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Como dobrar as vendas com o Instagram em 5 passos simples

A rede social que mais cresce no mundo é a sua maior oportunidade! Isto significa que saber como dobrar as vendas com o Instagram é o caminho para uma comunicação direta com os seus clientes e a escolha ideal para encontrar novos potenciais consumidores.

Se você já possui um perfil comercial no Instagram, mas percebeu que seus esforços na rede social estão sendo em vão, este artigo foi feito pensando em você.

A verdade é que para dobrar as vendas com o Instagram, será necessário muito planejamento. Isso porque é preciso criar ações específicas para essa rede social, bem como para o seu público-alvo.

O Instagram, atualmente, conta com uma infinidade de funções que podem ser utilizadas para extrair o potencial máximo do seu perfil, mas para isso é essencial saber usá-las da maneira correta.

Por isso, eu resolvi criar uma lista com as 5 melhores dicas, que aprendi com empreendedores de sucesso, para promover seu negócio. Confira!

 

dobrar as vendas com o Instagram

 

5 Práticas de como dobrar as vendas com o Instagram

1. Crie conteúdos específicos e transforme seus seguidores em clientes

como dobrar as vendas com o Instagram

Segundo dados sobre e-commerce, mais de 80% dos internautas realizam pesquisas sobre produtos e serviços antes de adquiri-los e as redes sociais têm se tornado cada vez mais presentes dentro destas buscas.

Por conta disso, criar conteúdos específicos para cada etapa, na jornada do consumidor, é essencial.

Geralmente, consideramos 3 etapas principais, são elas Consciência, Consideração e Decisão. No entanto, caso sinta necessidade, você pode subdividi-las para que se adequem melhor à sua realidade de mercado.

Não se engane achando que só a etapa de decisão é importante, trabalhar em cima de cada uma delas é crucial para alcançar os resultados que você deseja na web.

A primeira coisa que você precisa fazer, antes de criar conteúdos específicos, é mapear como o seu cliente se comporta.

Portanto, confira com frequência as métricas presentes no Instagram Insights para verificar quais são os hábitos dos seus seguidores:

  • Qual o horário que há um maior fluxo de pessoas online?
  • Qual o tipo de publicação que eles costumam curtir ou comentar?
  • Seus seguidores são, majoritariamente, homens ou mulheres?

Tudo isso deve ser levado em consideração…

Após esse mapeamento, é chegada a hora de criar conteúdos para dobrar as vendas com o Instagram. De antemão, devo ressaltar que seus assuntos abordados variam conforme a demanda da sua Persona, mas, de modo geral, podemos separá-los da seguinte maneira:

  • Consciência

A primeira etapa é para as postagens que fazem com que os seus seguidores saibam que você oferece determinados produtos e serviços.

As imagens precisam ser chamativas, com o objetivo de demonstrar o que a sua marca tem a oferecer, ou seja, são as ofertas claras e apresentações de produtos e serviços.

  • Consideração

Na segunda etapa, o seu objetivo é fazer com que o seu produto seja uma opção na hora da compra. Nesse caso, o ideal é, além da imagem, investir em uma legenda que demonstre as vantagens do seu produto ou serviço.

Em resumo, aqui você deve mostra que tem a solução para o problema do lead.

  • Decisão

Por fim, a terceira e mais esperada etapa, a decisão!

Os conteúdos para essa fase devem demonstrar os diferenciais do que está sendo ofertado de modo que o seguidor seja convertido em cliente e efetue a compra.

 

2. Use hashtags para fazer upsells e cross sells

como dobrar as vendas com o Instagram

As hashtags são uma maneira de encontrar pessoas que estejam interessadas em determinados tipos de conteúdo.

Funcionando como uma segmentação, elas podem ser trabalhadas tanto para angariar novo seguidores, como, para transformar os atuais interessados em clientes.

Dentro das hashtags você pode usar duas estratégias de marketing para dobrar as vendas com o Instagram, sendo classificada em dois métodos: Cross-selling e up-selling.

O Cross-selling é a oferta, para clientes já existentes, de produtos complementares aos já adquiridos, enquanto o Up-selling é a exposição de seus produtos numa versão premium, ou seja, mais cara e com maior retorno de qualidade.

Trazendo estes conceitos para a rede social, a up-selling tem como objetivo atrair a atenção dos seguidores, gerando maior lucro e o cross-selling é a venda direta.

O Instagram Business possui alguns recursos que podem te auxiliar nesta emprenhada, minha dica é que você use as tags de precificações, direct automático de boas-vindas e campanhas patrocinadas com links.

Contudo, isso não quer dizer que você deve bombardear os perfis de seus clientes com anúncios. Lembre-se, os seus seguidores só irão dar atenção para conteúdos que realmente acharem interessantes, portanto seja sútil.

Para garantir uma comunicação mais limpa, use um encurtador de links, que, além de reduzir o tamanho do mesmo e reduzir a poluição visual do seu post, te entrega métricas exclusivas de monitoramento.

A Era Digital exige que você pense de forma diferenciada. Esqueça as abordagens tradicionais usadas em outras plataformas, as redes sociais são completamente diferentes.

Mas como fazer isso por meio das hashtags?

Para começar, você precisa entender que as hashtags são termos usados para destacar os seus conteúdos dos demais. Logo, eles precisam ser específicos.

Tendo isso em mente, você deve usá-las para atrair a atenção dos usuários para determinadas postagens de venda.

O ideal é que você use tanto palavras que estejam em alta na plataforma, como também aquelas que transmitam uma ideia genuinamente sua.

Além disso, para usar esse recurso junto com as técnicas de cross-selling e up-selling, terá que atentar-se a uma espécie de timing, ou seja, saber a melhor hora de postar o conteúdo usando essas hashtags.

Então, conheça a fundo as necessidades do seu público, pesquise as demandas, dores, desejos e estude os hábitos do nicho.

 

3. Estimule o engajamento dos seus seguidores e evite haters

Outra forma de dobrar as vendas com o Instagram é estimulando o engajamento dos seus seguidores.

Para isso, você não deve esperar que os usuários tomem essa iniciativa, mas, sim, dar o primeiro passo para a interação.

Trabalhe a interação com comentários e likes nas postagens dos seus seguidores e de potenciais clientes. De modo geral, os usuários tendem a retribuir a ação.

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Você pode passar horas fazendo isso e tendo que fazer um esforço enorme para dar atenção a uma quantia relevantes de usuários, ou pode simplesmente usar uma ferramenta de automação que fará isso 24 horas por dia para você.

O Gerenciagram é a minha recomendação. Uma plataforma 100% intuitiva que você pote acessar sem qualquer dificuldade direto do seu computador ou em seu smartphone. 

Além do mais, você ainda pode iniciar uma interação usando legendas chamativas e até mesmo utilizando perguntas no stories.

O mais importante é você fazer com que o cliente se sinta de grande valor para a sua empresa.

  • Ofereça conteúdos de relevância

Busque sempre oferecer postagens que tenham informações relevantes para os seus seguidores. Não bombardeie seu perfil no Instagram de propagandas sem sentido. Lembre-se, a nova geração de consumidores é muito exigente em relação a conteúdo.

  • Crie legendas criativas

As legendas são ideais para complementar os conteúdos apresentados nas imagens. Mais do que isso, elas podem ser usadas como ferramentas de marketing, uma vez que é possível redirecionar os seguidores para páginas de compras.

Essa ferramenta é ideal para ações pontuais, uma vez que as postagens desaparecem após o período de 24 horas. Sendo assim o canal perfeito para compartilhar detalhes de eventos, ações de marketing e os bastidores de alguma produção.

 

4. Crie ofertas exclusivas e desperte a necessidade de compra

como dobrar as vendas com o Instagram

Criar uma necessidade de compra não é uma tarefa tão difícil quanto parece ser. Basicamente, o que você precisa fazer é estimular que o seguidor sinta que a sua oferta realmente vale a pena.

Nunca se esqueça que os seus consumidores precisam se tornar fieis e confiar na sua marca. Dessa maneira, sempre que você fizer uma oferta exclusiva, eles se sentirão condicionados a aproveitá-la.

A verdade é que ninguém gosta de perder a oportunidade de adquirir um produto, ou serviço, que deseja por um preço mais em conta. Logo, você precisa criar uma maneira de agregar valor emocional ao processo de vendas.

Uma boa dica é usar as métricas para avaliar quais são os produtos e serviços que estão fazendo mais sucesso. Com esses dados, é possível criar ações de marketing específicas para cada item e usar gatilhos mentais eficazes.

Além disso, você também pode focar nos itens que te oferecem uma margem de lucro maior. Para despertar a necessidade de compra, o ideal não é apenas postar o produto em si e esperar que os consumidores se sintam atraídos.

Você deve fazer um trabalho contínuo, criando postagens de como determinada oferta pode ser útil e as vantagens de adquiri-lo.

 

5. Organize seu feed

 

Já te falei da importância de automatizar a interação nas redes sociais, claro que existem várias ferramentas para te auxiliarem e com inúmeras funcionalidades, mas agora eu preciso pontuar a relevância de uma dessas funcionalidades, que é organizar o feed.

A harmonização do feed vai além de uma aparência bonita, é a composição de cores, símbolos e texto agindo em conjunto para que os visitantes do perfil se interessem por conhecer mais sobre os conteúdos.

Quando você planeja sua estratégia, não basta apenas postar conteúdos, realizar as vendas e esquecer dos seus seguidores. Tenha em mente que a fidelização é essencial para manter o fluxo de vendas, logo, é muito importante manter uma relação direta com os seus seguidores.

O ideal é que você sempre se comunique com eles, seja por meio de postagens gerais ou interações mais pontuais. Assim, você fará com que eles continuem a acompanhar o seu perfil mesmo após a compra do produto ou serviço.

Além disso, é importante ressaltar que a nova geração de consumidores que surgiu com a Era Digital se baseia muito na opinião de outros usuários para seguir ou não uma marca.

E é exatamente nesse ponto que a organização das suas postagens fazem toda a diferença, visto que torna a prospecção bem mais atrativa e, também por isso, eu te dou uma dica extra, faça parcerias com influencers.

Usar um influenciador digital aumenta a autoridade do seu perfil no Instagram, pois essa parceria tem influencia direta no seu público alvo qualificado.

Desta forma, o seu visitante se transforma em seguidor e, com um conteúdo de qualidade, depois ele se transforma em cliente.

 

E aí? Aprendeu como dobrar as vendas com o Instagram?

Tem alguma dúvida ou dica? Deixa nos comentários!

Não se esqueça de avaliar este artigo caso ele tenha sido útil para você!

Até a próxima conversa! 🙂

7 de maio, 2018
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Geovana Moura
Geovana Moura
Oi, pode me chamar de Geo, tenho 21 anos de idade, sou redatora copywriter aqui do GG, apaixonada por neuromarketing e piadas sem graça.
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