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algoritmos do instagram: formulas vetorizadas

Como os algoritmos do Instagram funcionam? Entenda

Entender como os algoritmos do Instagram funcionam pode ser difícil. Mas, neste artigo, nós desmistificamos este grande mistério.

algoritmos do instagram: gif de nazaré tedesco sem entender nada

 

Em março de 2016, o Instagram anunciou que os algoritmos da plataforma mudariam para entregar aos feeds dos usuários publicações baseados nos relacionamentos de cada um.

Desde então, as pessoas passaram a tentar decifrar como funcionam essas recomendações em seus perfis.

Sendo assim, em junho deste ano, o Instagram desvendou o mistério em torno dos seus algoritmos.

Em uma entrevista coletiva, feita em São Francisco, funcionários da rede social contaram alguns detalhes envolvendo o assunto, a fim de acabar com alguns rumores espalhados após a mudança.

Por isso, neste post, eu vou te explicar como os algoritmos do Instagram funcionam. Confira!

 

Como os algoritmos do Instagram funcionam em 3 fatores

 

Nos seus primeiros anos de vida, o Instagram entregava aos feeds dos usuários as publicações em ordem cronológica, ou seja, eu sempre veria as postagens mais recentes. Não importa se era do meu artista favorito ou da minha marca favorita.

Contudo, os algoritmos do Instagram mudaram e essa ordem foi descartada, o que não agradou todo mundo.

Até petição online teve, chamada de “Mantenha o Instagram em ordem cronológica” e contou com mais de 70 mil assinaturas em apenas 24h.

Mas o Instagram afirmou que a mudança tinha agradado grande parte dos usuários e as pessoas passaram a curtir e a comentar mais. “Geralmente se envolvem com a comunidade de maneira mais ativa”, disseram.

Segundo a TechCrunch, os usuários da plataforma estavam perdendo cerca de 70% das publicações antes da mudança, porém, após a alteração, 90% das postagens começaram a serem vistas, curtidas e comentadas.

Existem alguns sinais-chave dos algoritmos que garantem que isso aconteça, combinando tudo para que não haja casos de feeds exatamente iguais.

Por exemplo, se você seguir as mesmas contas que eu, mas interagir com os conteúdos de forma diferente, os algoritmos do Instagram farão previsões diferentes para cada um de nós dois.

Isso quer dizer que o seu feed é exclusivo. Só seu.

 

Principais sinais que o Instagram usa para classificar o que será entregue em seu feed

 

Fresquinho

Os algoritmos do Instagram não precisam ser 100% contra a ordem cronológica, mas eles levam em conta o que as pessoas querem ver ao abrirem o aplicativo.

Durante o anúncio da mudança, no início deste ano, a plataforma disse que a atualização garante que “as publicações mais recentes tenham mais probabilidade de aparecer primeiro nos feeds”. Assim, ninguém perderá os posts que mais gosta.

 

Interessante

Aqui é sobre o quanto você se importa com o que aparecerá no seu feed, se baseando em como você interagiu com postagens semelhantes nos dias anteriores, mas pode também se basear no conteúdo da publicação em si.

Para as marcas, isso é incrível, pois significa que quando os seus seguidores interagem com os seus conteúdos, eles indicam para os algoritmos que eles querem ver mais de você.

Por isso, se você deseja ter mais visibilidade no Instagram, invista em estratégias para a criação de bons conteúdos.

Leia este artigo sobre como criar uma estratégia de social media. Aproveita e dá uma olhadinha neste aqui que pode te ajudar a deixar o seu conteúdo ainda mais atrativo.

 

Relacionamento

Esse sinal analisa a intensidade do seu relacionamento com um perfil, com base na frequência em que você se conecta e interage com a pessoa.

Se você curte e comenta publicações de alguém, ou marca e é marcado com frequência, com certeza, você verá mais publicações dessa pessoa em seu feed.

Isso mantém e fortalece o relacionamento que você tem com as pessoas que mais interage, com o intuito de não perder esse laço existente entre vocês.

Pode acontecer, também, dos algoritmos do Instagram se basearem nos seus relacionamentos do Facebook, caso você tenha ambas as contas conectadas.

Por isso, é muito importante desenvolver laços com os seguidores. Um engajamento consistente é muito mais valioso do que um engajamento “de vez em quando”.

Sendo assim, procure saber e entender o que o seu público deseja receber.

 

Fatores secundários

  • Frequência: ele mostrará as melhores postagens desde a sua última visita na rede social. Toda vez que você abrir o aplicativo, publicações diferentes serão mostradas.
  • Seguindo: se você estiver seguindo muitas pessoas, talvez não consiga ver todas as postagens do dia. Ver pessoas específicas será uma tarefa difícil.
  • Uso: o tempo que você passa no Instagram, mostrará aos algoritmos como tudo vai funcionar. Por exemplo, se você abre os aplicativos poucas vezes ao dia, ele te mostrará os posts que são mais importantes pra você.

 

Mitos sobre os algoritmos do Instagram

 

Saber como os algoritmos do Instagram funcionam é importante, mas saber como eles não trabalham também é muito essencial.

Na mesma entrevista onde foi revelado o segredo da ordem dos feeds, houve um momento para desmistificar algumas teorias acerca do assunto.

 

Usar os stories frequentemente

Fazer stories a cada dois minutos não favorecerá o seu perfil. O mesmo vale para as lives.

“A única maneira de melhorar seu engajamento é produzir um ótimo conteúdo”, disse Christina d’Avignon, designer de produto para o feed do Instagram, à Recode.

 

Perder posição por postar muito

Postar muito no Instagram não fará com que você seja menos visto.

Essa polêmica tem a ver com a poluição que essa insistência pode trazer.

Christina ainda contou que, desde que o recurso que permite postar várias fotos de vez, como se fosse um álbum, foi implantado, as pessoas têm diminuído com o ritmo nas publicações.

 

Contas verificadas ou empresariais não têm preferência

“Tratamos todos da mesma forma”, afirmou a designer de produto.

Contudo, vale ressaltar que é muito importante que você tenha um perfil comercial ativo, caso você seja uma marca, uma empresa ou uma pessoa pública, pois é mais fácil de reconhecer como oficial.

 

Os algoritmos da plataforma não favorecem os vídeos

Isso só aconteceria se os algoritmos percebessem que você prefere ver vídeos em vez de fotos.

 

Como fazer com que os algoritmos funcionem ao meu favor?

 

Agora que você entende como tudo funciona, veja como você pode usar isso tudo ao seu favor.

 

Tenha um bom conteúdo

Pode parecer óbvio e batido, mas vale a pena sempre repetir, pois isso é essencial.

Se você entrega bons conteúdos para o seu público de forma contínua e alinhada, os algoritmos entenderão que o que você faz é interessante e gera relacionamentos.

Isso pode te dar uma super vantagem sobre aqueles que têm muito conteúdo, mas com baixa qualidade.

 

Conheça o seu público

Vimos durante este artigo que os algoritmos do Instagram se baseiam sempre no relacionamento dos usuários. Mas vale ressaltar que nem sempre o que é relevante pra mim pode ser relevante pra você.

Por conta disso, você precisa conhecer e entender quem é o seu público para saber exatamente o que quer que você entregue para ele.

Ter vários tipos de conteúdo e ter boas legendas pode ser crucial na hora de firmar relacionamento com os seus seguidores.

Você pode obter todas as informações sobre quem é o seu público através das métricas disponibilizadas pela plataforma.

Use esses detalhes para criar a sua persona, que vai fazer com que você aumente o seu engajamento e alcance, formando o relacionamento ideal com o seu público.

Além disso, através do Instagram Insights, você consegue ver quais os melhores horários para você estar postando e interagindo.

 

Deixe claro sobre o que o seu conteúdo fala

Incluir hashtags, localizações e informações pode fazer com que os algoritmos entendam a sua postagem e onde você pretende chegar com ela.

Por exemplo, se você é tem um perfil de restaurante, ou lanchonete ou pizzaria, é muito provável que o seu público esteja interessado em alimentação.

Por isso, considere usar hashtags relacionadas a isso, como #food, #comida, #pizza, entre outras.

Isso com certeza te dará vantagens.

 

Pense em legendas que incentivem uma ação

Você está usando legendas chamativas que causam no seu público um desejo de interação?

Se não, considere mudar de opinião.

Usar call-to-action em suas legendas te dará o engajamento que você deseja.

Você pode fazer perguntas ou pedir para que o seu público compartilhe alguma experiência relacionada ao que foi descrito no post, por exemplo.

Se você posta receitas, pergunte se eles usam os ingredientes da mesma maneira que você.

Não queira que os seus seguidores comentem o quão grande você é, busque por diálogos para que ambos os lados possam se conhecer melhor.

 

Seja engajado

O Instagram é uma rede social, por isso você precisa ser sociável.

Não há razões para o seu público interagir com você se eles sentirem que estão falando com uma máquina.

Ser engajado não é difícil, mas requer tempo.

Responda e curta os comentários deixados por seus seguidores, curta fotos relacionadas ao seu perfil, fale pelo direct e mostre mais do seu lado humano.

Muitas marcas se esquecem de que o Instagram é uma rede em que é possível construir laços com os clientes.

As pessoas estão dispostas a pagar mais caro só pra terem um bom atendimento.

 

O que você faz para ter vantagens com os algoritmos do Instagram?

 

Me conta aqui nos comentários se você segue alguma dessas regras para ter maior visibilidade e mais engajamento no Instagram.

Aproveita pra me dizer o que você achou deste artigo, tá bem?

E que os algoritmos do Instagram estejam ao seu favor.

Muito obrigado e até qualquer hora.

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Tiago Mascarenhas

Tiago Mascarenhas

Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.

2 comentários

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