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O segredo por trás da campanha do ovo do Instagram: Saúde mental nos dias atuais

A pergunta não quer calar: há mesmo uma campanha do ovo do Instagram por trás do viral que quebrou a internet no mês de Janeiro?

Você já conhece o ovo que está fazendo mais sucesso do que as Kardashians no Instagram? Saiba agora os bastidores dessa fama e entenda como ele chegou ao auge da web.

 

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O começo de tudo

 

No início deste ano (2019), surgiu o perfil @world_record_egg com uma aposta bem ousada, ter a foto mais curtida do mundo dentro da rede social.

O recorde até então pertencia a Kylie Jenner, empresária e personalidade da TV americana, que ficou conhecida após o lançamento do reality show “Keeping Up with the Kardashians”, exibido pelo canal E!.

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A foto de Kylie já passava dos 18 milhões de likes quando o perfil  do desafio foi criado. O mais surpreendente é que a imagem escolhida para concorrer foi a de um simples ovo, o que, aparentemente, não gerou suspeitas.

Claro que a internet abraçou a missão e logo tornou a foto do ovo conhecidíssima, uma verdadeira chuva de memes!

Publicada em 4 de Janeiro, bateu o recorde em poucos dias e atualmente a postagem já passa das 52 milhões de curtidas.

 

Campanha do ovo do Instagram

 

A febre da web ganhou até nome, Eugene foi a forma carinhosa que os internautas o batizaram.

O que muitos não esperavam é que Eugene não seria apenas mais um caso viral que some de nossas vistas na mesma velocidade que aparece.

Depois de algumas semanas de viralização, novas imagens foram publicadas no perfil. Foi uma sequência de fotos mostrando a evolução de rachaduras no Eugene.

Muitas especulações começaram a rodear tais postagens, mas a verdadeira intenção só foi revelada no último domingo (03), quase 1 mês depois do primeiro post.

Na última foto da sequência das rachaduras, o anúncio foi feito. “A espera acabou. Tudo será revelado neste domingo após o Super Bowl. Assista com exclusividade no Hulu.”.

Criado por Alissa Khan-Whelan e C.J. Brown, o perfil revelou-se, em meio aos milionários comerciais do Super Bowl, como um aliado à saúde mental.

Eugene, em seu comercial, disse “Recentemente eu comecei a ‘rachar’. A pressão das redes sociais está me afetando. Se você também está passando por problemas, fale com alguém”.

Uma bela ação do serviço de streaming Hulu, concorrente da Netflix nos EUA, que usou o recurso da metáfora para expressar a fragilidade no campo digital.

Clique aqui e leia um artigo completo sobre a nocividade do Instagram.

Esta peça ainda fez referência à instituição não governamental Mental Health America, ao site Talking Egg e outras organizações de países diversos.

Repercussão da campanha do ovo do Instagram

 

A ONG Mental Health disse, através do Twitter, que: “Nós gostaríamos de agradecer ao Ovo por colocar o holofote na questão da saúde mental com uma mensagem importante. Nem todos escolhem lutar abertamente por sua saúde mental, mas você o fez para 1 a cada 5 americanos que vivem com algum problema”.

Agifes, um dos sites referenciados pela campanha, trata-se de uma organização espanhola que trabalha com saúde mental e explicou: “o estado de equilíbrio emocional, cognitivo e comportamental que permite ao indivíduo desenvolver-se com responsabilidade em seu ambiente familiar, social e laboral, bem como desfrutar de bem-estar e qualidade de vida.”.

Em entrevista para o New York Times, Chris Godfrey, criador do perfil, falou sobre a ideia extraordinária de usar a mídia para dar voz a um assunto tão importante quanto esse.

Clique aqui e veja a entrevista completa.

Chris é publicitário na agência The & Partnership, em Londres, e contou que assimila o sucesso deste case com a universalidade do ovo, afirmando que “um ovo não tem gênero, raça ou religião. Um ovo é um ovo, é universal”.

Alissa Khan-Whelan, produtora criativa, que também trabalhou no projeto, afirmou logo em seguida que “as pessoas se apaixonaram por esse ovo e Eugene quer continuar a espalhar mensagens positivas”.

O trio da criação, Chris, Alissa e C.J. Brown, ainda ressaltou que essa não será a última bandeira que Eugene levantará.

Finalizo este artigo com uma marcante frase dita por Chris ainda ao NYT:

“Foi um momento de sorte que chamou a atenção do mundo. (…) O que você faz com essa atenção é o que realmente importa.”

 

E aí, o que achou de toda essa história?

 

Deixa nos comentários qual é a sua opinião sobre toda essa história da campanha do ovo do Instagram.

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Até a próxima conversa! 🙂

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Geovana Moura

Geovana Moura

Oi, pode me chamar de Geo, tenho 21 anos de idade, sou redatora copywriter aqui do GG, gosto de piadas sem graça e prefiro toddy ao tédio.

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