Gerenciagram
arte para biografia para instagram

Biografia para Instagram: 7 Lições que vão atrair mais público para o seu perfil

Separamos as melhores dicas de como escrever uma biografia para Instagram. Aproveite o conteúdo!

biografia para instagram: gif de um foguete

Seu perfil do Instagram é como se fosse uma pilastra que sustenta todo um prédio.

Embora você já tenha criado uma estratégia para os seus posts no Instagram, você pode estar errando ao dar menos atenção aos elementos que compõem a primeira impressão do seu perfil.

Ter uma bio matadora faz parte da chamada para continuar ou não consumindo e interagindo com tudo o que você entrega na rede.

É a sua única chance de disponibilizar um site clicável, diretamente para uma compra ou uma vitrine.

Com 150 caracteres, você consegue oferecer os seus produtos e serviços de uma forma que os seus visitantes já reconheçam quem você é, o que você faz e se você poderá suprir suas necessidades.

Com as palavras certas na sua biografia para Instagram, você poderá passar uma imagem atraente e correta para quem te visitar.

 

O que contém no seu perfil?

 

Antes de começar a planejar a sua bio matadora, você precisa entender sobre os componentes do seu perfil, tá bom?

 

Nome de usuário

Essa é a sua URL do Instagram. É através do seu nome de usuário que as pessoas vão te encontrar.

Por isso, escolha com cuidado, pois é a sua identidade  na plataforma.

Tenha um nome consistente, que seja fácil de memorizar e o coloque em todas as redes sociais.

Dessa forma, os usuários conseguem te encontrar e te marcar com muito mais facilidade em todo canto na internet.

 

Nome

Antes da sua biografia, vem o seu nome em negrito.

Coloque o nome da sua marca, óbvio, mas você pode variar, tá bom?

São 30 caracteres para você usar variações e palavras relacionadas ao seu negócio, como nós usamos no nosso perfil “Marketing no Instagram”.

O seu nome será incluído nas pesquisas do Instagram, por isso é importante que você se atente em colocar palavras estratégicas que facilitem as buscas dos usuários por serviços e produtos que você oferece.

 

Biografia

A sua bio precisa explicar quem você é e o que você faz. Também precisa transmitir a personalidade exclusiva da sua marca e usar uma linguagem direcionada a mostrar aos seus leads que eles estão no lugar certo.

Por isso, use truques e seja criativo para destacar a sua biografia para Instagram.

 

Links direcionados

Esse é um dos únicos lugares onde você terá a oportunidade de inserir um link clicável em perfil.

Você pode mudar sempre que precisar vincular um conteúdo atualizado ou mais importante, uma campanha especial ou uma página específica para o seu público do Instagram.

Tente usar as ferramentas que encurtam links, pois elas também mostram estatísticas sobres os cliques na URL.

 

Foto

A sua foto do perfil também precisa ser matadora, seja ela uma foto de rosto ou a logo da sua marca.

Ela precisa ter boa qualidade, estar nítida e passar fácil reconhecimento.

Uma foto sem qualidade passará um ar de não-profissionalismo e desleixo para o seus seguidores.

Cuidado!

Confira: Os melhores aplicativos para editar fotos.

 

biografia para instagram: teste grátis

 

Ideias, dicas e inspirações de biografia para Instagram

 

Dê mais atenção aos emojis

Por mais que você ache que usar emojis seja algo brega ou “too much” para o seu perfil, convém adicioná-los a sua biografia, sim!

Sejam eles os de rostinhos expressivos, animais ou símbolos. Usá-los cria um senso de personalidade na mente de quem está vendo o seu conteúdo.

Um emoji pode não falar mais que mil palavras, como o beijo do Luan Santana, mas pode dizer e expressar mais do que muitas informações que você pensou em usar.

Observe como o Gerenciagram usa animações para guiar o seu público para clicar no link, conectar palavras e ilustrar frases, como esta da premiação do Digital Awards.

biografia para instagram: print do perfil do Gerenciagram

Observe o foguete, um dos símbolos da empresa, logo em sua primeira linha da biografia.

Você pode usar o emoji de carta ? para identificar seu e-amail ou usar uma mãozinha apontando para o link, assim como fizeram no perfil do Gerenciagram.

Esse é um critério seu. Encaixe-os como você achar melhor, mas lembre-se de que tem que fazer sentido com a identidade da sua marca.

 

Use espaçamentos e divida linhas

O uso de espaçamento e quebra de linhas permite que você divida a sua biografia em pedações de informações que são fáceis de serem escaneadas pelo seu público e visitantes.

Destaque as coisas mais importantes.

A loja Bela Moda, usou a quebra de linhas para especificar informações principais, como telefone, localização e na atenção que os visitantes devem dar aos stories do seu perfil.

biografia para instagram: print do perfil da loja bela modas

Porém, fazer espaçamentos e quebra de linhas através do seu celular é impossível.

A melhor maneira de realizar isso é pelo computador.

Basta abrir o site do Instagram, fazer login e ir em seu perfil.

Em seguida, clique em “Editar Perfil”.

Depois é só digitar, no lugar da biografia, como você quer que fique, com os espaçamentos e quebra de linhas e salvar.

Vale ressaltar que, se você tiver iPhone ou iPad, é possível ir até as notas e fazer da mesma forma feita no PC.

Em seguida é só copiar e colar no perfil.

Como o Instagram é uma plataforma feita para dispositivos móveis, aconselho que após o “copiar e colar” você cheque em seu celular e em seu computador se tudo está de acordo como você queria que ficasse.

 

Use hashtags da sua marca para facilitar sua visibilidade nas buscas

Se tem uma coisa que faz com que você “obrigue” seus clientes a compartilharem suas experiências com os seus serviços e produtos, essa coisa é a hashtag.

Além de criar esse relacionamento de troca, fica muito mais fácil para você ficar de olho no que as pessoas estão falando acerca do que você vendeu.

Isso mostra para os seus clientes que você quer ver como ficou aquela camisa ou aquele sapato que você vendeu para eles.

Um ótimo exemplo é a loja YouCom, que colocou a sua hashtag na biografia do Instagram pra todo mundo que comprar algum produto tire uma foto usando os produtos e compartilhe com seus amigos.

Além disso, a hashtag fica clicável para os seu público. Dessa forma, disponibiliza uma experiência ainda maior com a sua marca.

 

Inclua um call-to-action

O que você deseja que os seus visitantes façam ao entrar em seu perfil?

Assim como em qualquer boa comunicação de marketing, sua biografia do Instagram deve contar com uma call-to-action (chamada para ação).

O YouTuber Whindersson Nunes, sempre atualiza sua biografia com uma CTA para o seu vídeo mais novo.

biografia para instagram: print do perfil de whindersson nunes

Ou a Lojas Renner, que faz uma chamada para ação relacionada ao clique para compras no site.

biografia para instagram: print do perfil da lojas renner

Qual a sua meta de conversão por cliques no site?

Se você estiver mostrando seus produtos da maneira correta, de forma atrativa, como a Renner, é sensato pensar em enviar os seus visitantes ao seu site de compra.

O mesmo vale para linkagem para páginas no Facebook, downloads de e-book, para curtir, seguir e comentar as suas fotos ou um novo conteúdo, como Whindersson.

Seja claro nesse tipo de abordagem.

E esteja certo de que aquele link é certo. Não vai colocar link errado, tá bem?

 

Inclua formas de contato

Imagine que você cai em um perfil, gosta muito dos produtos e precisa ter mais informações sobre eles, mas, simplesmente, não há informações de contato disponíveis.

Que chato né?

Não deixe que esse tipo de frustração aconteça com os seus visitantes em seu perfil.

Adicione formas de contato, como telefone, e-mail ou se você é do tipo que realiza atendimento através do direct.

Inclusive, se quiser saber como melhorar o seu relacionamento com os seus leads e clientes apor meio desse recurso, dá uma olhadinha neste artigo completão sobre.

 

Qual o seu diferencial?

O que faz de você melhor do que o seu concorrente?

Um perfil de negócios descreve com precisão o que é e o que faz, lembra disso?

Parte disso são seus serviços exclusivos ou suas habilidades que você fornece como marca.

É um negócio local? Você se preocupa com a ética do seu nincho?

Qual curiosidade você pode contar para o seu visitante?

Essa é uma ótima maneira de mostrar sua personalidade para aqueles que procurarem por você.

Mas existem outras formas de mostrar sua identidade, assim como a Netflix fez, mostrando que é uma empresa descontraída e cheia de graça.

biografia para instagram: print do perfil da netflix

 

Adicione seu horário de atendimento via direct

Para este tópico, eu peço que você dê uma lida no artigo que eu falei lá no tópico sobre informações de contato.

Nele você vai saber da importância de atender através do direct e como você pode especificar um horário para falar com os seus leads e clientes.

 

Fica a dica!

 

Vamos colocar as dicas em prática?

Agora que você leu as melhores dicas, corre pra montar a tão famosa biografia matadora pro seu Instagram.

Dá um jeitinho de me mostrar, tá bem? Pode ser mencionando o nosso perfil, @gerenciagramblog, em seus stories.

Prometo que vou olhar e ficar orgulhoso, tá bem?

Muito obrigado e até qualquer hora.

Avalie este artigo
Total: 53 Média: 3.5
Tiago Mascarenhas

Tiago Mascarenhas

Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.

Inserir comentário

Gerenciagram, Atraia Seguidores, Ganhar Seguidores, Instagram Seguidores, Vender Pelo Instagram, Automação Para Instagram, App Seguidores, Comprar Seguidores