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Veja como aumentar suas vendas online e potencializar suas estratégias de Marketing Digital

Veja como aumentar suas vendas online e potencializar suas estratégias de Marketing Digital

Com a concorrência diária, a tarefa de aumentar a taxa de conversão do seu negócio é árdua. Ter uma loja virtual com fotografias de alta qualidade e descrições completas dos produtos já não é suficiente. É preciso ir além e se diferenciar.

Mas como?

Pensando nisso, separamos três artifícios essenciais para você turbinar as suas vendas online. Confira-os a seguir!   

 

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1. Faça bom uso dos gatilhos mentais

 

Você já parou para pensar que nossa vida se resume em escolhas? O que comer, vestir, comprar, onde ir etc. Porém, graças ao nosso “piloto automático” e aos gatilhos mentais, muitas dessas resoluções são feitas inconscientemente, o que nos previne de um grande esgotamento psíquico.  

Se utilizados com ética nas estratégias de marketing, os gatilhos mentais podem fazer toda diferença na hora de converter, afinal, são facilmente ativados através de palavras, sons e/ou imagens. Dentre os principais, destacam-se os de escassez, urgência e prova social.

O gatilho mental de escassez tem como objetivo despertar no cliente o desejo de não desperdiçar uma grande oportunidade. Para criar esse efeito, divulgue baixa disponibilidade em estoque, como últimos exemplares e edições limitadas de determinados produtos.

O gatilho mental de urgência também gera uma falta, porém, neste caso, de tempo. Vivemos a era do imediatismo, tudo é para ontem. Inclusive, desenvolvemos, a partir dos anos 2000, a FoMO (Fear of Missing Out), síndrome do medo de perder algo.

Portanto, para causar esse senso de emergência, utilize um cronômetro para o fim de uma promoção e intensifique-a com frases como: “Só até amanhã!”, “Hoje é o último dia” etc.

E, por fim, o gatilho mental de prova social relaciona-se ao sentimento de confiabilidade. Como consumidores, precisamos sentir que estamos em um ambiente online seguro para realizarmos uma compra.

Para isso, incentive seus clientes a compartilharem depoimentos positivos sobre a sua marca nas páginas dos produtos, pois tal ação causará boa impressão aos novos visitantes do site.  

 

2. Invista no omnichannel

 

Além da loja virtual, quais são os seus canais de venda complementares? Com as evoluções tecnológicas, os meios para estar em contato com o público-alvo se tornaram numerosos (redes sociais, marketplaces e comparadores de preços), por isso a importância de investir no Omnichannel.

Dentre os canais bem-sucedidos, destaca-se o Instagram Shopping, funcionalidade disponível para contas comerciais que permite a integração do catálogo de produtos do seu e-commerce e redirecionamento aos mesmos a partir das fotos do feed e do Stories.

Ademais, o Instagram também tem se sobressaído por conta da sua ferramenta de anúncios, o Instagram Ads, que oferece diversos filtros para configurar o público-alvo e formatos de campanhas (desde imagens a vídeos e coleções).

Aproveite e associe sua conta do Instagram a uma ferramenta de gerenciamento, como o Gerenciagram, que facilitará a sua vida em relação à administração dessa rede social e à conquista de mais seguidores e, consequentemente, clientes.

Tenha em mente também que o consumidor multicanal deseja integração e agilidade. Ele quer ter a possibilidade de escolher onde e quando receber seus produtos, como comprar online e retirá-los em um ponto físico – não tendo, assim, despesas com frete e buscando as mercadorias no dia e horário que forem mais convenientes à sua própria rotina.

 

3. Adapte-se ao mobile

 

De acordo com o NuvemCommerce 2019, 66% das visitas às lojas virtuais foram feitas através dos dispositivos móveis no ano passado, bem como cerca de 54% das vendas. Logo, fica claro que o mobile commerce é uma realidade.

Atualmente, mais de 60% das buscas no Google são feitas através de smartphones e tablets – dado que se relaciona diretamente à mudança dos algoritmos desse mecanismo de pesquisa.

Essa nova configuração (mobile first-index) tem como objetivo priorizar a indexação dos sites que investem na experiência para os dispositivos móveis e apostam em abordagens distintas para as telas menores.

Portanto, é essencial que o mobile faça parte da estratégia do seu negócio. Adapte seu e-commerce para tal formato e invista na velocidade das páginas – segundo o Google, cerca de 53% dos visitantes desistem de um site, caso ele demora mais de 3 segundos para carregar.  

Aproveite e utilize o Google Search Console, ferramenta que avalia e disponibiliza relatórios sobre o desempenho do seu site – tanto em desktops, quanto em dispositivos móveis.

 

E aí, gostou das dicas de como aumentar suas vendas online?

 

Temos certeza de que, com as dicas anteriores, você estará pronto para aprimorar os canais de vendas e os planos de marketing da sua marca para vender muito mais.

Não se esqueça de avaliar o nosso conteúdo e de deixar comentários com dúvidas ou sugestões sobre o assunto.

Boa sorte e sucesso!

21 de maio, 2019
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Raquel Lisboa
Raquel Lisboa
Licenciada em Letras, com ênfase nas línguas portuguesa e inglesa. Já atuou nas áreas de educação e de atendimento ao cliente. Atualmente é editora de conteúdo da Nuvem Shop - plataforma de e-commerce que busca educar e empoderar aqueles que desejam investir no mercado online.
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