//

Escolha a fonte mais
confortável pra você:

Ative o modo noturno:

explorar do instagram: imagem vetorizada

8 Dicas para aparecer no explorar do Instagram

A aba explorar do Instagram é um verdadeiro mostruário de pessoas, receitas, animais e empresas.

Estar nessa página é o sonho de qualquer marca. Afinal, quem não quer ser visto e notado por milhares de pessoas diariamente?

Porém, isso exige muito mais do que sorte.

Ter a sua marca bem posicionada na página explorar do Instagram pode gerar novos públicos e um tráfego constante em seu perfil.

Por isso, considere pensar em estratégias para estar lá.

Neste artigo, eu vou te mostrar como usar esse recurso ao favor do impulsionamento da sua marca no Instagram.

Além disso, vou te ensinar como alcançar leads por meio dessa página – que faz a gente passar horas e horas rolando quase todo o seu conteúdo.

 

O que é a aba Explorar do Instagram?

 

É nessa página que você vai encontrar tópicos selecionados de várias comunidades do Instagram e o conteúdo que a plataforma acredita ser relevante para você, ou seja, posts baseados nos seus likes e relacionamentos com outros perfis – o lugar mais honesto da internet.

Para ter acesso a essa página, basta clicar no ícone de lupa que fica entre o atalho para a página inicial e o de fazer uma postagem.

Ao contrário do seu feed, essa aba não se limita as pessoas que você segue ou se relaciona.

O explorar do Instagram também inclui stories de perfis que o Instagram considera interessante, de cidades e/ou locais e os principais ao vivo do momento.

Creio que você já entende como isso tudo funciona visualmente, mas agora quer saber como faz para exibir a sua marca nessa página tão acessada, não é mesmo?

Continue lendo para aprender como tudo é cuidadosamente selecionado.

 

Como o conteúdo é escolhido?

 

Quando se trata do tipo de conteúdo que aparece na aba Explorar de cada um, os dados são ótimos.

O Instagram personaliza o conteúdo de cada usuário, se baseando em fatores como curtidas, pesquisas e contas que você segue e interage.

Embora não se saiba com exatidão como funcione essa triagem de conteúdo, os algoritmos, provavelmente, favorecem contas das seguintes maneiras:

  • Conteúdo com alto envolvimento
  • Conteúdo semelhante às contas que você já segue
  • Conteúdo semelhante ao que você interagiu anteriormente

Com o tempo, o Instagram vai reconhecendo os padrões que cada usuário está envolvido e mostra conteúdos com base nos fatores citados.

Vale lembrar que o Instagram também analisa como contas semelhantes à sua se comportam e faz suposições acerca disso.

Segundo a revista norte-americana Wired, voltada a assuntos como tecnologia, entretenimento, etc, “fazer esse trabalho requer o máximo de conteúdo possível – quanto maior a biblioteca, maior será o seu compartilhamento”.

 

4 Formas para obter suas postagens na aba Explorar do Instagram

 

Agora que você já entendeu um pouquinho mais sobre como tudo isso acontece, eu vou te mostrar 4 jeitos para você juntar tudo e ter as suas publicações na página do explorar.

 

Conheça o seu público-alvo

Você não tentaria vender um pente para um homem careca, não é?

Para vender ou oferecer produtos e se conectar com o seu público, é preciso compreendê-los – o que o meus clientes precisam e como minha empresa pode ajuda-los.

Pense nas seguintes perguntas:

  • Quem é o meu alvo?
  • Que tipo de coisa lhe interessa?
  • Quem ele segue?
  • Como é o seu perfil no Instagram?

Pense em qual perfil você quer aparecer na página explorar.

Que tipo de conteúdo essa pessoa gostaria de encontrar? Crie uma persona para esse indivíduo. Leia este artigo e saiba como alcança-lo.

Depois de conhecer o seu público-alvo, tá na hora de saber mais sobre suas dores e desejos.

 

Escute-os

A escuta pode fazer uma super diferença entre o seu conteúdo ser ignorado ou compartilhado.

Você precisa observar o que o seu público está consumindo e envolvido para adaptar os seus conteúdos aos gostos deles.

Caso você esteja seguindo contas relevantes ao seu segmento de mercado e ao seu público-alvo, sua própria aba explorar te dará dicas do que fazer para chegar até lá.

 

Se ligue na sua própria página do explorar

Quais os temas que mais surgem? Qual a estética dominante? Quais os seus gostos? Essas são perguntas para se ter em mente sempre.

 

Pesquise

Use o recurso de pesquisa para ver qual tipo de conteúdo é mais popular na sua região.

Vá até a página de “Locais” e, em seguida, observe quais os conteúdos mais curtidos e relevantes. Atente-se também aos lugares que aparecem em primeiro lugar.

 

Stalker time

Quer ficar sabendo quem os seus seguidores estão curtindo, seguindo e comentando? Vá até a página de like, depois, no canto esquerdo na parte de cima, clique em “Seguindo” e veja tudo isso.

É importante saber quais são os posts que o seu público está interagindo.

 

Use hashtags

Embora exista uma relação de amor e ódio entre os usuários para com as hashtags, elas são essenciais para as estratégias de alcance nas redes sociais.

Elas são a melhor maneira de fazer com o que conteúdo seja descoberto, além de evitar que as suas publicações se percam no meio das bilhares existentes por lá.

Basicamente, são as hashtags que facilitam o seu trabalho, permitindo que o seu público-alvo chegue até você.

Elas ajudam os seus posts a serem encontrados por aqueles que pesquisam.

No entanto, você precisa saber o jeito certo e o errado de usá-las no Instagram para garantir a sua ascensão.

O que fazer o que não fazer com as hashtags:

  • Não ponha hashtag em tudo o tempo todo
  • Não tenha mais hashtags do que palavras em suas legendas
  • Seja específico
  • Não crie hashtags irrelevantes para o seu perfil

Mantenha o foco nessas perguntas na hora de montar a sua estratégia de tags e verá um de seus posts na aba explorar rapidinho.

 

Incentive o engajemento e a descoberta

Faça o possível para aumentar o engajamento dos seus posts,  para o seu público-alvo encontrar o seu perfil com mais facilidade.

Quanto mais curtidas e comentários sua publicação tiver, mais chances ela terá de aparecer na aba explorar do Instagram.

Ao postar um vídeo ou uma foto, pense em como você pode ter contas relevantes interagindo com você.

Por exemplo, se a sua loja de roupa estiver compartilhando uma foto de um look, marque todas as marcas que estão sendo usadas para aquela foto.

Você pode marcar também revistas de moda, influenciadores e outros perfis que tenha o mesmo conteúdo que o seu.

Se você for postar um stories da sua marca, insira o sticker de localização e/ou menção para marcar outras contas relevantes.

Com isso, as chances de você aparecer nos principais stories da aba explorar aumentam bastante.

Além do que, com a atualização que permite que a conta mencionada nos stories possa compartilhar no próprio perfil, sua visibilidade pode ficar ainda maior.

 

Público-alvo, me nota!

 

Eu nunca te pedi nada!

Ser visto e notado por leads é o sonho de qualquer marca que aposta cada vez mais em estratégias para o Instagram.

Por isso, siga todas essas dicas e terá um bom resultado em breve.

Agora, faça o favor de me notar também, né?

Deixa aqui nos comentários o que você achou do conteúdo e quanto tempo você passa rolando a sua aba explorar.

Muito obrigado e até qualquer hora.

7 de setembro, 2018
Avalie este artigo
Total: 14 Média: 3.6
Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
Ver todos os posts