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Como dobrar suas vendas com o Instagram: 8 dicas imperdíveis!

A rede social é uma importante ferramenta de marketing para marcas e empresas.

Mais do que um canal de comunicação, você pode dobrar suas vendas com o Instagram, se utilizá-lo de maneira correta.

O Instagram  permite contato direto com seus possíveis clientes, já imaginou usar isso ao seu favor e dobrar suas vendas?

Para dobrar suas vendas com o Instagram é necessário muito planejamento. Isso porque é necessário criar ações específicas para essa rede social, bem como para o público-alvo da sua marca e empresa.

Para te ajudar a usar essa ferramenta para alavancar o seu negócio, separei algumas dicas neste artigo.

Confira!

1. Crie conteúdos para cada etapa

Segundo dados sobre e-commerce, mais de 80% dos internautas realizam pesquisas sobre produtos e serviços antes de adquiri-los e as redes sociais têm se tornado cada vez mais presentes dentro desse tipo de pesquisa.

Então, criar conteúdos específicos para cada etapa na hora da compra é essencial.

Podemos dividir essa jornada em três:

  • Consciência
  • Consideração
  • Decisão

Cada uma delas é essencial para dobrar as suas vendas.

A primeira coisa que você precisa fazer, antes de criar conteúdos específicos, é mapear como o seu cliente se comporta.

Use as métricas presentes no Instagram para verificar quais são os hábitos dos seus seguidores.

Eles reagem melhor a imagens com legenda ou sem? Eles comentam ou dão mais likes?

Tudo isso deve ser levado em conta.

Após esse mapeamento, é hora de criar conteúdos para dobrar as suas vendas. É importante ressaltar que eles variam conforme a demanda do seu público-alvo, mas, de modo geral, podemos separá-los da seguinte maneira:

  • Consciência: São postagens que fazem com que os seus seguidores saibam que você oferece determinados produtos e serviços. As imagens precisam ser chamativas, com o objetivo de demonstrar o que a sua marca tem a oferecer.
  • Consideração: Faça com que o seu produto seja uma opção na hora da compra. Nesse caso, o ideal é, além da imagem, investir em uma legenda que demonstre as vantagens do seu produto ou serviço.
  • Decisão: Os conteúdos para essa fase devem demonstrar os diferenciais do que está sendo ofertado de modo que o seguidor seja convertido em cliente e efetue e venda.

2. Use hashtags para fazer upsells e cross sells

As hashtags são uma maneira de encontrar pessoas que estejam interessadas em determinados tipos de conteúdo.

Elas podem ser trabalhadas tanto para angariar novo seguidores, como, para transformar os atuais interessados em clientes e dobrar suas vendas com o Instagram.

Dentro das hashtags você pode usar duas estratégias de marketing para dobrar as suas vendas.

A primeira delas é a upsell, que, basicamente, tem como objetivo atrair a atenção dos seguidores para os produtos ou serviços mais caros, que oferecerão uma margem de lucro maior.

Já a cross sell é o método no qual você vende diretamente o produto ou serviço para o seu cliente. Ambas têm grande potencial para maximizar o lucro e devem ser usadas dentro do Instagram.

Mas como fazer isso por meio das hashtags?

Você precisa entender que esses termos são usados para destacar os seus conteúdos dos demais. Logo, eles precisam ser específicos.

Tendo isso em mente, use as hashtags para atrair a atenção dos usuários para determinadas postagens de venda.

O ideal é que você use tanto palavras que estejam em alta na plataforma, como, também, que transmitam a ideia que você deseja passar.

Além disso, para usar esse recurso junto com as técnicas de cross sell e upsell, é necessário uma espécie de timing, ou seja, saber exatamente a hora certa de postar o conteúdo usando essas hashtags.

Então, conheça a fundo as necessidades do seu público, caso contrário, você não irá dobrar suas vendas com o Instagram.

Então, conheça a fundo as necessidades do seu público, caso contrário, você não irá dobrar suas vendas com o Instagram.

3. Estimule o engajamento dos seus seguidores dentro do Instagram

Outra forma para dobrar suas vendas com o Instagram é estimular o engajamento de seguidores. Não espere que os usuários tomem essa iniciativa, dê o primeiro passo para a interação.

Você pode fazer isso de diversas maneiras. Trabalhe com comentários e likes nas postagens de seus seguidores. De modo geral, os usuários tendem a retribuir a ação, o que gera um maior número de tráfego.

Convidar os usuários a participar ativamente de campanhas da marca também é importante. Isso quer dizer oferecer a possibilidade que a opinião deles interfira em ações realizadas pela sua empresa.

Dessa maneira, o seguidor se sentirá mais próximo da marca, e assim, terá uma visão melhor sobre a imagem dela. Isso é essencial, uma vez que a identidade de uma empresa perante os consumidores interfere diretamente no volume de vendas.

4. Desperte a necessidade de compra

Criar uma necessidade de compra não é uma tarefa tão difícil quanto parece ser. Basicamente, o que você precisa fazer é estimular que o seguidor sinta a necessidade de aproveitar a oferta exclusiva que você está oferecendo.

Para dobrar as suas vendas, tenha em mente que os seus consumidores precisam se tornar fieis e confiar na sua marca. Dessa maneira, sempre que você oferecer uma oferta exclusiva, eles se sentirão condicionados a aproveitá-la.

A verdade é que ninguém gosta de perder a oportunidade adquirir um produto, ou serviço, que deseja por um preço mais em conta. Logo, você precisa criar uma maneira de despertar essa necessidade entre os seguidores.

Uma boa dica é usar as métricas para avaliar quais são os produtos e serviços que estão fazendo mais sucesso. Com esses dados, é possível criar ações de marketing específicas para esses itens.

Além disso, você também pode focar nos itens que te oferecem uma margem de lucro maior. Para despertar a necessidade de compra, o ideal não é apenas postar o produto em si e esperar que os consumidores se sintam atraídos.

Você deve fazer um trabalho contínuo, criando postagens de como determinado item pode ser útil e as vantagens de adquiri-lo.

5. Aposte nos leads

Para dobrar suas vendas com o Instagram, é essencial que você tenha o maior número de leads possíveis. Isso porque, quanto maior for a quantidade de potenciais clientes, melhor será a taxa de conversão em volume de vendas.

Mais do que volume, é preciso ter qualidade e fidelidade. Não basta conquistar uma grande quantidade de possíveis compradores se eles não se converterem em clientes efetivos.

Isso quer dizer que os seus leads precisam ser segmentados, ou seja, precisam estar ali por se interessarem na sua marca especificamente.

Mas como conquistar esses leads em específico?

Você pode usar uma série de estratégias para conseguir cativar e manter a atenção desses usuários.

  • Ofereça conteúdos de relevância: Busque sempre oferecer postagens que tenham informações relevantes para os seus seguidores. Não bombardeie seu perfil no Instagram de propagandas sem sentido.
  • Crie legendas criativas: As legendas são ideais para complementar os conteúdos apresentados nas imagens. Elas podem ser usadas como ferramentas de marketing, uma vez que é possível redirecionar os seguidores para páginas de compras.
  • Use o StoriesEssa ferramenta é ideal para ações pontuais, uma vez que as postagens desaparecem após um tempo. Por conta disso, ela é ideal para criar ofertas exclusivas e estimular o engajamento dos seguidores.

6. Seja amigo dos seus seguidores

Não basta apenas postar conteúdos e realizar as vendas. A fidelização é essencial para manter o fluxo de vendas, logo, é muito importante manter uma relação direta com os seus seguidores.

O ideal é que você sempre se comunique com eles.

Seja por meio de postagens gerais ou interações mais pontuais. Assim, você fará com que eles continuem a acompanhar o seu perfil mesmo após a compra do produto ou serviço.

O ser humano baseia-se muito na opinião de outros para seguir ou não uma marca.

Isso quer dizer que um cliente que você deixe de dar atenção não será apenas um consumidor perdido, mas vários. Por isso que a comunicação constante é essencial.

Você pode estimular essa interação comentando e curtindo postagens de seguidores, não só citando a sua marca, mas assuntos relacionados à ela.

7. Compartilhe links

Você precisa redirecionar os seus seguidores para as páginas dos produtos e serviços ofertados para dobrar suas vendas com o Instagram.

O ideal é usar links no seu perfil, direct, postagens e comentários, de modo que eles possam ver os itens de maneira rápida.

Contudo, isso não quer dizer que você deve bombardear os perfis de seus clientes com links de campanhas e propagandas.

Lembre-se, os seus seguidores só irão dar atenção para conteúdos que realmente acharem interessantes, por isso, é necessário criar abordagens mais chamativas.

Além disso, sempre busque usar links encurtados. Endereços extensos demais acabam consumindo caracteres preciosos, fazendo com que a sua postagem se resuma apenas a letras e números.

O site bitly.com pode te ajudar nesta tarefa de encurtar links.

Tenha sempre em mente que a sua ação de marketing deve atingir o consumidor de maneira sutil, e não invasiva.

Na hora de usar links, lembre-se sempre das demandas e hábitos do seu seguidor. Dessa maneira, é possível criar uma abordagem realmente eficaz, que atinja diretamente o usuário, e, ao mesmo tempo, transmita tudo aquilo que você deseja passar.

8. Use uma ferramenta de automação para dobrar suas vendas com o Instagram

Por mais que você queira estar presente 24 horas por dia dentro do Instagram, isto é impossível.

Usar uma ferramenta de automação é uma excelente maneira de impulsionar o seu negócio no Instagram.

Com esse tipo de recurso, por exemplo, é possível estabelecer mensagens padrões para serem enviadas toda a vez que um usuário interagir com o seu perfil na rede social.

Com toda a certeza ela te auxiliará no dia a dia, melhorando o seu volume de vendas.

Por meio delas, além de agendar postagens, é possível melhorar a relação com os seguidores diretamente, uma vez que o recurso fará todo o trabalho de curtir e seguir enquanto você não estiver disponível.

Assim, o nível de alcance do seu perfil será muito maior e será mais fácil dobrar suas vendas com o Instagram.

Além disso, é possível acompanhar a taxa de conversão de seguidores em compradores e fazer uma triagem através de filtros específicos.

Por conta disso, para dobrar as suas vendas, além de todas as dicas citadas anteriormente, não deixe de investir em uma ferramenta de automação no Instagram.

E aí, gostou do post? Então, está esperando o quê para começar a aplicar essas dicas em sua estratégia de marketing?

Não esquece de deixar aqui abaixo um comentário para me dizer um pouco dos resultados que você conquistou adotando essas dicas.

E confira muitas outras dicas e informações aqui no blog Gerenciagram!  😄

Escrito por: Geovana Moura

25 de outubro, 2019
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Mísia Karoline
Mísia Karoline
21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.
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