6 Dicas para ganhar seguidores e aumentar as suas vendas no Instagram

Olá, você aí!

Hoje vamos falar um pouco sobre algumas estratégias para você que deseja conquistar grandes resultados para a sua empresa, ganhando seguidores e atraindo clientes todos os dias para o seu negócio. Como transformar o seu Instagram em uma verdadeira máquina de vendas?

Preparei uma surpresa que vai te ajudar nesta missão, leia até o final e descubra.

Com mais de 600 milhões de usuários ativos, o Instagram é uma das redes que mais cresce no mundo inteiro. Hoje, um canal cheio de oportunidades para empresas prosperarem.

Os ramos de moda, viagem e alimentos, são alguns dos mais bem sucedidos, quando falamos de interação no Instagram.

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, provavelmente você já ouviu essa frase, né?  

Bom, no Instagram essa é a peça chave. Saber utilizar essa plataforma cria oportunidades magníficas para empresas que desejam aumentar o seu engajamento com o público, proporcionando visibilidade e, consequentemente, vendas.

Engajamento ≠ Conteúdo

Promover a sua empresa é muito importante, mas preste atenção.

Tenha cuidado ao postar novidades regularmente. Algumas pesquisas demonstram que, no Instagram, quanto mais conteúdo postado diariamente, mais baixa será sua taxa de engajamento. Isso acontece porque com uma maior frequência de postagens, um usuário do Instagram tem maior de chance de perder os posts das contas que ele segue.

Para evitar que seus seguidores percam as novidades, o aplicativo desenvolveu um algoritmo para mostrar apenas os posts que os interessam. Otimizando as interações entre seguidores.

Pensando nisso, que tal focar mais nas preferências do seu público?

Chame atenção! Inove.

Mas calma, não sabe como fazer isso? Sem problemas.

Preparamos algumas dicas que te ajudarão a ganhar curtidas,  seguidores e, o mais importante, conquistar potenciais clientes para o seu negócio.

#1 Use hashtags 

Hashtags aumentam o engajamento com o público

Uma simples pergunta: Você já sabe como utilizar hashtags?

A verdade é que elas são uma das principais linguagens de quem usa o Instagram, pois servem para atrair o público cujo perfil corresponda ao seu produto ou serviço. Elas podem ser usadas para alcançar o seu público-alvo, te ajudando a ganhar seguidores e curtidas.

Mas como usar as hashtags certas?

Não basta utilizar qualquer hashtag, afinal nem todas elas têm relevância para o seu negócio.

Aqui vai uma dica: pesquise e faça uma lista de quais são aquelas mais utilizadas por seus concorrentes e defensores da marca, assim suas publicações chamarão a atenção de pessoas que realmente tenham interesse em seu conteúdo, proporcionando a você seguidores realmente engajados.

Adicionar hashtags mais usadas, ajuda no alcance do seu post, mas lembre-se: não saia do seu foco. Dê preferência as tags que são relevantes para seus seguidores e que combinem com a personalidade que você que passar da sua marca.

Crie sua própria hashtag

Com uma hashtag original (#vemcomgerenciagram), você aparecerá no topo do feed de busca, facilitando o acesso ao seu perfil.

Agora que você aprendeu um pouco mais como utilizar as hashtags, entenda como poderemos te ajudar… Com o Gerenciagram, você poderá direcionar a busca pelo seu público-alvo de acordo com as hashtags que eles mais utilizam, o que te ajudará a alcançar grandes resultados.

#2 Atice a curiosidade dos seus seguidores

Gere um concurso com hashtag – UGC (usuário gerador de conteúdo). Faça seu público-alvo interagir mais com sua marca e ainda de quebra, aumente a sua visibilidade para ganhar novos seguidores, curtidas e clientes.

Como posso lançar o meu primeiro concurso?

O primeiro passo é fácil: escolha um objetivo e defina as formas de avaliação de desempenho do seu concurso.

Em seguida, escolha um tema que satisfará o seu público no Instagram e crie uma experiência na qual eles possam compartilhá-la. Estabeleça as candidaturas apenas por meio da hashtag criada para o concurso.

Convide seus seguidores a criar uma foto ou vídeo, compartilhando a sua hashtag para concorrer a prêmios, o que será um grande incentivo para aumentar a participação no concurso.

Quando chegar a data estipulada para o encerramento, você deve anunciar os vencedores no seu feed ou stories do seu Perfil.

#3 Abuse dos Emojis 

Emojis são uma ótima alternativa para interagir com seus seguidores

Expressar emoções positivas é essencial na interação entre o público e a sua marca. E para isso os emojis (aquelas carinhas que vem no teclado do celular) são a primeira escolha de qualquer usuário do Instagram.

Mais de 50% das legendas e comentários do Instagram têm, no mínimo, um emoji. Então qual a dificuldade de começar a usá-los? Não perca tempo e atualize seus posts.

Mesmo que os emojis façam parte do seu vocabulário nas postagens, você deve entender o que eles significam para cada um dos seus seguidores.

Listamos algumas dicas para você se dar bem na hora de usar os emojis.

1 – Use emoticons para aumentar suas vendas

Emojis são os sentimentos dos posts! Use-os para atrair seus seguidores ao produto oferecido.

2 – Agora você pode usar hashtags + emojis

Sabe o que isso significa? Agora você pode usar os emoticons na página de pesquisa e utilizá-los nas legendas para impulsionar suas fotos. Aproveite para se conectar com seus seguidores.

3 – Comente com emojis

É preciso ser criativo, não use apenas smiles. Utilize os outros emojis da sua galeria. Monte frases com eles.

#4 Tenha um feed atrativo

 

Não poste imagens ou vídeos de baixa qualidade. O feed do seu perfil tem que ser organizado e atrativo para te ajudar a ganhar seguidores. Postar imagens de qualidade é muito importante para seu público confiar na qualidade da empresa.

Vamos fazer assim… Imagine que o Instagram agora é uma vitrine de loja. Quanto mais atrativo e organizada é a sua vitrine mais clientes irão entrar para observar e comprar, certo?

Do mesmo jeito funciona o Instagram. Você precisa atrair novos clientes e fidelizar os antigos e, uma forma de fazer isso é postando imagens de qualidade e deixando seu feed atrativo.

#5 Use vídeos

Vídeos e Instastories te ajudaram a se aproximar do cliente

Divulgue as promoções e as novidades em forma de vídeo. O Instagram permite que os usuários postem vídeos de até 1 minuto em seu feed.

Você conhece o stories? Deixa que eu explico pra você.

Esse mecanismo é febre entre os usuários do Instagram e conquista cada vez mais seu espaço no meio dos lojistas. Pequenas e grandes empresas já usam e abusam dessa ferramenta para mostrar os bastidores de suas atividades, as novidades, seus produtos, etc. E o melhor, as postagens duram apenas por 24h. Você pode atualizar diariamente sem ter medo do overposting.

Quer fazer um vídeo pra mostrar aquela blusa na promoção? Mostrar a decoração da casa? Esta ferramenta permite que você divida com seus seguidores momentos do seu dia-a-dia sem a preocupação de que aquilo vai ficar no seu perfil.

Crie uma história postando uma sequência de vídeos de 15 segundos, ou fotos, que aparecerá em destaque para seus seguidores durante as próximas 24h.

Se você não usa, tá na hora de usar!

Então não pense duas vezes e se jogue.

Não sabe como usar? Clique aqui, e aprenda a utilizar o Instagram Stories para alavancar suas vendas.

#6 Influenciadores digitais

Digital Influencers geram credibilidade e confiança para sua marca.

Já ouviu falar dos influenciadores? São pessoas que utilizam as ferramentas de Blog/Instagram para falar de um tema e levar a um número máximo de pessoas que consomem notícias daquele nicho.

No ramo da moda, por exemplo, nomes como Camila Coutinho, Bianca Andrade e Camila Coelho tem mais de 2 Milhões de seguidores no Instagram.

As propagandas comuns ainda são lucrativas no Instagram, mas utilizar os serviços das celebridades e das blogueiras trazem cada vez mais resultados e credibilidade para as marcas.

Grandes marcas já utilizam deste método par a atrair novos e antigos clientes para o grupo de fidelidade, como O Boticário, Adidas, Dior entre tantas outras.

Mas como fazer isso?

Trouxe quatro formas simples e eficientes de como isso poderá te ajudar:

1 – Press Kit

A forma mais natural, atualmente, são os recebidos. Que é basicamente enviar o seu produto para a pessoa como um presente, apresentando os lançamentos e o que tem de mais legal da marca.

Capriche! Os seguidores são atraídos pelas primeiras impressões destas pessoas. Lembra do stories que eu citei no #5? Ele é um dos meios mais usado para divulgar esses recebidos, então tenha autenticidade, faça sua marca ser lembrada pelo capricho do press kit.

2 – Publipost

O publipost é realizado diariamente pelos influenciadores. Como isso acontece? As empresas (você) entra em contato com o influenciador e oferta o seu produto para divulgação. Desta forma, os influenciadores vão responder mostrando as formas de publipost que eles têm e os valores.

Seja estratégico! Entenda como são as interações de cada um dos seus seguidores, como eles se comportam na rede. Quantos seguidores, quantas visualizações por dia na página, se tem blog ou canal no YouTube… tudo isso é extremamente relevante para saber o alcance que o seu produto poderá atingir.

3 – Custo Por Ação (CPA)

CPA está diretamente ligado a remuneração para os influenciadores em cima dos resultados entregues. É um mecanismo usado para mensurar resultados e aumentar o engajamento dos seguidores na publicação.

Com ele você pode saber o volume de acessos que a publicação teve.

Fique atento, trabalhar a imagem da marca é tão importante quanto obter vendas diretas. Potenciais consumidores que se tornam clientes fidelizados, trazem mais lucro.

4 – Cupom de desconto

Desenvolva cupons de desconto exclusivo para os seguidores dos influenciadores, isso ajudará nas estratégias de venda. Quando une o útil (o produto) ao agradável (o desconto), os resultados são excelentes.

Seguindo estas dicas, o seguidor deste blogueiro/influencer irá se interessar pela sua empresa, o que movimentará as interações em seu perfil e as suas vendas.

Mas como encontrar os influenciadores adequados?

Lembra as hashtags que você criou no #1? É a hora de usá-las.

Pegue essas hashtags e procure por elas no Webstagram (plataforma grátis que ajuda na análise de interações). Lá, você encontrará os principais influenciadores do seu ramo.

Essa estratégia é eficaz e não depende de grandes orçamentos. Utilize os influenciadores menores, que tem menos seguidores ou visibilidade no mercado geral, como os influenciadores da sua região, mas que cabem no seu bolso e na proposta.

O Instagram é uma ferramenta que fala com todos os públicos ao mesmo tempo.

Construir relacionamentos com seus clientes não é complicado, mas precisa de atenção, cuidado e manutenção. Gerar renda com essa mídia é a febre do momento, tire proveito disso.

Aguenta só mais um pouquinho que já estamos chegando ao fim.

Esta será a minha última dica…

Aplique tudo que você aprendeu nesta nossa conversa aliado aos serviços de uma plataforma de automação e você perceberá os resultados em pouco tempo.

Agora você deve estar se perguntando sobre a surpresa que prometi no início da nossa conversa, não é mesmo?

Consegui um link especial com um teste gratuito de 7 dias  para você experimentar as maravilhas do Gerenciagram para o seu negócio.

Então aproveita para se cadastrar agora mesmo… Lá você ainda vai ter acesso a conteúdos exclusivos como e-books e treinamentos que te ajudarão a ter grandes resultados.

Já acabou? Nem acredito!

Continue nos acompanhando para ficar ligado nas novidades e dicas de como gerar mais lucro para o seu negócio com o Instagram.

Até a próxima…

Não desconsidere essas 5 dicas do Twitter

🙂 Opa, Gerenciagrammers!!

Além do Instagram, vocês marcam presença em outras redes sociais também? O Gerenciagram já está marcando território no Twitter também, sabia? Confere AQUI o nosso perfil! Te convido a nos seguir por lá também para termos um contato próximo e em tempo real!!

Em homenagem a essa expansão de território (rs), hoje eu vou deixar 5 dicas que você não deve desconsiderar ao criar o seu perfil no Twitter.

 

1) Assiduidade 

É importante marcar presença sempre no twitter (e quando eu digo sempre é, se possível, diariamente mesmo). No início você vai observar os horários em que as pessoas mais engajam com as suas publicações e, com o tempo, vai priorizar a sua presença nesses horário, ok? Por exemplo: a tarde e início da noite são bons horários pra mim; já pela manhã, o meu perfil não engaja tão bem.

 

2) Use as hashtags do dia

No twitter, há sempre uma hashtag para o dia, como por exemplo #SegundaDetremuraSDV – é meio esquisito para quem não está ambientado nessa rede, eu sei, mas é a linguagem usada por lá, que funciona de um jeito bem diferente do facebook e instagram, por exemplo. Nela, os assuntos são muito urgentes, o que gera uma avalanche de tweets por minuto. Se você não usar uma dessas hashtags populares, você não conseguirá muito alcance no início. Além dessas, utilize hashtags relacionadas ao assunto que está comentando. Isso é ótimo para que o seu tweet seja encontrado por pessoas que se interessam pelo que você está dizendo na rede.

 

3) Siga perfis interessantes

… e retweet (compartilhe) sempre que houver alguma informação que interesse à sua audiência também. Essa forma de interagir com outros perfis é ótimo para criar relacionamentos nessa rede.

 

4) Siga de Volta

Sim, o twitter é uma comunidade! As pessoas seguem e são seguidas de volta; é assim que elas passam a criar um relacionamento com você e passam a “ouvir” o que você tem a dizer. Portanto, siga as pessoas também, especialmente quando usar as hashtags populares que comentei no item 2, com terminação “SDV” (seguir de volta). Um segredo pra que a sua timeline não fique poluída com publicações que não te interessam, é silenciar os perfis que você não deseja receber informações. Assim, você não deixa de participar da comunidade e mantém o seu feed de notícias com o que realmente te interessa.

 

5) Use a rede como ferramenta de conversão

Ou seja, compartilhe os seus conteúdos de outras mídias (instagram, por exemplo), do seu site, blog… Se você já vende algum produto ou serviço pela internet, ótimo!! O twitter é excelente para gerar tráfego para as suas páginas de vendas!! Não deixe essa oportunidade de alcançar mais público passar.

 

 

Não deixe de trabalhar o Twitter no seu negócio, projeto ou ideia e aproveite as dicas pra crescer o seu perfil nessa mídia.

…estou lá no Twitter também: karolacerda1

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

 

Mensagem errada, marketing perdido!

mensagem de marketing

Por que algumas vezes as ações de marketing online não trazem o resultado desejado e esperado?

Um grande e importante ponto que a gente precisa levar em consideração, ao analisar os motivos pra isso ter acontecido, é:

> Será que a minha mensagem está sendo clara?

> Será que estou transmitindo isso da forma correta pro meu público?

> Será que estou falando a língua de quem me assiste/segue/acompanha?

Algumas vezes falamos tantos termos técnicos, achando que o público entende absolutamente tudo o que a gente diz.

Pra quem está passando a mensagem é fácil e rápido o entendimento, porém quem está
de fora – quem está recebendo a mensagem – muitas vezes não entende de um jeito tão claro assim…

Então, ás vezes a gente esquece de se colocar no lugar do outro, especialmente de quem está começando a conhecer a solução que você oferece. Mas, é um exercício extremamente importante pra ter essa visão e avaliar se esse pode estar sendo o motivo do seu marketing não estar dando os resultados que você estima.

5-dicas-de-mensagem-de-marketing

Faça esses exercícios em todas as ações de marketing pro seu negócio, do post informativo ao post de vendas.

Ter clareza na mensagem evita o custo de uma mensagem não transmitida.

 

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

 

Mensagem de boas vindas automática no Instagram

Foi pensando em facilitar a vida de quem tem muito trabalho, uma das funções do Gerenciagram é a de fazer seu perfil enviar, automaticamente, uma mensagem personalizada para todos os novos seguidores. A função é extremamente importante, principalmente se configurada de maneira estratégica, de forma que a partir da mensagem de boas vindas o usuário sinta vontade de interagir.

Exemplo de mensagens que criam interação:

“Olá! Já conhece a nossa promoção?” (finalizar a mensagem com uma pergunta aumenta as possibilidades de o usuário te dar um retorno e desenvolver um diálogo)

Exemplos de mensagens que não criam interação:

“Seja bem vindo! É um prazer tê-lo conosco.” (Nesse caso o usuário não sente vontade de interagir, pois já recebeu outras mensagens desse tipo e identificou que é enviada automaticamente, de forma robótica)

“Olá! Somos uma empresa especializada em atrair seguidores segmentados para Instagram, aumentando assim o faturamento de sua empresa!” (Aqui temos uma mensagem conceitual/importante, mas que também não traz grandes possibilidades de uma interação.)

A grande sacada é que a conversa se inicie de forma simples e curta: “Opa! Tudo bem?” para que em seguida haja um diálogo. Outro ponto importante é sempre terminar as falas com uma pergunta, para que a conversa flua.

Agora que você já entende como funciona a mensagem de boas vindas automática do Gerenciagram, sinta-se à vontade para fazer um teste grátis de 3 dias. O nosso suporte-técnico estará pronto para tirar qualquer dúvida!

Como e por que ter um perfil comercial no Instagram?

perfil comercial instagram

Você que quer usar ou já usa essa rede social como ferramenta de negócio, já mudou o seu perfil para comercial ou ainda usa como pessoal? A minha sugestão hoje, se você ainda não fez essa alteração, é pegar o celular agora e fazer. É bem simples:

PASSO 1: ACESSE O BOTÃO DE CONFIGURAÇÃO

PASSO 2: TOQUE EM ALTERNAR PARA O PERFIL COMERCIAL

PASSO 3: CONECTE SUA PÁGINA DO FACEBOOK

PASSO 4: CONFIGURE SEU PERFIL COMERCIAL

PASSO 5: PRONTO!

O Instagram pedirá pra que você vincule com uma Fanpage (página do Facebook) – caso você ainda não tenha uma, precisará criar, ok?

Aí vem um detalhe: se a sua Fanpage já estiver vinculada a uma outra conta do Instagram, não poderá usar a mesma.

Ao contrário do que muitos pensam, essa é uma alteração gratuita e, com ela, você passa a ter acesso a informações relevantes sobre os seus seguidores (idade, gênero e localização), o desempenho das suas publicações e a possibilidade de promover os seus posts, o que te ajuda (MUITO) a aumentar o seu negócio.

Você poderá inserir algum botão de contato (telefone, e-mail ou endereço físico do seu estabelecimento). Esse botão já ativa um gatilho de ação do seu cliente em potencial!

Você passará a ter acesso também a algumas métricas importantes:

– número de contas que vêem as suas postagens

– número total de visualizações

– média de vezes que os seus seguidores acessam o instagram durante o dia

– quantidade de visualizações acima de 3 segundos dos seus vídeos

– quantidade de cliques no link disponibilizado no seu perfil

– quantidade de perfis que salvaram o seu post

– quantidade de perfis que assistiram aos seus stories (vídeos com duração de 24horas) e que enviaram respostas a esses posts

– quantidade de perfis que passaram as suas histórias, pulando pra outra.

Todas essas métricas te ajudam a ir ajustando os conteúdos,  a detalhar a sua persona (perfil do seu público-alvo) e, consequentemente, a saber como “conversar” melhor com ela e obter maior alcance.

O único detalhe é que as postagens anteriores a essa mudança não terão essas métricas; somente as que forem feitas da alteração em diante.

Vale muito a pena!

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

10 passos para atrair clientes com marketing de conteúdo

marketing de conteudo

Tá difícil conseguir clientes?

Conhecer algumas estratégias de marketing digital pode lhe tirar dessa situação.  Um dos grandes pontos positivos de se investir nele é que o custo é absurdamente menor que em outras mídias tradicionais (revista, jornal, comercial na TV, outdoors, etc).

E uma das suas excelentes soluções para atrair novos clientes é através de conteúdos que tenham relação com o seu nicho de atuação ou com os interesses do seu público. Assim, você atrai pessoas que estão REALMENTE interessadas “naquilo”, porque elas vão te encontrar JUSTAMENTE por dúvidas, dificuldades, dicas que estejam precisando, enfim: por algum tipo de informação relevante e valiosa sobre o seu nicho de atuação. É uma estratégia que engaja muito bem, fazendo crescer a rede de clientes e potenciais clientes.

digamos que

…você tenha uma loja de roupas fitness. Logo, você pode ter uma página no facebook, um perfil no instagram, um blog e/ou um site onde, além de mostrar os seus produtos, preços e outras informações específicas (formas de pagamento, endereço da loja ou de compras online, etc), você passa também informações que agregam valor aos seus produtos

por exemplo

dicas de moda fitness, dicas das melhores peças para dias mais quentes e dias mais frios, dicas das melhores peças para treinos externos ou em ambientes fechados, experiências de clientes que compraram com você, entrevistas com profissionais da área que podem passar informações de treinos para perder peso, para ganhar massa magra, para se alimentar antes ou depois do treino, parcerias com lojas de suplementos para indicar e dar descontos para os seus clientes, parcerias com academias com mensalidades diferenciadas… etc… Veja quantas possibilidades?!

Deu pra entender o espírito da coisa que envolve o todo? 

As pessoas vão se interessar cada vez mais pelo seu produto porque de alguma forma você mostra que está ali para ajudá-las a resolver algum problema, que na verdade vai além da peça de roupa, do preço ou da forma de pagamento. Você passa a ser a solução e uma referência no assunto!

Com isso, você passa a criar mais autoridade no mercado, mais engajamento, mais visibilidade, uma imagem super positiva e uma comunidade verdadeiramente amante da sua marca – O que vai o que? Gerar mais negócio! Por que? Porque você vai se relacionando com as pessoas e preparando-as para o momento da venda. Quando elas estiverem prontas para isso, é de você que elas lembrarão.

e reza a lenda

…que essa estratégia é 3x mais efetiva que os demais meios de marketing tradicionais, pois hoje, com a internet ao alcance de todos, as informações são muito mais acessíveis, o que dá mais poder de escolha ao público de onde encontrar conteúdos que lhes interessam.

Ao oferecer informações de valor, a probabilidade de ser escolhido como referência e positivar a sua marca é maior, pois as pessoas compram de marcas que conhecem, gostam e têm afinidade.

Portanto, pra começar a aplicar hoje mesmo essa estratégia, aqui vão…

10 dicas

 

1 – Crie um blog (artigos) ou um vlog (vídeos). Se puder ter os dois, é ainda melhor! Mas, comece pelo que for mais conveniente para você e a sua ideia.

2 – Pesquise e liste assuntos interessantes relacionados com o seu mercado de atuação. Descubra o que o seu público tem interesse em saber.

3 – Crie calendário editorial: determine os dias que irá publicar um novo conteúdo. É recomendável que seja ao menos 1 vez por semana.

4 – Mãos à obra! Desenvolva o assunto e deixe o conteúdo mais completo possível. Quanto mais ricas forem as informações, mais relevância terá e mais atenção conseguirá do seu público. Revise o texto, verifique se está compreensível e se a linguagem está adequada ao seu público. Procure manter o assunto confortável, intercalando com imagens e buscando não deixá-lo muito longo.

5 – Crie títulos com palavras-chave que vão, de cara, dizer o que as pessoas poderão encontrar naquele conteúdo.

6 – Use imagens de boa qualidade e que chamem a atenção para o assunto.

7 – Faça call to action. Abra espaços para convidar as pessoas a seguirem nas redes sociais, assinarem a newsletter do seu site, verem algum produto em promoção, enfim. Chame para alguma ação!

8 – Coloque o seu tempero. Escreva ou fale com autenticidade. Agregue personalidade aos conteúdos.

9 – Publique o artigo ou o vídeo no seu blog ou vlog e divulgue nas redes sociais de forma criativa!

10 – Acompanhe as reações do público, os comentários e as dúvidas, pois é a partir daí que você irá moldar os assuntos que mais engajam (ou seja, os que mais geram comentários, compartilhamentos, curtidas, cadastros e vendas).

 

Não deixe pra amanhã… comece hoje, ok?!

Até breve, na próxima conversa!

 

Assinatura Karol Lacerda

 

Como agendar postagens no Instagram

Você sabia que existem horários de pico nas redes sociais? Sabia que uma postagem feita de manhã pode ter um resultado totalmente diferente caso postado no final da tarde? Agora imagina ter que aguardar até o horário específico apenas para publicar um post no melhor horário? Isso acaba se tornando um trabalho repetitivo e você pode acabar esquecendo de publicar.

Foi pensando nisso que desenvolvemos para a nossa plataforma a função de agendar postagens para serem publicadas automaticamente em um determinado dia/horário.

É bastante simples: você escolhe a imagem, define a legenda, data e horário e pronto! Sua postagem estará agendada.

Essa é mais uma das facilidades que o Gerenciagram oferece. Clique aqui e faça um teste grátis para conhecer a nossa ferramenta! Nossa equipe de suporte-técnico estará à sua disposição.

Você não é dono do seu perfil – Espalhe presença nas redes!

presença online

Nesse breve papo, eu quero te alertar sobre um ponto primordial que é a importância de não apostar todos os seus esforços em um só espaço, principalmente quando se trata de rede social.

Ou seja, não aposte todas as suas fichas ou deposite todos os seus conteúdos e estratégias em apenas uma rede social.

Tenha bem claro em sua mente o fato de que você não é o dono de sua página no Facebook, do seu perfil no Twitter, da sua conta no Instagram, no WhatsApp, do seu canal no YouTube ou qualquer outra rede social.

Essas plataformas lhe dão a oportunidade de usá-las como membro. isso significa que você está sujeito às mudanças, às regras e até mesmo ao fim delas, sem qualquer direito de contestação.

A grande solução é semear diversos terrenos, ou seja, diversificar a sua presença online e as ações de marketing… Usar diferentes canais, a exemplo de site, blog e e-mails (canais seus, sob o seu controle) e, em paralelo sim, 2 ou mais redes sociais (quantas forem interessantes pra você) para gerar de tráfego para as suas páginas ou converter diretamente em vendas.

Veja abaixo as 4 principais mídias sociais que estão gerando os resultados mais do que satisfatórios para inúmeros negócios espalhados pelo mundo, no momento. A minha principal sugestão é que você esteja presente em todas elas…

redes sociais

Este senhor que está cada dia melhor e todo trabalhado nas novidades é a grande promessa no quesito crescimento. Se você ainda não marcou o seu território por lá, como diria o Murilo Gun, você tá de brincadeira na tomateira.

Segundo a Exame.com, em 2017 o Instagram deve superar o Twitter em números de anunciantes, ficando em 2ª posição e perdendo apenas para o Facebook – o que não é problema algum para Mark Zuckerberg, não é mesmo?! Afinal, quem é o dono da pôxa toda? Sim, o próprio. Mas, esse é um fato que já derruba qualquer dúvida sobre usar ou não essa mídia como ferramenta de marketing.

Foto, vídeo, boomerang, live, direct individual ou em grupo… – o instagram é rico em opções para quem quiser usar sem qualquer pretensão e para quem sabe aproveitar as oportunidades com doses extras de criatividade.

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O mestre dos mestres que completa 13 anos de existência e está cada dia mais pleno. ‘tudo era apenas uma brincadeira e foi crescendo, crescendo, me absorvendo’ – nunca essa música fez tanto sentido quando a gente olha para a história do Facebook. Hoje ele virou praticamente um segundo RG e ganha disparado na lista de mídias fundamentais para o crescimento de um negócio.

São inúmeras possibilidades e um mundo de oportunidade pra se fazer conhecido e alcançar o público-alvo correto através do Facebook – e isso é fantástico!

Escolhe-se o objetivo, seleciona-se o público que quiser, opta-se pelo lugar de veiculação do anúncio, define-se o orçamento, o formato & deita-se na rede pra assistir o show de resultados. tudo isso e mais um pouco se consegue através desse (aparentemente) simples aplicativo.

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Uma verdadeira “biblioteca”! Um sagrado espaço de criatividade, de descobertas, de estudos, de entretenimento, de (auto)promoção… Se você pensar em algo bem surreal do tipo “como etc etc etc?”, pode procurar que lá tem o tutorial completo.

Acessível a todos como nunca antes existiu. Até mesmo artistas e famosos programas da TV estão tendo que se render a um canal no Youtube porque já perceberam o quanto é poderosa essa ferramenta a ponto de estar ocupando o espaço que antes a TV imperava.

Isso aliado à facilidade que temos hoje de gravar vídeos no próprio celular e com uma qualidade boa + aplicativos gratuitos de edição, que dá pra baixar no mesmo aparelho + o fato de que vídeo é o formato de conteúdo mais consumido hoje no mundo, especialmente no Brasil (que é o 2º maior consumidor de vídeos no Youtube, segundo o próprio através do Estadão)…

Conclusão: sem motivos para não ter um canal.

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E, por fim, mas não menos importante (clichêzão pra fechar bonito), aquele que é parte incondicional do nosso dia a dia.

E se você acha que serve apenas para resenhas em grupos, marcar happy hour, trocar ideias com amigos & otras cositas más, abra a mente para enxergar essa ferramenta como um grande canal de marketing e vendas.

Com estratégias corretas e planejadas é possível usá-lo no seu negócio, porém de uma forma que não seja invasiva, já que (de fato) é um aplicativo bem pessoal.

Tudo é questão do como fazer e isso a gente vai ver muito juntos! Mas, não agora porque esse post já ficou longo demais…

 

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

Onde está o seu “Wally”?

público-alvo

Onde está Wally? 

Já brincou? Eu adorava…

É a mesma lógica: tentar encontrar aquela pessoa com as características exatas. Nesse caso do Wally, quem brincou como eu, muito provavelmente procurou, no meio de uma multidão de outros desenhos, por um bonequinho do sexo masculino, de óculos redondos, cabelo castanho penteado pra frente, gorro branco de pompom vermelho, blusa listrada em vermelho e branco e calça azul.

É simples, mas não é fácil.

Porém, é o primeiro passo antes de partir para ações nas redes sociais ou qualquer outro tipo de mídia: definirmos as características do nosso cliente ideal e quanto mais detalhado formos, melhor.

  • onde está?
  • qual a idade?
  • qual o nível de escolaridade?
  • qual a renda média?
  • qual a profissão?
  • qual a religião?
  • qual o sexo?
  • quais as características pessoais?
  • qual o estilo de vida?
  • quais os valores pessoais?
  • quais os motivos de compra?
  • quais as objeções de compras?
  • quais as necessidades?
  • quais as dificuldades?
  • quais os desejos?
  • quais os sonhos?
  • quais as metas?

Quais as variáveis chave e quais as informações secundárias? A partir dessas definições, a gente visualiza de forma mais clara os interesses e a probabilidade de compra e uso da nossa marca; a gente passa a ter um mapa do nosso cliente ideal e todas as ações passam a ser direcionadas com o intuito de atrair ESTE perfil de público.

São informações que podem afunilar ainda mais um grupo que a gente acreditava já estar bem definido. Pode ser aí a chave pra descobrir o perfil que se encaixa perfeitamente aos valores e estratégias de determinada marca.

É com isso que a gente consegue encontrar o cliente ideal na multidão das redes sociais ou qualquer outro tipo de mídia, pra criar uma relação com ele e sugerir que o que temos (produto/serviço/ideia) resolve a necessidade dele.

Posteriormente, é com essas informações que será possível dar as coordenadas exatas de quem a gente quer encontrar nas mídias, informando características geográficas, demográficas, psicográficas e/ou comportamentais. Inclusive, a partir disso é que você pode definir melhor as fontes de buscas de seguidores dentro do Gerenciagram, definindo melhor os perfis similares, as localizações e as hashtags.

Sem esse público bem desenhado, qualquer ação nas redes sociais estará nas mãos de um cego em meio a um tiroteio: Como conversar com quem eu não conheço e não tenho a mínima relação? Como gerar valor para pessoas que nem conheço os interesses, desejos e necessidades? …e, pior: Como conseguir fazer negócio com sei lá quem??

Quem pratica esse exercício, vai conseguir falar diretamente com quem verdadeiramente se interessa pelo que tem a oferecer, economizando tempo, esforços e dinheiro. E após definido esse perfil, fica bem mais fácil de descobrir em qual ou quais redes sociais esse público está e, a partir de então, trabalhar e focar intensamente nesses canais onde se encontram.

 

Ficou clara essa necessidade? Espero que aproveite o insight e aplique o quanto antes às suas estratégias.

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda

 

 

 

Seguidores não são números; São pessoas!

seguidores

Desde que surgiram, as redes sociais não pararam de crescer. Percebeu que, desde então, o caminho não teve volta? Pois é… e nem terá! A tendência é as pessoas se conectarem cada vez mais; agora, é só evolução

Pra quem tem negócios e projetos, as mídias foram se tornando fundamentais para a sua difusão e, até mesmo, para a sua sobrevivência no mercado. Como já venho dizendo e batendo na tecla por diversas vezes: presença online já é urgente, imprescindível.

Porém, há um detalhe importante onde muitos têm errado e é sobre isso que quero conversar aqui: esses canais (como o próprio nome já diz) são espaços sociais, portanto criados para a estabelecer conexões com outras pessoas.

Isso significa que seguidores não são números; são pessoas!

Sejam essas pessoas os seus clientes, parceiros, admiradores – não importa; o que importa é que são pessoas que seguem as suas ideias por algum motivo e isso te carrega responsabilidades.

Eu fico um pouco assustada quando percebo alguns discursos que vão de encontro a algumas práticas… Vejo que algumas (ou muitas) vezes perde-se a sequência das ideias por motivos de conveniências – exemplo: lucrar mais por defender determinado parceiro.

Quando a gente dá a cara a tapa defendendo ideias e práticas, a gente precisa estar de acordo com tudo isso; tanto online quanto offline. Por isso antes de partir para um posicionamento na rede, esteja certo dos seus valores, princípios e missão. E isso vale não somente pra perfis profissionais, mas até para os pessoais também.

Publicações influenciam outras pessoas e nós temos responsabilidade por tudo o que compartilhamos nas redes. Quando se trata de perfis com cunho profissional, essa responsabilidade dobra, triplica ou sei lá quantas vezes mais se multiplica; e quanto mais seguidores se tem, também aumenta essa carga porque são cada vez mais pessoas sendo impactadas pelas suas mensagens através das publicações. Outro detalhe ainda mais perigoso é o público com o qual se relaciona, que podem ser crianças ou até mesmo pessoas adultas que não têm tanto filtro e discernimento pra separar vivências diferentes e por isso acabam sendo mais suscetíveis.

Analisar o efeito e influência das postagens antes de serem publicadas tem que fazer parte da sequência das estratégias. Checar a segurança e a fragilidade das informações passadas é o que vai diferenciar um perfil amador de um perfil íntegro e profissional de fato.

Números de seguidores e likes são ótimas métricas pra sua autoridade no mercado, mas somente quando são qualificadas, ou seja, quando refletem o impacto real que você vem gerando nessas pessoas. Buscá-las a qualquer custo – inclusive indo contra as suas próprias recomendações – podem gerar consequências ruins pra sua imagem e reflexos negativos pra quem te segue.

Então, cuida da mensagem que você transmite pra que gere impactos positivos e responsáveis. Isso é o que vai te fornecer prova social, vai gerar autoridade e, consequentemente, aumentar o número de seguidores verdadeiramente conectados com a sua marca.

 

Até breve, na próxima conversa!

Assinatura Karol Lacerda