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Direct do Instagram: Aprenda a usar esta ferramenta como uma estratégia para conquistar novos clientes

Se existe um recurso que pode te ajudar a se relacionar melhor com os seus seguidores-clientes, com certeza, é o Direct do Instagram.

O Instagram desenvolveu este recurso a fim de permitir a troca de mensagens de forma privada, seja com seguidores ou não.

A ferramenta abre o leque para grandes oportunidades de negócios entre marca e cliente, por exemplo. Através dele, é possível sanar dúvidas, conhecer dores e desejos, realizar atendimento e muito mais.

Além disso, é responsável por boa parte das vendas de várias marcas, já que ela é uma das responsáveis pela humanização dos perfis que usam esse recurso.

Vale ressaltar que o Instagram é uma rede social e, por isso, toda e qualquer forma de interação deve ser bem explorada para que o sucesso seja alcançado.

No entanto, como você usa o Instagram Direct? Está usando-o da maneira certa?

Por essas e outras dúvidas, estou aqui para te ajudar nesse processo de conquista por um relacionamento mais sólido com os seus seguidores e te mostrar como transformá-los em clientes através do Direct do Instagram.

Vamos lá?!

 

direct do instagram: botão de teste grátis para o gerenciagram

 

Como surgiu o Direct do Instagram?

 

O Instagram é uma rede social antiga que vem se adequando aos novos públicos desde o seu surgimento.

A interface era outra, sua programação era outra… tudo era diferente!

Este foi o primeiro post da rede social, feito por seu CEO e co-fundador, Kevin Systrom, em 16 de julho de 2010.

E EU TENHO UM DESAFIO MASSA PRA VOCÊ FAZER AGORA MESMO. SÉRIO!

Vá nessa primeira foto postada no Instagram, aqui pela página mesmo, curta e comente: “Pra cima, @gerenciagrambrazil 🚀”.

Pra ficar mais fácil, é só copiar e colar lá nos comentários do post.

Eu vou conferir, certo? Não me decepcione.

 

Voltando…

 

No entanto, mudanças começaram a acontecer. O design mudou, seus algorítimos mudaram e até sua logotipo mudou.

Consequentemente, seu público também mudou.

Esses novos e antigos usuários começaram a sentir a necessidade de outros atributos, como poder responder comentários, uma nova filtragem de postagens da aba explorar, novos meios de interação, etc.

Foi a partir de toda essa demanda que surgiu o Instagram Direct.

Sorrateiro, como quem não queria nada, o Direct do Instagram mudou completamente a relação entre os usuários, principalmente, as ligações entre pessoas comuns, empresas, celebridades.

Isso se deu porque as pessoas querem se sentir mais próximas de suas marcas e personalidades favoritas e, por isso, preferem aquelas que demonstram mais simpatia, transparência e acessibilidade.

As caixas de mensagens das marcas começaram a receber inúmeras mensagens, desde reclamações a elogios e sugestões.

Por conta disso, a maioria das empresas se deram conta de que deveriam dar maior atenção para este novo meio de comunicação.

Além disso, o próprio Instagram também percebeu isso e começou a fazer novas atualizações para este recurso.

 

 

Recursos do Direct do Instagram

 

Filtragem das mensagens

Se você recebe muitas mensagens através do Direct do Instagram, com certeza, já se pegou cogitando em poder filtrar todas elas.

Pesando nessa necessidade, o Instagram liberou no passado uma atualização em você consegue filtrar suas mensagens entre as não lidas e as favoritas (sim, agora você pode também favoritar suas conversas).

Print da tela do direct do Instagram mostrando a nova atualização

Print da tela do direct do Instagram com a nova atualização

Basta selecionar esse símbolo que está abaixo do “+” e pronto.

Essa nova funcionalidade vai fazer com que você consiga se organizar melhor, para não deixar ninguém no vácuo e atender melhor os seus clientes/seguidores.

 

Áudio

Em 2018, o Instagram lançou uma atualização para o Instagram Direct que permite o envio de áudio, assim como o WhatsApp, Telegram e Messenger.

Após muitas especulações, o recurso chegou para melhorar ainda mais a interações entre os usuários dentro da rede.

Segundo especialistas, o áudio no Direct é mais uma estratégia da companhia que visa transformar o Instagram na maior rede social do mundo, onde as pessoas podem viver experiências cada vez mais reais.

 

Chamada de vídeo

Também em 2018, o Instagram passou a permitir chamadas de vídeos por meio do Direct do Instagram.

As chamadas podem ser realizadas por até quatro pessoas e não impossibilita o uso da rede social enquanto a ligação está acontecendo.

Para saber mais sobre este recurso, clique aqui.

 

Como melhorar o atendimento através do direct do Instagram

 

Quanto mais próximo ao seu público, mais familiaridade eles terão por você.

Melhor ainda: quanto mais você se mostrar presente e acessível para as pessoas, mais leads chegarão até você.

Segundo a New Voice Media, 50% dos clientes firmam relacionamento com empresas após experiências positivas com o atendimento.

Além disso, cerca de 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para ter um bom atendimento.

Por isso, elaborar estratégias que melhorem a sua comunicação e relacionamento com os seus seguidores é o que faltava no seu planejamento de mídias sociais.

Veja abaixo quais as medidas você pode tomar para se sair bem no Direct do Instagram.

 

Não deixe ninguém no vácuo

Imagine que você está em uma loja e precisa tirar alguma dúvida a respeito dos serviços dela.

Obviamente, você vai até um atendente, faz uma pergunta e ele, simplesmente, não responde. Faz de conta que você nem tá ali.

Como você fica? Espero que muito chateado, né?

É a mesma coisa através Direct do Instagram.

Se um seguidor te manda uma mensagem e você não o responde, ou demora três séculos para responder, você já perde 50% da sua credibilidade.

Ninguém gosta de ficar esperando resposta, principalmente nos dias de hoje, onde tá todo mundo muito apressado e vivendo em imediatismo.

Na verdade, não somente por isso, porque pense numa situação chata em que você precisa saber de alguma coisa, ou precisa ser ouvido a respeito de algo importante e te ignoram.

Por isso, tire um momento do seu dia, filtre suas mensagens para ver as não lidas e as responda. Todas!

E não demore mais que seis ou sete horas para dar este retorno ao seu público.

E, no caso de surgir alguma conversa mais específica, em que você precisará demorar mais alguns minutos no bate-papo com algum cliente que está com dúvidas e dificuldades, marque como favorita para continuar em um outro momento. Dessa forma, você não o deixará esperando por muito tempo.

 

Especifique horários de atendimento

Lembra que eu falei pra você tirar um horário do seu dia para responder as mensagens?

Então, especifique esse horário na sua biografia, por exemplo.

Ficará muito mais fácil para o seu público saber os horários que você ou o seu social media estarão disponíveis para atendê-lo.

E lembre-se: se você estipular esse horário, deverá se fazer presente como prometido.

 

Salve as respostas prontas

Sabe aquela dúvida que todo mundo tem e todo mundo sempre pergunta pra você? Pois bem!

Pegue essas demandas, elabore uma reposta completa e salve no seu bloco de notas do celular e deixe salvo para quando precisar.

Dessa forma, você não vai precisar digitar sempre a mesma coisa, além de sobrar mais tempo para você resolver outras demandas.

 

Não seja robótico

É mais do que comprovado que as pessoas não gostam de conversar com alguém que parece um robô.

Não é porque você está falando pela sua empresa que, necessariamente, seja preciso dar respostas secas e de forma automatizada.

Humanize sua comunicação! Afinal, isso também faz parte de um bom atendimento.

Teste diálogos, veja qual se enquadra melhor na sua empresa, preste atenção em como seu público reage e firme o melhor discurso ao seu Direct.

 

Programe uma mensagem de boas-vindas para seus novos seguidores

Com a programação de mensagem de boas-vindas você consegue ter um primeiro contato com os seus novos possíveis clientes, criando um relacionamento logo de cara.

Para saber mais sobre como fazer isso, dê uma olhadinha no vídeo logo abaixo:

 

E aí, como anda as suas estratégias para o Direct do Instagram?

 

Agora eu preciso saber de você: como anda a sua comunicação através do Direct? Quais são as suas experiências com este recurso tão importante para o seu crescimento no Instagram?

Deixa aqui nos comentários qual é a sua opinião sobre a ferramenta. Aproveita, também, para deixar a sua avaliação, tá bem? O que achou deste artigo?

Muito obrigado e até qualquer hora.

30 de maio, 2018
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Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
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