Gerenciagram
como fazer enquete no instagram: fundo com as cores da rede social e pontos de exclamação

Como fazer enquete no Instagram? Aprenda a ter mais vantagens com este recurso

Aprender como fazer enquete no Instagram é saber mais sobre a sua audiência, sobretudo quais são as dores e desejos de cada um.

Em outubro de 2017, o Instagram anunciou em seu blog um novo recurso para a plataforma. A partir daquele dia, todos os usuários poderiam realizar enquetes através dos stories e divulgar os resultados por meio dele também.

Eu tenho certeza que você já quis saber mais sobre seu público, quais são seus interesses, gostos e desgostos, não é mesmo?

Foi justamente por isso que os desenvolvedores do aplicativo implantaram essa nova forma de interação dentro do Instagram.

Essa é a rede social que mais cresce nos últimos tempos e todos esses novos recursos de aproximação surgem para melhorar ainda mais a experiência entre os usuários.

Sendo assim, para te ajudar a entender melhor sobre isso, vou te mostrar como fazer enquete no Instagram e como você pode usar todos os resultados ao seu favor.

Vamos lá!

 

Afinal, como fazer enquete no Instagram?

 

Para começar, eu vou te ensinar como fazer enquete no Instagram e no tópico seguinte mostrarei 4 maneiras de usar essa ferramenta de forma eficaz.

Passo 1: Após tirar uma foto ou fazer um vídeo em seu story, vá até o ícone de adesivos e selecione “Enquete”.

como fazer enquete no instagram: página de escolha

Passo 2: Em seguida, digite a pergunta que você deseja que as pessoas respondam.

Passo 3: É possível ir além do “sim” e do “não”. Basta clicar em cima de uma das palavras e personalizar a opção da enquete para a qual desejar.

como fazer uma enquete no instagram: aba de edição

Feito isso, poste o story e aguarde os resultados.

 

Vendo e compartilhando os resultados da enquete

Após publicar sua enquete, as pessoas poderão tocar em uma das opções para responder você.

Você poderá acompanhar o resultado através das informações dos stories.

Passo 1: Abra o story e arraste o dedo para cima, da mesma forma para ver quem visualizou.

Passo 2: Em seguida, a página de informações sobre aquele post aparecerá e junto com ele os resultados da sua enquete, que ficará logo acima das pessoas que visualizaram.

Passo 3: Após isso, uma nova opção surgirá na tela, “Compartilhar resultado”.

Passo 4: Depois disso, um novo story será feito, com o mesmo conteúdo, mostrando os dados da enquete.

 

4 Maneiras de usar as enquetes ao seu favor

 

  1. Crie uma sensação de perda

Ninguém gosta de perder nada, né? Essa sensação é insuportável. Imagine que se você não for a um evento, mas seus amigos vão e, após a festa, eles falarem sobre o quão incrível foi aquela saída.

Você se ente péssimo, pois acredita que pode ter perdido a melhor festa da sua vida.

Por isso, a melhor maneira de fazer com que alguém não deixe de fazer algo é lembrando o que ela pode perder com isso.

Por exemplo, sua marca vai fazer um mega saldão e tudo estará com promoções incríveis. Você faz a enquete  e pergunta quem vai ou não.

No entanto, antes disso, você pode apresentar o que as pessoas encontrão por lá.

Tudo está baseado no psicológico da sua audiência. Escolher um “sim” pode gerar uma sensação de pertencimento ou uma realização.

Portanto, fazer uma enquete apresenta uma chamada à ação, que pode ser positiva ou negativa. Às vezes, essa ferramenta consegue ser mais precisa do que um pôster de divulgação, por exemplo.

 

  1. Convide sua audiência a pensar mais sobre sua marca

Inúmeras vezes, o grande objetivo de uma marca é fazer com que as pessoas saibam sobre a existência dela.

Depois disso, é correto pensar que a próximo meta é estar sempre na mente dessas pessoas.

Isso quer dizer que, além de as pessoas saberem que você existe, elas estão com sua marca no topo de suas consciências.

Sendo assim, elas estão envolvidas com a cultura da sua empresa, acostumadas com suas cores e logotipo e também lembram-se do que você tem a oferecer para cada um deles.

Use seu mascote ou uma figura que represente sua marca e realize enquetes sobre o que você faz.

Vale ressaltar que as suas enquetes não precisam ser sempre comerciais, até porque isso não é recomendável.

Sua audiência se sentirá muito mais próxima a você vendo mais sobre o seu dia a dia do que com posts promocionais o tempo todo.

 

  1. Descubra a preferência dos seus consumidores

Uma boa pesquisa no Instagram pode oferecer informações interessantes e importantes para as suas estratégias de marketing.

Embora não seja algo totalmente científico, a enquete permite que você descubra o gosto dos seus consumidores, principalmente se a sua empresa usa o Instagram para vendas.

Sendo assim, um bom exemplo de como fazer enquete no Instagram está na avaliação do interesse do seu público.

Mesmo que você não tenha todos seus produtos a mostra na plataforma, realizar as enquetes pode te dar uma ideia bastante real do que as pessoas podem escolher quando forem comprar algo.

Um bom exemplo disso é o clássico “Que cor você prefere?”.

Essas respostas conseguirão lhe oferecer uma visão mais ampla dos gostos dos seus consumidores e elas poderão afetar todo seu estoque.

 

  1. Ofereça uma venda mais suave

Enquanto um “Compre isto agora” ou “15% de desconto” seja um apelo mais direto para uma ação do seu lead ou cliente, às vezes, uma venda mais suave e menos abrasiva possa suscitar uma curiosidade ainda maior sobre seu produto.

Considere fazer uma enquete, onde você peça ao público para escolher entre dois produtos, por exemplo.

Essa pode ser uma maneira mais simples de conscientizá-los sobre seus novos produtos ou serviços.

Dessa forma, você estará pedindo para que eles avaliem seu conteúdo através de uma pesquisa.

Ao invés de dizer o que seu consumidor deva fazer, pergunte o que ele prefere. Essa é uma boa forma de humanizar e cativar seu público.

 

Gostou das dicas de como fazer uma enquete no Instagram?

 

Existem muitas maneiras de como fazer uma enquete no Instagram. No entanto, cada uma delas dependerá do seu objetivo.

Embora este recurso seja divertido, vá além dos formatos bobos de perfis comuns e use-o de um jeito que agregue valor ao seu perfil.

Deixa aqui nos comentários se você já sabia como fazer uma enquete no Instagram. Já usou? Gostou? O que você ganhou ao experimentar tal ferramenta?

Aproveita para deixar cinco estrelinhas na avaliação de conteúdo, tá bem? É muito importante para o crescimento do blog e para que o conhecimento seja compartilhado.

Muito obrigado por ter chegado até aqui e até qualquer hora.

 

 

Avalie este artigo
Total: 2 Média: 5
Tiago Mascarenhas

Tiago Mascarenhas

Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.

1 comentário

Gerenciagram, Atraia Seguidores, Ganhar Seguidores, Instagram Seguidores, Vender Pelo Instagram, Automação Para Instagram, App Seguidores, Comprar Seguidores