10 passos para atrair clientes com marketing de conteúdo

Tá difícil conseguir clientes?

Conhecer algumas estratégias de marketing digital pode lhe tirar dessa situação.  Um dos grandes pontos positivos de se investir nele é que o custo é absurdamente menor que em outras mídias tradicionais (revista, jornal, comercial na TV, outdoors, etc).

E uma das suas excelentes soluções para atrair novos clientes é através de conteúdos que tenham relação com o seu nicho de atuação ou com os interesses do seu público. Assim, você atrai pessoas que estão REALMENTE interessadas “naquilo”, porque elas vão te encontrar JUSTAMENTE por dúvidas, dificuldades, dicas que estejam precisando, enfim: por algum tipo de informação relevante e valiosa sobre o seu nicho de atuação. É uma estratégia que engaja muito bem, fazendo crescer a rede de clientes e potenciais clientes.

digamos que

…você tenha uma loja de roupas fitness. Logo, você pode ter uma página no facebook, um perfil no instagram, um blog e/ou um site onde, além de mostrar os seus produtos, preços e outras informações específicas (formas de pagamento, endereço da loja ou de compras online, etc), você passa também informações que agregam valor aos seus produtos

por exemplo

dicas de moda fitness, dicas das melhores peças para dias mais quentes e dias mais frios, dicas das melhores peças para treinos externos ou em ambientes fechados, experiências de clientes que compraram com você, entrevistas com profissionais da área que podem passar informações de treinos para perder peso, para ganhar massa magra, para se alimentar antes ou depois do treino, parcerias com lojas de suplementos para indicar e dar descontos para os seus clientes, parcerias com academias com mensalidades diferenciadas… etc… Veja quantas possibilidades?!

Deu pra entender o espírito da coisa que envolve o todo? 

As pessoas vão se interessar cada vez mais pelo seu produto porque de alguma forma você mostra que está ali para ajudá-las a resolver algum problema, que na verdade vai além da peça de roupa, do preço ou da forma de pagamento. Você passa a ser a solução e uma referência no assunto!

Com isso, você passa a criar mais autoridade no mercado, mais engajamento, mais visibilidade, uma imagem super positiva e uma comunidade verdadeiramente amante da sua marca – O que vai o que? Gerar mais negócio! Por que? Porque você vai se relacionando com as pessoas e preparando-as para o momento da venda. Quando elas estiverem prontas para isso, é de você que elas lembrarão.

e reza a lenda

…que essa estratégia é 3x mais efetiva que os demais meios de marketing tradicionais, pois hoje, com a internet ao alcance de todos, as informações são muito mais acessíveis, o que dá mais poder de escolha ao público de onde encontrar conteúdos que lhes interessam.

Ao oferecer informações de valor, a probabilidade de ser escolhido como referência e positivar a sua marca é maior, pois as pessoas compram de marcas que conhecem, gostam e têm afinidade.

Portanto, pra começar a aplicar hoje mesmo essa estratégia, aqui vão…

10 dicas

 

1 – Crie um blog (artigos) ou um vlog (vídeos). Se puder ter os dois, é ainda melhor! Mas, comece pelo que for mais conveniente para você e a sua ideia.

2 – Pesquise e liste assuntos interessantes relacionados com o seu mercado de atuação. Descubra o que o seu público tem interesse em saber.

3 – Crie calendário editorial: determine os dias que irá publicar um novo conteúdo. É recomendável que seja ao menos 1 vez por semana.

4 – Mãos à obra! Desenvolva o assunto e deixe o conteúdo mais completo possível. Quanto mais ricas forem as informações, mais relevância terá e mais atenção conseguirá do seu público. Revise o texto, verifique se está compreensível e se a linguagem está adequada ao seu público. Procure manter o assunto confortável, intercalando com imagens e buscando não deixá-lo muito longo.

5 – Crie títulos com palavras-chave que vão, de cara, dizer o que as pessoas poderão encontrar naquele conteúdo.

6 – Use imagens de boa qualidade e que chamem a atenção para o assunto.

7 – Faça call to action. Abra espaços para convidar as pessoas a seguirem nas redes sociais, assinarem a newsletter do seu site, verem algum produto em promoção, enfim. Chame para alguma ação!

8 – Coloque o seu tempero. Escreva ou fale com autenticidade. Agregue personalidade aos conteúdos.

9 – Publique o artigo ou o vídeo no seu blog ou vlog e divulgue nas redes sociais de forma criativa!

10 – Acompanhe as reações do público, os comentários e as dúvidas, pois é a partir daí que você irá moldar os assuntos que mais engajam (ou seja, os que mais geram comentários, compartilhamentos, curtidas, cadastros e vendas).

 

Não deixe pra amanhã… comece hoje, ok?!

Até breve, na próxima conversa!

 

Assinatura Karol Lacerda

 

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