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Como produzir o melhor conteúdo

Como produzir o melhor conteúdo para o Instagram em 7 passos

Você pode ganhar 1000 seguidores por dia, mas se as suas postagens não forem de qualidade, você irá perdê-los mais rápido ainda. A solução é saber como produzir o melhor conteúdo e conquistar a fidelidade da audiência.

Sabemos que o Instagram está em crescimento e, com isso, as empresas passaram a enxergar uma simples rede social como uma grande fonte rentável.

A rede já passa da marca de 1 bilhão de usuários ativos, sabe o que isso significa?

Os seus principais concorrentes e boa parte do seu público já estão usando a plataforma para consumir informações e divulgar ideias, e você não pode perder mais tempo.

E, para você conseguir se destacar no ambiente web, terá que aprender como produzir o melhor conteúdo. Sorte sua que eu tenho 7 passos fáceis para te ajudar.

 

Como produzir o melhor conteúdo

7 Maneiras de como produzir o melhor conteúdo para o meu perfil

 

1. Conheça bem o seu público

Como produzir o melhor conteúdo

O primeiro passo para conquistar uma audiência fiel em qualquer rede social, principalmente no Instagram, é conhecer bem o seu público.

É importante que você entenda como o seu lead, cliente ideal, pensa para que você acerte na hora de produzir conteúdos realmente relevantes para eles.

Imagine que você tem uma marca ecologicamente correta, baseada no marketing verde, mas que por trás da rede polui o meio ambiente.

Este seria um erro gravíssimo, não apenas pela poluição, mas também porque você estaria fingindo ser algo que não é, o que pesa o dobro nas interpretações do mercado consumidor.

Claro que eu usei um extremo para explicar, mas essa é a mesma sensação de quando você contraria uma expectativa, ainda que mínima, dos seus seguidores.

Portanto, procure saber do que o seu público gosta e deixa de gostar. Uma boa dica para isso, é delimitar a sua persona.

Desta forma você cria um vínculo afetivo com ele, ou seja, temas que interessam e criam laços empáticos.

 

2. Leve emoção para os seus conteúdos

Como produzir o melhor conteúdo

Ser assertivo nos temas dos conteúdos é crucial para garantir uma alta interação nas postagens, no entanto, também é preciso pensar em como abordá-los.

Passe a analisar a satisfação da sua audiência dentro do seu segmento, então procure tocar na parte emotiva do conteúdo.

Para você entender melhor o poder das palavras e as reações delas na mente do consumidor, leia o artigo sobre gatilhos mentais, basta clicar aqui!

Esta segunda dica só será bem feita se você tiver levado a dica acima a sério, pois as duas estão totalmente atreladas e o ponto mais forte deste laço é a definição da persona.

Vamos supor que você tenha uma imobiliária e está com um empreendimento para vender, pode usar o apelo emocional da felicidade da primeira casa própria.

Portanto, sempre lembre de conectar algum sentimento na venda que faça sentido e até mesmo que façam seus seguidores compartilharem os posts.

 

3. Faça conteúdos que ajudem a sua audiência

Como produzir o melhor conteúdo

Você já ouviu falar da “moeda social”? Este conceito nada mais é do que a troca de valores entre as empresas e os seus respectivos clientes.

Os seus seguidores precisam sentir que estão ganhando mais do que um simples produto ou serviço, querem sentir que são valorizados pelo seu negócio.

Por isso, é crucial que você invista na reciprocidade digital, independente do formato de suas postagens, sejam em vídeos, fotos, boomerangs, links ou carrosséis.

Na maioria das vezes, essa troca está ligada a alguma recompensa e ao item anterior, que são os sentimentos.

Você não tem que, necessariamente, fazer alguém chorar para usar o apelo emocional, anúncios com humor costumam ter bastante interação.

Então capriche na recompensa, faça tutoriais, dê dicas, ebooks e mais.

 

4. Não se esqueça das Stories

Como produzir o melhor conteúdo

Se você realmente quer saber como produzir o melhor conteúdo para o seu perfil no Instagram, com certeza não pode ignorar os mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias no Story.

A área dos Stories tem lugar de privilégio no feed da rede social, isso porque ele fica posicionado bem na parte superior, sendo assim, o primeiro item a ser notado pelo usuário.

Além do mais, a ideia que ele agrega à estratégia de comunicação ao perfil é incrível. São conteúdos diversificados com prazo de 24 horas de exposição, te dando a oportunidade de manter um contato diário com seus seguidores.

Com ele, você pode usar gifs, adesivos, emojis, tags, e muito mais, o que deixa o processo muito mais interativo e receptivo, visto que as respostas são diretas e privadas pelo direct.

Este é o ambiente perfeito para você registrar a sua rotina e criar vínculos fortes com o seu público.

 

5. Faça parcerias com influenciadores e faça lives

Como produzir o melhor conteúdo

Falar da própria marca gera confiança, mas pensa comigo sobre o que vale mais para você: o autor de um livro vendendo seu produto ou um professor de sua confiança recomendando tal leitura?

A autoridade é muito maior quando alguém que já possui intimidade e relevância para o seu público indica a sua marca.

Portanto, procure influencers importantes do seu segmento e estabeleça parcerias.

Uma outra estratégia eficaz é a realização de lives com convidados, já que esta é uma funcionalidade exclusiva dos vídeos ao vivo no Instagram.

Aproveite para fazer entrevistar, fortalecer conexões, ações conjuntas ou até mesmo conversar para conhecer melhor os seus seguidores.

 

6. Call to action nas postagens

Como produzir o melhor conteúdo

As tão famosas “Call-to-action” são, como o próprio termo sugere, chamadas à ação, ou seja, palavras estrategicamente combinadas para que o leitor seja atingido.

Sendo muito utilizadas em anúncios diretos nas imagens ou em legendas caprichadas.

Clique aqui para saber tudo sobre como criar uma legenda super atrativa!

Algumas chamadas de atenção, que você já deve conhecer, mas que funcionam, são:

  • Marque um amigo;
  • Deixe seu comentário;
  • Alguma dúvida?

Uma boa dica para compor seu texto é a utilização de perguntas, principalmente nos stories.

Seus seguidores precisam de orientação para que descubram os benefícios da sua marca, por isso uma call-to-action te ajudará, guiando o seu cliente em potencial para o caminho que você almeja.

 

7. Capriche nas imagens

Como produzir o melhor conteúdo

O conteúdo prende a audiência, mas antes disso você precisa atrair a atenção. Como fazer isso? Qualidade de imagem!

Se você seguir tudo que eu disse até aqui, mas a sua imagem estiver borrada ou muito poluída visualmente, seus resultados não serão tão satisfatórios.

É a qualidade visual dos seus posts que irão vender seus conteúdos.

Portanto, a trilha de como produzir o melhor conteúdo para o seu perfil do Instagram passa antes pela produção da arte e design.

Organizar o seu feed também é uma maneira de incentivar as visualizações e melhorarem suas métricas e estatísticas.

 

E aí? Aprendeu como produzir o melhor conteúdo para o seu perfil?

 

Tem alguma dúvida ou dica? Deixa nos comentários!

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Até a próxima conversa!

17 de maio, 2019
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Geovana Moura
Geovana Moura
Oi, pode me chamar de Geo, tenho 21 anos de idade, sou redatora copywriter aqui do GG, apaixonada por neuromarketing e piadas sem graça.
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