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Conteúdo para Instagram: 5 Dicas para nunca falhar com o seu público

O conteúdo para Instagram pode ser um grande desafio para o seu perfil. No entanto, se realizado como planejamento certo, tudo ficará mais fácil.

Ter ideias e encontrar a identidade visual do seu feed é algo que soa mais fácil quando a gente diz do que quando a gente começa a pôr os planos em prática.

Seus conteúdos devem ser atrativos, relevantes e, sobretudo, bonitos, pois não basta ter inúmeros recursos se você não souber usá-los da maneira correta.

Contudo, ter bons posts não precisa ser a sua maior dor de cabeça.

E, mesmo que você não tenha nada ainda e precise começar tudo do zero, não se preocupe, porque dá pra fazer mágica se você tiver em mente o que deseja.

Vale ressaltar que criar um público engajado e fiel à sua marca é essencial, principalmente se você atua como marca no Instagram.

São mais de 1 bilhão de usuários ativos na rede social. Isso quer dizer que são milhares e milhares de chances de vendas para o seu negócio.

Por isso, para te ajudar, eu vou te mostrar como criar o melhor conteúdo para Instagram.

Vamos lá!

conteúdo para instagram: gif de um foguete

 

Pensar em bom conteúdo para Instagram é fundamental

 

Para garantir que seus seguidores se envolvam com os seus posts, comprem e ajudem a você crescer, é preciso ter um conteúdo de qualidade.

Desde que o Instagram começou a se popularizar no meio do Marketing Digital, as marcas passaram a estudar mais sobre como atrair mais público, e todas as pesquisas levaram ao conteúdo.

Seguindo essa linha de raciocínio, é válido pensar na origem das redes sociais, que vieram com o intuito de aproximar e conectar as pessoas, mesmo que elas estejam a mil quilômetros de distância uma da outra.

Por isso, você, como marca, deve ter como prioridade o relacionamento com o seu público, pois será dessa forma que você alcançará os seus objetivos enquanto marca.

Só que para isso, você deverá investir em conteúdo, pois o Instagram está totalmente baseado no visual e as pessoas estão lá em busca de inspirações, dicas, relacionamentos e resoluções dos seus problemas.

E seu papel como uma marca tem o dever de saciar os desejos e resolver as dores e os problemas dos seus clientes.

O bom conteúdo te dará a autoridade que você precisa para fazer com que as pessoas passem a confiar em você e procurem por você sempre que precisarem dos serviços e produtos que você oferece.

Nos próximos tópicos você verá as dicas de como construir um feed atrativo.

 

  1. Imagens com boa qualidade melhoram seu conteúdo para Instagram

Vamos começar falando das imagens que farão parte do seu feed e, mais pra frente, falaremos sobre o que será oferecido nelas.

Este é um tópico importante, pois você pode ter as melhores dicas e o melhor texto sobre a fórmula mágica para ter dinheiro sem sair de casa. Porém, se você não souber como chamar a atenção das pessoas de nada valerá tudo isso.

As imagens são a porta de entrada para o seu perfil. Antes de ler qualquer coisa, as pessoas rolarão pelo seu feed e escolherão as que mais chamaram a atenção; aquelas mais bonitas, óbvio.

Por isso, você deve pensar em tê-las, em sua maioria, com boa qualidade e de forma atraente.

Feeds com fotos/imagens com baixa qualidade tendem a terem 0% e autoridade, pois parecem ser feitos de qualquer jeito, sem profissionalismo e dedicação.

Ao optar pela boa qualidade, você passa para o seu público que você se preocupa com o seu perfil e que você se dedica para mantê-lo bonito e saudável aos olhos de quem te acompanha.

Sendo assim, evite fotos pixeladas, artes com cores muito diferentes umas das outras, pois isso polui o feed. Você pode encontrar a sua paleta de cores e se basear nisso. Ou ser mais criativo e ousado e usar várias cores, porém com a estratégia de encaixe certa.

Escolha os melhores ângulos para as suas fotos, invista em ferramentas de edições de imagens, tenha bons designs e harmonize o seu perfil.

 

  1. Passeie pelos vários formatos de conteúdo

O Instagram possui vários formatos de conteúdo, seja ele um vídeo, uma foto, um GIF ou boomerang ou um carrossel.

Por isso, você deve usar e abusar de todos os recursos que a plataforma te oferece para ter um perfil mais variado.

É muito importante não se prender a somente um tipo de conteúdo. Isso pode fazer com que seu feed fique chato e maçante.

Você pode experimentar, por exemplo, as imagens múltiplas, ou carrossel, onde é possível postar até dez imagens de uma só vez, criando uma sensação de álbum de fotos.

Vídeos de até 60 segundos pode ser uma ótima maneira de apresentar algum dos seus produtos em uso, como funciona. Pode fazer até um tutorial – tutu pom, meninas?

Os GIFs e boomerangs também podem ser uma ótima saída para divertir os seus seguidores com posts mais descontraídos.

Variar nos temas deve ser essencial para manter as coisas equilibradas. Além disso, isso incentiva o engajamento com o seu público.

Pense nisso.

 

  1. Pesquise por modelos prontos, adapte e use-os

Se você não tem ideia de como fazer artes, designs e tudo mais, tampouco possui um profissional responsável para isso. Mas, fique calmo, pois há muitas saídas.

Uma delas é buscar por modelos já prontos para adaptá-los e usá-los no seu perfil.

Há também algumas ferramentas que podem te ajudar a criar postagens incríveis sem precisar ser o mestre das artes, como o Spark Post, Canva e Venngag.

Eles são bastante úteis quando se trata de criar conteúdos visuais atraentes para todas as redes sociais.

Você pode encontrar todas elas na internet e também podem baixa-los em seu celular.

Para conhecer mais sobre as ferramentas para conteúdo visual no Instagram, clique aqui e leia este post completo sobre o assunto.

 

  1. Faça collabs com influenciadores

Os Influenciadores são pessoas que já possuem um número grande de seguidores. Sendo assim, essa pode ser a sua oportunidade de atrair público e fazer com que as pessoas conheçam mais sobre os seus produtos e serviços.

Hoje em dia, no mundo digital, esses tipos de criadores de conteúdo conseguem oferecer mais valor às marcas.

Pois seu poder de persuasão e a forma humanizada como tratam seu público, ajudam na hora de oferecer o que as empresas têm pra vender.

É muito mais fácil confiar em um digital influencer do que em uma marca. Afinal, para a maioria das pessoas, as marcas estão ali somente pra vender, enquanto um influenciador faz um papel de amigo conselheiro.

Segundo o eMarketer, 89% dos profissionais de marketing digital acreditam que um instagrammer, blogueiro ou youtuber, podem impactar positivamente como as pessoas se sentem em relação a uma marca.

E pra te deixar ainda mais chocado com este tópico, uma pesquisa feita pela Dana Rebeca Designs disse que 72% das pessoas entrevistadas fizeram uma compra depois de ver o produto ou serviço no Instagram.

Os números não enganam e a nossa percepção também não. Por isso, considere investir nesses grandes profissionais do século.

Aproveita e dá uma olhadinha neste artigo sobre digitais influencers.

 

  1. Seja autoridade no que fala e tenha bons temas

Mostrar que você é especialista em algo passa para as pessoas uma sensação de confiança. Pois, sempre que elas precisarem sanar dúvidas em relação ao seu nincho procurarão por você.

Por isso, pense no que você é muito bom.

Tem uma loja de modas? Que tal dar dicas de looks ou mostrar as tendências desse mundo?

Ou, você pode ter um restaurante, né? Dê dicas de ingredientes, faça receitas, mostre os bastidores da sua cozinha ou filme seus clientes falando sobre os seus pratos.

Essa parte do conteúdo para Instagram é muito importante. Pois será através do que você oferece que as pessoas vão passar a te seguir, te procurar e te compartilhar.

O mesmo vale para outros tipos de conteúdo, como frases motivacionais, pessoas que te inspiram, clientes  usando seus produtos ou serviços, entre outras coisas.

Outro tipo de post que faz bastante sucesso também é o de bastidores. É mais do que comprovado que as pessoas adoram ver o que acontece atrás de tudo aquilo que você oferece. Afinal, é um relacionamento humano, certo?

Tenha um perfil humanizado, atrativo e cheio de conteúdos diversificados.

 

Gostou das dicas sobre conteúdo para Instagram?

 

Espero que tenha gostado das dicas de conteúdo para Instagram. Anote todas elas e bombe na rede social.

Me diz aqui nos comentários que tipo de estratégia você usa em seu perfil.

Deu certo?

Muito obrigado e até qualquer hora.

17 de outubro, 2018
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Tiago Mascarenhas
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.
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