Gerenciagram
crescer engajamento no Instagram

10 ações rápidas para crescer engajamento no Instagram

Você sabe o que realmente deve fazer para crescer engajamento no Instagram?

O Instagram é considerado, por muitos, a maior rede social do mundo, isso pela disponibilidade de recursos que fazem da experiência do usuário uma verdadeira relação entre pessoas.

São mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma e quase uma infinidade de oportunidades para impulsionar a gestão da sua empresa.

No entanto, vejo muitos negócios desperdiçando essas portas que o Instagram abre e perdendo clientes por isso, o que nos leva a pensar…

Então qual é o jeito certo de vender cada vez mais na rede??

Apesar de simples, essa é a resposta de milhões de dólares!!

O segredo se chama ENGAJAMENTO!

Você pode continuar investindo tempo e dinheiro em respostas erradas ou pode colocar as dicas desse artigo em prática e começar a VERDADEIRAMENTE caminhar para o sucesso.

 

crescer engajamento no Instagram

 

O que é engajamento?

 

crescer engajamento no Instagram

Antes de mais nada, você precisa entender o que é essa palavrinha mágica para que compreenda as dimensões que ela pode gerar para o seu negócio…

O engajamento pode ser traduzido em RECIPROCIDADE.

Ao contrário do que muitos pensam, engajar seus seguidores em seu perfil não significa apenas realizar ações de seguir, deixar de seguir e curtir.

Claro que estas 3 ações são as principais, mas elas sozinhas nunca vão te entregar o resultado que você tanto almeja.

Quando você só faz isso em seu perfil, sem qualquer conteúdo relevante, o que o sistema do Instagram entende é que você abandonou a sua conta ou que está com algum problema e, consequentemente, as chances de te bloquearem praticamente triplica.

O que você precisa entender é que de NADA adianta, por exemplo, suas postagens alcançarem 1000 curtidas e você não curtir nenhuma publicação dos seus seguindo.

A mesma coisa para os comentários, não adianta ter 100 comentários em um post e não comentar em nenhum dos seus seguindo.

Isso acontece porque o Instagram quer que você se conecte com pessoas de maneira recíproca, ou seja, você não pode cobrar audiência fiel se não estiver disposto em realmente se ligar com este público.

Portanto, para alimentar o seu engajamento você não pode negligenciar as interações na rede social, o que, além de seguir, deixar de seguir e curtir, envolve comentar, responder comentários, responder stories, mandar mensagens via direct, responder mensagens no direct, usar IGTV, curtir comentários e até mesmo ações simples como rolar o feed e assistir stories.

Caso não tenha ficado claro, engajamento é o cálculo de TODAS as interações do seu perfil com outras contas e outros perfis com a sua conta.

Somente assim você poderá alcançar o sucesso no Instagram.

 

10 Dicas rápidas para crescer o seu engajamento no Instagram

 

crescer engajamento no Instagram

1. Deixe o seu Instagram completo

A primeira dica está diretamente ligada não apenas a forma de apresentação do seu perfil, mas também com a confiabilidade que ele passa para os seus seguidores e, consequentemente, para o próprio Instagram.

Então é de extrema importância que você forneça o máximo de informações possíveis em sua biografia, ou seja, email, telefone, link, quebrar linhas e inserir emojis na bio.

 

2. Visualize os stories de outras pessoas

Postar é importante, mas visualizar os stories de outros perfis é vital!

Quando você assiste os stories de outras pessoas, a sua conta alimenta a própria relevância dentro da rede social, pois você aparece mais e assim cresce o seu score de engajamento, como se fosse uma pontuação invisível.

 

3. Postar ao menos 1 storie em cada turno do dia

Entenda, você deve postar stories TODOS OS DIAS!

O algoritmo dos stories tem como base dois fatores principais, são eles: Relevância e Frequência. Um fator está diretamente ligado ao outro, quanto mais você posta e assiste, mais relevância você passa a ter.

Ou seja, para que o seu perfil cresça em visualizações dos stories e aumente o engajamento como um todo, publique ao menos 3 stories por dia, 1 em cada turno do dia.

Sugiro que intercale entre os horários de pico, das 6h até 8h, pela manhã, meio dia e por volta das 20h da noite.

Isto fará com que seus stories permaneça ativo, fazendo com que ele vá à frente na lista de rolagem e dê a possibilidade de visualização nos horários de maior alcance do Instagram.

 

4. Utilize os stickers do Instagram

O grande jogo dos stories está relacionado com a sua capacidade de fazer o storie-telespectador parar seu conteúdo e interagir.

Os stickers são ótimos aliados para isso, pois com eles você consegue despertar o interesse dos seus seguidores de maneira fácil e rápida, melhorando assim o seu engajamento e até gerando relacionamento e vendas.

Além disso, é uma excelente forma de encontrar novos conteúdos relevantes para a sua audiência e dinamizá-los, através das enquetes, perguntas e múltiplas escolhas.

 

5. Envie mensagens para os perfis que responderem seus stickers

Como já foi dito, o stickers são essenciais para manter a vitalidade do seu perfil, mas não adianta esperar as respostas e não fazer nada com elas.

O seu nível de interações aumenta quando você responde a todos e, ao compartilhar, aciona o gatilho mental da prova social, responsável por elevar a sua autoridade dentro da rede.

E ainda, com esta ação, você mostra para o Instagram que é um usuário autêntico e real.

 

6. Mantenha constância de postagens

Parece batido, mas é o que funciona!

Manter uma constância de publicações é marcar presença na vida dos seus seguidores e fazer com que os usuários voltem ao seu perfil para atualizações, dobrando a probabilidade de se tornarem compradores fiéis e até acionarem as notificações.

 

7. Utilize o IGTV

O Instagram dá preferência na entrega de conteúdos do IGTV, é uma forma de icentivar o uso da extensão da plataforma.

Além do mais, o IGTV possui 3 vantagens indispensáveis:

  • Compartilhamento de link nos stories sem precisar ter número igual ou maior que 10 mil seguidores.
  • Prévia automática no feed.
  • Visualizações em destaque.

 

8. Crie postagens incentivando as pessoas a enviarem mensagem via direct

O engajamento do Instagram entende que quanto maior a diversidade de interações com outros perfis você tiver maior será autoridade do seu perfil.

Portanto, a melhor estratégia para aumentar seu número de respostas é usar frases chaves que chamem atenção, a utilização de perguntas ou dúvidas também são ótimas.

 

9. Cuide dos seus seguidores, e não apenas busque novos

Não há nada de errado em querer conquistar novos seguidores, mas de que vale ter números sem converter em vendas?

Invista em cuidados para os seguidores que você já conquistou e assim aumente, além do engajamento, a sua taxa de conversão.

Atrair outros perfis é importante, mas NUNCA se esqueça de interagir com quem já te segue, pois eles estão muito mais inclinados ao consumo de seus conteúdos e produtos que venha ofertar.

 

10. Realize sorteios realmente relevantes

Todo mundo adora ganhar prêmios, mas não é qualquer premiação que será relevante para o seu negócio e para o seu público de seguidores.

Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas, não há porque ofertar uma viagem aleatória, mas uma viagem com acompanhante para assistir o SPFW (Um dos maiores eventos de moda) faria todo o sentido.

Em resumo, faça sorteios com premiações relacionadas ao seu segmento, assim você ganhará seguidores que se interessam pelo seu conteúdo e que já entram em seu perfil com propósito ideal de compra.

 

Como analisar seu engajamento?

 

crescer engajamento no Instagram

Agora que você já sabe o que é e como alimentar o seu engajamento, é preciso aprender a analisar se suas estratégias estão funcionando de verdade.

O Instagram mudou o algoritmo e agora é primordial aumentar a constância na rede social e, com isso, você só terá sucesso quando adaptar-se a esta nova realidade.

As dicas deste artigo podem facilitar muito a sua vida e o Gerenciagram já está atualizado de acordo com essas novas normas para qualificar ainda mais o seu perfil.

O Gerenciagram tem uma nova funcionalidade que irá impactar seu engajamento de maneira drasticamente positiva, pois o nosso sistema está cada vez mais humanizado e similar ao comportamento do usuário.

Esta ação evitará a taxa de spam e ainda aumentará seu engajamento, além de manter as antigas funcionalidades e te ajudar a manter a frequência de posts com o nosso agendamento.

Você pode analisar o seu crescimento visível em números de seguidores, curtidas, comentários, acessar relatórios do próprio Instagram e ainda  contar com a ferramenta exclusiva do cliente Gerenciagram, que é o Analisegram!

O Analisegram mostra exatamente onde você evoluiu e regrediu, ou seja, você passa a saber exatamente os pontos que precisa melhorar.

 

E aí? Está preparado para colocar em prática?

 

Não se esqueça de avaliar este artigo caso ele tenha sido útil para você!

Até a próxima conversa!

Avalie este artigo
Total: 17 Média: 4.5
Geovana Moura

Geovana Moura

Oi, pode me chamar de Geo, tenho 21 anos de idade, sou redatora copywriter aqui do GG, apaixonada por neuromarketing e piadas sem graça.

Inserir comentário

Gerenciagram, Atraia Seguidores, Ganhar Seguidores, Instagram Seguidores, Vender Pelo Instagram, Automação Para Instagram, App Seguidores, Comprar Seguidores