para chamar mais atenção. Sem contar no ar divertido e simpático que dão aos posts.

Se você quiser mais dicas sobre legendas, leia este artigo.

 

  1. Tenha uma ótima primeira impressão

A primeira impressão é sempre a que fica, lembra? As primeiras informações do seu perfil farão parte de todo o primeiro palpite que terão sobre você.

Quem seguiria alguém que não passa um pingo de credibilidade?

Considere uma boa elaboração para:

  • Foto do perfil: nítida, com boa qualidade e de fácil reconhecimento;
  • Biografia: mostre quem você e o que você faz logo de cara. Aproveite para mostrar diferenciais e prêmios que a sua marca já ganhou.
  • Nome de usuário: se possível, use o mesmo nome das outras redes sociais. Isso fará com que o seu perfil se torne mais detectável.
  • Nome: vale incluir palavras-chave, pois quando alguém pesquisar pelo seu segmento, você será encontrado com mais facilidade.

 

  1. Localização

Se você tem um negócio físico, com local, poste sempre a sua localização e incentive os seus seguidores ao fazerem o mesmo quando estiverem no seu endereço.

Esse tipo de dado faz com que os seus conteúdos sejam mais entregues, até pra quem não te segue. Inclusive, aumentando a suas chances de aparecer na aba explorar.

 

  1. Faça sorteios

Uma das nossas primeiras postagens aqui do blog foi sobre sorteio no Instagram e, nele, você pode conferir como fazer um sorteio de sucesso.

Mas resumindo… Um sorteio no Instagram pode gerar muito mais seguidores do que você imagina, pois há um ciclo de marcação de perfis intenso.

Fulano marca beltrano, que marca cicrano e por assim vai.

Leia nosso artigo e veja outros benefícios.

 

  1. Esteja atentos as métricas

As métricas do Instagram vão dizer se as suas estratégias estão dando certo ou não.

Analisar todos esses dados fazem toda diferença, pois a partir dessas informações você conseguirá entender quais os conteúdos estão recebendo mais engajamento e alcance.

Através das métricas, você tem acesso à dados como:

  • Visitas no perfil
  • Alcances
  • Ganho e perda de seguidores
  • Engajamento
  • Impressões

E todas as informações necessárias para conhecer o seu público, como disse lá no primeiro tópico.

 

Agora é com você!

 

Agora que você já sabe como ganhar mais seguidores no Instagram, ponha todas as dicas em prática e volta aqui pra me dizer o que achou, tá certo?

Pode deixar aqui nos comentários que tipo de conteúdo você quer ver por aqui. Podemos dar várias dicas sobre Instagram.

Será uma honra poder te ajudar.

Muito obrigado e até qualquer hora.

 

26 de setembro, 2018
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Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
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