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Erros de Marketing: Confira 4 erros comuns que todo marketeiro deve evitar

Existem alguns erros de Marketing que ainda são muito comuns na área, principalmente no Instagram.

Errar no Instagram pode ser tão vergonhoso quanto cair em meio a uma praça de alimentação do shopping.

Ao tentar aumentar a credibilidade e o engajamento da sua marca na internet, conseguimos observar gafes que muitos marketeiros ainda cometem. 

erros de marketing: gif mostrano uma reação surtada de Rachel e Phoebe na série Friends

Não seja essa pessoa!

Neste artigo, eu vou citar os piores e mais comuns erros que as pessoas praticam no Instagram na hora de elaborar suas estratégias de social media.

1.     Publicações com baixa qualidade

Quando um lead entra em seu perfil no Instagram, que tipo de conteúdo você estrega para ele?

Imagens e vídeos borrados e pixelados? Se a resposta for “sim”, você precisa reconsiderar toda a montagem de conteúdo para o seu feed.

Usar fotos com baixa qualidade tira toda a credibilidade dos seus produtos e serviços e passa uma sensação de não-profissional, sabe?

Isso pode gerar um pensamento de que você não leva sua empresa a sério.

A primeira impressão é sempre a que fica, principalmente quando se trata de business. Por isso, certifique-se de que você está sendo cauteloso na hora de escolher o que postar em seu perfil.

Não precisa investir em equipamentos caros, mas é necessário que você monte e elabore com precisão.

Considere:

Investir em boas edições de fotos e vídeos

Fizemos dois artigos incríveis sobre os melhores aplicativos de edição de fotos e as melhores ferramentas para incrementar o seu perfil, confira.

Organize o seu feed

Um feed organizado passa uma impressão de profissionalismo e preocupação com o que será entregue para quem está consumindo.

Além de gerar autenticidade, essa pode ser uma grande estratégia para conquistar público através do seu conteúdo visual.

Temos um artigo que vai te ajudar a organizar o seu perfil com ferramentas incríveis.

2.     Não ter frequência nas postagens

Como você quer ser visto se você nem está aparecendo?

Existem dois tipo s de empresas: a) aquela que posta uma quantidade absurda de stories e fotos no feed, que poluem toda a nossa rolagem; b) aquela nossa lojinha de bugigangas favoritas que, de vez em quando, faz a gente ter um mini ataque cardíaco por achar que foi fechada.

Dois extremos, um em excesso e outro em escassez.

Não seja nenhum deles!

Não precisa postar desesperadamente toda hora, todos os dias, tampouco não pode deixar de publicar a ponto de ser esquecido.

Perceba que, ao postar pouco, seus likes e seguidores começam a diminuir, pois o Instagram começa a entender que o seu perfil não está sendo atualizado.

Os algoritmos da plataforma aconselham três posts por semana, no mínimo.

Aqui, no Gerenciagram, nós temos uma regularidade de um post por dia, juntamente aos stories, o que nos trouxe visibilidade e engajamento.

Você pode encontrar os melhores momentos do seu perfil da seguinte forma:

Pense mais em qualidade do que em quantidade

Seu público não precisa saber quantas vezes sua empresa põe o lixo para fora.

Às vezes, um conteúdo pode ser superinteressante para você, mas para os seus seguidores pode ser um grande nada.

Por isso, especifique os seus posts e quais são seus objetivos.

Faça análises

O que tem de pessoas que ignoram as métricas chega a ser um absurdo, pois esse é um dos grande recursos que o Instagram disponibilizou para os seus usuários.

Vamos explicar mais sobre isso no próximo tópico.

Mas, aqui, o que eu tenho para te dizer é que você precisa realizar testes.

Você pode começar postando todos os dias durante uma semana, em seguida em dias alternados e em horários diferentes.

Após essa análise, você conseguirá perceber quais os melhores dias e horários para as suas publicações.

É muito importante que você realize este tipo de teste, porque o Instagram vai começar a ver que você está procurando por engajamento e, ao entender isso, a plataforma começará a entregar os seus conteúdos para os seus seguidores e até mesmo para quem não te segue.

3.     Ignorar as métricas

Imagina que você tá lá no Ensino Médio, faz uma prova e nunca recebe a sua nota.

Que chato e desesperador, não é mesmo?

Você terá a mesma sensação ao realizar os testes do tópico anterior e não conferir as métricas em seguida.

Quando você ignora os dados que o Instagram te oferece sobre o seu perfil, você perde uma série de informações que podem te ajudar 100% em uma campanha para a rede.

Essas análises mostrarão quem são as pessoas que te seguem, de onde elas são, qual a idade de cada uma delas e qual tipo de conteúdo dá mais certo para elas.

Se você conhece o seu público e sabe das necessidades deles, as chances de você fazer as melhores campanhas da rede são altíssimas.

Isso também é uma forma de se envolver com os seus seguidores.

4.     Compra de likes e seguidores

Esta ainda é uma prática muito comum no Instagram. Pior, grandes marcas investem pesado em tais plataformas, mal sabendo que isso só acabará com a sua credibilidade.

Erin Souza, fundadora da Sparkle Media e especialista em marketing digital, em entrevista a HootSuits, contou porque comprar likes e seguidores é um pecado mortal.

“Comprar likes e seguidores no Instagram é realmente equivalente a fraudes”, ressaltando sobre os influenciadores que são adeptos a essa prática e ganham dinheiro com isso.

Erin aponta também que qualquer marca que siga por esse caminho corre o risco de perder a sua marca, pois há clausulas e contratos envolvidos no processo.

Além disso, essa prática não lhe dará o retorno esperado ao se tratar dos seus resultados comerciais.

Construir um perfil engajado não é algo que se faz da noite para o dia, requer planejamento, teste e paciência. Se você deseja saber como montar um plano de Social Media, leia este artigo que vai te ajudar com as melhores dicas.

Você pode mudar o seu investimento em dinheiro e tempo, através de:

Conecte-se com o seu público

Aproveite o seu tempo para construir relacionamentos com os seus seguidores. Em vez de deixar comentários automatizados, humanize esse momento e responda você mesmo – ou o seu social media.

Essa é uma ótima forma de firmar relacionamento com o seu público.

Promova sua conta

Invista em anúncios para gerar e buscar mais leads. Não fique esperando que as pessoas encontrem os seus serviços ou produtos, vá até elas.

Seja detectável!

Vale ressaltar que é necessário que você tenha o mesmo nome em todas as redes sociais.

Faça sorteios

Investir em sorteio é uma ótima estratégia para conseguir novos públicos, pois se trata de uma corrente interminável de relacionamento.

Temos um artigo completo sobre como fazer o melhor sorteio no Instagram. Clique aqui. 

Busque plataformas de gerenciamento

As plataformas de gerenciamento são essenciais para aqueles que desejam ter engajamento e visibilidade de forma limpa e real.

Diferente da compra de likes e seguidores, a automação para o Instagram vai te ajudar a fazer todas as ações de seguir, deixar de seguir, curtir, mensagens de boas-vindas no direct, agendamento de posts, entre outros benefícios.

Ao contratar esse tipo de função, você garante o engajamento e a visibilidade que deseja para o seu negócio em pouco tempo.

Nós do Gerenciagram, oferecemos esse serviço para que você obtenha os resultados esperados com todo o apoio de suporte online e oferecendo conteúdo exclusivo na contratação.

Faça um teste grátis de 5 dias e observe o seu perfil subir no Instagram de uma forma que você não imagina.

Aproveite as dicas para não cometer erros de Marketing, certo?

Vamos pôr em prática todas as dicas apresentadas aqui?

Me conta aqui nos comentários o que você faz pra deixar o seu Instagram atualizado e em dias com as suas estratégias.

E não tenha vergonha de falar se você já cometeu algum desses erros, tá bem? Então tá bem!

Muito obrigado e até qualquer hora. 

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28 de agosto, 2019
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Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
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