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Criar Persona: Qual a importância de Construir uma para o Marketing digital da sua Empresa?

Um dos maiores desafios do marketing é criar uma persona para produzir conteúdo focados no público que deseja atingir.

Pois, sabemos que criar conteúdos sem um direcionamento não é o ideal para sua empresa.

É como se você estivesse jogando todo o seu conhecimento aos quatro ventos e quem “pegar pegou” ou quem for atingido está bom, esperando que haja resultados.

Mas, sei que você deseja resultados eficazes e uma redução de gastos desnecessários.

Por isso, a melhor maneira de fazer isso, é direcionando todo o conteúdo que produz para sua persona e, assim, será mais fácil convertê-lo em cliente se falar exatamente o que ele quer ouvir.

Portanto, antes de saber como criar persona, você deve saber o porque sua empresa precisa de uma para melhorar o marketing digital de seu negócio.

Continue por aqui e aproveite!

O que é persona?

Uma buy persona é a representação ficticia do seu cliente ideal. Os dados são reais e coletados através de pesquisas de mercado.

Para que você entenda de forma mais prática, vou dar um exemplo sobre o que é persona.

Você vai criar um site para divulgar seus produtos ou apenas informar mais sobre sua empresa.

É claro que você já sabe sobre o que vai falar, mas você sabe para quem vai falar e como vai falar?

É para isso que a criação de uma persona serve. Para que sua comunicação seja direcionada de forma eficaz é necessário coletar dados do seu público.

Coletando esses dados, você terá informações necessárias para produzir conteúdos relevantes para quem procura seu negócio.

Público-alvo x Persona

Muitos confudem público-alvo com persona, acham que é a mesma coisa. Porém, existe diferença entre eles.

O primeiro é muito amplo, apesar de ter basicamente o mesmo objetivo do segundo, que é conquistar clientes.

Um exemplo de definição do público seria o seguinte:

Advogado entre 28 a 35 anos, trabalha em um escritório de advocacia, passa muito tempo lendo livros da área e possui uma renda mensal de R$4.000 reais.

Essa visão do público-alvo, como pode perceber, é bem ampla, pois existem muitos advogados com este perfil, não é algo especifico, diferente do foco da persona.

A criação de uma persona seria da seguinte forma:

Ana Lara, 26 anos trabalha em uma transnacional

Gosta de passar o tempo livre curtindo com a família, ler livros e assistir documentários. Suas redes sociais favoritas são Instagram e Facebook.

Graduada hà 2 anos em Administração, sempre busca por novos desafios, por isso, está fazendo mestrado em Marketing para empresas. Seu chefe não costuma dar muita atenção a novas propostas vindas de pessoas sem uma especialização. Por isso, precisa se qualificar ainda mais para conseguir a confiança e apresentar suas propostas para o futuro da empresa.

Como pôde perceber, a persona possui nome, idade, caracteristicas bem mais detalhadas de sua dor e desafio que precisam ser solucionados.

Conhecendo bem as necessidades de sua persona, você consegue direcionar melhor o seu conteúdo para solucionar seu desafio.

Com o público-alvo fica bem mais dificil ter uma boa comunicação, pois o seu conhecimento sobre ele é bem plano.

Como criar persona?

A criação da persona é feita através de pesquisas, entrevistas e questionários em cima do seu público-alvo.

Você usará dados qualitativos e quantitativos para criar seu cliente ideal.

Para isso, será necessário falar com todos o público que se enquadra no seu público-alvo.

Por isso, vamos analisar o passo a passo para criar persona.

Coletar os dados

Existem várias formas de coletar os dados de seu público-alvo para criar seu cliente ideal.

Citei alguns como pesquisa, questionário e entrevistas. Mas, você pode mandar um e-mail, fazer uma ligação, usar formulários online, entre outros.

Compreenda os desafios para solucionar

Pensar somente na palavra-chave que você vai utilizar ou na melhor copy para seu produto não vai adiantar muito se você não solucionar as dores de seu cliente.

Muitos profissionais de marketing cometem este erro, principalmente, no início, de não direcionar seu conteúdo para sua persona.

Por isso, se você está aqui é porque não deseja cometer este erro e ser mais acertivo no direcionamento dos seus conteúdos.

Funil de vendas

Definir um funil de vendas após criar sua persona é a maneira mais fácil de vender seu produto e encaminhar seu potencial cliente para cada fase que vai solucionar suas dúvidas.

O funil mais comum de ser utilizado é o seguinte:

Topo do funil – visita: artigos do blog, vídeos, infográficos;

Meio do funil – curiosidade: case de sucesso, webinars, e-books, newsletters.

Fundo do funil – venda: vídeo de teste do seu produto, código de desconto, conversa com um especialista da sua duvida.

Com este mapeamento do funil você consegue visualizar melhor as etapas e onde vai disponibilizar cada conteúdo necessário para sua persona chegar até a compra.

Fidelizar o cliente

Mesmo traçando o passo a passo do funil de vendas e tendo sucesso em suas vendas com a criação da persona, o trabalho não para por aí.

Você pode e deve utilizar todo o conhecimento que adquiriu com a criação de suas personas para continuar traçando estratégias de vendas.

Até porque, fica bem mais fácil depois que você tem queijo e a faca na mão. Agora é só cortar.

Enviei e-mail marketing e conteúdos exclusivos para fidelizar seus novos clientes e manter um contato mais próximo para as próximas campanhas.

Agora você já sabe como criar persona para seu marketing digital alavancar as vendas de seu negócio.

Confira muitas outras dicas e informações aqui no blog Gerenciagram!  

18 de setembro, 2019
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Mísia Karoline
Mísia Karoline
21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.
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