Escolha a fonte mais
confortável pra você:

Ative o modo noturno:

alcance, impressão e engajamento

Alcance, Impressão e Engajamento: Qual a diferença entre eles?

Para quem trabalha com mídias sociais, estar atento aos dados fornecidos por métricas é muito importante para o planejamento ideal.

Porém, existem três nomenclaturas presentes nesse mundo que, muitas vezes, confundem a maioria das pessoas. Cada uma tem sua função única e saber a diferença entre cada uma pode ser crucial para o melhoramento das suas estratégias.

Se você ainda não sabe o que é alcance, impressão e engajamento, devo informar que este artigo é, literalmente, para você.

Aqui, te mostrarei o que esses termos representam para o Instagram e quais são os melhores meios para descobrir como anda o desempenho e a porcentagem de cada um.

Portanto, continue por aqui e aproveite!

 

 

 Alcance, Impressão e Engajamento: Qual a função de cada uma?

 

Para que você entenda a diferença entre Alcance, Impressão e Engajamento vamos falar sobre cada um deles de forma individual e mais à frente falaremos da diferença dos 3 para que tenha uma visão melhor da explicação que daremos.

 

Alcance

 

Alcance é a quantidade de vezes que um perfil visualizou seu conteúdo no Instagram, seja no perfil, publicação no feed ou stories. Esta métrica contará apenas uma visualização por conta.

 

alcance, impressão e engajamento

Como pode ver, no perfil acima, houve apenas 4 alcances em uma semana, isso quer dizer que apenas 4 pessoas viram o perfil.

 

Impressões

 

As impressões no Instagram representam a quantidade de vezes que usuários visualizaram seu perfil ou suas publicações, sejam do feed ou stories.

Isso quer dizer que se alguém visualizar o seu perfil ou uma publicação sua 12 vezes, todas elas serão contabilizadas.

É muito importante que os números mostrados nesta métrica estejam maiores do que as das outras, pois isso quer dizer que o público está cada vez mais interessado em você.

Por isso, fique sempre atento ao que cada dado fornecido mostra, a fim de melhorar suas estratégias de social media. 

 

Engajamento

 

O engajamento é a média de likes, somada a média de comentários e dividida pelo número de seguidores que o perfil possui.

É um cálculo bastante útil para saber como está o andamento da sua conta.

O engajamento é uma das métricas que o Instagram Insights não mostra, o que dificulta o seu entendimento e importância para a rede social.

O resultado do engajamento diz muito sobre um perfil, já que ele é o responsável por mostrar a qualidade do seu conteúdo.

Ter boas porcentagens desta métrica também fará com que os algoritmos do Instagram entreguem seus posts para mais pessoas. Consequentemente, isso aumentará o seu alcance e as suas impressões na plataforma.

Hoje, a única ferramenta que possui esse cálculo do engajamento e análise de métricas mais precisas e fáceis de entender é o Analisegram.

Este site foi criado com a intenção de ajudar o usuário do Instagram a melhorar ainda mais seu marketing de conteúdo na rede social.

Clique aqui para acessar o Analisegram gratuitamente.

 

Como melhorar as métricas?

 

O engajamento é um cálculo que é feito para saber se seu perfil está com um bom crescimento, evoluindo bem em quantidade de seguidores, likes e comentários.

O alcance e as impressões são pontos fortes que você deve dar mais atenção, pois se eles estiverem muito fracos, com a quantidade baixa, você deve verificar se o conteúdo postado é de boa qualidade, se seu perfil está agradando ao público que o segue e se seus stories estão sendo vistos.

Verificando esses pontos você pode analisar onde melhorar e apresentar um conteúdo relevante que aumente seu engajamento e atraia mais pessoas para seu perfil de forma orgânica.

Para melhorar o alcance, você pode usar hashtags de acordo com o tema da publicação, criar anúncios, publicar em diversos horários diferentes a fim de saber qual é o melhor e divulgar sua publicação nos stories para que mais pessoas sejam alcançadas.

Melhorando seu alcance, impressões e engajamento seu perfil turbinará facilmente.

 

Diferença do Instagram Insights e Analisegram

 

Como você já sabe, o Instagram Insights é um recurso que disponibiliza métricas do seu perfil, como idade dos seguidores, gênero predominante, melhores horários e dias da semana para postar, entre outros.

Já o Analisegram mostra alguns detalhes a mais e ainda diz onde você pode melhorar em seu perfil, como taxa de engajamento baseado em seus likes, seguidores e comentários, top 3 das fotos mais curtidas e se houve um crescimento de seguidores.

Além disso, ele ainda disponibiliza um comparador de perfis, onde você pode acompanhar o seu desempenho em relação ao do seu concorrente. Ele também contém um design limpo, o que te dará uma melhor experiência de usabilidade.

Qualquer usuário do Instagram pode usar o Analisegram de forma gratuita. Basta inserir seu nome de usuário e pronto.

 

Agora que já sabe o que é alcance, impressão e engajamento, e a diferença entre cada um, está na hora de dar mais atenção a estes dados, não é mesmo?

Espero que tenha gostado deste artigo. Aproveitando que está aqui, que tal deixar sua avaliação? Não vale menos que 5 estrelas, hein rsrs

Ah! E comenta aqui embaixo se você gostaria de saber mais sobre alguma das ferramentas citadas neste post.

Até breve! =D

14 de junho, 2019
Avalie este artigo
Total: 9 Média: 4.4
Mísia Karoline
Mísia Karoline
21 anos, redatora e estudante de Jornalismo.
Ver todos os posts