Gerenciagram
1 bilhão de usuarios ativos no Instagram

Instagram atinge a marca de 1 bilhão de usuários ativos na rede

O Instagram divulgou na última quarta-feira (20), durante um evento em São Francisco, que a rede social alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma.

 

 

Em setembro do ano passado, a plataforma ainda contava com 800 milhões de usuários ativos, reforçando seu lugar entre as redes mais usadas em todo o mundo.

“Desde o nosso lançamento em 2010, assistimos com espanto à medida que a comunidade cresceu e floresceu. Esta é uma grande conquista”, disse Kevin Systrom, CEO do Instagram, agradecendo a todos os usuários.

 

kevin systrom 1 bilhão de usuários ativos
Kevin Systrom, CEO do Instagram/Foto: Reprodução

A rede social vem crescendo de forma constante e muito rápida desde que chegou ao mercado, se tornando, em pouco tempo, uma das maiores plataformas de todo o mundo.

São mais de 300 milhões de usuários ativos por mês, o que deu oportunidades para grandes e pequenos negócios crescerem através da plataforma.

Vale ressaltar que o Brasil é o segundo país com mais usuários ativos, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Não se sabe ao certo qual o valor de mercado do Instagram nos dias atuais, mas, se em 2012 a rede social foi vendia ao Facebook por míseros 1 bilhão de dólares, imagina hoje com todo esse império formado e estruturado?

 

História do Instagram

Em 2010, Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger lançaram a rede social que logo se tornaria uma das mais populares de todo o mundo.

Ainda em seu primeiro dia de lançamento, o Instagram se tornou um dos aplicativos mais baixados na Apple Store, ganhando grande visibilidade desde o seu nascimento.

O primeiro protótipo da rede social foi feito em apenas um mês e meio, mas, devido ao seu crescimento acelerado, logo houveram aprimoramentos  na plataforma a fim de atrair novos usuários.

Ainda em seus primórdios, o Instagram funcionava apenas para iOS, o que limitava o número de pessoas que usavam a rede social.

Porém, em 2012, dois anos após o seu nascimento, o Instagram disponibilizou o aplicativo para Android, e, em menos de 24h, a rede social atingiu a marca de 1 milhão de downloads na Play Store.

Em uma entrevista realizada pelo Estadão, em 2014, Mike Krieger contou que, para eles, o Instagram era apenas uma forma de resolver o problema das pessoas que tiravam fotos bonitas e queriam compartilhá-las com seus amigos. “Para mim, é essencial entender o problema do usuário e mostrar como você pode solucioná-lo de forma simples”, disse.

 

co-fundador do instagram 1 bilhão de usuários ativos
Mike Krieger, Co-Fundador do Instagram/Foto: Reprodução

 

Mal sabiam eles que, além de se tornar uma das principais plataformas de uso pessoal, o Instagram se tornaria também um grande palco para empreendedores de todo o mundo.

 

Venda para o Facebook

Em 2012, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou a compra do Instagram em um valor de 1 bilhão de dólares.

“Estou animado em compartilhar a notícia de que concordamos em adquirir o Instagram e que a sua talentosa equipe vai se juntar ao Facebook”, ressaltou.

“Vamos continuar adicionando novas funcionalidades ao produto e encontrar novas formas de criar uma melhor experiência de fotos pelo celular com pessoas do seu interesse”, disse o CEO do Facebook.

 

Kevin e Makr numa sala 1 bilhão de usuários ativos
Kevin Systrom e Mark Zuckerberg/Foto: Reprodução

 

Na época, Kevin Systrom deixou claro que a rede social não acabaria, apenas se juntaria ao Facebook para melhorar a experiência dos usuários.

 

Avanços e aperfeiçoamentos para alcançar o 1 bilhão de usuários ativos

Devido ao seu crescimento, o Instagram precisou ouvir seus usuários para melhorar a plataforma, a fim de manter quem estava por lá e atrair mais pessoas.

Por isso, durante os seus 8 anos de funcionamento, a rede social investe cada vez mais em atualizações e aperfeiçoamentos.

 

Direct

Em 2013, o pessoal do Instagram lançou o Direct, recurso que, inicialmente, seria usado para o envio de mensagens privadas. Para o bate-papo acontecer, seria necessário enviar alguma imagem e, assim, dar início as conversas.

Esta atualização veio com o intuito de desbancar o WhatsApp e o SnapChat.

 

 

Stories 

Já em 2016, o Instagram causou um pouco de polêmica ao lançar os Stories, que imitava o SnapChat, que estava em ascensão na época.

Não agradou muito o público, mas, como podemos perceber, isso mudou bastante, pois todos migraram do SnapChat para o Instagram com o intuito de publicar mais momentos do dia-a-dia pessoal.

 

Mas não durou muito tempo até que o Instagram Stories começasse a receber melhorias para agradar o seu público e enterrar de vez o SnapChat.

Dentro dos stories foram introduzidos novos recursos, como live, boomerang, câmera lenta, GIFs e muitos outros que já conhecemos.

Ainda hoje, novas atualizações são feitas. Confira no nosso blog:

 

Logo e design

Em 2016, o Instagram anuncia mudanças na logo e no design do aplicativo.

“O design mais simples coloca mais foco em suas fotos e vídeos sem mudar a forma como você navega pelo app”, disse o Instagram Press.

O que não agradou muito os usuários na época (afinal, não estamos acostumados com mudanças).

Esse novo design possibilitou a inserção de novos recursos muito usados hoje em dia, como os anúncios, imagens salvas e uma reformulada na aba explorar.

Futuro do Instagram

Não se sabe ao certo qual será o futuro do Instagram, mas, devido à essas novas atualizações e à chegada da IGTV, podemos chegar a uma conclusão: crescimento ainda mais acelerado.

É possível pensar também que, mais pra frente, o Instagram possa se tornar a maior rede social do mundo, com maior número de usuários, passando a frente de outros aplicativos como WhatsApp e Facebook.

Você acha que o Instagram precisa para alcançar a liderança?

Deixa aqui nos comentários o que você ainda sente falta na plataforma.

 

Pra cima, Instagram!

Sabemos e apostamos que o Instagram ainda nem chegou onde almeja. Sabemos também o quanto ele pode ser importante para muitas pessoas, como no nosso caso.

Somos muito gratos por tudo o que essa rede social vem proporcionando para cada um de nossos clientes e colaboradores.

Hoje, o nosso “Pra cima!” não vai apenas para o Instagram, mas vai para você que conheceu pessoas incríveis, realizou sonhos e metas e compartilhou os seus melhores momentos através do Instagram e, especialmente, para você que usa a nossa plataforma de gerenciamento para se destacar e lançar todos os seus projetos e trabalhos, fazendo da rede social sua grande fonte de renda.

Um muito obrigado e desejamos uma excelente experiência digital para você.

Ahh, me conta qual o seu recurso favorito e se você gostava mais do design antigo, tá bem? Então tá bem!

E se quiser conhecer mais sobre o Gerenciagram, pode entrar em contato conosco através do nosso chat.

Até a próxima!

Avalie este artigo
Total: 2 Média: 3
Tiago Mascarenhas

Tiago Mascarenhas

Estudante de Jornalismo e apaixonado por Marketing de Conteúdo e Cultura Pop.

1 comentário

Gerenciagram, Atraia Seguidores, Ganhar Seguidores, Instagram Seguidores, Vender Pelo Instagram, Automação Para Instagram, App Seguidores, Comprar Seguidores