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como fazer análise no instagram

Saiba como fazer análise no Instagram e potencialize seu perfil agora mesmo

Para quem possui um negócio online no Instagram, o uso das métricas é essencial para ter base de alguns dados que ajudam no seu marketing de conteúdo.

Muitos acreditam que criar um conta, responder direct, ganhar muitos seguidores, postar os produtos e vender para algumas pessoas já é o suficiente.

Mas não é bem assim! Se você deseja ter sucesso em seu negócio, precisa fazer mais do que isso.

Você deve montar um planejamento, com estratégias de marketing digital, e parte desse processo é: analisar seu Instagram através de métricas, para conhecer seu público e potencializar ainda mais o seu engajamento nas redes sociais.

Para isso, você deve aprender como fazer uma boa análise no Instagram e, assim, virar um expert das métricas e dados da plataforma.

Portanto, para não perder essas dicas importantes sobre análise no Instagram, continue por aqui e aproveite!

 

como fazer análise no instagram

Como fazer análise no Instagram

 

Vamos apresentar um passo a passo para que você possa entender o procedimento de como fazer análise no Instagram.

 

Perfil Comercial

É preciso ativar o perfil comercial em sua conta, caso não tenha feito isso, bastar ir em configurações e selecionar a opção “mudar para perfil comercial”.

É bastante simples e com algumas necessidades, como, por exemplo, a criação de uma fanpage.

Por isso, o Instagram te redirecionará para a página de criação da sua própria fanpage — lembrando que isso só acontecerá uma vez que você não tiver uma.

Em seguida, você terá acesso ao Instagram Insights, recurso de métricas da rede social.

 

O que é o Instagram Insights?

Com o Instagram Insights você terá acesso a todas as principais métricas disponíveis, que são: alcance, impressões, cliques no site, seguidores, visitas no perfil, conteúdos mais vistos, curtidos e comentados, e muitas outras informações.

A partir disso, você poderá ver outras, como: horários, dias, idade, gênero, entre outros.

Vamos falar um pouco sobre esses dados para que você possa entender melhor.

 

Alcance

Número de usuários únicos que visualizaram sua publicação no Instagram. Por exemplo, contará apenas a quantidade de perfis e não a quantidade que a mesma pessoa visualizou sua publicação.

 

Impressões

Número de vezes que sua publicação foi vista. Se uma pessoa viu a sua publicação mais de uma vez, então, as impressões irão contabilizar cada uma delas.

 

Cliques no site

Esta métrica contará quantas vezes o link que inseriu em seu perfil, foi clicado pelos usuários do Instagram.

 

Seguidores

Neste dado, você terá noção de quantos seguidores você ganhou ou perdeu na última semana.

 

Visita no perfil

Aqui você saberá quantas visitas seu perfil recebeu na última semana.

 

Clique aqui para saber mais sobre Alcance, Impressões e Engajamento.

 

Métricas detalhadas

 

Dentro destes dados você pode analisar outras métricas importantes para conhecer melhor quem é o seu público. Vejamos alguns deles:

 

Horário

O horário serve para mostrar qual a hora do dia que seus seguidores mais estão online no aplicativo, assim, você pode realizar a publicação no melhor momento para aumentar seu alcance.

 

Gênero

Aqui, você verá qual é o público predominante que segue você, se tem mais homens ou mulheres e qual a porcentagem de ambos.

 

Idade

Esta métrica mostra a idade do seu público e qual faixa etária é predominante entre seus seguidores.

 

Dia

Neste dado, você poderá ver qual o dia da semana que seus seguidores mais usam o aplicativo.

Dica: Clique aqui para saber quais são os melhores dias e horários para postar no Instagram. É muito importante para a sua estratégia de conteúdo.

 

Engajamento no Instagram

 

Vamos falar sobre comentários, likes e seguidores? Eles ajudam a aumentar ou diminuir seu engajamento no Instagram, por isso, é bom dar atenção a estes três pontos.

Nada melhor do que falar sobre esses pontos usando o Analisegram, que é uma ferramenta que analisa o perfil e ainda faz uma comparação entre um perfil e outro para saber como está o engajamento de ambos.

 

como fazer análise no instagram

 

Você só precisa inserir o @username do perfil para ver todos os detalhes. Sabendo que o Analisegram faz a análise somente em perfis públicos, se for um perfil privado, não há como metrificar.

O engajamento é um cálculo feito com base na média de likes somado com a média de comentários e dividido pela quantidade de seguidores.

Por isso, não adianta ter milhares de seguidores se você não tiver bom retorno. Por exemplo, você tem 5 mil seguidores no Instagram, mas possui apenas uma média de 200 likes e 5 comentários. Isso vai parecer suspeito para os perfis orgânicos que segue você.

Quando a plataforma fizer o cálculo, ela mostrará que o seu perfil não possui um bom engajamento, isso quer dizer que você não tem uma boa interação ou que sua quantidade de seguidores não compensa ao retorno em likes e comentários que você possui.

Você precisa melhorar essa questão do engajamento, focando não em ter muitos seguidores, mas, sim, em ter seguidores orgânicos e qualificados.

Ou seja, pessoas que te seguem porque realmente gostam de seu conteúdo e não porque você está seguindo de volta.

 

Analisegram

O Analisegram é uma ferramenta criada para mostrar relatórios destalhados sobre o seu perfil, como o top 3 das fotos mais curtidas, média de likes e comentários, resumo do ganho de seguidores e perfis seguidos.

É uma plataforma completa para analisar dados e métricas de seu perfil no Instagram, sem ter dor de cabeça com tantos números e não saber o que cada um significa, já que todas as informações são de fácil entendimento.

Outro ponto que faz muita diferença é que o Analisegram mostra uma média de quantos seguidores orgânicos você pode ganhar em até 2 anos.

Uma porcentagem superior a 17% é um bom número de engajamento, pois foram verificados perfis que possuem 5 mil seguidores que tinham apenas 6% e outros de 2 mil que tinham 19%.

Então, é possível chegar a uma porcentagem ainda maior se você tiver uma boa interação com seus seguidores.

 

Fatores que podem levar o perfil a ter um baixo engajamento

Falta de atenção com o perfil

Se você criar uma conta no Instagram para vender ou divulgar seus produtos e serviços, mas depois de um tempo deixa a conta parada, sem nenhuma interação com quem te segue, seu perfil nunca irá crescer.

Você precisa dar atenção ao seu perfil, demonstrar interesse por seus seguidores, interagir com eles, pois, se assim não fizer, você terá um baixo engajamento.

O lucro que o Instagram pode dar a você é real. Você só precisa fazer a sua parte e investir em marketing de conteúdo e estratégias para atrair ainda mais seu público.

Uma ótima dica é você começar pela interação e conquistar a confiança de seus seguidores.

Assim, você irá atrair mais e mais pessoas para o seu negócio, seja no Instagram, no site ou até loja física.

 

Compra de seguidores

A compra de seguidores faz com que seu engajamento despenque. Pois, com seguidores comprados, você não conseguirá ter uma boa interação, já que a maioria dos perfis que te seguem são robôs ou fakes.

Portanto, para que tenha sucesso em seu negócio no Instagram e não erre na sua estratégia de marketing.

Agora você já sabe como fazer análise no Instagram e como aumentar ainda mais seu engajamento usando a ferramenta certa!

Espero que tenha gostado deste artigo. Aproveitando que está aqui, que tal deixar sua avaliação? Não vale menos que 5 estrelas, hein rsrs

Ah! E comenta aqui embaixo o que você aprendeu ao analisar seu perfil no Instagram. Eu sempre quero saber.

Até breve! =D

19 de junho, 2019
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Mísia Karoline
Mísia Karoline
21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.
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