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Por que agendar posts no Instagram é tão importante?

Você sabia que agendar posts no Instagram é uma prática mais do que importante para os grandes perfis que estão nessa rede social?

Todo mundo sabe que, na correria em que vivemos, arranjar um tempo para mexer no celular é quase uma benção.

Mal dá pra responder todas as mensagens do WhatsApp, imagina parar pra postar foto, escolher uma legenda bacana, ver hashtags, etc. Sabemos o quanto isso requer tempo, trabalho e até planejamento.

E você precisa saber que manter-se atualizado no Instagram é mais do que status.

É levar familiaridade para as pessoas que te seguem, além de ser uma forma incrível de capturar novos clientes para o seu negócio.

Por conta dessa demanda, vou te mostrar uma forma bem simples e rápida para você fazer isso.

Aliás, vou aproveitar, também, pra te falar sobre a importância que você deve dar a frequência das postagens.

Vem comigo!

 

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Importância da frequência das postagens

 

Ter uma frequência de postagens é muito importante para o seu engajamento, porque as pessoas vão começar a se acostumar com a sua presença no feed delas.

Quanto mais você posta, mais os seus seguidores vão lembrar de você e da sua marca. Logo, quanto mais elas se lembrarem do seu perfil, mais elas procurarão por você quando o assunto for a respeito do seu nicho.

Além disso, os algoritmos do Instagram ajudam muito quem está sempre postando na plataforma nos dias e horários certos, com determinada frequência.

 

Por que agendar posts no Instagram não é uma tarefa tão fácil assim?

 

Pra responder essa pergunta, preciso começar falando que, infelizmente, o Instagram não nos dá uma opção no próprio aplicativo pra fazer isso.

Seria tão mais fácil, né?

Porém, em 2018, o Instagram alterou sua API e liberou que os agendamentos fossem feitos através de outras plataformas.

Porém, é necessário que o seu perfil esteja com o modo comercial ativo. Por isso, antes de começar, vá agora ao seu perfil e acione essa função.

Agora que você já deu o primeiro passo, eu vou te mostrar um aplicativo (+ bônus) que vai te ajudar a agendar posts no Instagram.

Depois disso, vou te dizer como você deve se organizar em questão de dias, horários, análises, etc, pra te ajudar a melhorar a sua visibilidade e engajamento.

 

Você pode conferir este vídeo também:

 

Ferramentas para agendar posts no Instagram

 

Later (ou LaterGramme) 

O Later é um dos pioneiros em agendamento de posts para o Instagram e o favorito das empresas, blogueiros e youtubers.

A preferência por este aplicativo é resultado da praticidade que ele oferece.

Além de agendar posts para até dois anos, você poderá, também, editar suas fotos e adicionar legendas e hashtags no próprio programa.

Ele é tão prático que, após o agendamento, uma notificação no dia e horário marcado será enviada e você será direcionado pro aplicativo do Instagram, direto para a aba de postagem.

Para usá-lo, será necessário conectar sua conta do Instagram, pois, dessa forma, você não perderá nenhum dado dos seus planejamentos e poderá usá-lo em outros celulares, como se fosse um perfil.

O diferencial deste aplicativo é que você pode agendar através do seu computador também, mas vai precisar tê-lo instalado em seu smartphone.

Vale ressaltar que ele não posta automaticamente em seu perfil, no entanto, é totalmente gratuito.

Está disponível para Android e iOS.

 

Gerenciagram

Além de funcionar como uma grande plataforma que te ajuda de forma absoluta na conquista de seguidores reais e engajados, o Gerenciagram também agenda os seus posts e até mesmo seus Stories.

E o melhor de tudo é que, logo após o agendamento, a plataforma postará automaticamente em seu perfil.

Mas, para isso, você vai precisar criar uma conta, tá?

Em seguida, sem nenhum compromisso, ganhe 5 dias grátis para testar todos os recursos da plataforma.

Caso goste do nosso serviço completo — e eu tenho certeza que vai —, você poderá escolher qual plano melhor se encaixa na sua necessidade.

 

Agora que você já testou, pois eu tenho certeza que você não perdeu tempo, me conta nos comentários se deu certo e se gostou, tá bom?

E para saber mais sobre como o Gerenciagram funciona e quais são as funcionalidades, clique aqui.

 

Como aproveitar melhor das ferramentas de agendamento de publicações no Instagram

 

Esta é a hora que eu vou te ajudar a explorar melhor dos aplicativos citados aqui. Até porque não basta querer sair postando tudo no dia, na hora e da forma que quer, não é mesmo?

Você precisa se organizar e, para isso, precisará estar atento às métricas do Instagram.

Afinal, são elas que vão te dizer quais são os melhores dias e horários para você postar em seu perfil.

 

Aprenda sobre os seus dias e horários de pico através das métricas

 

As métricas são os gráficos que o Instagram disponibiliza para os perfis que estão como o modo comercial ativado.

Esse recurso serve para te mostrar dados como:

  • Quantas pessoas estão vendo suas publicações;
  • Quantas pessoas estão interagindo com você;
  • Qual alcance você está tendo a cada publicação;
  • Qual público você está atingindo;

Entre outros gráficos que vão te ajudar a conhecer o seu público e a melhorar o seu empenho na rede social.

Não restam dúvidas de que os dias e horários de pico do Instagram fazem toda diferença para aqueles que sabem aproveitar dessa estratégia.

Por exemplo, vamos supor que os seus dias de pico são às quintas-feiras, das 18h às 20h30.

Como seu engajamento é alto nesses momentos, o próprio Instagram vai perceber a qualidade de alcance do seu post e e a própria rede social levará sua publicação para outras pessoas, até mesmo aquelas que não te seguem, através da aba explorar.

Logo, posts com muitos likes e comentários, tendem a serem mais relevantes para os algoritmos do Instagram. Por isso é tão importante estar atento a esses tipos de especificidade.

 

Verifique as postagens com mais engajamento e repita

Mas calma, tá? Conteúdo repetitivo não é bom pro seu perfil.

O que eu quero dizer é que, se você fez um post e teve um bom retorno, faça o mesmo planejamento com os próximos, só que com conteúdos diversificados.

Por exemplo, no Instagram do Gerenciagram, damos dicas de empreendedorismo usando séries e filmes como tema.

E, desde a primeira vez que postamos esse tipo de conteúdo, vimos que nosso público interagiu bastante e, por isso, demos continuidade a esses posts (e tem sido um sucesso!).

Outro exemplo de post que engaja muito bem são os sorteios no Instagram.

Eles fazem tanto sucesso que grande parte das empresas e influenciadores usam dessa estratégia para se envolverem melhor com seu público atual e para conquistarem novos seguidores.

Por isso, dê ao público o que é do público. Faça-os se identificar com você e com o seu negócio.

 

Mas como fazer com que os seus clientes se sintam representados?

“Fazer com que alguém o siga no Instagram é fácil. Mas conseguir que alguém se identifique com você e crie uma conexão emocional é um desafio diferente.” – Giordano Contestabile, CEO da Bloglovin, empresa que conecta marcas a influenciadores relevantes, focando em influenciadores com até 500 mil seguidores.

Nessa mesma perspectiva, pense que o seu público procura por perfis em que eles possam se sentir representados.

Portanto, analise da seguinte forma:

  • Será que os meus seguidores vão gostar dos meus posts?
  • Eu, no lugar deles, iria interagir com estes tipos de posts?

Além de toda identidade que você já construiu do seu perfil e do seu negócio no Instagram, os seus seguidores fazem parte das peças principais para o seu alcance e engajamento darem certo.

Pensar junto com os seus seguidores é uma das melhores estratégias para conquistá-los, sem sombra de dúvidas.

 

E aí, o que você tem a dizer sobre agendar posts no Instagram?

 

Gostou das dicas? Então me conta aqui nos comentários. Me diz também como você planeja seus posts ou sobre algum programa bacana que você conheça, tá bom?

Aproveita e deixa sugestões de conteúdos aqui pro blog e não se esqueça de avaliar o nosso conteúdo.

Muito obrigado e até qualquer hora.

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Tiago Mascarenhas

Tiago Mascarenhas

Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.

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