//

Escolha a fonte mais
confortável pra você:

Ative o modo noturno:

Fim das curtidas: Instagram começa a esconder o número de likes

Fim das curtidas: Instagram começa a esconder o número de likes das publicações

O Instagram iniciou nesta quarta-feira (17) os testes para esconder o número das curtidas de fotos e vídeos publicados na rede social. A iniciativa já havia passado pelo mesmo procedimento em outros países, como Canadá e Estados Unidos.

Em nota, o Instagram explica que a decisão pretende dar mais valor ao conteúdo postado, com o objetivo de fazer com que os usuários se desprendam dos números de uma publicação ou perfil.  “Queremos que seus seguidores se concentrem no que você compartilha, não em quantos likes seus posts recebem”, aponta.

A partir de agora, somente os donos da postagem poderão ver a quantidade de curtidas. No entanto, a lista de likes continuará disponível para todos.

A visualização ficará assim:

Fim das curtidas: Instagram começa a esconder o número de likes

Embora ainda esteja em fase de teste, a novidade poderá afetar o valor dos perfis de digitais influencers e marcas que estão no Instagram. Tal contagem é a verdadeira medida de popularidade desses perfis.

Dessa forma, os criadores de conteúdo deverão lutar para mostrar seu engajamento através dos comentários, uma vez que esta seria a única maneira de verificar a autoridade do perfil, além do número de seguidores.

Para Pedro HMC, YouTuber e influenciador, a medida pode prejudicar o seu trabalho, uma vez que essa contagem mostra o seu valor ao público e aos patrocinadores. “Muitas vezes, como influenciador, acabo alterando meu conteúdo por saber que algo dá mais ou menos engajamento e isso publicamente me prejudica, já que o número de views ou likes acaba sendo inevitavelmente sua ‘moral’ perante não só o público, mas também patrocinadores na Internet”, disse.

No entanto, ele ressaltou que o fim das curtidas pode ser interessante e bem-vindo, já que o intuito é dar mais valor ao conteúdo de uma publicação. “Acho que a medida pode ser um teste interessante pra ver o quanto a gente se preocupa com quantidade (números, likes que impressionem) ou com a qualidade (o conteúdo de um post). Se ajudar, de fato, o conteúdo a se sobrepor aos números, acho que será bem vindo”.

 

Ambiente nocivo

 

Desde a divulgação maciça de pesquisas que comprovam a nocividade das redes sociais à saúde mental, o Instagram luta para perder o posto da mais agressiva à psique dos usuários, principalmente entre jovens mulheres.

“O Instagram leva facilmente meninas e mulheres a sentirem que se seus corpos não são suficientemente bons”, denuncia uma jovem.

Outra afirma que se sente “absurdamente mal” quando uma foto não atinge um número alto de curtidas. “É quase um vício, se eu posto uma foto e ela não bomba eu excluo, pois, se eu deixar ela no meu feed, fico com vergonha e isso me deixa absurdamente mal”, contou.

Kevin Systrom, co-fundador do Instagram, disse em 2016 que a pressão da quantidade de likes foi ímpeto para o lançamento do Instagram Stories.

O lançamento oficial dessa novidade poderia colocar ênfase no verdadeiro sentido da rede social ao ser criada anos atrás: o compartilhamento de arte e autoexpressão através das publicações, sem a necessidade de tornar esse ambiente um concurso de popularidade.

As métrica de vaidade são, na maioria das vezes, um constante lembrete das hierarquias de status que surgiram a partir das redes sociais.

 

fim das curtidas no instagram: teste grátis no gerenciagram

 

E aí, o que você acha do fim das curtidas?

 

Deixa aqui nos comentários o que você acha de toda essa polêmica. Acredita que o Instagram vai fazer o bem em esconder o número de curtidas das publicações?

Aproveita e deixa sua avaliação e sugestões de novos conteúdos, tá bem?

Muito obrigado e até qualquer hora.

17 de julho, 2019
Avalie este artigo
Total: 17 Média: 4.2
Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
Ver todos os posts