Gerenciagram
Ações de marketing no Instagram

5 Ações de marketing no Instagram que realmente funcionam

Todos os dias milhões de empresas desaparecem do mercado. Você pode entrar para essa estatística ou pode realizar algumas simples ações de marketing no Instagram e manter a chama da sua marca acesa.

Eu não te conheço profundamente, mas se você está aqui, lendo este artigo, é porque tem algo grandioso em você.

A sua empresa pede mais e o mercado digital tem novidades surgindo a todo momento, você só precisa olhar com mais atenção.

O Instagram já ultrapassa a marca de 1 bilhão de usuários ativos da rede, sendo a maior porta para crescer o seu faturamento.

Separei 5 ações de marketing no Instagram que são capazes de mudar a perspectiva que seus clientes possuem de você.

 

Ações de marketing no Instagram

 

5 Ações de marketing no Instagram para atingir seus objetivos

 

1. Lembre-se do conceito de rede social

Ações de marketing no Instagram

Você já parou para pensar no conceito de rede social?

Ao longo dos dias, talvez isso passe despercebido, mas este é um conhecimento que faz toda a diferença durante o caminho até atingir suas metas.

O Instagram é uma rede social, isto significa que ele funciona como uma teia de conexões entre pessoas, uma verdadeira fonte de interações.

É, também, desta forma que o algoritmo dele age, com base no engajamento, o que inclui curtidas, comentários, seguir ou deixar de seguir, compartilhar e afins.

Quando se tem essa clarividência, as estratégias são traçadas com humanidade, facilitando até mesmo a delimitação da persona.

Então, vamos pensar com calma, o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e, naturalmente, tem um grande fluxo de nichos mercadológicos na plataforma.

Desta forma, cria-se uma comunidade interna, onde cada um possui um papel, em que você também faz parte e precisa descobrir qual é o seu para que não seja negligenciado.

É importante que a sua empresa reconheça qual é a colaboração dela na vida daqueles usuários que a seguem no Instagram.

E como fazer isso? Comunique-se!

Não podemos cair na besteira de cair na mesmice, bom ou ruim, as pessoas esperam sempre mais de nós e, dentro de uma empresa, é primordial que se corresponda a esta expectativa.

Assim, você passa a entender melhor o seu público e ele fica mais satisfeito com o seu produto, serviço ou ideia.

Portanto, passe mais tempo conhecendo as pessoas para quem você está comunicando seus medos, ambições, frustrações, desejos e mais.

Uma boa forma de estimular essa colaboração mútua, que é a troca de conhecimentos, é fazendo perguntas, seja nas legendas, nos stories ou por pesquisas.

Também é válido contratar influencers do seu segmento para cativar seu público e aumentar o tráfego em seu perfil, ou até mesmo para algum link externo que esteja em sua biografia.

Além do mais, crie mensagens que façam com que seus leitores queiram compartilhar o que está sendo dito e/ou marcarem amigos igualmente interessados.

 

2. Tenha conteúdos exclusivos

Ações de marketing no Instagram

As pessoas querem mais todos os dias!

É óbvio que você já sabe disso, mas até que ponto você está realmente se envolvendo com esta ideia?

Ganhar um novo seguidor significa mais um número creditado ao seu perfil, mas também significa mais uma mente que considera seus conteúdos agregadores de alguma forma.

Então, toda vez que uma pessoa te segue, na verdade, você acaba de conquistar mais uma oportunidade de se mostrar incrível na web.

O Instagram, apesar de ser do mesmo dono, é completamente diferente do Facebook, por exemplo, seus propósitos, público e estilo de conteúdos.

Explorar as possibilidades imagéticas no Instagram deve ser algo muito desenvolto e intuitivo. Por isso, sempre faça testes para saber se está no melhor caminho.

O que eu quero dizer com tudo isso é: desenvolva conteúdo exclusivo. Esta é uma das ações de marketing no Instagram que funciona.

A aplicação de promoções com recompensas únicas para quem te segue, por exemplo, é uma prova de que você valoriza esta parcela do seu público.

Essa valorização está diretamente ligada ao gatilho mental da reciprocidade, onde você oferece uma recompensa aos seguidores quase que sem motivo aparente.

É uma estratégia extremamente eficaz em expressar valor e incorporar conceitos do branding digitalÉ como se você estivesse dizendo: “Ei, gratidão por você existir”.

Isso deixa o seu público feliz e com sentimento de empatia pela marca. Afinal, quem não gosta de ser notado?

No entanto, não adianta apenas construir conteúdos maravilhosos e não ter um monitoramento adequado. Sendo assim, é de vital importância analisar métricas, impulsionar publicações, alinhar com outras redes sociais e corrigir quando necessário.

 

3. Invista em hashtags relevantes

Ações de marketing no Instagram

 

As hashtags sempre serviram de apetrechos para postagens, mas elas nem sempre são usadas da maneira correta.

Caso você ainda não saiba, as hashtags são responsáveis pelo aumento de 12% do engajamento de uma publicação.

Isso acontece porque ela não somente sinaliza o assunto tratado, mas também o inclui em uma categoria específica de busca, facilitando a jornada do usuário interessado no determinado tema.

É comum que você pense que são dispensáveis, essa fama é por causa das tags genéricas que não alcançam tantos resultados assim por serem muito concorridas, ou seja, com alto volume de pesquisa e igualmente em publicações.

Adicione uma média de cinco hashtags por publicação, experimente também criar uma tag específica para te tornar mais relevante, visto que ela pode se tornar um atalho até você.

Além do mais, experimente colocar as hashtags ao final de suas legendas, para que o seu conteúdo tenha prioridade de leitura.

Use ferramentas para saber o volume de busca das hashtags, tais como o Webstagram.

E o mais importante, não se deixe seduzir por números, pois muitas vezes uma hashtag terá uma busca altíssima, mas pode não ser tão relevante assim para o seu público.

 

4. Seja verdadeiramente presente

Ações de marketing no Instagram

 

As relações interpessoais precisam de presença, não é diferente com marcas e clientes.

Existem variadas formas de se fazer presente com ações de marketing no Instagram, as duas principais dela são: Feed e Story regular.

Ter um feed organizado é como um cartão de visita do seu perfil social, incluindo uma boa biografia, claro.

harmonização das suas publicações é importante não apenas para ficar mais bonito aos olhos de quem vê, mas também é uma estratégia para prender a atenção dos usuários.

Isso contribui para o aumento de visitas em seu perfil, maior compartilhamento de conteúdos e mais informações cativantes, o que, consequentemente, faz a sua popularidade crescer.

Portanto, estabeleça uma regularidade de posts e procure manter um padrão na identidade visual da sua empresa.

Para que seus resultados sejam ainda mais satisfatórios, atrele a estratégia do feed aos stories.

A área dos stories do Instagram é totalmente privilegiada quando o assunto é direcionamento de atenção.

Logo de cara, no painel inicial, é possível identificar os convidativos círculos coloridos na barra superior do feed.

Esta posição é, considerando a nossa forma de leitura, a primeira coisa a ser vista.

Além do mais, os stories já passaram da marca de 500 milhões de usuários ativos todos os dias, ou seja, o seu público, ou pelo menos parte dele, também está lá.

Tendo o prazo de 24 horas de validade, este é o campo perfeito para você produzir conteúdos todos os dias e gerar uma fidelidade na audiência.

Funciona como um canal de notícias sobre os bastidores, trechos de vídeos, anúncios dinâmicos, comunicação direta e resposta rápida.

E ainda possibilita que você redirecione seus seguidores com links externos, publicações do feed, dicas de série, músicas e até links internos do seu canal do IGTV.

 

5. Torne-se referência 

Ações de marketing no Instagram

Conquistar autoridade em um determinado assunto é mais que dominar o que se fala, também envolve saber a melhor forma de dizer.

Para que as pessoas te façam uma referência sobre algo, você precisa conhecer bem o seu público e exercer as melhores técnicas para compartilhar tal conhecimento.

A forma mais eficaz de estabelecer tais ações de marketing no Instagram é dando dicas, respondendo comentários e directs, ouvindo críticas e as respeitando.

Seus seguidores precisam de acolhimento, somente assim eles irão sentir que podem confiar na sua marca.

Então, saiba respondê-los na mesma linguagem deles e evite conflitos.

Clique aqui para saber como evitar haters!

Ah sim! Tente intercalar em suas publicações, vez ou outra, citações ou frases inspiradoras de grandes nomes do seu segmento.

Assim você impacta a audiência e ainda denota um vínculo de respeito.

 

E aí? Gostou das ações de marketing no Instagram?

 

Tem alguma dúvida ou dica? Deixa nos comentários!

Não se esqueça de avaliar este artigo caso ele tenha sido útil para você!

Até a próxima conversa!

Avalie este artigo
Total: 17 Média: 4
Geovana Moura

Geovana Moura

Oi, pode me chamar de Geo, tenho 21 anos de idade, sou redatora copywriter aqui do GG, gosto de piadas sem graça e prefiro toddy ao tédio.

Inserir comentário

Gerenciagram, Atraia Seguidores, Ganhar Seguidores, Instagram Seguidores, Vender Pelo Instagram, Automação Para Instagram, App Seguidores, Comprar Seguidores