Relacionamento digital humanizado

marketing de relacionamento

Eu tenho um verdadeiro sentimento pelo mundo digital e sou feliz por fazer parte dessa era de e-mails, redes sociais, blogs, mensagens instantâneas e blá. É um jeito muito simples, muito rápido e muito prático pra criar uma comunicação mais estreita com as pessoas. O melhor de tudo é que poupa tempo, dinheiro e a gente consegue alcançar um número infinitamente maior de pessoas de uma só vez.

A depender do tipo de negócio ou da política de atendimento, é capaz do profissional nunca chegar a ver o cliente pessoalmente – não que vê-lo seja uma coisa ruim, pelo amor! Não ponha palavras nas minhas linhas aqui… rs. O fato é que hoje dá para desenvolver uma ideia apenas de forma digital e, com isso, escalar os resultados.

E é aí que está um detalhe que faz TODA A diferença: a conexão que você cria com esses clientes.

Já que não existe um encontro presencial e, por isso, não existe uma troca mais próxima, você tem que estar atento para suprir essa necessidade de um outro jeito – Sim! Porque a relação é um fator necessário em um negócio.

Nesse quesito, é onde as pequenas e médias empresas ganham disparado nessa briga porque conseguem fazer uma conexão muito mais próxima com os seus clientes em detrimento das grandes empresas, que apesar de terem um poder maior em alguns aspectos, não conseguem estabelecer esse relacionamento “mais íntimo” com as pessoas.

E esse quadro vai se agravando mais ainda com o tempo porque a tendência é automatizar cada vez mais “as coisas” – e nesse pacote inclui o contato com o cliente. Então, eis a sua oportunidade de se destacar fornecendo o produto / serviço de boa qualidade + um atendimento personalizado, mesmo que através do meio digital.

É aquela história de que tudo tem dois lados ou tudo depende do ponto de vista ou do copo meio cheio e meio vazio: a tecnologia pode separar as pessoas, mas se você analisar por outro lado ela pode uni-las cada vez mais.

Então, a verdade é: tudo vai depender do seu desejo ou da sua filosofia de negócio. Se você quer masterizar “a coisa”, você consegue e mantém uma relação superficial com as pessoas; mas se você quer personalizar “a coisa”, você consegue também e cria conexões cada vez mais próximas e fortes com essas mesmas pessoas.

webnario

Muitas ações ajudam nisso. Um exemplo? Marque de repente um happy hour, um café, o famoso “encontrinho” ou uma visita a um cliente seu pra conhecê-lo e dar rosto ao nome! Não tem como fazer isso pessoalmente? Então marca um encontro online ao vivo! Há muitas ferramentas hoje que facilitam esse contato!

Ações como essas fazem muita diferença e acho até que o relacionamento entre vocês será um antes e outro depois desse encontro. É basicamente um divisor de águas que chega a ser similar à divisão de era bíblica: A.C. e D.C. – um “pequeno exagero” pra que você entenda o espírito da coisa… hahahaha

Não só com clientes em si, mas acho que TODOS precisam humanizar um pouco o digital. Então, sempre que puder, tente tornar a relação um pouco mais pessoal e, ao contrário do que se acreditava antes, isso não vai te tornar menos profissional: é um bem e um favor que você faz à sua marca.

 

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

 

 

Como vender pelo Instagram (em 4 passos)

O segredo para vender pelo Instagram é, nada mais nada menos, que saber se conectar com seu público através de uma estratégia nada complicada, junta a um bom conteúdo e interação com os seguidores.

Mas como alcançar esse público? O que fazer para atrair seguidores e transformá-los em clientes?

Tudo bem. Vamos utilizar um exemplo simples: se você vende suplementos, o seu público certamente estará nas academias. Com base nessa informação básica, os primeiros passos para atingir seu público de maneira automatizada através do Gerenciagram, são:

1 – Tenha os nomes das academias de sua cidade (ou do país, caso queira expandir)

Com a nossa ferramenta é possível automatizar seu perfil para seguir/curtir quem publicou uma imagem em um determinado local. Dessa forma, seu perfil irá seguir todas as pessoas que publicarem foto nas academias que você selecionar dentro da nossa plataforma.

2 – Saiba quem são os seus concorrentes/perfis de sua área

Outra função do Gerenciagram é seguir os usuários que acompanham um determinado perfil. Sendo assim, é possível atrair todos os seguidores do seu concorrente.

3 – Movimente a sua página!

Um perfil sem conteúdo não passa credibilidade. Publique fotos de seus produtos, promova dicas importantes para o seu nicho, crie promoções etc.

4 – Tenha uma boa biografia com informações: local, número de telefone e quem sabe uma promoção.

As primeiras informações que o usuário encontrar em sua página serão fundamentais para que ele se sinta interessado em seu produto/serviço, então vale a pena buscar inspiraração nos grandes perfis do mercado e saber como eles estão se posicionando.

Agora que você já sabe como atrair seguidores segmentados para aumentar suas vendas, faça um teste grátis no nosso site!

25 sacadas de empreendedorismo da série Girlboss

sacadas de empreendedorismo

Ampliando só um pouquinho do mundo das mídias sociais para todo o universo do empreendedorismo digital: não sei se você já assistiu ou se já ouviu falar sobre a série GirlBoss, que virou um pequena febre no mundo do empreendedorismo feminino.

A produção é baseada na história real de Sophia Amoruso, que criou uma loja online de roupas usadas aos 22 anos e, com isso, conseguiu dar uma guinada na vida: das lixeiras onde catava comida, quando não tinha um puto no bolso, até levar a sua ideia ao patamar de negócios milionários.

Eu assisti a 1ª [e única] temporada da série e selecionei 25 sacadas de empreendedorismo que, com certeza, servem para reforçar alguns princípios dessa jornada.

Sem enrolação; vamos ao que interessa…

[sacada 1] “a vida adulta é quando os sonhos começam a morrer. Cresça, arrume um emprego, torne-se um burro de carga e é isso… aí, acaba… a sociedade quer enfiar todo mundo numa caixa… mas, o negócio é o seguinte, sociedade: não existe caixa! eu preciso encontrar um jeito de crescer sem me tornar uma adulta chata.” Geração de Valor que o diga sobre olhar fora da caixa, heim… escolher viver de algo que te preenche e te faz acordar todos os dias com sede de realização é o que vai evitar o tédio e o mal dos 5 X 2 – 5 dias da semana reclamando e 2 dias sendo feliz.

[sacada 2] “se eu quiser aprender, é só eu procurar na internet.” bingo! o mundo digital tem se tornado um campo cada vez mais promissor para a capacitação profissional. é muito difícil hoje não encontrar algo relacionado a alguma coisa de algum nicho de atuação… e esse é um cenário que vai se tornando cada vez mais comum: desenvolver negócios, projetos, conteúdos e cursos pela internet. já se atentou a isso?

[sacada 3] essa jaqueta tá em cima de uma cama de cachorro?” [Sophia ridiculariza ao ver a foto de um produto à venda na internet] – pra vender um produto, você precisa de uma boa imagem! por favor, neah… essa é uma das principais preocupações de um negócio que atende online. dispense bastante atenção na composição das fotos dos produtos, no background, na luz… cuida direitinho da qualidade disso ou pode acabar queimando a imagem da sua marca.

Ah! e para uma boa imagem, não é necessário montar um estúdio top. dá pra se virar com o que tem. basta usar a criatividade e pesquisar dicas com quem já faz o mesmo.

[sacada 4] siga a sua intuição! teste! tente! começar com medo não é o melhor dos starts. está sentindo que uma ideia pode dar certo? então, tenta! o máximo que pode acontecer é você ver que não era exatamente o que pensava e seguir em frente! – sem se perguntar lá na frente: “e SE eu tivesse tentado…?” – você não merece conviver eternamente com essa dúvida…

[sacada 5] aprenda a negociar. nem sempre a primeira proposta é a que vai colar, portanto aprenda técnicas para fechar negócios com satisfação para ambas as partes. neste caso, ceder um pouco não é perder;  é ganhar.

[sacada 6] quando tudo parecer perdido, aproveite o momento para criar e inovar. é nessas horas que a gente está com todo gás para que algo dê muito certo – já que está na humilde necessidade. energia não vai faltar pra fazer valer cada esforço. aproveite para colocar novas ideias em ação. já imaginou se der certo?!

[sacada 7] negócios digitais vão muito além de uma foto de produto em um site de compras. pesquise, estude e capacite-se. postar fotos de produtos não é o suficiente para quem quer gerir um negócio de sucesso. pode ser o suficiente no inicio da ideia, mas fique atento ao momento de aproveitar o embalo para fazer o projeto crescer.

[sacada 8] alguém dizer que você não consegue, não significa que isso seja uma realidade. quando alguém subestima a capacidade de um empreendedor em ganhar a vida com o seu próprio negócio, é como riscar um fósforo numa cozinha com vazamento de gás: um dos melhores incentivos para provar a si mesmo que você pode.

[sacada 9] “eu achei que estava dando passos pra frente. agora nem sei em que direção fica a frente.”sim, terão dias ruins… terão dias em que você pode até duvidar se tudo o que você está fazendo tem algum sentido – não se preocupe… vai passar. são lapsos do cansaço, que também é normal. quando isso acontecer, dê um tempo pra você e depois volte com as energias recarregadas.

[sacada 10] para problemas, busque soluções. imprevistos acontecem, especialmente quando a qualidade e eficiência do seu trabalho dependem de terceiros. portanto, trace um plano B e, se possível, um plano C. [jogo de cintura define…]

[sacada 11] “quando você vende coisas, está falando para as pessoas comprarem a sua imagem.” portanto, seja a essência da sua ideia: por dentro e por fora. não embarque em algo que você não acredita verdadeiramente.

[sacada 12] o nome tem que ser algo que represente essa essência. pensar em um nome para um negócio não é pensar em qualquer nome; é encontrar algo que carregue a alma da coisa; até porque depois de lançado no mercado, fica mais difícil trocar essa identidade…

[sacada 13] busque inspirações. nem tudo vem originalmente das nossas mentes; muitas vezes é preciso buscar influências externas. olhe para “os lados”…

[sacada 14] críticas… ah! as críticas… um negócio no campo digital está sujeito a críticas tanto quanto um negócio offline; a diferença é que na internet tudo viraliza muito mais rápido e uma crítica destrutiva pode ter uma repercussão ainda mais negativa para a imagem do negócio. [saber lidar define…]

[sacada 15] origens. não esqueça de onde veio, muito menos das pessoas que te ajudaram a chegar onde está. certa vez um amigo me disse: “pra ser um bom profissional, você precisa ter 3 coisas na vida: 1] humildade, 2] humildade e 3] humildade. …até hoje, não encontrei o erro nesse conselho.

[sacada 16] “- eu não sabia que eu queria frango frito até a Burger King me dizer que eu queria. agora eu amo.” | “- a Burger King é o resultado de um estudo de um grupo focal e os resultados foram claros: americanos amam cilindros fritos” e Steve Jobs também já disse que “as pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas”. se há uma tendência de gosto no mercado, por que não adaptar um negócio a isso? a sacada é transformar algo simples em algo atrativo.

[sacada 17] “o que eu tenho não é um negócio; é a minha paixão pessoal” e quando é algo que você ama, eles realmente se confundem! e se você vive isso: parabéns! você fez a escolha certa!

[sacada 18]“o mercado está cheio de empresas de pouca visão que não reconheceram o que os clientes queriam e acabaram afundando.” sabe aquele feeling?… sim, você precisa aguçar isso. ficar antenado nas novidades e tendências do seu mercado é o que pode mudar o rumo das suas ideias.

[sacada 19] “eu quero muito um Starbucks… aquela merda tem um gosto muito bom… …quer saber? acabei de decidir: de agora em diante, só vou beber isso. Starbucks.” defina o que quer e trace o caminho pra conseguir. mesmo que seja apenas o copo de café de todos os seus santos dias…

[sacada 20] “dinheiro não é divertido; é papel colorido com cabeças de homens.” porque o que as pessoas querem MESMO não é dinheiro e sim o que ele pode proporcionar na vida delas.

[sacada 21] o relacionamento com a sua audiência, especialmente com quem é cliente, precisa ser estreito. responder às mensagens e feedbacks é imprescindível. [sem estrelismo, por favor…]

[sacada 22] quer crescer? então terá que assumir responsabilidades e riscos cada vez maiores.

[sacada 23] terreno alugado. plataformas que te dão direito de tornar-se um membro através de um login e senha, têm as suas próprias políticas, o que significa que você não tem domínio sobre o seu perfil e pode perdê-lo a qualquer momento – seja por violação de regras ou até mesmo pelo fim da ferramenta, como já aconteceu com diversas. “Vou criar o meu próprio site. Talvez dê certo, talvez não dê. Mas, vai ser meu.”

[sacada 24] planejamento é fundamental para transformar sonhos em metas e metas em realidade. e de nada vale um plano sem prazos; a não ser para procrastinar eternamente a concretização dele. coloque datas e corra atrás!

[sacada 25] quando estiver prestes a dar um grande passo, pode acontecer de achar que é algo grande demais pra você ou que não vai conseguir. é normal… se não for assim, não é grandioso o suficiente. o importante é “desistir de desistir”.

Bom… Muito provavelmente ficaremos somente com esses 25 insights porque a Netflix [produtora da série] cancelou a continuação por não ter tido o retorno esperado para os custos dispensados – assim como tem feito com algumas outras séries de produção própria também [ 🙁 espero que não vire um cemitério de séries inacabadas].

 

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

 

 

5 mudanças nas principais mídias e 1 nova rede social

redes sociais

As mídias sociais são atualizadas diariamente. Sempre há novas funções liberadas ou rumores do que está para chegar aos usuários.

Pensando na necessidade que temos em estarmos sempre atentos a essas news, selecionamos abaixo o destaque de cada uma das principais redes sociais que temos hoje e trouxemos uma nova rede no mercado das mídias.

Confira:

1 – Instagram

Você costuma rever os stories daquela pessoa que você gosta, se inspira ou adora saber da vida para tirar aquele print da tela? “hummmmm… danou-se!”

Se você faz isso na moita, sem querer ser percebido, se prepara porque o Instagram vai lançar uma atualização que vai dar o que falar…

Os usuários serão avisados de quem fez printscreen de fotos ou vídeos que tenham publicado nos Instastories. hahaha

Se liga caso não queira deixar rastros por aí e caso queira acompanhar esses dados no seu perfil pra ver o que vem chamando mais a atenção do seu público!

 

2 – Facebook

Se você divulga links de páginas externas no Facebook , fique atento às mudanças no algoritmo da rede, pois ela vai dar preferência à entrega de postagens cujos links carreguem rapidamente, colocando-os em melhores posições no feed de notícias dos usuários.

 

3 – Youtube

Se você publica ou já publicou vídeos no YouTube, deve ter visto um campo de “localização” ao configurar a postagem. até então essa informação não era tão explorada,

Mas isso irá mudar e trazer, quem sabe, boas oportunidades. É que o YouTube vai passar a sugerir os conteúdos a partir dessa informação também (além do país e idioma, como já é feita a filtragem).

Portanto, novidades locais ou produtores de conteúdos de determinados lugares podem passar a ser mais vistos por quem está nas proximidades.

…e a TV aberta que se segure.

 

4 – WhatsApp

O WhatsApp vem conquistando cada vez mais independência. Uma função permitirá ao usuário assistir aos vídeos do YouTube (que são compartilhados nessa rede) pelo próprio display do aparelho, sem ter que abrir na plataforma que hospeda o conteúdo.

Quem já vem trabalhando o WhatsApp como ferramenta para relacionamento com a sua audiência, reconhece a importância dessa facilidade ao enviar conteúdos para as listas.

Essa função já está em teste!

 

5 – Twitter

Tem novidade boa para contas profissionais: pacote premium por U$99/mês para que os tweets sejam automaticamente promovidos para quem ainda não segue a conta.

Considerando que o twitter é uma ótima rede para linkar conteúdos externos, essa novidade vai dar um UP em quem quer promover o seu negócio e as suas páginas na internet.

Essa função também já está em teste!

 

6 – Amazon Spark

Mais uma rede foi lançada recentemente e foi pela Amazon, que virou um mix de tantos serviços e produtos, que nem sei definir em uma só “coisa”.

Em meio tudo, lançou o “Amazon Spark” que é tipo um Pinterest, onde você descobre inspirações de diversos tipos interesses, porém incluindo um canal de vendas dessas inspirações também – com um clique no produto, ele já cai no carrinho de compras da Amazon. essa é uma grande facilidade para a vida dos usuários, que não precisam buscar links para efetuar a compra.

 

😉 Continuamos por aqui ligados em tudo o que acontece nas redes e que podemos usar a nosso favor.

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

 

 

Comunicação com o público nas Redes Sociais: 5 sinais de alerta!

comunicação com público-alvo

Já pensou algumas vezes em desistir de fazer campanhas em redes sociais porque não consegue ir longe nos resultados?

Para isso é preciso ter uma gestão estratégica voltada para as suas mídias sociais. Se tem algum objetivo específico – exemplo: dar mais visibilidade a uma ideia, um produto, um serviço, um negócio, uma marca ou, simplesmente, tornar a sua rede social mais interessante – é preciso traçar um caminho.

As coisas não acontecem em um passe de mágica, portanto criar um perfil em uma rede social e esperar que o mundo te veja é perder tempo e apostar em uma condição ilusória. Ter presença online não se resume a ter contas espalhadas por aí! Essa é a forma de não chegar a lugar algum.

Primeiramente, um plano de ação estratégico tem que ser feito e, posteriormente, sempre avaliado, atualizado e gerido pra que a máquina funcione bem. Definir de forma clara o objetivo da campanha é o que ajuda a facilitar e agilizar o processo, bem como a ter mais chances de alcançar os resultados esperados, afinal você vai traçar os caminhos sabendo exatamente o que quer e onde quer chegar.

Após traçar o seu plano e colocá-lo em ação: Opa!! É hora de atentar-se aos sinais!

sinais do publico nas redes sociais

 

Esses são alguns sinais aos quais você deve estar atento, pois são respostas reais das suas ações no plano digital. Essa é uma grande vantagem do “online”: a comunicação em uma via de mão dupla. É possível dialogar com a audiência e ter um termômetro de tudo. Incentive as respostas, as curtidas, os comentários… estreite as relações com quem te segue e tem interesse pelo que você oferece.

 

🙂 Essa sacada fez sentido pra você? Me conta aqui nos comentários!

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

 

 

Sarahah para Negócios

sarahah

Antes de qualquer movimento: o que é “Sarahah”?

Um aplicativo novo pelo qual você recebe e posta mensagens anônimas. o nome é árabe (assim como o seu criador) e, em português, significa franqueza e honestidade.

Considerando o fato das pessoas não mostrarem a sua identidade, elas se sentem muito à vontade para expor as suas opiniões mais sinceras. Tem gente que não tem problemas em opinar dando a cara à tapa, enquanto que algumas outras pessoas não se sentem tão confortáveis assim; portanto, eis a solução!

Trazendo para um negócio, você pode aproveitar para ter um feedback real sobre a sua marca, bem como sobre os seus produtos e serviços específicos. Nada melhor do que ter um termômetro bem definido sobre a receptividade do trabalho que a gente vem desenvolvendo, neah?! Sabermos quais são os pontos fortes e os pontos fracos: excelente para melhorarmos cada vez mais!

 

Como criar?

Pra começar, você vai baixar o aplicativo [que é gratuito] e criar uma conta, escolhendo um nome para o seu perfil.

Dica: eu padronizei o nome dos meus perfis para que fique mais fácil da audiência me encontrar em todas as redes. Por exemplo: tanto no meu instagram, facebook, twitter, youtube e agora no sarahah, você pode me encontrar como “karolacerda1”. Se conseguir, faça o mesmo para facilitar a busca por parte do seu público.

Feita a conta, adicione uma imagem ao seu perfil – pode ser a mesma foto das suas demais redes sociais para facilitar ainda mais a associação. é interessante também que, nas configurações, você permita ser encontrado nas buscas.

Prontinho! É super simples e rápido. Não precisa de configurações avançadas. fiz o meu hoje.

 

Usando o Sarahah de maneira estratégica!

A intenção aqui é aproveitar essa ferramenta de forma estratégica para um negócio e o que você precisa saber é que quanto mais gente tiver acesso ao seu perfil, melhor.

Como fazer isso? Simples: divulgando o seu Sarahah nas outras redes sociais!

No próprio aplicativo, você verá o endereço do seu profile. O meu, por exemplo, ficou da seguinte forma: karolacerda1.sarahah.com (como você pode ver no print acima) – eu posso divulgar esse endereço no meu Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter, enfim… qualquer outra rede social que eu queira.

As pessoas conseguirão enviar mensagens usando o próprio celular ou desktop (sim funciona no computador também! – porém você não consegue fazer buscas de perfis por lá, somente com o endereço exato do profile).

 

Ótimas ideias para divulgar no Instagram:

> você pode disponibilizar o link na biografia do seu perfil, que fica clicável (aquele azulzinho);

> outra possibilidade é inserir junto com uma mensagem de boas vindas pelo direct, que agora disponibiliza links clicáveis também;

> mais uma opção é postar o print no seu feed, pois logo abaixo da sua foto mostra o endereço (como você pode ver no print que fiz acima);

> uma outra opção é postar no stories e se você já consegue inserir link nessa função, melhor ainda! inclusive, o stories está sendo bem explorado por algumas pessoas para postar os prints de algumas mensagens e incluir as respostas para que todos vejam (possivelmente quem mandou também) – isto porque no sarahah não é possível responder às mensagens, apenas receber;

> ah! uma ótima sacada ao publicar no instagram é usar a hashtag #sarahah . já tem bastante gente usando e é mais uma maneira de ser visto por mais pessoas. quem está curtindo o aplicativo, está acessando bastante essa # pra ler as mensagens publicadas e, principalmente, as respostas dadas.

 

Disponibilize essa informação do seu perfil Sarahah em todas as suas redes sociais, pois possa ser que a sua audiência esteja espalhada por aí…

O importante é traçar estratégias para usar isso a seu favor.

Você que vende pela internet, por exemplo: já pensou receber feedbacks honestos e ter uma real noção de como os seus produtos estão sendo vistos por quem compra ou por quem deseja comprar? Saber exatamente o que melhorar, o que manter, o que substituir… Se a qualidade é tão boa quanto você pensa que é… Se a entrega está sendo satisfatória… Se está valendo a pena continuar investindo nisso… Se está impactando e superando as expectativas…

Há pessoas, por exemplo, que adorariam contar a experiência ou resultado que obteve com determinados produtos ou serviços, mas por algum motivo têm vergonha de se expor (mesmo que sejam resultados positivos) . Disponibilizar esse canal de comunicação é importante, pois você poderá conseguir testemunhos também!

Use esses feedbacks para ajustar cada vez mais o seu produto (seja ele físico, digital ou um serviço), saiba lidar com certos tipos de comentários e filtrar o que é válido levar em consideração ou não.

Ou seja: seja honesto com a honestidade das mensagens recebidas!

 

🙂 Me diz aqui nos comentários se você curtiu a ideia desse aplicativo e se acha interessante usá-lo profissionalmente?

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

 

 

Como atrair seguidores da sua cidade no Instagram

O Instagram já é a segunda rede social mais acessada no Brasil. Em 2016 foi considerada a que mais apresentou crescimento, tudo isso devido à sua simplicidade e fácil acesso. E é claro que as empresas não deixariam de se posicionar numa plataforma tão fácil de acessar, custo baixo para anunciar, e a melhor parte: há 99,9% de chances de seu próximo cliente estar lá.

Mas como alcançá-lo? Quanto gastar? Pra onde vai esse dinheiro e qual retorno?

Anunciar no Instagram não é caro, mas existe um método ainda mais vantajoso utilizado por empresas que atrai seguidores segmentados, inclusive de forma local.

Com a função de “Seguir/Curtir por localização” do Gerenciagram, o ganho de seguidores locais é garantido. Você automatiza o seu perfil através da nossa plataforma e nosso sistema irá fazer o resto.
Um bom conteúdo e uma mensagem de boas vindas configurada para ser enviada automaticamente para cada novo seguidor pode te fazer conquistar novos clientes todos os dias. A ferramenta basicamente te traz os seguidores segmentados e facilita o gerenciamento do seu perfil. 

Faça um teste grátis. Conheça a função de atrair seguidores locais e mais diversas que a nossa plataforma oferece. O nosso suporte-técnico estará pronto para tirar qualquer dúvida!


 

Ter ou não ter um Blog? Eis a questão…

blog

Estive lendo sobre blogs e os motivos pelos quais muitas empresas e pessoas em geral [que oferecem serviços, produtos, conteúdos e ideias] passaram a criar e alimentar esse tipo de canal relacionados ao que fazem.

O principal deles é que descobriram, a partir de testes e resultados significativos, que os blogs são grandes ferramentas para alavancar resultados nas campanhas de marketing, o que interfere diretamente nas vendas e na lucratividade.

Pensa comigo: quanto mais a gente sabe sobre uma coisa, mais interessante ela se torna. As pessoas não adquirem produtos, nem contratam serviços sem qualquer conhecimento a respeito e/ou sem saber sobre quem o oferta.

Através de um blog é possível quebrar essa barreira do desconhecido e se aproximar das pessoas com as quais queremos nos relacionar, mostrar o que temos a oferecer, dar detalhes sobre um negócio, uma ideia… Assim, além de abrir uma janela de diálogo com a audiência, você também cria autoridade da sua marca no seu mercado de atuação, ao ajudar as pessoas respondendo dúvidas e passando informações úteis.

Eu defendo o uso dessa ferramenta, até porque é possível adaptar a diversos mercados com diferentes tipos de conteúdos, linguagens e formatos.

Se você já tiver um site, por exemplo, adicionar um blog é uma ótima estratégia para trazer cada vez mais acessos, porque cada publicação que fizer é um novo motivo para que os leitores recorrentes retornem à página e novos visitantes tornem-se leitores assíduos. Todas essas visitas podem ser aproveitadas e convertidas em cadastros e até mesmo em vendas a depender das chamadas de ação que incluir nos conteúdos – tudo dependerá do seu objetivo e das estratégias que traçar.

As publicações também ajudam no seu posicionamento nos mecanismos de buscas, como o Google, e nas mídias sociais, pois quando as pessoas gostam, acabam compartilhando e indicando através das suas redes. Assim, a sua mensagem passa a atingir cada vez mais pessoas, o que expõe mais e mais a sua marca.

 

SACADA DE MESTRE

Uma ótima dica é aproveitar o conteúdo do blog para as mídias sociais, podendo aplicar em diversos formatos [foto, vídeo, infográfico…].

Essa é uma maneira de ter sempre conteúdos de qualidade sendo gerados nas redes, criando um ciclo redondinho de links entre os seus canais [site X blog X redes sociais], fortalecendo o relacionamento com a audiência e atraindo visitas para conferir as suas páginas.

Você pode inclusive criar diversos posts a partir de apenas 1 conteúdo do blog. Veja o quanto dá para aproveitar uma mesma ideia…

 

E você? O que acha da ideia de criar um blog para trabalhar novas estratégias de marketing e ter um contato mais próximo com o seu público para atrair mais interessados qualificados e fortalecer a autoridade da sua marca/nome no mercado?

🙂 Me conta nos comentários se você já tem um blog [se quiser, pode deixar o endereço dele] ou se você tem vontade de criar um!

 

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

 

 

Como atrair clientes com o Instagram da sua empresa

Se você tem um negócio, digital ou não, certamente já percebeu que o Instagram é um excelente meio de promover o seu negócio investindo pouco, mas para isso é preciso criar um posicionamento de sua marca na rede social. Pensando nisso, preparei três estratégias eficientes que te ajudarão a utilizar da melhor forma esta ótima ferramenta de marketing digital.

Elabore um conteúdo visual atraente

O Instagram é essencialmente visual, por isso prepare a sua criatividade para a publicação de conteúdos que vão além de fotos com um mesmo padrão. Atualmente o aplicativo permite diversos tipos de posts, como vídeos de até 60 minutos, “boomerang”, “stories” e imagens em carrossel. Espelhe-se em grandes marcas como a @nike e @redbull, encontrando seu próprio apelo e explore com maestria as funções que o app oferece.

Realize ações promocionais

Você certamente já foi marcado por algum amigo em uma ação promocional e percebeu que esta estratégia surte bons resultados. Sendo assim, aproveite para criar promoções que ampliem o alcance de sua marca, solicitando a marcação de amigos e o compartilhamento de hashtags exclusivas da sua empresa como critério de participação em sorteios.

“Siga e será seguido”

Esta certamente é uma das máximas do Instagram. Ao interagir com um determinado perfil, você também impactará indiretamente outros usuários, aumentando a visibilidade de sua marca e despertando um senso de reciprocidade naquelas pessoas que passarão a seguí-lo, tornando esta iniciativa em um dos gatilhos mentais mais eficientes na rede social.

Porém, você perceberá que realizar estas ações manualmente será uma tarefa que exigirá tempo e as distrações poderão comprometer a sua produtividade. Por isso cada vez mais empresas estão utilizando plataformas de automação em seus perfis no Instagram, o que permite um melhor gerenciamento da rede e uma maior precisão na segmentação de seu público- alvo, gerando resultados que seriam impossíveis de serem alcançados de forma orgânica.

Para conhecer um pouco mais sobre estas ferramentas e as maravilhas que elas podem oferecer para o seu negócio, clique aqui e faça um teste grátis no Gerenciagram. Não se esqueça de conferir todas as dicas e tutoriais do nosso canal no Youtube.

5 passos para transformar a sua rede social em uma vitrine inteligente!

rede social

Ao contrário do que muitos fazem, usar as redes sociais para promover ideias, produtos e serviços não significa postar uma enxurrada de flyers de vendas (posts de propagandas, preços, descontos e afins).

Promoção por promoção é um modelo que está indo pro buraco.

O público gosta, quer e prioriza perfis que agregam valor à vida delas e transformam a rede em uma vitrine inteligente. É possível adaptar os seus posts promocionais a essa tendência? Claro que sim!!

Estratégias promocionais não são somente fotos do produto em si. A venda indireta e não tão imediatista, muitas vezes gera mais resultados e os seus reflexos duram mais tempo.

 

Mas, o que publicar além do produto que eu vendo?

O que acha de uma pitada de conteúdos e informações pertinentes, que tenham utilidade para o público que te segue e que pode ajudá-lo de alguma forma?

Enxergar nas reações deles as informações que precisam para decidir pela compra, o que podem achar interessante no que você oferece, os diferenciais [etc…] – e trazer para o seu universo, produzindo conteúdos cada vez mais atraentes e que vão gerar mais engajamento. Ou seja, oferecer informações que criem um encaixe perfeito entre o seu produto, a personalidade do seu negócio e o perfil do seu público.

Entendeu a sacada? ok.

Não sabe por onde começar? Então, segura aí a dica…

 

Curadoria de conteúdos!

Exatamente.

Separei 5 passos pra que você coloque em prática ainda hoje a estratégia do Marketing de Conteúdo, que você vai entender como funciona:

 

1 – Definir até 3 tópicos/assuntos relevantes para a sua marca e pesquisar fontes desses conteúdos – redes sociais, sites, blogs, revistas, livros, e-books, etc.

DICA: estar sempre atento ao concorrente… Saber o que ele publica, o que está dando resultados, o que está atraindo interesse do público e o que não está funcionando também. Atenção: nada de cópia, heim?! Isso é péssimo para a sua imagem.

 

2 – Selecione algumas dessas fontes como prioritárias – serão aquelas com as quais você mais se identifica ou que dá mais credibilidade. Siga essas páginas para receber as notificações dos conteúdos e crie uma lista com os links de cada uma delas para facilitar as futuras pesquisas. Acredite: isso vai te poupar bastante tempo.

DICA: disponibilize essa lista em alguma ferramenta online, pra que você possa ter acesso sempre que precisar, independente de onde estiver ou do aparelho que utilizar.

 

3 – À medida em que for pesquisando e tendo ideias, alimente uma lista de assuntos possíveis de serem abordados nos seus conteúdos. É importante ser bem criterioso para não fugir do seu foco principal.

DICA: pesquise o que está em alta nas redes sociais que tenha ligação com o seu mercado de atuação (elas investem em filtros de conteúdos). Um bom exemplo disso é o Twitter e, mesmo que você não alimente um perfil seu lá (por não ser estratégico no seu plano de marketing, por exemplo), é interessante usá-lo para essas pesquisas.

 

– Desenvolva o conteúdo no formato do canal que pretende compartilhar – post em redes sociais, artigo em blog, vídeos no youtube, e-mail, áudio… Priorize qualidade em detrimento da quantidade! É muito mais interessante falar bem de um assunto e oferecer mais informações a respeito, do que falar pouco de um monte de assuntos e, no final, filtrar pouquíssima relevância de cada um.

DICA: insira os títulos dos conteúdos que desenvolveu em uma espécie de lista e no próximo passo você entenderá a utilidade disso.

 

5 – Compartilhe e monitore a receptividade do seu público, ou seja: analise os comentários, as dúvidas, se teve muitas curtidas, visualizações, compartilhamentos, inscrições para receber notificações, se trouxe ainda mais pessoas interessadas no seu perfil/negócio…

DICA: volte à lista [que indiquei no tópico 4] e dê uma nota a cada item de acordo com as reações do seu público – quanto maior o engajamento com o conteúdo postado, maior será a nota. Assim, dentro de um intervalo de tempo que você julgar válido analisar [uma ou duas semana, por exemplo] já terá um resultado do que deve explorar mais para continuar atraindo a atenção da sua audiência e dos assuntos que não têm gerado tanto interesse.

 

Bom… Inicialmente você pode até achar que esse é um processo chato e demorado. Mas, a verdade é que ele é feito aos poucos e sempre! Com essa técnica, à medida em que for publicando você vai criando o seu mapa estratégico e descobrindo o que e como abordar (em vídeo, artigo, imagem, etc).

Faça testes! Tudo nessa vida digital que dá certo, só vira cartilha a ser seguida depois de testes – até porque o que é um plano infalível para uma ideia, produto, negócio ou mercado de atuação, não necessariamente é para outro.

E, quando algo der certo, não pare por aí! Escale o que deu um bom retorno e continue testando outras novas possibilidades.

 

 Essas dicas fizeram sentido pra você? Me conta o que achou aqui abaixo nos comentários! 🙂

 

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda