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jovens que se tornam digital influencer

Conheças perfis de Digital Influencer para seguir e se inspirar + Guia de como se tornar um deles

Digital influencer é a pessoa que produz conteúdo para a internet, com públicos segmentados, com o intuito de compartilhar seus comportamentos e estilos através dos seus perfis nas redes sociais.

Hoje, as agências de publicidade optam por contratá-lo, pois seu poder de persuasão é maior do que os meios tradicionais de comunicação.

 

uma mão de digital influencer atraindo likes e comentários para a tela de um celular
Social influencer concept. Media content to grab like from social audience. Vector Design.

 

Você sabe o que é um Influenciador Digital?

Você sabia que as marcas investem cada vez mais nesses novos profissionais em suas campanhas?

São eles que movimentam grande parte da publicidade hoje em dia.

Todo mundo deposita um tanto de credibilidade neles.

Além da confiança, todo mundo quer ser um. Afinal, quem não quer receber uns produtos em casa, e ter somente o trabalho de divulga-los, não é mesmo?

Vamos de exemplo: a atriz norte-americana, Bella Thorne, conhecida pelo sucesso de sua personagem em uma série da Disney, contou abertamente, em uma entrevista para a revista Vogue, que recebe 65 mil dólares por cada divulgação em um único post em seu perfil. Fora os 10 ou 20 mil por cada storie.

Billboard of the music video in Times Square today!!! ❤️❤️❤️Link in my bio to watch @ffrecords

Uma publicação compartilhada por BELLA (@bellathorne) em

Isso porque ela não chega nem perto do número de seguidores da Kim Kardashian, que fatura até 500 mil dólares numa única postagem.

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no mundo inteiro, com mais de 1 bilhão de usuários ativos, e é, também, uma das mais usadas no Brasil.

 

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O que é ser um Digital Influencer?

A era digital trouxe novos significados para as coisas que já conhecemos. Os influenciadores digitais fazem parte desse grupo.

Chitãozinho e Xororó ditaram moda com seus cortes de cabelo; A Sandy com os seus tênis de plataforma…

Lembra do topete do jogador brasileiro Ronaldo? Então, ele também fez muita gente querer ser ter um igual (até eu).

 

digital influencer: ronaldo na copa de 2002

 

Essas grandes personalidades já eram influenciadores, pois já estimulavam, de forma massiva, pessoas a seguirem seus comportamentos e estilos.

E naquela época mal tínhamos acesso à internet.

Imagina, agora,  nos dias atuais?

O avanço da internet deu voz pra muita gente comum. Deu espaço e oportunidade para o surgimento dos blogs, fotolog, YouTubers, etc.

A publicidade, vendo tamanha força de persuasão, começou a investir nessas pessoas que faziam sucesso pela rede.

Mas, agora, com a ascensão das redes sociais, essa potência só aumentou.

Principalmente depois do YouTube e Instagram, onde as pessoas começaram a abrir mais sobre suas vidas, influenciando muita gente.

Portanto, influenciador digital é a pessoa que consegue ditar comportamentos e estilos através da internet.

E o grau de influência deles é tão absurdo, que as agências de publicidade preferem eles a um ator global.

De acordo com os contratantes, existem dois tipos deles:

  • Micro-Influenciadores: aqueles que possuem menos de 100 mil seguidores; 
  • Macro-Influenciadores: aqueles que possuem mais de 500 mil seguidores.

Não dá pra dizer, ao certo, quantos seguidores é preciso ter para ser um digital influencer, porque tudo vai depender do engajamento, sobretudo do que a mídia kit diz sobre determinado perfil.

Veja agora 9 dicas de como se tornar um influenciador na rede social que mais cresce no mundo.

 

Como se tornar um digital influencer no Instagram

 

  1. Encontre o seu nicho

O mercado de influenciadores digitais está abarrotado e isso tende a crescer à medida que mais pessoas entram na indústria. Por isso, encontrar o seu nicho vai ser essencial nessa jornada.

Encontre e identifique a sua voz, tendo como objetivo o cumprimento da sua missão. Você deve optar por assuntos que se adapte à sua personalidade e, por isso, é necessário que você seja apaixonado pelo tema escolhido.

Busque o nicho que você tem bastante conhecimento, interesse e proximidade para que, dessa forma, as pessoas consigam sentir verdade no que você entrega. Afinal, o seu público precisa confiar em você, não é mesmo?

As redes sociais são lugares de conexão e troca de experiências e você não pode fingir uma personalidade ou um gosto pessoal só para agradar uma maioria.

Seu perfil no Instagram deve refletir quem você é e o que realmente lhe interessa e não coisas aleatórias.

 

  1. Compartilhe suas histórias e experiências

Ser um digital influencer, ou Instagrammer, vai além do compartilhamento de fotos e vídeos, seja nos stories ou no feed. Tudo o que você expor deve contar uma história e a legenda é o espaço ideal para isso.

Para se conectar com o seu público você precisa contar histórias e compartilhar experiências, isso gera conexão emocional.

Dê para os seus seguidores uma razão para confiar em você. Mostre porque vale a pena te seguir.

Mas lembre-se, tudo isso deve ser explanado de forma genuína, interessante e autêntica. Um bom exemplo disso é a Thaynara OG, que ganhou um público fiel ao mostrar de forma original quem ela realmente é.

 

  1. Construa um perfil de qualidade

Existem alguns aspectos em seu perfil que devem ter uma atenção diferenciada na hora da montagem. Eles serão essenciais para mostrar aos visitantes quem você é e qual é o seu objetivo no Instagram.

Vou listar para você onde você deve dar uma atenção especial. Veja abaixo:

 

Foto de perfil

O Instagram é uma rede social altamente visual e a sua foto de perfil tem um papel muito importante como uma das principais representações visuais do seu perfil.

Otimizá-la da maneira correta fará total diferença na sua jornada rumo ao título de digital influencer.

Lembrando que as pessoas gostam do que veem. Antes de tudo, você precisa saber que sua foto deve ser reconhecível e de qualidade para que haja facilidade no reconhecimento.

Utilize fotos objetivas, sem muitos detalhes, afinal acaba virando uma miniatura depois de publicado. Logo, quanto mais detalhes mais difícil fica definir o que está na imagem.

 

Biografia

A biografia é um dos elementos que vão ajudar o visitante a agir em seu perfil, seja seguindo você, indo para outra página sua, sendo levado à outras redes sociais, etc.

É aqui a sua chance de mostrar quem você é e o que você faz. É onde você dará provas sociais para que as pessoas possam te seguir com algum propósito.

Para entender melhor sobre biografia para Instagram, leia este guia.

 

Ative o modo comercial

Através do modo comercial, seu perfil passará a metrificar dados importantes para as suas estratégias de público e conteúdo.

Além disso, o recurso te proporcionará anunciar dentro do próprio Instagram, seja em postagens do feed ou nos stories.

Ele também será importante para que seu público reconheça seu perfil como um meio profissional.

Se você não sabe como ter esse recurso, clique aqui.

 

  1. Tenha um feed atraente

Este é um dos fatores mais importantes se você está tentando se tornar um digital influencer. Seu perfil deve ter um visual atraente, e isso não está ligado somente à qualidade das suas fotos, mas a como elas conversam entre si.

Isso significa que você deve ter um feed organizado, com cores, cenários e ordenação que construa a sua identidade visual.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo. Confira o nosso post sobre como ter um conteúdo visual perfeito, basta clicar aqui.

 

  1. Se envolva de forma significativa com o seu público

As redes sociais, e principalmente o Instagram, são sobre pessoas e como elas se envolvem umas com as outras.

Um envolvimento significativo com o seu público é um dos fatores mais importantes para que você se torne um digital influencer de sucesso no Instagram.

Além de criar uma conexão genuína com o seu público, isso te trará mais engajamento.

Listei para você algumas dicas de como se envolver com os seus seguidores:

  • Insira call-to-action (chamada à ação) nas suas legendas, seja pedindo opinião sobre algo fazendo perguntas;
  • Responda comentários;
  • Use as enquetes do Instagram Stories;
  • Siga contas semelhantes e troque interações;
  • Saiba usar o Direct ao seu favor – lembrando que este é um dos melhores recursos para firmar um relacionamento de qualidade com o seu público.

 

  1. Mantenha uma consistência nas postagens

Postar de forma consistente é outro fator muito importante para esta jornada. A maioria dos influenciadores digitais publica diariamente. Entretanto, alguns deles postam mais de uma vez ao dia e outros algumas vezes por semana.

Vários estudos já revelaram que manter uma frequência nas postagens pode, sim, aumentar as taxas de engajamento. No entanto, você precisa entender sobre o seu público para criar o seu cronograma de publicação.

Você precisa definir uma estratégia assertiva e que esteja dentro das suas possibilidades.

Claro que nem sempre temos tempo para postar no Instagram, mas você pode recorrer a segundos planos, como o uso de alguma ferramenta de agendamento.

O Gerenciagram, por exemplo, possui um recurso que agenda postagens para o tempo que você quiser. O grande diferencial é que o seu único trabalho será realizar o agendamento e de resto a plataforma faz automaticamente.

Além disso, você também poderá agendar posts para os stories. Para entender melhor como funciona, faça um teste grátis durante 5 dias e experimente o melhor da plataforma de automação para Instagram.

 

  1. Use o Instagram Stories ao seu favor

O Instagram Stories é, hoje, o maior recurso do Instagram. Mais de 500 milhões de usuários usam a ferramenta todos os dias, isso é mais da metade do número de pessoas que usam a rede social.

Mesmo pessoas que não te seguem podem acompanhar você através dos stories, pois este recurso tem o objetivo de dar mais visibilidade para os perfis, além de uma maior humanização.

Se você tiver mais de 10 mil seguidores, ainda poderá inserir links no que for postado, seja redirecionando seu público para uma página de divulgação, outras redes sociais, etc.

No Instagram Stories, você conseguirá realizar enquetes, fazer perguntas e transmitir uma live. Esta não é uma ferramenta apenas para criar relacionamentos, mas, também, para aumentar os seus seguidores.

 

  1. Utilize as hashtags

As hashtags no Instagram são importantes porque permitem que mais pessoas vejam suas publicações. Ou seja, usando-as, você se tornará mais detectável.

“Mas qual escolher?”, este é um questionamento muito comum. O que eu posso te afirmar é: volume de busca não quer dizer nada. Isso quer dizer que quanto mais pessoas pesquisam por uma tag, mais publicações terão e isso implicará diretamente em sua concorrência.

Por isso, o certo é que você busque por hashtags mais específicas e que estejam de acordo com o seu nicho.

E para você entender melhor como usar as hashtags no Instagram, clique aqui e veja um guia completo.

 

  1. Esqueça a compra de seguidores e invista em uma plataforma de automação

Um dos maiores erros que as pessoas que desejam se tornar Instagrammers é a compra de seguidores. Claro que conquistar um público não é uma tarefa fácil e não acontece do dia pra noite, mas você não pode ir contra os termos de uso do Instagram, que proíbe a prática.

Comprar seguidores prejudicará todas as suas estratégias, uma vez que eles farão parte de um público que não se envolverá com o que você postar. Na maioria das vezes, os seguidores arranjados por esse serviço são falsos e foram criados apenas para essa prática.

Isso afetará diretamente na sua taxa de engajamento, o que reduzirá suas chances de parcerias com marcas.

Em vez disso, você pode ir atrás de serviços que te trazem visibilidade, como a automação para Instagram.

Esse tipo de ferramenta consiste em utilizar toda a tecnologia necessária para automatizar e potencializar tarefas que são repetitivas, otimizando assim os seus resultados.

Nós, do Gerenciagram, oferecemos uma segmentação personalizada, possibilitando a busca pelo público certo através de:

Perfis: Adicione per­fis de concorrentes, parceiros e pessoas relacionadas ao seu e nós buscaremos o público que mais se encaixa com o seu nicho.

Localização: Insira várias localizações para buscarmos públicos de diversos lugares diferentes do mundo.

Hashtags: Adicione as principais hashtags relacionadas ao seu nicho de mercado para atrair as pessoas que estão sempre buscando pelo conteúdo que você oferece.

Clique aqui para fazer um teste grátis na plataforma de automação para Instagram número 1 do Brasil.

 

7 Perfis de digitais influencers para se inspirar

 

1. Bruna Vieira (Depois dos Quinze)

Uma das pioneiras no mundo dos blogs aqui no Brasil, Bruna Vieira é o exemplo claro de que, se você se esforçar, tudo vai dar certo.

O Depois dos Quinze foi criado apenas pelo desejo de compartilhar os sonhos, frustrações e desejos de uma adolescente de 15 anos, sem nenhuma pretensão de vir a ser sua única fonte de renda.

Além de YouTuber e Blogueira, a influenciadora já escreveu mais de 5 livros, que estiveram na lista dos mais comprados aqui no país.

Mudou-se recentemente para os Estados Unidos, onde mostra sua rotina abrasileirada para os seus quase dois milhões de seguidores no Instagram.

Bruna fala sobre moda, viagens, comportamento e faz vlogs de suas viagens patrocinadas por grandes marcas.

Suas parceria variam entre Universal Music a Salon Line, marca que investiu na influenciadora após assumir os cachos.

 

2. Karol Pinheiro

Ex-redatora de comportamento da revista Capricho, Karol Pinheiro é formada em Jornalismo e também faz parte do hall da fama da internet.

Após abandonar a sua vida de escritórios e patrões, a Jornalista decidiu dedicar-se inteiramente ao seu blog, que logo foi para o YouTube e hoje conta com mais de 1 milhão de assinantes.

Karol Pinheiro é especialista em comportamento, moda, viagens e cuidados com a pele.

Sua vida na internet deu tão certo que, recentemente, a Disney a convidou para cobrir e divulgar o lançamento da Toy Story Land, em Orlando.

Além disso, Karol foi para o Japão, Londres e Canadá em nome de grandes marcas por conta do excelente trabalho que realiza na internet.

 

3. Federico Devito

Conhecido por ser ex-colírio da revista Capricho, Federico Devito lançou o seu canal no YouTube em 2011, falando sobre filmes e séries.

Hoje, seu nincho se expandiu e conteúdos de comportamento e viagens também podem ser encontrados nas suas redes sociais.

Federico tem parceria com o Canal Fox, Gillete e Cinemark.

Além disso, ele é sempre convidado por empresas para cobrir eventos de lançamentos de filmes, séries e shows internacionais, como o Rock in Rio Lisboa deste ano.

 

4. Nátaly Neri

Nátaly Neri é negra, empoderada e feminista, e todo o seu sucesso vem dessa coragem em enfrentar uma sociedade que marginaliza cada vez mais as pessoas de cor.

Conhecida por falar de assuntos polêmicos, a jovem faz parte da nova geração de influenciadores que propagam suas opiniões em prol de melhorias para a convivência coletiva.

O sucesso é tão grande, que Nátaly foi convidada a ir para o Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, para falar das questões raciais e de autoaceitação.

Além disso, a produtora de conteúdo também foi convidada pela Avianca para cobrir e estar presente, em nome da empresa, na parada LGBTQ+ de Nova York.

 

5. Luiza Junqueira

Mulher, feminista e gorda (não, gorda não é um xingamento).

Luiza tem um canal no YouTube e com toda sua simpatia e um discurso politizado, não demorou muito para fazer sucesso na plataforma.

Hoje, possui milhares de seguidores engajados que estão sempre atentos e respondendo de maneira excelente aos conteúdos que a youtuber produz.

A jovem fala principalmente sobre as dificuldades de se viver em uma sociedade machista e os desafios de melhorar sua autoestima, mas sempre com bom humor e muita autoridade.

 

6. Luisa Accorsi

Especialista em moda e viagens, Luisa Accorsi criou o seu Blog em 2010, quando ainda cursava Jornalismo.

Diferentemente dos outros criadores de conteúdo, que optam pelos lugares óbvios, Luisa se destaca pela peculiaridade na hora de escolher seus destinos.

Butão, Myanmar, Vietnam e Sri Lanka fazem parte da enorme lista de lugares diferentões que a jornalista já visitou.

E, recentemente, causou ao mergulhar nas nascentes do Rio Ganges, na Índia, famoso por ser muito poluído.

Além das viagens, a blogueira faz parte da lista vip das semanas de moda em São Paulo, Milão, Paris e Nova York.

Luisa Accorsi é embaixadora da marca de jóias Pandora e tem parceria com a rede de Hotéis e Resorts Four Seasons.

 

7. Maíra Medeiros

Maíra Medeiros é conhecida pelo seu jeito extravagante e diferente de ser.

Seus cabelos coloridos e seu humor fora do comum atraem pessoas de todas as idades para o seu canal no YouTube, que já contém mais de 1 milhão de inscritos.

Além do seu conteúdo voltado para o humor, Maíra faz questão de debater sobre assuntos sérios na rede, como autoaceitação e padrões de beleza.

A influenciadora conta com mais de 300 mil seguidores no Instagram.

A Samsung é uma das grandes patrocinadoras da YouTuber.

 

E aí, gostou da lista de Digitais Influencers para seguir no Instagram?

 

A lista de nomes dos grandes influenciadores poderia perdurar por mais trezentas páginas, afinal temos pessoas incríveis trazendo muito conteúdo massa pra gente, não é mesmo?

Mas me diga você, qual o seu YouTuber, Blogueiro ou Instagrammer favorito?

Já conhecia algum dessa lista?

Me conta aqui nos comentários pra gente conversar sobre eles, tá bem? E Não se esqueça de avaliar este post.

Muito obrigado e até qualquer hora.

 

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Tiago Mascarenhas

Tiago Mascarenhas

Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.

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